PUBLICIDADE
Vitiligo – Definição
O vitiligo é uma condição na qual a perda de células que dão cor à pele (melanócitos) resulta em manchas brancas e lisas no meio de uma pele normalmente pigmentada.
O vitiligo é um distúrbio comum no qual manchas brancas ou pálidas simétricas aparecem na pele. Afeta todas as raças, mas é mais evidente nas raças de pele escura.
O vitiligo, geralmente começa em suas mãos, antebraços, pés e rosto.
O vitiligo é uma doença autoimune e geralmente progressiva, embora possa ocorrer repigmentação espontânea.
Vitiligo – O que é
O vitiligo é uma doença que causa a perda da cor da pele em manchas. As áreas descoloridas costumam ficar maiores com o tempo. A condição pode afetar a pele em qualquer parte do corpo.
Também pode afetar o cabelo e o interior da boca.
Normalmente, a cor do cabelo e da pele é determinada pela melanina.
O vitiligo ocorre quando as células que produzem melanina morrem ou param de funcionar. O vitiligo afeta pessoas de todos os tipos de pele, mas pode ser mais perceptível em pessoas de pele parda ou negra.
A condição não é fatal ou contagiosa. Pode ser estressante ou fazer você se sentir mal consigo mesmo.
O tratamento para vitiligo pode restaurar a cor da pele afetada. Mas não impede a perda contínua da cor da pele ou a recorrência.
Os melanócitos são células especiais da pele que produzem o pigmento que dá cor à pele, cabelos, olhos e revestimentos do corpo. Se essas células morrerem ou não conseguirem produzir pigmento, a pele afetada fica mais clara ou completamente branca, causando o vitiligo. O cabelo nas áreas afetadas também pode ficar branco e as pessoas com pele escura podem notar uma perda de cor dentro de suas bocas.
Ninguém sabe ao certo o que faz os melanócitos morrerem ou pararem de funcionar no vitiligo.
Vitiligo – Descrição
Vitiligo
O vitiligo é um distúrbio comum, muitas vezes hereditário, caracterizado por áreas de pele branca leitosa bem definidas.
Pessoas com vitiligo podem ter anormalidades oculares e também têm maior incidência de doenças da tireoide, diabetes mellitus e anemia perniciosa. O vitiligo afeta cerca de 1-2% da população mundial.
É mais facilmente observada em áreas do corpo expostas ao sol e em peles mais escuras, mas afeta qualquer área do corpo e todas as raças.
O vitiligo parece afetar igualmente homens e mulheres, embora as mulheres procurem tratamento para o distúrbio com mais frequência.
O vitiligo pode aparecer como uma ou duas manchas brancas bem definidas ou pode aparecer em grandes porções do corpo.
Locais típicos de vitiligo generalizado são áreas ao redor de aberturas corporais, áreas ósseas, dedos das mãos e pés. Pode começar em qualquer idade, mas cerca de 50% das vezes começa antes dos 20 anos.
Vitiligo – Tipos
Os tipos de vitiligo incluem:
Generalizado: Este é o tipo mais comum de vitiligo que causa o aparecimento de máculas em vários lugares do corpo.
Segmentar: Este tipo afeta apenas um lado do corpo ou uma área, como as mãos ou o rosto.
Mucosas: O vitiligo mucoso afeta as membranas mucosas da boca e/ou genitais.
Focal: O vitiligo focal é um tipo raro em que as máculas se desenvolvem em uma pequena área e não se espalham em um determinado padrão dentro de um a dois anos.
Tricoma: esse tipo causa um alvo com um centro branco ou incolor, depois uma área de pigmentação mais clara e uma área com o tom natural da pele.
Universal: esse tipo raro de vitiligo faz com que mais de 80% da sua pele não tenha pigmento.
Vitiligo – Causa
Vitiligo
Acredita-se que o vitiligo seja uma condição autoimune em que o próprio sistema imunológico de uma pessoa ataca os melanócitos do corpo (as células responsáveis pela cor da pele e do cabelo).
Quando os melanócitos são destruídos, o pigmento (cor) em certas áreas da pele começa a desaparecer. Outros fatores potenciais podem incluir outras condições autoimunes ou histórico familiar de vitiligo. Às vezes, o vitiligo também pode ser desencadeado por eventos externos, como estresse físico ou emocional.
O vitiligo ocorre quando as células produtoras de pigmento (melanócitos) morrem ou param de produzir melanina – o pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos.
As manchas de pele envolvidas tornam-se mais claras ou brancas. Não está claro exatamente o que faz com que essas células de pigmento falhem ou morram.
