PUBLICIDADE
Tumor de Wilms – Definição
O tumor de Wilms é uma forma de câncer renal que se desenvolve principalmente em crianças. Quase todos os casos de tumor de Wilms são diagnosticados antes dos 10 anos de idade, com dois terços sendo diagnosticados antes dos 5 anos.
O Tumor de Wilms é uma doença na qual as células malignas (câncer) são encontradas no rim e podem se espalhar para os pulmões, fígado ou linfonodos próximos.
O tumor de Wilms geralmente ocorre em crianças menores de 5 anos de idade.
Tumor de Wilms – O que é
Um tumor de Wilms é um tumor maligno no rim
Este é o câncer renal infantil mais comum e se forma enquanto o bebê ainda está no útero.
Embora o tumor de Wilms seja o câncer renal mais comum em crianças, ainda é raro. Ocorre em cerca de oito em cada 1 milhão de nascidos vivos. O tumor de Wilms é responsável por cerca de 6-7% de todos os cânceres infantis e 75% são encontrados em crianças menores de cinco anos.
O tumor de Wilms vem de células renais imaturas que não amadurecem, mas que crescem fora de controle. Mesmo assim, a maioria dos tumores de Wilms é capturada no Estágio I ou II, significando que o prognóstico é muito favorável. De fato, 90-93% das crianças diagnosticadas com um tumor de Wilms sobrevivem cinco anos.
O tumor de Wilms geralmente é completamente removido através de cirurgia.
Normalmente, o tumor de Wilms é facilmente acessível e está localizado no próprio rim. Uma vez removido, o oncologista pode recomendar quimioterapia e possivelmente radioterapia.
Existem dois tipos de tumores de Wilms: favoráveis e desfavoráveis.
Um tumor de Wilms favorável tem núcleos regulares de células pequenas bem definidos. No tipo desfavorável, os núcleos das células são grandes e distorcidos.
Um tumor de Wilms desfavorável é mais propenso a metástases e pode ser mais difícil de controlar.
Rins humanos
Embora os sintomas de um tumor de Wilms possam ser nebulosos, há algumas coisas que os pais devem procurar: náuseas e vômitos em longo prazo, sangue na urina, perda de apetite e suores noturnos.
Se esses sintomas persistirem, os pais devem insistir para que seu pediatra realize uma bateria completa de testes que incluam uma triagem para o tumor de Wilms, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Se os médicos determinarem que há uma massa no rim, ela geralmente será biopsiada.
O estadiamento e a histologia determinarão em grande parte o tratamento.
A boa notícia sobre o tumor de Wilms é que os médicos o consideram uma doença curável. Os resultados da cura subiram de 80% para mais de 90% desde 1984.
O tumor de Wilms é também chamado de nefroblastoma. Normalmente, há apenas um tumor em um rim, mas às vezes pode haver tumores em ambos os rins (bilateral) ou mais de um ponto cancerígeno em um rim.
Rins – O que são
Os rins são dois órgãos em forma de feijão que estão ligados à parede posterior do abdômen. Um rim é apenas para a esquerda e outro para a direita da coluna vertebral. A caixa torácica inferior protege os rins.
Pequenas glândulas chamadas glândulas supra-renais ficam em cima de cada um dos rins. Cada glândula renal e adrenal é cercada por gordura e por uma cápsula fina e fibrosa (conhecida como fáscia de Gerota).
O principal trabalho dos rins é filtrar o sangue proveniente das artérias renais para livrar o corpo do excesso de água, sal e resíduos. Essas substâncias se tornam urina.
A urina deixa os rins através de longos e finos tubos chamados ureteres que se conectam à bexiga. A urina flui pelos ureteres até a bexiga e fica armazenada até que a pessoa urine.
Rins
Os rins também têm outros empregos:
Eles ajudam a controlar a pressão sanguínea fazendo um hormônio chamado renina.
Eles ajudam a garantir que o corpo tenha glóbulos vermelhos suficientes, fabricando um hormônio chamado eritropoietina. Esse hormônio diz à medula óssea para produzir mais glóbulos vermelhos.
Nossos rins são importantes, mas na verdade precisamos de menos de um rim completo para realizar todas as suas funções básicas.
Tumor de Wilms – Tipos
Tumor de Wilms
Os tumores de Wilms são agrupados em 2 tipos principais com base em sua aparência ao microscópio (sua histologia):
Histologia favorável: As células cancerígenas nesses tumores não parecem muito normais, mas não há anaplasia (veja o próximo parágrafo). Cerca de 9 de 10 tumores de Wilms têm uma histologia favorável. A chance de cura de crianças com esses tumores é muito boa.
