PUBLICIDADE
Definição
A interdisciplinaridade refere-se a uma orientação acadêmica que apresenta um processo de responder uma questão, resolver um problema ou abordar um tópico que é muito amplo ou complexo para ser tratado de forma adequada por uma única disciplina, e que se baseia nas disciplinas com o objetivo de integrar seus insights para construir uma compreensão mais abrangente.
A palavra interdisciplinar pode ser dividida em suas partes: inter-, que significa “entre” em latim, e disciplinar, que vem do latim disciplina e significa ensino ou conhecimento. Interdisciplinar significa entre campos, mas eles não precisam ser disciplinas não relacionadas. Você pode fazer um trabalho interdisciplinar entre duas ciências, por exemplo.
Uma conferência interdisciplinar sobre biologia e ciência da computação pode incluir workshops em ambos os campos.
A interdisciplinaridade se refere ao fenômeno geral de combinação ou integração de perspectivas disciplinares.
Klein (1990) define a interdisciplinaridade de forma mais abrangente da seguinte forma: A interdisciplinaridade foi definida de várias maneiras neste século: como uma metodologia, um conceito, um processo, uma forma de pensar, uma filosofia e uma ideologia reflexiva. Tem sido associada a tentativas de expor os perigos da fragmentação, de restabelecer velhas conexões, de explorar relações emergentes e de criar novos sujeitos adequados para lidar com nossas necessidades práticas e conceituais. Atravessar todas essas teorias é uma ideia recorrente. A interdisciplinaridade é um meio de resolver problemas e responder a questões que não podem ser abordadas de forma satisfatória usando métodos ou abordagens únicas. (p. 196)
O que é interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade refere-se a um método ou mentalidade que funde conceitos ou métodos educacionais tradicionais para chegar a novas abordagens ou soluções.
A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais importante tanto na pesquisa acadêmica quanto no setor privado, uma vez que permite uma abordagem rigorosa e ágil de assuntos de grande nuance e complexidade.
Mais do que apenas colar diferentes disciplinas e métodos, o trabalho interdisciplinar é o processo de desenvolver uma integração de métodos tradicionalmente considerados como campos separados (como história, negócios ou biologia). Um aluno interdisciplinar se envolve em um nível de investigação crítica que é exclusivo para outros cursos de graduação.
O que significa “interdisciplinar”?
Simplificando, interdisciplinar é: combinar disciplinas de novas maneiras.
Literalmente, interdisciplinar significa ‘trabalhar entre diferentes disciplinas acadêmicas.
Sobre a interdisciplinaridade
Interdisciplinaridade é a combinação de métodos e percepções de duas ou mais disciplinas acadêmicas na busca de uma tarefa comum, como um projeto de pesquisa.
É tipicamente caracterizado pelo cruzamento de “fronteiras tradicionais” entre disciplinas acadêmicas ou escolas de pensamento para abordar questões novas e emergentes.
Freqüentemente, a interdisciplinaridade é aplicada nos casos em que as disciplinas tradicionais são incapazes de abordar o problema, como estudos para mulheres ou sustentabilidade.
Da mesma forma, pode ser aplicado a assuntos complexos que só podem ser compreendidos pela combinação das perspectivas de dois ou mais campos
Interdisciplinaridade é uma das grandes palavras da moda na academia, e tem sido assim por talvez uma geração.
Como ideia ou conceito, a interdisciplinaridade está historicamente ligada à disciplinaridade.
Você ainda está se perguntando o que são estudos interdisciplinares?
Ao contrário dos chamados “cursos tradicionais”, como economia e história da arte, os estudos interdisciplinares não se referem a um tópico específico de estudo. Para se tornar interdisciplinar, é necessário aprender o que o substantivo “interdisciplinaridade” significa, bem como vários termos relacionados.
Dicionários gerais são freqüentemente usados como pontos de referência iniciais e inclui uma etimologia da palavra interdisciplinar, indicando que a palavra é bastante recente.
Outros define interdisciplinarmente da mesma forma: De ou pertencente a duas ou mais disciplinas ou ramos de aprendizagem; contribuindo ou se beneficiando de duas ou mais disciplinas.
