Varicocele

PUBLICIDADE

Varicocele – Escroto

O escroto é um saco coberto de pele que contém seus testículos. Ele também contém as artérias e veias que liberam sangue para as glândulas reprodutivas.

Uma anomalia da veia no escroto pode resultar em uma varicocele.

Uma varicocele é um aumento anormal das veias dentro do escroto. Essas veias são chamadas de plexo pampiniforme.

A varicocele só ocorre no escroto e é muito semelhante às veias varicosas que podem ocorrer na perna.

Uma varicocele pode resultar em diminuição da produção e qualidade dos espermatozoides, o que, em alguns casos, pode levar à infertilidade. Também pode encolher os testículos.

Varicoceles são comuns. Eles podem ser encontrados em 15% da população masculina adulta e em cerca de 20% dos adolescentes do sexo masculino. Eles são mais comuns em homens entre 15 e 25 anos.

As varicoceles geralmente se formam durante a puberdade e são mais comumente encontradas no lado esquerdo do escroto. A anatomia do lado direito e esquerdo do seu escroto não é a mesma.

Varicoceles podem existir em ambos os lados, mas é extremamente raro. Nem todas as varicoceles afetam a produção de espermatozoides.

O que é Varicocele?

Um varicocele é semelhante a uma veia varicosa, mas ocorre apenas em homens na região dos testículos, geralmente acima do testículo esquerdo.

É bastante comum e ocorre em mais de 10% dos homens, muitas vezes aparecendo na adolescência ou no início da idade adulta. É essencialmente um aumento de uma ou mais veias do plexo pampiniforme, que drenam o sangue dos testículos. Pesquisas sugerem que o desenvolvimento dessas veias aumentadas pode ser devido a pequenas anormalidades no funcionamento das veias.

Pode haver alguns sintomas de varicocele, exceto um notável aumento ou inchaço que é claramente uma veia aumentada. Se espremido, geralmente não é macio e parece um pouco firme. No entanto, é possível que as varicoceles se ampliem mais. Às vezes, eles também podem causar dor, especialmente quando estão sentados por longos períodos ou se uma pessoa passa um dia fazendo trabalho pesado ou se esforçando.

Uma possível complicação dessa condição é que ela pode produzir infertilidade em alguns homens, e um exame das causas da infertilidade incluiria assegurar que o homem não tivesse varicocele. Outra complicação potencial de uma varicocele não tratada é a atrofia testicular (encolhimento) de um testículo. Essas complicações nem sempre ocorrem, e o tratamento dessa condição só pode ser indicado quando ocorrem, ou se a varicocele é muito grande e/ou causa dor.

Escroto
Anatomia do Testículo
A varicocele é essencialmente um aumento de uma ou mais veias
plexiformes do plexo, que drenam o sangue dos testículos

Vários métodos podem ser empregados para remover uma varicocele.

Estes incluem algumas técnicas cirúrgicas abertas diferentes, que são frequentemente os métodos de reparação mais comuns. Os cirurgiões podem trabalhar a partir de uma incisão no abdome ou abaixo da virilha enquanto o paciente está sob anestesia (geralmente sedação local ou consciente). As veias dilatadas são localizadas e removidas (ligadas ou cortadas).

Técnicas cirúrgicas abertas são frequentemente realizadas como cirurgia ambulatorial e tendem a ser muito bem sucedidas. Os homens que têm essas cirurgias podem precisar passar algumas semanas se recuperando antes de retomar as atividades normais e podem não ser capazes de fazer qualquer trabalho pesado por cerca de seis semanas.

Outros métodos para remover uma varicocele podem incluir aqueles que empregam a laparoscopia, embora este não seja um método comum em muitos países.

Outra opção é chamada de embolização de varicocele, que é relativamente nova, e às vezes pode ser descartada como uma opção ruim. Isso usa o cateterismo para bloquear uma veia para que as veias dilatadas desapareçam. Estudos sobre este método sugerem que ele pode ser extremamente eficaz e tem a vantagem de um tempo de recuperação rápido. Ainda assim, muitos médicos acham que a cirurgia aberta é a melhor opção, mas a opinião médica sobre o tratamento mais bem-sucedido certamente está sujeita a mudanças.

