Águas do Rio Quente

PUBLICIDADE

Próximo à cidade de Caldas Novas, as Águas do Rio Quente são um exemplo raro de águas naturalmente aquecidas sem ligação com vulcanismo.

A grande profundidade que a água da chuva atinge quando entra através de fendas e rachaduras no solo, faz com que fique altamente aquecida, e quando migram em direção à superfície formam fontes termais.

Diversas pousadas, hotéis e resorts tornam a vista a essa maravilha da natureza mais confortável. Além de poder desfrutar dos banhos nas águas termais, o turista pode fazer passeios pelas matas da região e aproveitar diversas atividades que ocorre o ano todo por ali.

Águas do Rio Quente – História

Descobertas por Bartolomeu Bueno da Silva no século XVIII, o Rio Quente – Resorts, antiga Pousada do Rio Quente, maior complexo de águas quentes naturais do mundo situado no município de Rio Quente, a 27 quilômetros da cidade de Caldas Novas no sul do estado de Goiás, ao lado da Serra de Caldas, é o verdadeiro tesouro que os bandeirantes encontraram pelo interior do Brasil.

Duzentos anos depois, em 1922, o médico mineiro Ciro Palmerston comprou a fazenda que hoje abriga o Rio Quente – Resorts. Em 1964 foi criada a Estância Thermas do Rio Quente, e em 1979 os grupos ALGAR de Uberlândia-MG e GEBEPAR de Goiânia-GO adquiriram o controle acionário da companhia.

A beleza exótica, o clima sempre ameno e a rica fauna e flora juntam-se às insuperáveis fontes de águas termais e transforma o Rio Quente – Resorts, num lugar realmente único em matéria de prazer e sensações, ideal para se desfrutar do encanto e do fascínio das águas quentes.

O Rio Quente – Resorts, além de possuir o Hot Park, maior parque aquático do Brasil e a Praia do Cerrado, maior praia artificial do mundo, possui uma das localizações mais centrais do país. Encontra-se no ponto de convergência das principais regiões brasileiras. Um lugar onde você sente bater o coração do Brasil.

Foi a corrida pelo ouro na então Província de Goyaz do século 18 que levou o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho a descobrir as primeiras fontes borbulhando no leito rochoso do rio Quente. Perto dali, novas e numerosas fontes seriam localizadas, ganhando o nome de Caldas Novas, para se diferenciarem das primeiras encontradas. Mas apesar da natureza ímpar, o cobiçado metal não foi encontrado em grande quantidade, obrigando o filho do também bandeirante Anhanguera a continuar sua busca em outros cantos da província, como os arraiais mineradores de Meia Ponte (Pirenópolis) e Sant’Anna (Cidade de Goiás).

O que seria difícil imaginar naquela época, auge do ciclo do ouro, era o potencial de riqueza que brotava com águas a 37,5ºC. Avançando no tempo, o médico Dr.Ciro Palmerston percebeu e apostou na oportunidade, dando o pontapé inicial que transformaria toda a região, com a inauguração da pioneira Pousada do Rio Quente (1964), no mesmo local das primeiras nascentes encontradas.

Inicialmente, uma estrutura feita em madeira com somente vinte quartos garantia a hospedagem.

Seu diferencial, porém, era tão precioso quanto o mais nobre dos metais: piscinas naturais de águas cristalinas, abastecidas por 18 fumegantes vertentes. O suficiente para atrair fiéis legiões de hóspedes em busca de suas propriedades medicinais e terapêuticas.

Águas do Rio Quente – Perfil

Águas do Rio QuenteÁguas do Rio Quente

Maior complexo de águas quentes naturais do mundo, o Rio Quente Resorts, antiga Pousada do Rio Quente, é um lugar único com diversão 24 horas, excelentes opções de hospedagem, eventos e boa gastronomia.

Pioneiro entre os resorts brasileiros, tem 44 anos de existência e é eleito, desde 2001, como o Melhor Resort de Campo, Termas, Interior ou Selva do Brasil. Entre outros superlativos, exibe o Hot Park, maior parque aquático do Brasil, recebe 1 milhão de visitantes/ano, detém a vice-liderança nacional em fretamentos aéreos e é o maior anunciante da hotelaria brasileira.

