Toxocaríase

PUBLICIDADE

Toxocaríase – Definição

toxocaríase é uma infecção transmitida de animais para humanos (zoonoses) causada por vermes parasitas comumente encontrados no intestino de cães (Toxocara canis) e gatos (T. cati).

O parasita Toxocara mais comum de preocupação para os seres humanos é o T. canis, cujos filhotes costumam contrair da mãe antes do nascimento ou do leite dela.

As larvas amadurecem rapidamente no intestino do filhote; quando o filhote tem 3 ou 4 semanas de idade, eles começam a produzir um grande número de ovos que contaminam o meio ambiente através das fezes do animal.

Em um período de 2 a 4 semanas, larvas infectantes se desenvolvem nos ovos. A toxocaríase não é transmitida por contato pessoa a pessoa, como resfriado ou gripe.

A toxocaríase é uma infecção em pessoas causada por vermes parasitas encontrados no intestino de cães e gatos. Afeta mais comumente crianças pequenas que entram em contato com sujeira contaminada.

A toxocaríase é a doença parasitária causada pelas larvas de duas espécies de nematódeos Toxocara: Toxocara canis de cães e, menos comumente, Toxocara cati de gatos.

Toxocaríase – O que é

toxocaríase é um tipo de infecção parasitária que ocorre quando uma pessoa engole acidentalmente vestígios de fezes de gatos ou cães que contêm ovos de lombrigas.

Larvas de lombriga ingeridas se espalham pelo trato gastrintestinal humano, o que pode levar à dor abdominal e náusea.

Em casos graves, as larvas podem causar problemas mais comuns nos pulmões, olhos ou cérebro.

A maioria das infecções é considerada leve e não requer tratamento médico.

Se a toxocaríase causar danos aos órgãos ou problemas de visão, no entanto, um médico pode administrar medicamentos para erradicar o parasita e evitar mais complicações.

Os cães podem transportar um parasita de lombriga conhecido como Toxocara canis, enquanto os gatos carregam Toxocara cati.

Qualquer destas lombrigas pode levar a toxocaríase em humanos se as fezes forem engolidas. A condição é mais comumente vista em crianças pequenas que não lavam as mãos após brincar em solo contaminado.

Comer vegetais de jardim não lavados ou carne mal cozida de animais criados com cães ou gatos também pode levar à infecção.

Os sintomas tendem a aparecer uma a três semanas após a ingestão, quando os ovos começam a amadurecer e eclodem no trato gastrointestinal.


Toxocaríase (também conhecida como infecção por lombrigas)

Os médicos reconhecem três tipos distintos de infecção por toxocaríase.

A maioria dos casos em crianças é chamada de secreta, o que significa que os sintomas são leves e de curta duração.

Um indivíduo com toxocaríase secreta pode sentir dor abdominal leve, tosse ou dor de cabeça.

A larva migrans visceral ocorre quando os ovos eclodem e se espalham por todo o corpo, levando à inflamação dos pulmões, pele, coração ou até mesmo do cérebro.

As larvas podem ocasionalmente se espalhar para os olhos em uma condição chamada larva migrans ocular, que pode causar visão turva e vermelhidão.

Se um indivíduo perceber possíveis sinais de toxocaríase em si ou em seu filho, ela deve consultar um médico imediatamente para receber um diagnóstico adequado.

Um médico pode coletar uma amostra de sangue para verificar o aumento do nível de glóbulos brancos e a presença de parasitas.

Se houver suspeita de larva migrans visceral ou ocular, o médico pode fazer tomografia computadorizada dos órgãos internos para analisar a extensão dos danos.

tratamento da toxocaríase depende do tipo de infecção e da gravidade dos sintomas.

A maioria dos casos de toxocaríase encoberta não é tratada clinicamente; as larvas são naturalmente expelidas nos movimentos intestinais ao longo de algumas semanas. Se as larvas da lombriga se espalham, no entanto, um médico pode prescrever medicamentos chamados anti-helmínticos que procuram e destroem parasitas na corrente sanguínea.