Quais são os diferentes tipos de tratamento de varicocele?

Varicocele
Varicocele

A varicocele é uma condição médica na qual as veias do escroto aumentam devido ao fluxo sanguíneo deficiente.

Esta é uma condição comum que normalmente é inofensiva e, portanto, não requer nenhum tratamento além de tomar medicação para dor ou usar um suporte escrotal para aliviar a pressão. Há certas circunstâncias em que uma pessoa pode exigir tratamento com varicocele, como se houver atrofia, dor ou problemas de fertilidade.

Quando há necessidade de tratamento com varicocele, existem dois métodos diferentes para escolher: cirurgia ou embolização. Ambos os métodos de tratamento redirecionam o sangue das veias ampliadas.

Existem dois tipos de procedimentos cirúrgicos para tratamento de varicocele: cirurgia aberta e cirurgia laparoscópica.

O uso de cirurgia aberta é mais comum que a cirurgia laparoscópica, porque esta última é mais arriscada e considerada como tendo pouca vantagem. Durante a cirurgia aberta, o urologista faz uma incisão através do abdome ou na virilha e amarra as veias dilatadas.

Com a cirurgia laparoscópica, o urologista insere um instrumento médico, conhecido como laparoscópio, para visualizar e realizar o procedimento. Ambas as cirurgias são geralmente feitas como um procedimento ambulatorial com anestesia geral.

A embolização é uma segunda opção de tratamento com varicocele. O urologista insere um cateter em uma veia através da virilha ou do pescoço do paciente e usa um raio X para ajudá-lo a guiar os instrumentos por esse tubo. O urologista insere uma pequena espiral na veia aumentada para bloquear e redirecionar o sangue. Como a cirurgia de varicocele, a embolização também é feita como um procedimento ambulatorial, embora não exija anestesia; em vez disso, utiliza sedação.

Como um procedimento ambulatorial, o paciente não requer internação após o tratamento com varicocele. Quando o paciente for para casa, ele precisará manter gelo na área para reduzir o inchaço ; além disso, ele pode usar um suporte escrotal para aliviar qualquer desconforto ou dor. O tempo de recuperação varia com cada procedimento. A cirurgia leva mais tempo para se recuperar do que a embolização, com o paciente precisando de um tempo de recuperação entre duas e seis semanas. Como o corte de uma embolização é menor que o de uma cirurgia, o tempo de recuperação é menor, com a maioria dos pacientes se recuperando em alguns dias.

O tratamento com varicocele pode aliviar a dor, mas, em geral, não há garantia de que melhore a fertilidade, mesmo que a contagem de espermatozoides possa aumentar. Além disso, o tratamento também não melhora a atrofia, a menos que o procedimento tenha sido realizado precocemente na adolescência do paciente.

Como qualquer procedimento médico, o tratamento com varicocele vem com sua parcela de complicações. Estas complicações incluem testículos atróficos, coágulos sanguíneos e infecção.

Quais são as causas comuns de veias varicosas no testículo?

Varizes no testículo, ou varicoceles, é uma condição médica que pode contribuir para a infertilidade. Ocorre quando um ou mais vasos sanguíneos nessa região do corpo ficam torcidos e aumentados. A explicação mais provável para as varizes se desenvolverem no testículo envolve uma válvula defeituosa em uma das veias do testículo. O curso normal do fluxo sanguíneo é afetado, e a veia varicosa se desenvolve.

O sangue normalmente flui para os testículos através de uma artéria e é disperso por uma série de pequenas veias. À medida que o sangue circula pelo abdômen, ele passa das pequenas veias para um maior que sobe pelo abdômen. O sangue nessas veias normalmente deve fluir para cima, na direção do coração. Válvulas unidirecionais nas veias destinam-se a impedir que o sangue flua em direção aos testículos.

As veias varicosas no testículo se desenvolvem quando as válvulas unidirecionais localizadas nessas veias apresentam mau funcionamento. Algum sangue flui de volta para os testículos e com o tempo, isso estica as pequenas veias responsáveis pelo suprimento dos testículos.

Como resultado, as veias são deformadas e podem causar dor ou sensação de peso em um dos testículos.