Mais recentemente cita que a palavra a interdisciplinaridade é um produto do século XX
Evidentemente, certas condições históricas do século 20 criaram a necessidade de existência do adjetivo interdisciplinar e palavras relacionadas, como o substantivo interdisciplinaridade.
A interdisciplinaridade como conceito e sua relação com a disciplinaridade
Como ideia ou conceito, a interdisciplinaridade está historicamente ligada à disciplinaridade. Como escreveu o estudioso Louis Menand (2001), “a interdisciplinaridade não é apenas totalmente consistente com a disciplinaridade – o conceito de que cada campo acadêmico tem seu próprio programa distinto de investigação – na verdade depende do conceito” (p. 52).
O principal teórico da interdisciplinaridade William H. Newell (1998) concorda quando escreve que “compreender o papel das disciplinas nos estudos interdisciplinares deve ser central para uma compreensão plena da interdisciplinaridade” (p. 541).
Uma vez que os alunos saibam que o conceito de interdisciplinaridade está inextricavelmente ligado ao conceito de disciplinaridade, eles podem perceber mais cedo o quão importante é aprender mais sobre como esses vínculos se desenvolveram historicamente, ou seja, como a formação de disciplinas levou ao surgimento de estudos interdisciplinares na academia.
Em outras palavras, uma vez que os alunos entendam que os programas de estudos interdisciplinares e campos interdisciplinares como a neurociência não teriam sido possíveis sem o surgimento das disciplinas, os alunos podem entender melhor que aprender sobre estudos interdisciplinares envolve aprender sobre como o conhecimento foi organizado e transmitido historicamente.
Praticando a interdisciplinaridade
De acordo com a British Academy, existem inúmeras maneiras de praticar a interdisciplinaridade.
Por exemplo, acadêmicos podem estabelecer colaborações entre disciplinas para encontrar áreas de interesse comum ou para identificar novas abordagens para questões dentro de cada disciplina respectiva.
Essas podem ser disciplinas que geralmente pertencem ao mesmo campo de estudo, como economia e ciência política, formando assim o estudo da economia política.
A economia política foi classicamente definida como “a ciência das leis que regem a produção e troca dos meios materiais de subsistência na sociedade humana” pelo filósofo alemão Friedrich Engels em 1877.
Por outro lado, podem ser disciplinas mais distantes, como como filosofia e engenharia – um campo de estudo inicial, a filosofia da engenharia pode olhar para a ética da engenharia da inteligência artificial e discutir a natureza da consciência e a natureza do pensamento nos avanços da tecnologia revolucionária.
Além disso, a pesquisa e o ensino que se concentram em um problema ou desafio específico podem exigir a contribuição de uma série de disciplinas trabalhando em conjunto, como nas áreas de saúde pública ou sustentabilidade.
A compreensão de diversas disciplinas e a capacidade de adotar uma perspectiva fluida provam ser cruciais quando as pesquisas se deparam com a epidemiologia complexa da AIDS ou do aquecimento global, a fim de avançar na pesquisa na área.
Finalmente, acadêmicos individuais podem aplicar métodos de outras áreas a questões que surgem em sua própria disciplina.
O ensino interdisciplinar pode aplicar técnicas e métodos de uma variedade de disciplinas para entregar um tópico ou um estudo de caso.
Por exemplo, um método pode ser entregar módulos com uma equipe de palestrantes que são capazes de trabalhar juntos e mostrar uma perspectiva fluida sobre um problema ou questão.
Outro método de ensino interdisciplinar, o mais comum, é o da unidade temática, em que um tema comum é estudado em mais de uma área de conteúdo.
O que é uma disciplina?
Disciplina é um ramo de instrução ou educação; um departamento de aprendizagem ou conhecimento; uma ciência ou arte em seu aspecto educacional.
As disciplinas são como as principais áreas de estudo, como as humanidades, as ciências sociais, as ciências e as artes se organizam.
Por exemplo, os dicionários não elaboram sobre como as disciplinas impactam ou afetam a vida dos alunos. Os alunos já sabem que o conhecimento se organiza, pois vêm estudando várias disciplinas desde o ensino fundamental.
As disciplinas refletem a organização do conhecimento.
Cada área importante do conhecimento, como as humanidades, as ciências sociais, as ciências e as artes, é composta por múltiplas disciplinas que muitas vezes, mas nem sempre, correspondem a uma disciplina escolar, um curso universitário ou um departamento universitário.