Os medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar outros sintomas relacionados à infecção.

Em casos raros em que os parasitas causam danos significativos nos olhos ou nos órgãos, pode ser necessária cirurgia para reparar ou remover partes do corpo afetadas.

Como a toxocaríase afeta meu corpo?


Toxocaríase

Se você engolir sujeira contaminada com fezes de animais que contenham ovos de Toxocara, você pode pegar toxocaríase. Depois de engolir os ovos, as larvas eclodem em seus intestinos.

As larvas atravessam as paredes intestinais e se espalham pela corrente sanguínea. As larvas podem afetar quase todos os tecidos do corpo. Seu fígado e pulmões são mais comumente afetados.

As larvas podem viver por meses e podem causar danos à medida que viajam pelos tecidos. As larvas não amadurecem até a idade adulta em humanos.

A maioria dos casos de toxocaríase não causa sintomas. Você simplesmente passará os vermes em algum momento quando fizer cocô. Mas se você consumiu muitas larvas de Toxocara, elas podem migrar para diferentes partes do seu corpo.

Existem dois tipos principais da condição:

Toxocaríase visceral: A toxocaríase visceral ocorre quando as larvas de Toxocara viajam para vários órgãos do corpo. Isso pode incluir seus pulmões, fígado e sistema nervoso central. Outro nome para a infecção é larva migrans visceral.
Toxocaríase ocular:
 A toxocaríase ocular ocorre quando as larvas de Toxocara viajam para o olho. Pode causar perda irreversível da visão. Outro nome para a infecção é larva migrans ocular.

Toxocaríase – Tipos


Toxocaríase

toxocaríase oculta é encontrada em crianças. Causa uma doença leve com febre. Outros possíveis sintomas incluem tosse, falta de sono, dores de cabeça e dor abdominal.

As crianças podem apresentar sinais de linfonodos infectados, fígado inchado ou chiado no peito. Acredita-se que a toxocaríase oculta seja causada pela exposição prolongada a vermes juvenis migratórios.

A larva migrans visceral é uma reação inflamatória causada pela morte das larvas que migram pelos órgãos internos. Afeta principalmente crianças menores de cinco anos.

Uma série de sintomas estão relacionados com larva migrans visceral:

Fadiga
Perda de peso
Anorexia
Febre
Tosse
Pneumonia
Broncoespasmo
Dor abdominal
Dor de cabeça
Irritação na pele
Convulsões (raramente)

Um fígado inchado, linfonodos infectados e sibilos também podem estar presentes. Podem ocorrer complicações graves, como derrame pleural, urticária crônica (urticária), miocardite e insuficiência respiratória.

Quando as larvas migram para os olhos (ocular larva migrans), elas podem causar problemas de visão, olhos vermelhos ou uma aparência branca da pupila (leucokoria). A coriorretinite – uma inflamação do revestimento vascular e da retina – e os granulomas são observações típicas ao exame. Larva migrans ocular pode causar perda de visão, fibrose retiniana, retinoblastoma e descolamento de retina.

Larva migrans ocular é mais comumente encontrado em crianças entre cinco e dez anos de idade.

Toxocaríase – Sintomas

A maioria das pessoas com toxocaríase não apresenta sintomas e pode não saber que está com a infecção.

Se você desenvolver sintomas de toxocaríase visceral, poderá experimentar:

Febre.
Tosse.
Chiado.
Cansaço extremo (fadiga).
Dor abdominal.
Erupção cutânea.
Fígado aumentado.
Baço aumentado.
Pneumonia.

toxocaríase ocular geralmente afeta apenas um olho.

Os sintomas da toxocaríase ocular podem incluir:

Dor e vermelhidão nos olhos.
Cicatrizes e danos na retina.
Problemas de visão.

Toxocaríase – Causa


Toxocaríase

As infecções por toxocaríase em cães são as mais comuns. Filhotes podem contrair um parasita _Toxocara _ (T. canis) de sua mãe antes de nascer ou de seu leite.

