Torcicolo

PUBLICIDADE

Torcicolo – Definição

Torcicolo é uma condição não natural em que a cabeça se inclina para um lado porque os músculos do pescoço daquele lado são contraídos.

torcicolo é um distúrbio caracterizado pelo enrijecimento dos músculos do pescoço, fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem muito dolorosos e limitados.

torcicolo (distonia cervical ou torcicolo espasmódico) é um tipo de distúrbio do movimento no qual os músculos que controlam o pescoço causam torção sustentada ou espasmos frequentes.

A dor pode irradiar para a musculatura da região dorsal (costas).

Geralmente se deve a doenças como o hipertiroidismo, infecções do sistema nervoso, disquinésias tardias (movimentos faciais anormais produzidos pela ingestão de medicamentos antipsicóticos), tumores do pescoço e outras.

Torcicolo – O que é

Torcicolo (pescoço irado, ou loxia) é uma das categorias mais amplas de distúrbios que exibem flexão, extensão ou torção dos músculos do pescoço além de sua posição normal.

definição latina de torcicolo significa “pescoço torcido”.

torcicolo é um movimento irresistível de virar a cabeça que se torna mais persistente, de modo que, eventualmente, a cabeça é mantida continuamente para um lado. Uma forma de distonia, pode ser causada por uma lesão de nascimento no músculo esternomastóideo.

No torcicolo, o pescoço tende a torcer para um lado, causando inclinação da cabeça. A condição pode se desenvolver lentamente, se você tem uma história familiar da doença, ou de forma aguda de trauma, ou como uma reação adversa a medicamentos.

Quando o distúrbio ocorre em pessoas com história familiar, é referido como torcicolo espasmódico (também chamado de distonia cervical).

A característica torção do pescoço é inicialmente espasmódica (contrações involuntárias dos músculos do pescoço que levam a movimentos anormais e postura incómoda da cabeça e pescoço) e começa entre 31-50 anos de idade. Se a condição não for tratada, ela provavelmente se tornará permanente.

Dobrar ou torcer o pescoço muito distante pode levar a torcicolo agudo. Esta condição aparece com poucos sintomas, embora muitas vezes você vai se sentir desconfortável e vai segurar a cabeça em linha reta ou girado para um lado. Vai doer para mover a cabeça para o lado oposto.

Seus músculos do pescoço no lado que machuca muitas vezes são sensíveis ao toque.

torcicolo paroxístico benigno da infância é um distúrbio médico raro em lactentes caracterizados por episódios recorrentes (ou ataques) de inclinação da cabeça para um lado.

Torcicolo – Descrição


Torcicolo

Torcicolo é uma condição também conhecida pelos nomes loxia e pescoço torto.

Pode ocorrer no nascimento, caso em que é chamado congênito, ou pode acontecer em outro momento da vida e ser chamado adquirido.

Os sintomas desta condição são bastante fáceis de reconhecer, porque a cabeça está inclinada em uma direção oposta ao queixo, ou melhor, a cabeça vai para o lado como o queixo aparece no outro lado.

Além do posicionamento incorreto do pescoço, outros problemas podem estar presentes. As pessoas podem ter dificuldade em mover o pescoço muito em tudo, e eles podem ter dor no pescoço.

Dor de cabeça e tremores na cabeça também podem ocorrer.

Em casos agudos, um ombro pode ser mais alto do que o outro.

As causas do torcicolo são variadas. Em bebês nascidos com esta condição, o que pode ter ocorrido é o posicionamento do útero inadequado, de modo que os músculos do pescoço não desenvolveram igualmente; isso pode ser mais comum em nascimentos múltiplos onde o apinhamento ocorre. Alternativamente, danos ao pescoço pode ter ocorrido durante ou antes do nascimento, e criou a condição.

Outro fator causal potencial no torcicolo congênito é a falha para os ossos no pescoço para formar corretamente.

Torcicolo adquiridos geralmente nasce de outras causas. Estes podem incluir trauma ou dano ao sistema nervoso e nervos controlar o pescoço e movimento da cabeça. Às vezes, a lesão muscular ocorre e resulta na condição.

Como tratar loxia pode muito depender de suas causas subjacentes.

Bebês com dano muscular pode ser trabalhado com uma base diária para fornecer alongamentos suaves que podem ajudar a desenvolver os músculos inadequados.

Às vezes chaves são utilizados para manter o pescoço apoiado em uma posição vertical.

Formas menos agressivas de tratamento nem sempre são apropriadas e alguns bebês têm casos tão graves que podem requerer cirurgia para esticar os músculos mais curtos ou para corrigir anormalidades na estrutura óssea.

No entanto, uma vez que estas muitas vezes significam cirurgia da coluna vertebral, as pessoas são muitas vezes com medo do potencial de danificar a medula espinhal. Embora o devido cuidado é recomendado, os médicos (geralmente neurocirurgiões pediátricos) que realizam essas cirurgias são geralmente bastante capazes e treinados por um tempo significativo para operar em crianças muito pequenas.