Enfim, o termo disciplina significa as ferramentas, métodos, procedimentos, exempla, conceitos e teorias que explicam coerentemente um conjunto de objetos ou assuntos. Com o tempo, eles são moldados e remodelados por contingências externas e demandas intelectuais internas. Desta forma, uma disciplina vem para organizar e concentrar a experiência em uma “visão de mundo” particular.
Em conjunto, as afirmações relacionadas dentro de um campo material específico colocam limites nos tipos de perguntas que os profissionais fazem sobre seu material, os métodos e conceitos que usam, as respostas em que acreditam e seus critérios de verdade e validade. Em suma, existe uma certa particularidade sobre as imagens da realidade em uma determinada disciplina.
De um modo geral, é importante saber as distinções entre os seguintes termos: interdisciplinaridade, estudos interdisciplinares, pensamento interdisciplinar e pesquisa interdisciplinar.
Definindo Estudos Interdisciplinares
Estudos interdisciplinares é a aplicação da interdisciplinaridade em contextos educacionais. Os estudos interdisciplinares são onde o ensino, a aprendizagem, a compreensão e a pesquisa interdisciplinares acontecem.
Houve inúmeras definições recentes de estudos interdisciplinares, mas a definição de Julie Thompson Klein e William H. New-ell de 1997 continua a ser a mais confiável e amplamente usada:
Os estudos interdisciplinares podem ser definidos como um processo de responder a uma pergunta, resolver um problema, ou abordando um tópico muito amplo ou complexo para ser tratado de forma adequada por uma única disciplina ou profissão … O estudo interdisciplinar se baseia em perspectivas disciplinares e integra suas percepções por meio da construção de uma perspectiva mais abrangente. Nesse sentido, o estudo interdisciplinar não é um simples complemento, mas é complementar e corretivo das disciplinas. (Klein & Newell, 1997, p. 3)
A definição de Klein e Newell de 1997 descreve o que alunos e acadêmicos fazem quando estudam estudos interdisciplinares ou se envolvem em estudos interdisciplinares.
Observe que sua definição de estudos interdisciplinares se refere a uma prática educacional orientada para o processo, enfatizando a integração e a resolução de problemas.
Observe também que o estudo interdisciplinar baseia-se em perspectivas disciplinares e não nas próprias disciplinas.
O objetivo do estudo interdisciplinar é obter a capacidade de construir (e, portanto, obter) perspectivas ou entendimentos mais abrangentes.
Essas importantes distinções serão discutidas posteriormente ao longo deste livro. Mas, por enquanto, você deve ter em mente que, ao estudar uma disciplina, está aprendendo como os especialistas que trabalham nessa disciplina em particular veem o mundo, ou seja, sua perspectiva disciplinar.
Definindo o entendimento interdisciplinar
Definimos compreensão interdisciplinar como a capacidade de integrar conhecimentos e modos de pensar em duas ou mais disciplinas ou áreas estabelecidas de especialização para produzir um avanço cognitivo – como explicar um fenômeno, resolver um problema ou criar um produto – de maneiras que seriam impossíveis ou improváveis por um único meio disciplinar (Boix Mansilla & Dawes Duraisingh, 2007, p. 219).
Por que a interdisciplinaridade é importante?
Muitos dos grandes problemas do mundo requerem uma abordagem interdisciplinar para resolvê-los. Isso é verdade para problemas no “mundo real” – por exemplo, problemas relacionados com saúde, política, engenharia ou cidades – mas também problemas intelectuais importantes – por ex. a relação entre o raciocínio e a emoção, o estudo da cultura e da identidade, a ligação entre a música e a aprendizagem.
Exemplos de interdisciplinaridade
Dois exemplos, um da Saúde, um da História da Arte:
1) Digamos que queremos descobrir por que uma determinada doença está se espalhando entre a comunidade. Você precisa saber sobre a doença, então você precisa de alguns aspectos da biomedicina. Se a doença voltar a ocorrer em momentos diferentes e em lugares diferentes, você pode precisar usar estatísticas e modelagem de computador para entender melhor como ela está se espalhando. Você pode notar que a doença se espalha mais onde as pessoas vivem em comunidades próximas ou têm uma dieta específica. Portanto, você pode precisar investigar a economia ou a política da situação que obriga as pessoas a viver de determinada maneira. Finalmente, se a doença estiver concentrada em um país que não fala inglês, você pode precisar de um idioma que não seja inglês para entender corretamente o que está acontecendo. Assim, para um entendimento completo, pode ser necessário combinar as disciplinas de Biomedicina, Modelagem Computacional, Economia, Política e uma Língua Estrangeira.