Pode estar relacionado com:
Um distúrbio do sistema imunológico (condição autoimune)
Histórico familiar (hereditariedade)
Um evento desencadeador, como estresse, queimadura solar grave ou trauma na pele, como contato com um produto químico
Vitiligo – Diagnóstico
Vitiligo
Para diagnosticar o vitiligo, o médico pode perguntar sobre coisas como sintomas de uma pessoa, se a pessoa tem ou não um distúrbio do sistema imunológico e se o vitiligo ocorre ou não na família da pessoa.
O médico também pode sugerir vários testes para descartar outros problemas médicos que podem causar manchas claras na pele.
O diagnóstico de vitiligo geralmente é feito por observação. Áreas brancas progressivas encontradas em locais típicos apontam para um diagnóstico de vitiligo. Se o diagnóstico não for certo, o médico irá testar outras condições que podem imitar o vitiligo, como leucoderma químico ou lúpus eritematoso sistêmico. Se os testes descartarem outras condições, o vitiligo é confirmado.
Vitiligo – Sintomas
Vitiligo
Os sintomas de vitiligo incluem:
Perda irregular da cor da pele, que geralmente aparece primeiro nas mãos, rosto e áreas ao redor das aberturas do corpo e genitais
Clareamento prematuro ou embranquecimento do cabelo no couro cabeludo, cílios, sobrancelhas ou barba
Perda de cor nos tecidos que revestem o interior da boca e do nariz (membranas mucosas)
O vitiligo pode começar em qualquer idade, mas geralmente aparece antes dos 30 anos.
Dependendo do tipo de vitiligo que você tem, pode afetar:
Quase todas as superfícies da pele: Com este tipo, chamado de vitiligo universal, a descoloração afeta quase todas as superfícies da pele.
Muitas partes do corpo: Com este tipo mais comum, chamado vitiligo generalizado, as manchas descoloridas geralmente progridem de maneira semelhante nas partes correspondentes do corpo (simetricamente).
Apenas um lado ou parte do corpo: Esse tipo, chamado de vitiligo segmentar, tende a ocorrer em uma idade mais jovem, progride por um ou dois anos e depois para.
Uma ou apenas algumas áreas do corpo: Esse tipo é chamado de vitiligo localizado (focal).
O rosto e as mãos: Nesse tipo, chamado de vitiligo acrofacial, a pele afetada fica no rosto e nas mãos, e ao redor de aberturas do corpo, como olhos, nariz e orelhas.
É difícil prever como esta doença irá progredir. Às vezes, as manchas param de se formar sem tratamento. Na maioria dos casos, a perda de pigmento se espalha e eventualmente envolve a maior parte da pele.
Ocasionalmente, a pele recupera sua cor.
Vitiligo – Tratamento
Vitiligo
Vitiligo nem sempre precisa de tratamento. Para algumas pessoas com pele clara, simplesmente evitar o bronzeado em áreas de pele normal é suficiente para tornar as manchas de vitiligo quase imperceptíveis.
Outras pessoas usam maquiagem, tinturas de pele ou produtos autobronzeadores para encobrir o vitiligo. Os produtos autobronzeadores são cremes que dão à pele uma cor bronzeada, mas não um bronzeado verdadeiro. A cor tende a desaparecer depois de alguns dias. Nenhuma dessas coisas altera a condição, mas podem tornar o vitiligo menos perceptível. Em crianças, o vitiligo geralmente é apenas encoberto.
Em adultos, se encobrir o vitiligo não for suficiente, pode-se tentar um tratamento médico, embora os resultados muitas vezes não sejam vistos por 6 a 18 meses.
A escolha do tratamento depende dos desejos da pessoa, de quantas manchas brancas ela tem e da extensão das manchas. Nem todo tratamento funciona para todas as pessoas.
Existem várias opções:
Cremes de corticosteróides podem ser aplicados na pele e, às vezes, podem devolver a cor a pequenas áreas de vitiligo.
PUVA, que significa psoraleno e terapia ultravioleta A. O ultravioleta A é a parte da luz solar que pode causar o bronzeamento da pele, e os psoralênicos são substâncias que reagem com a luz ultravioleta para escurecer a pele. Este medicamento é tomado por via oral ou aplicado na pele e, em seguida, as manchas claras da pele são expostas à luz ultravioleta A de uma lâmpada especial.
O enxerto de pele é uma operação que envolve mover a pele de áreas normais para manchas brancas. É útil apenas para um pequeno número de pessoas com vitiligo.
A terapia de despigmentação envolve o uso de medicamentos para desbotar a pele normal para combinar com as áreas esbranquiçadas do vitiligo.
Vitiligo – Complicações
Pessoas com vitiligo podem estar em maior risco de:
Sofrimento social ou psicológico
Queimadura de sol
Problemas oculares
Perda de audição
Fonte: www.thisisvitiligo.com/www.aad.org/www.nih.gov/nvfi.org/www.encyclopedia.com/www.mayoclinic.org/my.clevelandclinic.org/support.squarespace.com/vitiligosociety.org