No torcicolo adquirido, o tratamento pode não envolver cirurgia com muita freqüência. Em vez disso, os métodos de cura podem incluir afrouxar os músculos do pescoço através de coisas como massagem ou calor.

Às vezes, uma cinta ou alguma forma de tração pode ser necessária para corrigir posicionamento do pescoço.

Torcicolo – Músculos


Torcicolo

No torcicolo, certos músculos que controlam o pescoço sofrem contração repetitiva ou sustentada, fazendo com que o pescoço se mova ou gire para o lado.

A distonia cervical causa torção para frente e é chamada de antecolo. A torção para trás é conhecida como retrocolo. A postura anormal causada pelo torcicolo costuma ser debilitante e geralmente dolorosa.

torcicolo geralmente começa entre os 30 e os 60 anos de idade, com as mulheres afetadas duas vezes mais que os homens.

A distonia tende a se tornar mais grave durante os primeiros meses ou anos após o início e pode se espalhar para outras regiões, especialmente mandíbula, braço ou perna.

O torcicolo não deve ser confundido com outras causas de postura anormal do pescoço, como problemas ortopédicos ou congênitos.

Torcicolo – Tipos

Congênito: considera-se que um trauma no nascimento ou mau posicionamento intrauterino possa causar danos ao músculo esternocleidomastoideo no pescoço, resultando em diminuição ou contração excessiva desse músculo, geralmente limitando a amplitude de movimentos tanto de rotação quanto laterais da cabeça, ficando inclinada na direção do músculo afetado e girada na posição contrária.
Repentino:
 decorrente de contratura muscular, resultado de má postura do pescoço, movimento brusco, tensão, exposição ao frio e má posição ao dormir.
Dermatogênico: 
limitação de movimento do pescoço produzida por lesão extensa da pele da região, geralmente sequelas cicatriciais de queimaduras.
Labiríntico: 
rotação da cabeça como compensação de desequilíbrio do corpo por disfunção do labirinto localizado no ouvido interno.
Ocular: 
surge por paralisia de músculos extraoculares, como o oblíquo, frequentemente associados à rotação e inclinação da cabeça.
Reumático ou sintomático: 
causado pelas doenças reumáticas afetando os músculos do pescoço.
Secundário: 
ocorre após fraturas ou degenerações nas vértebras cervicais.

O torcicolo acomete uma em cada 10 mil pessoas, dez vezes mais frequente nas mulheres, pode se apresentar em qualquer idade, mas a sua incidência é maior entre 30 e 60 anos.

A incidência do congênito é de 0,3% a 2%, aparece com 2 a 4 semanas de idade e geralmente desaparece gradualmente, entre 5 e 8 meses de vida, mas algumas vezes ocorre uma fibrose.

Torcicolo – Causas


Torcicolo

Em adultos, o torcicolo agudo pode ser causado por muitas condições diferentes. Ocasionalmente, nenhuma causa específica é encontrada.

Trauma para o pescoço ou coluna vertebral pode levar a torcicolo.

Lesões na coluna cervical ou nos músculos do pescoço geralmente resultam em espasmo dos músculos, levando à torção da cabeça, característica do torcicolo.

Outras causas incluem infecção da cabeça ou pescoço. Estas infecções podem causar um torcicolo inflamatória secundária a glândulas inflamadas e gânglios linfáticos no pescoço.

Os músculos que cobrem esses linfonodos podem se contrair.

Torcicolo pode ser associada com abscessos da garganta e da parte superior das vias aéreas, e essas situações podem ser fatais. Outras infecções dos seios nasais, orelhas, mastóides, mandíbula, dentes ou couro cabeludo também pode levar a torcicolo.

Raramente, tumores, cicatrizes, artrite da coluna cervical, ou anormalidades vasculares também podem causar torcicolo.

Certos abusos de drogas tais como a cetamina, anfetaminas e cocaína, bem como comumente prescritos medicamentos neurolépticos, tais como proclorperazina (Compazine ), haloperidol ( Haldol ) e clorpromazina ( Thorazine ) pode causar distonia aguda (falta de controle muscular normal). Esta é uma condição que envolve o início súbito de contrações involuntárias dos músculos da face, pescoço ou costas.

Além de dobrar a cabeça para um lado (torcicolo agudo), as pessoas podem experimentar outros sintomas como desvio dos olhos (crise oculogírica) e protrusão da língua (crise buccolingual).

Além das causas acima, crianças, bebês e recém-nascidos também podem adquirir torcicolo de causas congênitas ou trauma devido ao parto.

torcicolo muscular congênito é a causa mais comum de torcicolo em lactentes.

torcicolo muscular congênito é uma deformidade física postural presente no nascimento que resulta de um encurtamento e fibrose do músculo esternocleidomastoide em um lado do pescoço.

Bebês muitas vezes dormir com as cabeças na mesma posição contra o colchão, o que pode levar a plagiocefalia (síndrome de cabeça chata), que é por isso que muitas vezes acompanha torcicolo muscular.