As larvas de Toxocara crescem rapidamente no intestino de um filhote. Algumas semanas após o nascimento, os vermes dentro do intestino de um filhote podem começar a produzir ovos. Quando o cachorro faz cocô, os ovos saem com ele. Duas a quatro semanas depois, larvas infecciosas se desenvolvem nos ovos.

Quando você ou seu filho ingerem acidentalmente sujeira suja com cocô de cachorro que contém ovos de Toxocara, você pode contrair a infecção.

As crianças costumam pegar a infecção enquanto brincam em caixas de areia. Eles podem transferir os ovos das mãos para a boca e podem comer a areia contaminada.

Os adultos podem contrair a infecção enquanto cuidam do jardim ou trabalham com terra. A toxocaríase também afeta crianças e adultos que apresentam uma condição chamada pica. Pica é uma condição em que você deseja não-alimentos, como solo e sujeira.

Raramente, você pode desenvolver toxocaríase comendo carne mal cozida.

Toxocaríase – Diagnóstico

Seu médico irá realizar um exame físico para diagnosticar a toxocaríase. Eles podem perguntar sobre seus sintomas e perguntar sobre possível exposição a larvas de Toxocara.

Seu provedor pode solicitar um exame de sangue para verificar se há evidências de toxocaríase. Um exame de sangue verificará se há anticorpos Toxocara em seu sangue.

Anticorpos são proteínas que seu sistema imunológico produz para ajudar a defender seu corpo contra infecções.

Toxocaríase – Tratamento

Você normalmente não precisa de tratamento para toxocaríase se não tiver sintomas. A infecção geralmente desaparece sozinha. Se a infecção estiver causando sintomas graves, não tente remédios caseiros para parasitas intestinais. Em vez disso, ligue para o seu médico. Eles podem recomendar um medicamento antiparasitário, como albendazol ou mebendazol.

Esses medicamentos matam os vermes.

As diretrizes de tratamento para toxocaríase ocular podem incluir medidas para prevenir danos oculares permanentes. Seu médico pode sugerir o uso de um corticosteróide.

Eles podem encaminhá-lo a um oftalmologista para tratamento. Você pode precisar de cirurgia para remover os vermes ou tratar qualquer problema com sua visão.

Toxocaríase – Prevenção


Toxocaríase

Você pode prevenir a toxocaríase tomando algumas precauções simples. A coisa mais importante que você pode fazer é praticar uma boa higiene das mãos. Lave as mãos com água e sabão com frequência, principalmente após tocar em animais e antes de comer.

Outras medidas que você pode tomar para evitar a condição incluem:

Animais de estimação

Certifique-se de que seu cão ou gato consulte seu veterinário para exames regularmente. Seu veterinário pode recomendar testes e fornecer tratamento se seu animal de estimação precisar desparasitação.

Mantenha a área de estar do seu animal de estimação limpa. Limpe a caixa ou lave a roupa de cama pelo menos uma vez por semana.

Enterre o cocô do seu amigo peludo ou coloque-o em um saco e jogue-o no lixo. Certifique-se de lavar as mãos depois de pegar o cocô do seu animal de estimação.

Crianças

Ensine a seus filhos por que é importante lavar as mãos. Isso é especialmente importante depois de tocar em animais de estimação e brincar ao ar livre.

Não deixe seus filhos brincarem perto de cocô de animais de estimação e outros animais. Procure playgrounds, caixas de areia e outras áreas que possam ter excrementos.

Cubra as caixas de areia quando não estiverem em uso.

Ensine a seus filhos por que é perigoso comer terra e sujeira. Fique de olho neles enquanto brincam, se eles têm o hábito de colocar coisas na boca.

Fonte: www.cdc.gov/www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/kidshealth.org/www.dermnetnz.org/eyewiki.aao.org/my.clevelandclinic.org/www.news-medical.net

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.