PUBLICIDADE
Tireoidite – Definição
Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula tireoide”.
A tireoidite inclui um grupo de distúrbios individuais que causam inflamação da tireoide, mas que se apresentam de maneiras diferentes.
Por exemplo, a tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo nos Estados Unidos. A tireoidite pós-parto, que causa tireotoxicose temporária (níveis elevados de hormônio tireoidiano no sangue) seguida de hipotireoidismo temporário, é uma causa comum de problemas de tireoide após o parto de um bebê. A tireoidite subaguda é a principal causa de dor na tireoide.
A também pode ser observada em pacientes que tomam os medicamentos interferon e amiodarona.
Glândula tireoide
A glândula tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta que normalmente está localizada na parte frontal inferior do pescoço. A função da tireoide é produzir hormônios tireoidianos, que são secretados no sangue e depois transportados para todos os tecidos do corpo. O hormônio tireoidiano ajuda o corpo a usar energia, manter-se aquecido e manter o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionando como deveriam.
Tireoidite – Descrição
A tireoide é a maior glândula do pescoço. Produz, secreta e armazena tiroxina (T4), um hormônio que influencia o metabolismo de quase todos os processos do corpo.
Quando a glândula tireoide está funcionando adequadamente, a liberação hormonal é cuidadosamente regulada. Quando bactérias ou vírus invadem e inflamam a glândula, o T4 entra na corrente sanguínea e aumenta os níveis hormonais que desencorajam a glândula de produzir mais T4. Eventualmente, os estoques hormonais se esgotam, a tireoide perde sua capacidade de produzir T4 e resulta em uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo).
Tireoidite – O que é
A tireoidite representa um grupo de condições que causam inflamação da glândula tireoide. A tireoidite de Hashimoto é o tipo mais comum.
Alguns casos de tireoidite são temporários e outros causam hipotireoidismo permanente (tireoide hipoativa). É tratável.
A tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide. A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço, sob a pele.
Faz parte do seu sistema endócrino e controla muitas das funções importantes do seu corpo, produzindo e liberando certos hormônios.
A tireoidite inclui um grupo de condições individuais que causam inflamação da tireoide, mas têm causas e sintomas diferentes. A tireoidite pode levar à produção excessiva ou insuficiente do hormônio tireoidiano.
Na maioria dos tipos de tireoidite, existem três fases, incluindo:
Fase tireotóxica: Durante esta fase, sua tireoide fica inflamada e libera muitos hormônios, causando tireotoxicose temporária.
Fase hipotireoidiana: Após a liberação excessiva de hormônios tireoidianos por algumas semanas ou meses, sua tireoide não terá hormônios tireoidianos suficientes para liberar. Isso leva à falta de hormônios da tireoide ou ao hipotireoidismo. A tireoidite de Hashimoto e a tireoidite induzida por radiação geralmente permanecem permanentemente na fase hipotireoidiana.
Fase eutireoidiana: Durante a fase eutireoidiana, os níveis de hormônio tireoidiano estão normais. Esta fase pode ocorrer temporariamente após a fase tireotóxica, antes de passar para a fase hipotireoidiana, ou pode ocorrer no final, após a glândula tireoide ter se recuperado da inflamação e poder manter um nível hormonal normal.
Tireoidite – Tipos
Tireoidite
Os tipos de tireoidite incluem:
Tireoidite de Hashimoto: Esta condição autoimune, também chamada de tireoidite linfocítica crônica, é causada por anticorpos antitireoidianos. É a forma mais comum de tireoidite e a causa mais comum de hipotireoidismo.
Tireoidite silenciosa ou indolor: Esta é uma condição auto-imune causada por anticorpos antitireoidianos.
Tireoidite pós-parto: Esta é uma condição autoimune causada por anticorpos antitireoidianos que pode ocorrer dentro de um ano após o parto. É relativamente raro.
Tireoidite induzida por radiação: Esta é uma condição causada pela radioterapia usada como tratamento médico para certos tipos de câncer ou pelo iodo radioativo usado para tratar o hipertireoidismo.Tireoidite Subaguda ou tireoidite de De Quervain: Esta é uma condição muitas vezes dolorosa que se acredita ser causada por um vírus. Geralmente é precedido por infecções respiratórias superiores.
Tireoidite infecciosa aguda: Esta é uma condição rara causada por um organismo infeccioso ou bactéria.
Tireoidite induzida por medicamentos: É uma condição causada pelo uso de medicamentos como amiodarona, interferons, lítio e citocinas. Ocorre apenas em uma pequena fração de pessoas que usam essas drogas.