Varicocele
Varicocele

Uma vez que as varizes tenham sido diagnosticadas, a cirurgia é uma opção de tratamento disponível. Durante o procedimento, que geralmente é realizado sob anestesia geral, um urologista fará uma incisão no escroto e cortará até que as veias varicosas estejam expostas. Ele então amarrará as veias e redirecionará o fluxo sanguíneo para as veias com válvulas que estão funcionando normalmente. Este procedimento pode ser realizado com um escopo de metal que é inserido no abdômen, conhecido como laparoscópio.

Outra opção para o tratamento dessa condição é a embolização de varicocele, que é realizada em nível ambulatorial. Um cateter é inserido no abdome e é inserido até atingir as veias varicosas no testículo. Um corante especial é injetado no paciente e raios-X são usados para ver a localização da veia varicosa. Uma pequena bobina de metal é inserida no cateter e guiada para a veia varicosa, onde é deixada no lugar para bloquear o fluxo de sangue. Uma vez concluído o procedimento, o cateter é removido. O paciente não precisará de pontos e pode voltar para casa no mesmo dia.

O que é uma Varicocelectomia?

A varicocelectomia é um tipo de cirurgia realizada para remover uma varicocele. Uma varicocele é um grupo de veias aumentadas no escroto. Eles são semelhantes às veias varicosas, que se desenvolvem por causa da falha da válvula – o fluxo reverso do sangue e o acúmulo de sangue nas veias. Geralmente, uma varicocele não é prejudicial e não afeta a capacidade de um pai de gerar filhos, mas pode ser dolorosa. Se um homem estiver sentindo dor persistente ou houver risco de dano a um testículo, o médico pode recomendar uma cirurgia para remover a massa das veias dilatadas.

Para realizar uma varicocelectomia, o médico geralmente faz um corte na região da virilha do paciente e retira as veias da varicocele, interrompendo o fluxo de sangue para a área. O fluxo sanguíneo é então direcionado para as veias saudáveis remanescentes. O procedimento pode ser feito usando anestesia geral para colocar o paciente para dormir ou anestesia local que entorpece a área.

Os riscos envolvidos na varicocelectomia incluem infecção, sangramento excessivo e reações adversas ao anestésico. Também é possível que o fluido se acumule ao redor do testículo do paciente, que é uma condição chamada hidrocele.

Os médicos têm alternativas para usar a cirurgia como tratamento para uma varicocele. Em vez de fazer uma incisão na virilha de um paciente, o médico pode inserir um tubo fino, chamado cateter, em uma veia na região da virilha. Então, usando radiografias para localizar a varicocele, o médico injetará substâncias nas veias que bloqueiam o fluxo sanguíneo para a varicocele.

Normalmente, não há necessidade de um pernoite no hospital quando um homem sofre uma varicocelectomia. Um médico pode realizar o procedimento e enviar o paciente para casa para se recuperar. Um paciente com varicocelectomia pode esperar sentir alguma dor após a cirurgia, que é tipicamente tratada com analgésicos prescritos pelo médico. O inchaço pode ser controlado com compressas de gelo. O paciente pode ser direcionado a usar um dispositivo de suporte durante a recuperação também.

Dor ou desconforto de uma varicocelectomia deve durar apenas algumas semanas.

Pacientes com varicocelectomia geralmente têm que evitar atividades extenuantes por cerca de quatro semanas após o tratamento. As patentes são freqüentemente aconselhadas a evitar banhos por cerca de cinco dias após a cirurgia; chuveiros são recomendados em vez disso.

Os pacientes com varicocelectomia devem estar cientes dos sinais de possíveis complicações após o tratamento. Se um paciente tiver dificuldade para urinar ou desenvolver febre após a cirurgia, ele deve ligar para o médico. Da mesma forma, episódios repetidos de vômito, dor que não é controlada com o uso de medicação e drenagem amarela do local da incisão garantem o contato com um médico.

Fonte: www.anatomylibrary.us/www.urologyhealth.org/www.healthline.com/www.wisegeek.org/urology.ucla.edu/www.bostonmagazine.com/youngmenshealthsite.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.