Em 21 de junho de 2008, inaugurou a Praia do Cerrado, a maior praia artificial de águas quentes naturais e correntes do mundo, tornando-se o único 3 em 1 do mundo com Praia, Campo e Parque Aquático.

Águas do Rio Quente – As Fontes

O Parque das Fontes do Rio Quente Resorts, possui uma altitude de 630 metros, onde é possível sentir a força das águas quentes, um verdadeiro tesouro do resort.

Um dos grandes fascínios do Rio Quente Resorts, o Parque das Fontes é um lugar mágico e surpreendente, onde você pode descansar e desfrutar de uma paisagem incrível com:

8 piscinas naturais de água corrente
Duchas termais
Bares aquáticos
Quadras de tênis
Campo de futebol de areia
Muitas atividades de lazer, esses são os locais ideais para relaxar e descansar nas saunas ou poços incrivelmente quentes. Um lugar como você nunca imaginou que existisse.

Habitat natural de várias espécies de pássaros e com suas insuperáveis fontes de águas termais, transforma-se em um lugar único em matéria de prazer e sensações.

Prepare-se para conhecer um lugar realmente único e desfrutar do encanto e das águas quentes. Você vai conhecer um lugar que Deus criou e que o homem ajuda a preservar.

CALDAS NOVAS E RIO QUENTE

Águas do Rio QuenteÁguas do Rio Quente

E o empreendimento do Dr. Ciro não parou mais de crescer. Hoje, o complexo conhecido como Rio Quente Resorts conta com seis hotéis, que juntos somam 1119 quartos, dois parques aquáticos (o Parque das Fontes e o Hot Park), seis toboáguas, 19 piscinas, e a Praia do Cerrado (com direito a areias e ondas de até 1,20 m). É o maior e mais visitado da região, com mais de um milhão de hóspedes por ano, batendo recordes de grandes resorts brasileiros à beira mar.

O motivo de tanto sucesso deve-se a um capricho da natureza. A proximidade do curso dos lençóis freáticos com as camadas internas da terra aquece e pressuriza a água, que retorna à superfície formando o conjunto de fontes termais de maior vazão em todo o mundo. São aproximadamente 6.228.000 litros por hora, o que faz com que a cada dia quase 150 milhões de litros de água quente renovem por várias vezes o conteúdo de todas as piscinas do complexo.

Acompanhando essa ebulição de prosperidade, Caldas Novas, distante 27 km do município vizinho, recebe o turista com ótima infra-estrutura. Bons restaurantes, numerosos parques aquáticos e até um shopping equipam a cidade que ferve de visitantes o ano inteiro. Quase todos os hotéis têm sua própria piscina, escorregador e toboágua abastecidos pelas cálidas nascentes, alguns com parques termais abertos ao público em geral.

E é dentro deles que se passa a maior parte do dia. Bebês, juventude e terceira idade convivem em harmonia nas águas que brotam do solo e espalham um vapor gostoso e contínuo.

Os benefícios são numerosos e comprovados: sob imersão, há relaxamento dos ossos, juntas e nervos, diminuindo tensões e estresse. A água ingerida na fonte tem compostos minerais que agem sobre o aparelho digestivo, sendo indicada em tratamentos reumáticos, alérgicos, afecções de pele, artrites, nefrites e nevralgias.

Nesse ambiente, tudo é valido para entrar em forma. Pensando assim, há quem acorde cedinho para participar da programação dos monitores, alternando aulas de hidroginástica com caminhadas, mergulhos, academia e duchas de todos os tipos e temperaturas. Por outro lado, fica fácil cair na tentação dos fartos bufês dos restaurantes, pois nas termas, o apetite aumenta a todo o vapor.

Depois de um bom tempo de pele enrugada, um programa bem bacana é visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, criado em 1970 para proteger os valiosos mananciais que abriga. Pertinho do centro da cidade, trilhas sinalizadas levam a duas cachoeiras (geladas!), com direito a muita fauna e flora. Tucanos, pica-paus, e o majestoso urubu-rei estão entre as espécies que podem ser avistadas. Entre os arbustos pequenos e retorcidos do cerrado, perambulam siriemas, tatus e até o lobo-guará. Do mirante, na parte mais alta, há uma bela vista da cidade e seus parques termais.