Histologia anaplásica: nesses tumores, a aparência das células cancerígenas varia muito e os núcleos das células (as partes centrais que contêm o DNA) tendem a ser muito grandes e distorcidos. Isso é chamado de anaplasia. Em geral, os tumores nos quais a anaplasia está espalhada por todo o tumor (conhecida como anaplasia difusa) são mais difíceis de tratar do que os tumores nos quais a anaplasia é limitada apenas a certas partes do tumor (conhecida como anaplasia focal).
Tumor de Wilms – Sinais e Sintomas
Tumor de Wilms
O tumor de Wilms ocorre mais frequentemente em crianças com uma idade média de 3 a 4 anos. Os sintomas são semelhantes aos de outras doenças da infância, por isso é importante consultar o seu médico para um diagnóstico preciso.
Crianças com tumor de Wilms podem apresentar os seguintes sintomas:
Prisão de ventre
Dor abdominal, inchaço ou desconforto
Nausea e vomito
Fraqueza e fadiga
Perda de apetite
Febre
Sangue na urina ou descoloração da urina
Hipertensão arterial, que pode causar dor no peito, falta de ar e dores de cabeça
Crescimento aumentado e desigual de um lado do corpo
Tumor de Wilms – Causa
Embora um pequeno número de pessoas herde um gene para o tumor de Wilms, não sabemos realmente o que o causa.
Tumor de Wilms – Diagnóstico
Se você encontrou um caroço perto da linha da fralda do seu bebê ou teve que mudar para fraldas maiores por causa do caroço, seu médico pode decidir fazer um teste para o tumor de Wilms. Os tumores às vezes ficam muito grandes, até maiores que o próprio rim.
Se seu filho tiver uma das síndromes ou problemas genéticos associados a Wilms, você e seu provedor podem decidir fazer testes regulares.
Os testes para diagnosticar o tumor de Wilms incluem:
Um exame físico que inclui pressionar cuidadosamente o abdômen de seu filho.
Exames de imagem como ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada – geralmente com contraste. Seu médico pode solicitar uma radiografia ou tomografia computadorizada do tórax de seu filho para descobrir se o câncer se espalhou (metástase) para os pulmões. Os exames de imagem podem mostrar se seu filho tem um tumor. Seu provedor também pode usar os testes para dizer a diferença entre o tumor de Wilms e outros tipos de câncer renal.
Exames laboratoriais de sangue e urina, incluindo função hepática e testes de coagulação do sangue.
Uma biópsia, o que significa que o tecido do tumor é removido e enviado ao laboratório para testes.
Tumor de Wilms – Tratamento
Tumor de Wilms
O tumor de Wilms é quase sempre tratado com uma combinação de cirurgia e quimioterapia. Às vezes, o tratamento incluirá radioterapia.
Muitas crianças com tumores de baixo risco são tratadas apenas com cirurgia se o tumor não se espalhou e pode ser removido completamente. Às vezes, seu filho pode ser tratado com quimioterapia antes da cirurgia para tornar o tumor menor e a cirurgia mais segura.
A maioria da quimioterapia é administrada através de uma veia (por via intravenosa ou I.V.). Pode acontecer em nível ambulatorial ou em um hospital.
Seu filho pode ter efeitos colaterais da quimioterapia ou radiação. Em caso afirmativo, certifique-se de informar o seu provedor.
Existem coisas que você pode fazer ou medicamentos que seu filho pode tomar para diminuir os efeitos colaterais.
Tumor de Wilms – Resumo
Tumor de Wilms
O tumor de Wilms é um tipo raro de câncer renal. Causa um tumor em um ou ambos os rins. Geralmente afeta crianças, mas pode acontecer em adultos.
Ter certas condições genéticas ou defeitos congênitos pode aumentar o risco de adquiri-lo. As crianças que estão em risco devem ser rastreadas para o tumor de Wilms a cada três meses até completarem oito anos.
Os sintomas incluem um nódulo no abdômen, sangue na urina e febre sem razão aparente. Testes que examinam o rim e o sangue são usados para encontrar o tumor.
Os médicos costumam diagnosticar e remover o tumor em cirurgia. Outros tratamentos incluem quimioterapia e radioterapia e terapias biológicas.
Terapia biológica aumenta a capacidade do seu corpo de combater o câncer.
Fonte: www.cancer.org/www.wisegeek.org/www.healthline.com/medlineplus.gov/my.clevelandclinic.org/www.netmeds.com