Os fatores de risco para torcicolo incluem história familiar da doença, anormalidades congênitas da coluna cervical, uso de fármacos que predispõem a espasmo muscular e trauma.

Torcicolo – Sintomas


Torcicolo

Em geral, o torcicolo agudo não é potencialmente fatal. Se os sintomas são limitados à rigidez muscular e dor, consulte um médico no início.

Se você ferir o pescoço e ter espasmo dos músculos, vá imediatamente para o departamento de emergência de um hospital.

Outras condições médicas podem parecer torcicolo e precisam de atenção médica imediata.

Qualquer um que experimenta espasmos dos músculos do pescoço envolvidos com a engolir ou respirar ou sintomas que possam envolver o centro do sistema nervoso deve ser avaliada.

Os seguintes sintomas sugerem lesões ou irritação do sistema nervoso central e devem ser tratados como uma emergência, especialmente se eles de repente se desenvolvem:

Problemas para respirar ou engolir
Sensação de pinos e agulhas em seus braços e pernas
Hesitação urinária, urinária ou fecal Incontinência
Fraqueza em seus braços e pernas
Dificuldade de fala
Se o espasmo dos músculos do pescoço está associada com febre, gânglios inchados, dor de cabeça, rigidez do pescoço, boca ou inchaço da língua, ou dificuldade para engolir, procure assistência médica imediatamente.
Porque o torcicolo espasmódico é uma contração anormal do músculo em um lado do pescoço, as pessoas vão aparecer com a cabeça virada para um lado. Músculos do pescoço e aqueles entre o pescoço eo ombro vai ser tensa e terna, causando pescoço dor.
Pessoas com torcicolo agudo não estarão dispostos a virar a cabeça para um lado ou podem ter a cabeça virada ligeiramente para longe do lado do desconforto.
Desvio dos olhos (crise oculogírica), onde os olhos involuntariamente olham para cima e protrusão da língua (crise buccolingual), onde a língua sai fora involuntariamente também pode ocorrer.
Com torcicolo espasmódico (distonia cervical), pode haver espasmos musculares no pescoço que são sustentados (tônico) ou sacudidos (clônica).
Outros sintomas podem incluir ombro dor, dor nas costas, dor de cabeça, dores no pescoço, rigidez muscular, dor muscular, ou sensações de queimadura.
Ataques de torcicolo paroxístico benigno em crianças também pode ser acompanhado por sintomas como vômitos, irritabilidade e sonolência.

Torcicolo – Diagnóstico

diagnóstico de torcicolo é auxiliado por um estudo elétrico (eletromiografia) que pode detectar músculos hiperativos. Estudos de imagem, incluindo raios-x, podem ser feitos para descartar outras causas de postura anormal. Um histórico médico detalhado é necessário para determinar as possíveis causas, incluindo trauma.

Torcicolo – Tratamento

Tratamento para torcicolo é direcionado para relaxar os músculos do pescoço contratado envolvidos.

Os tratamentos incluem medicação, dispositivos físicos, toxina botulínica, fisioterapia, exercícios de alongamento e cirurgia.

Na maioria das pessoas, o torcicolo se resolve em vários dias até algumas semanas. Algumas pessoas desenvolverão problemas de pescoço durante meses a anos.

Espasmos persistentes do músculo do pescoço podem exigir encaminhamento para um neurologista ou cirurgião.

Torcicolo – Prevenção

prevenção do torcicolo pode não ser possível, mas o prognóstico para o torcicolo é geralmente bom. Para a grande maioria das pessoas com torcicolo agudo, a condição desaparece em vários dias a algumas semanas. Um pequeno número de pessoas vai continuar a desenvolver problemas contínuos com o pescoço durante meses a anos.

Para as crianças com torcicolo muscular congênito, a fisioterapia é muitas vezes bem sucedida e intervenção precoce pode prevenir problemas futuros.

A maioria das pessoas com torcicolo agudo é tratada com sucesso com medicação. Se uma droga causou o espasmo, deve ser interrompido.

torcicolo espasmódico é tratado com sucesso com injeções locais de toxina botulínica A em combinação com medicamentos.

Se estas medidas conservadoras não forem bem sucedidas, a cirurgia nos nervos do pescoço pode ser tentada. Após a cirurgia, muitas pessoas muitas vezes têm alívio inicial, mas a maioria recaída após vários meses.

As complicações do tortícolis incluem deformidade do pescoço e rigidez e dor constantes do pescoço.

Essa tensão constante pode resultar em inchaço muscular e sintomas neurológicos devido à pressão sobre as raízes nervosas.

Em alguns casos, as pessoas que se tornem deficientes da dor de torcicolo pode ter dificuldade para realizar atividades diárias, pode já não ser capaz de conduzir, e podem desenvolver depressão.

Fonte: www.emedicinehealth.com/www.wisegeek.net/www.colegiosaofrancisco.com.br/www.gale.com/www.bluheronweb.com/www.wemove.org/www.liebscher-bracht.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.