Para visitá-los, qualquer época do ano é boa.

O maior polo hoteleiro de Goiás tem 23ºC de temperatura média anual, com duas estações bem marcadas: uma chuvosa com temperaturas mais elevadas (de outubro até meados de abril) e outra seca, com temperaturas mais amenas (de maio a setembro). Para aproveitar, não tem hora. Alguns hotéis deixam as piscinas abertas a noite inteira, com direito ao céu estrelado do Centro-Oeste.

Águas do Rio Quente – Meio-Ambiente

Rio Quente Resorts está comprometido com a qualidade na prestação de serviço e na preservação ambiental. Para isto, definiu em seus objetivos empresariais um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em consonância com os requisitos da norma internacional ISO 14.001.

O paraíso ecológico chamado Rio Quente Resorts representa também um dos principais pólos de preservação do País, tendo passado por todas as etapas necessárias pelos auditores credenciados pelo Inmetro. Desde então, intensificamos a gestão ecológica em mais parcerias com entidades públicas e privadas, promoção de eventos de conscientização, combate a incêndios florestais, além de adequação à legislação e análise e prevenção dos impactos ambientais no parque e em áreas vizinhas.

A política ambiental do empreendimento reforça a constante preocupação e compromisso em respeito à preservação da natureza e a redução dos impactos possíveis provenientes de suas atividades. Para tanto, desenvolve uma série de atividades de sensibilização, além de estar totalmente comprometido no atendimento a legislação, com a prevenção da poluição, da redução dos impactos ambientais e consumo racional dos recursos naturais.

Muito além dos projetos ambientais, o Rio Quente Resorts desenvolve programas de controle racional de recursos naturais, monitoramento da qualidade das águas, controle de resíduos sólidos, combate a incêndios florestais e educação ambiental.

Um dos destaques é o monitoramento da qualidade da água, feito por profissionais credenciados com amostras das nascentes, das piscinas e da água para consumo. O Rio Quente Resorts trata seus efluentes na estação do município responsáveis pelas águas geradas pelo complexo e pelo bairro Esplanada, no município de Rio Quente. O sistema conta com um emissário próprio de cinco quilômetros de extensão. Coleta seletiva e reciclagem do lixo também são práticas comuns do destino resort, realizado em parceria com empresas e cooperativas locais.

Águas do Rio Quente – Responsabilidade Social

O sistema engloba todos os associados, sócios, acionistas e visitantes, que atuam como agentes multiplicadores de ações para o desenvolvimento sustentável da região, contribuindo para a perpetuação do paraíso natural sobre o qual a região se encontra.

A educação ambiental na região é fortalecida em projetos sociais e culturais para a comunidade local de Rio Quente. Uma das iniciativas é a Semana do Meio Ambiente, trabalho que envolve associados, hóspedes e escolas públicas da região durante sete dias. O programa visa ressaltar a importância da riqueza natural do cerrado por meio de trilhas e passeios ecológicos no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, ralis, gincanas, concurso cultural, plantio de mudas nativas e palestras de educação ambiental.

Outras frentes de trabalho são as parcerias com órgãos como o Sebrae, a Associação Regional dos Usuários de Recursos Hídricos do Brasil Central (Arbrac) e a Associação das Empresas Mineradoras de çguas Termais de Goiás (Amat).

Águas do Rio Quente – Em defesa da fauna

Em 2008, o compromisso socioambiental ganhou força no Hot Park, ao lado do resort, com a criação do Bird Land – Terra dos Pássaros. No maior viveiro de aves free wing da América do Sul, espécies recolhidas pelo Ibama recuperadas ou ainda em tratamento por estarem mutiladas, machucadas, desnutridas ou enfermas ganham uma segunda chance para viver em liberdade. A atração tem capacidade para abrigar 2 mil aves. O espaço ecológico encanta a criançada, estimulada a interagir com os pássaros, e recebe estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil em visitas monitoradas. Uma alternativa que une diversão, conhecimento e respeito à natureza.

Fonte: www.aguasquentes.com/www.fea.usp.br/viagem.uol.com.br

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.