Unha Encravada

PUBLICIDADE

Unha Encravada – Definição

Unha encravada refere-se à condição na qual a borda de uma unha corta a dobra cutânea adjacente, causando dor, vermelhidão e inchaço.

dor da unha encravada pode dificultar a postura ou a caminhada. Mas o tratamento de unha encravada é simples e você pode tomar medidas para evitar que isso aconteça novamente.

Unha Encravada – O que é

Uma unha encravada é uma condição do pé que se desenvolve quando o canto da unha cresce na pele. Geralmente afeta o dedão do pé. Atletas geralmente sofrem de unhas encravadas.

Lesões causadas pelo próprio sapato e do dedo do pé são frequentemente associados com unhas encravadas. Se a unha encravada não for tratada adequadamente o problema pode voltar a acorrer.

Os tratamentos conservadores incluem imersões, elevação e boa higiene dos pés.

O tratamento médico nem sempre é necessário. Os antibióticos orais são por vezes necessária como um tratamento se houver infecção. Às vezes é necessária uma pequena cirurgia.

Unhas encravadas geralmente acontecem quando as pessoas cortam as unhas afinando o canto da unha. Se a unha do pé se curvar com o formato do dedo do pé, ela pode crescer em sua pele.

Unhas encravadas são comuns e geralmente não representam um risco à saúde de pessoas saudáveis.

Unha Encravada – Descrição


Unha Encravada

unha encravada (onicocriptose) ocorre quando a placa ungueal (a cobertura córnea) cresce e corta a pele ao longo da unha (dobra lateral da unha). Unhas encravadas representam 3 a 5% de todos os problemas nos pés. A maioria dos casos de unha encravada ocorre em homens entre 10 e 30 anos. Nesta faixa etária, os homens são afetados duas vezes mais que as mulheres. Em adultos mais velhos, a incidência é igual.

Existem três tipos principais de unha encravada: unha encravada subcutânea, na qual a unha cresce sob a pele; curvatura excessiva da lâmina ungueal; e hipertrofia (supercrescimento) da prega ungueal lateral.

Unhas encravadas ocorrem com mais frequência no dedão do pé. A penetração da unha na pele causa inflamação (inchaço e vermelhidão). Pode ocorrer infecção por bactérias ou fungos. A infecção grave pode levar à formação de abscesso, caracterizado por uma bolha cheia de pus. Pequenas protuberâncias vermelhas translúcidas chamadas de tecido de granulação podem se desenvolver ao longo da prega ungueal lateral.

Unha Encravada – Causas


Unha Encravada

As unhas encravadas são mais comumente causadas pelo corte incorreto das unhas e pelo uso de sapatos mal ajustados.

As principais causas de uma unha encravada são aparamento impróprio da unha, uma condição hereditária e sapatos impróprios.

Há um número de fatores de risco que podem predispor a pessoa para ter uma unha encravada.

A seguir estão alguns dos mais comuns:

Sapato apertado
Pressão repetitivo ou trauma para os pés
Falta de higiene nos pés
Pisada torta
Pé ou dedo do pé com deformidades, como joanetes
Deformidade congênita unha
Dedos anormalmente longos
Obesidade
Diabetes
Infecção de fungos das unhas ( onicomicose )
Artrite
Ósseos ou de tecidos moles tumores dos dedos
Hiperidrose ( sudorese excessiva dos pés)
Edema das extremidades inferiores

O ambiente quente e úmido dos pés pode ser um terreno fértil para as bactérias e fungos. Estas geralmente incluem Staphylococcus, Pseudomonas, Dermatófitos, Candida, e Trichophyton.

O tratamento para estas infecções é essencial para manter as unhas dos pés saudáveis.

Sintomas da unha encravada incluem: vermelhidão, dor e inchaço. Às vezes pode haver uma drenagem amarelada clara, ou se ele é infectado, drenagem de pus.

Ocasionalmente, unhas encravadas resolvem sem tratamento. Unhas encravadas dolorosas, persistentes e recorrentes deve ser tratada por um podólogo.

diagnóstico de uma unha encravada é tipicamente simples. No entanto, os sinais e sintomas de unhas encravadas podem variar bastante drasticamente, particularmente uma infecção se desenvolve.

Para ter um diagnóstico apropriado é necessário avaliar cada caso para indicar o tratamento adequado.

Pessoas com maior risco de desenvolver unhas encravadas incluem pessoas com artrite, deficiências do sistema imunológico, neoplasias (tumores), obesidade e distúrbios circulatórios.

Os sintomas da unha encravada incluem inchaço, vermelhidão e dor na dobra lateral da unha. Aumento do inchaço, drenagem de pus e ulceração (destruição do tecido) podem ocorrer à medida que a condição progride. A onicocriptose avançada é caracterizada por edema de longo prazo, formação de tecido de granulação e supercrescimento das pregas laterais.

Unha Encravada – Diagnóstico


Unha Encravada

unha encravada é facilmente diagnosticada em um exame físico feito por um médico de família, um podólogo (especialista em pés) ou um dermatologista (especialista em pele).

Unha Encravada – Tratamento


Unha Encravada

Devido à possibilidade de complicações graves, um médico deve ser consultado para tratamento de unhas encravadas graves e/ou infectadas.

Tratamentos alternativos para o tratamento de unhas encravadas incluem:

Ayurveda: Os princípios ayurvédicos afirmam que as pessoas cujas constituições são dominadas por vata e kapha têm unhas mais fortes e são propensas a unhas encravadas. As unhas encravadas são tratadas com imersão em água morna, seguida da aplicação de uma solução de partes iguais de tea tree e óleos de nim sob as unhas.
Fitoterapia: Quando uma unha encravada está se formando, o dedo do pé deve ser embebido por 15 a 30 minutos em cinco gotas de tintura de hipericum e calêndula diluídas em 1/2 litro de água morna. Depois, o dedo deve ser enrolado em linho, colocando-o entre a dobra e a unha.
Homeopatia: Preparações de Hepar Sulph. ou Sílica na potência 6c pode ser tomada a cada 12 horas por duas semanas, para reduzir a inflamação ao redor da unha.
Hidroterapia: Para tratar a unha encravada, o paciente deve mergulhar o pé em água quente e sabão por 20 minutos, aparar a unha em quadrado, envolver o dedo do pé em uma compressa quente e cobri-lo com um pano seco durante a noite. De manhã, o paciente deve cortar a unha em forma de U e colocar um pouco de algodão entre a unha e a dobra. O algodão deve ser mantido no lugar até que a unha cresça.
Massagem: Se uma unha encravada estiver se desenvolvendo, o paciente deve empurrar suavemente a pele para longe da unha. A massagem repetida das dobras ungueais laterais crescidas pode reduzir a dor e separar a dobra da unha.

Unha Encravada – Prevenção

Unhas encravadas podem ser evitadas por:

Cortar as unhas em linha reta
Deixando a borda da unha um pouco mais longa que a ponta do dedo do pé
Não aparar as laterais das unhas
Usando sapatos com amplo espaço para os dedos
Não puxar ou rasgar as unhas dos pés

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.medicinenet.com/www.gale.com/my.clevelandclinic.org/www.mayoclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Um comentário

  1. amei, pois tenho um ceminario para apresentar, e foi muito bom encontrar este site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.