2) Digamos que um historiador da arte queira saber mais sobre os materiais usados por um artista antigo e tenha a sorte de colocar as mãos em alguns dos materiais de pintura originais e um pedaço de tela. Primeiro, a historiadora da arte fará sua pesquisa histórica, lendo os textos originais necessários, descobrindo quais materiais eram usados na época, comparando outras pinturas da mesma época etc. Mas ela também pode fazer análises químicas e espectroscópicas em um laboratório de química. Isso permitirá que ela encontre mais detalhes sobre os produtos químicos usados na pintura e, talvez, a origem da tela – de que é feita, de onde vem, etc. Portanto, para uma compreensão mais profunda da vida e da obra de um grande artista, você pode precisar combinar História da Arte, História, Química e, novamente, uma língua estrangeira.
Disciplinaridade e interdisciplinaridade
Reconhecendo que a maioria dos alunos frequenta a universidade para aprender sobre campos específicos do conhecimento e que nenhuma área do conhecimento opera no vácuo, acreditamos que a experiência de aprendizagem do aluno deve ter um forte foco disciplinar, bem como encontros interdisciplinares significativos.
“Disciplinaridade” refere-se à experiência em uma disciplina, incluindo o entendimento da metodologia e a capacidade de obter, analisar e empregar conhecimento especializado.
A maioria dos alunos deve ganhar disciplinaridade, neste sentido, dentro de seus programas ou concentrações selecionados.
Embora distinções úteis tenham sido feitas entre abordagens multi, cruzadas, trans e interdisciplinares, usamos “interdisciplinaridade” vagamente aqui para incluir todas elas. “Interdisciplinaridade” designa uma experiência de investigação de uma questão ou problema que depende de contribuições de várias disciplinas e que podem ser ensinadas ou orientadas de forma colaborativa.
Ouvimos algumas preocupações de que dar maior ênfase à interdisciplinaridade pode custar recursos disciplinares, tempo ou programas. Em nosso entendimento, a interdisciplinaridade pressupõe e depende da disciplinaridade, e não temos a intenção de recomendar uma “diluição” do conhecimento especializado, mas sugerimos que os alunos se beneficiem de experiências educacionais mais amplas e que uma experiência interdisciplinar pode contextualizar e enriquecer o disciplinar.
Assim como as habilidades acadêmicas fundamentais, a disciplinaridade e a interdisciplinaridade são fundamentais para carreiras de sucesso e cidadania global.
Uma vez que nem todos os problemas podem ser resolvidos por disciplinas distintas, os alunos devem aprender a combinar e coordenar diversas abordagens, métodos e perspectivas.
As organizações empresariais não sobrevivem a menos que Vendas, Marketing, Operações, Pesquisa e Desenvolvimento, Finanças e Recursos Humanos trabalhem todos juntos.
Os hospitais não podem funcionar sem a interação de inúmeras disciplinas médicas, psicológicas, jurídicas, financeiras e administrativas.
Resumo
Interdisciplinaridade é um processo de responder a uma pergunta, resolver um problema ou abordar um tópico que combina, de forma sistemática e produtiva, o conhecimento e os métodos de várias disciplinas.
Normalmente, o objetivo dos estudos interdisciplinares é encontrar um terreno comum entre as ciências físicas e sociais que historicamente foram amplamente divorciadas.
É o emprego de várias disciplinas. O objetivo é relacionar/combinar duas ou mais matérias (ou disciplinas acadêmicas) em um exercício/atividade para atingir objetivos educacionais específicos.
A interdisciplinaridade envolve a combinação de duas ou mais disciplinas acadêmicas em uma atividade.
Fonte: gradschool.oregonstate.edu/www.queensu.ca/cradall.org/www.igi-global.com/he.kendallhunt.com/warwick.ac.uk/www.thebritishacademy.ac.uk/www.ucl.ac.uk/www.oswego.edu
Redes Sociais