Tireoidite de Riedel: Esta é uma doença rara causada por inflamação crônica e fibrose da glândula tireoide. A fibrose é o espessamento ou cicatrização do tecido.
Tireoidite – Sintomas
Tireoidite
Os sintomas da tireoidite dependem do tipo de tireoidite e da sua fase. A maioria dos tipos de tireoidite causa sintomas de tireotoxicose seguidos de sintomas de hipotireoidismo.
A tireoidite subaguda e a tireoidite infecciosa aguda geralmente também causam dor na região da tireoide. Algumas pessoas com tireoidite apresentam aumento da glândula tireoide (bócio).
Sintomas de tireotoxicose
A fase tireotóxica da tireoidite costuma ser curta, durando de um a três meses.
Se as células da tireoide forem danificadas rapidamente e houver vazamento de excesso de hormônio tireoidiano, você poderá apresentar sintomas de hipertireoidismo (tireoide hiperativa), que incluem:
Frequência cardíaca rápida.
Aumento do apetite.
Perda de peso inexplicável.
Ansiedade e nervosismo.
Irritabilidade.
Problemas para dormir
Aumento da transpiração e sensibilidade ao calor.
Tremores.
Sintomas de hipotireoidismo
A fase hipotireoidiana da tireoidite pode ser duradoura e tornar-se permanente.
Se as células da tireoide estiverem danificadas e os níveis do hormônio tireoidiano caírem, você poderá sentir os sintomas de hipotireoidismo, que incluem:
Fadiga.
Ganho de peso inexplicável.
Constipação.
Depressão.
Pele seca.
Aumento da sensibilidade ao frio.
Fraqueza muscular.
Diminuição da capacidade de concentração e foco.
Tireoidite – Causa
Tireoidite
A tireoidite é causada por um ataque à tireoide, causando inflamação (resposta do corpo a uma lesão) e danos às células da tireoide. Tem várias causas diferentes dependendo do tipo.
A causa mais comum, ou “atacante”, é uma doença autoimune, que é o resultado de o sistema imunológico atacar acidentalmente o corpo em vez de protegê-lo. Não está claro por que seu sistema imunológico faz isso.
Os anticorpos que atacam a tireoide causam a maioria dos tipos de tireoidite.
Tireoidite – Diagnóstico
Médicos de família e endocrinologistas geralmente baseiam o diagnóstico de tireoidite em:
Níveis sanguíneos de hormônios da tireoide, hormônio estimulador da tireoide e anticorpos antitireoidianos
Histórico médico pessoal e familiar
A aparência da glândula tireoide de um paciente
Os anticorpos tireoidianos presentes em 95% dos pacientes com tireoidite de Hashimoto permitem o diagnóstico da doença sem cirurgia ou biópsia. Um exame de sangue que mede a taxa de sedimentação, uma indicação da extensão da inflamação, é uma ferramenta útil para diagnosticar a tireoidite subaguda.
Tireoidite – Tratamento
A terapia médica para tireoidite inclui:
Antibióticos para combater infecções
Altas doses de aspirina para aliviar a inflamação
Hormônios para suprimir ou substituir a função da tireoide
Medicamentos para dor
Às vezes, medicamentos à base de cortisona são prescritos para reduzir a inflamação persistente. Em casos raros, a cirurgia pode ser usada para drenar a infecção ou aliviar a pressão perto da glândula tireoide.
Tireoidite – Prognóstico
A tireoidite geralmente responde ao tratamento e alguns pacientes recuperam a função tireoidiana normal sem tratamento.
Como a perda permanente da função tireoidiana é uma possibilidade e a terapia de reposição tireoidiana ao longo da vida pode ser necessária, o monitoramento médico regular deve continuar mesmo após o paciente ter aparentemente se recuperado.
Tireoidite – Prevenção
Vacinas contra gripe ou imunizações contra sarampo, caxumba e rubéola podem ajudar a prevenir doenças associadas à tireoidite subaguda. Não há maneira conhecida de prevenir outras formas de tireoidite.
Infelizmente, a maioria dos casos de tireoidite não pode ser evitada.
Se você tem uma condição que requer tratamento com iodo radioativo ou radioterapia, converse com seu médico sobre o risco de tireoidite.
Você pode começar com outros tratamentos para evitar o desenvolvimento de tireoidite.
Se você toma medicamentos prescritos que podem causar tireoidite, converse com seu médico sobre o risco e se você pode parar de tomá-los. Você ainda pode não conseguir evitar a tireoidite.
Fonte: www.thyroid.org/www.clark.net/the-thyroid-society.org/www.gale/www.oxfordreference.com/my.clevelandclinic.org/hilab.com.br/draugustoteixeira.com.br