Sinusite

PUBLICIDADE

Sinusite – Definição

A sinusite refere-se a uma inflamação dos tecidos dos seios da face, que são espaços aéreos dentro dos ossos da face (espaços na testa, bochechas e nariz geralmente preenchidos por ar).

sinusite é mais frequentemente causada por uma infecção nesses espaços.

Frequentemente está associada à rinite e pode ser aguda ou crônica. Os sintomas podem incluir dor, secreção purulenta do nariz, obstrução nasal e distúrbios do olfato.

Os casos persistentes requerem tratamento com antibióticos, descongestionantes ou gotas nasais de esteroides; cirurgia, como lavagem do seio ou antrostomia, é ocasionalmente necessária.

sinusite causa dor facial, nariz entupido ou escorrendo e, às vezes, febre e outros sintomas. Geralmente é causada pelo resfriado comum, mas outros vírus, bactérias, fungos e alergias também podem causar sinusite.

Sinusite – O que é

sinusite é definida como a inflamação dos seios nasais, localizados atrás, abaixo e acima dos olhos. A condição ocorre quando o muco nos seios da face não é drenado ou fica infectado.

Existem dois tipos diferentes de sinusite: aguda e crônica.

sinusite aguda geralmente segue um resfriado comum, mas também pode ser causada por bactérias, infecções fúngicas e alergias. Muitas vezes, essa condição desaparece sozinha com medicamentos de venda livre e remédios caseiros. Se os sintomas persistirem por mais de oito semanas, passa a ser conhecida como sinusite crônica.

A inflamação sinusal crônica é mais grave e é causada por uma infecção, alergia a fungos ou pólipos nasais, que são crescimentos nas passagens nasais. Também pode ser causada por um desvio de septo, embora isso aconteça com menos frequência. É muito menos comum do que a variedade aguda e os sintomas experimentados podem ser menos graves. No entanto, a inflamação sinusal crônica pode causar danos aos tecidos sinusais ao longo do tempo.

Os principais sintomas da inflamação dos seios da face incluem drenagem de secreção espessa do nariz ou na parte posterior da garganta, congestão e dificuldade para respirar pelo nariz e dor e inchaço ao redor dos olhos, bochechas e nariz. Dor na mandíbula e nos dentes, redução do olfato ou paladar e tosse também podem ser sentidos.

sinusite crônica pode apresentar sintomas de fadiga, assim como os sintomas clássicos da doença, que duram três meses ou mais.


Sinusite é a inflamação dos seios da face

Outros sinais e sintomas de inflamação dos seios nasais que podem ou não ocorrer incluem dor de garganta, dor de cabeça, mau hálito, febre e náusea. Um médico deve ser consultado se a febre atingir mais de 38,1 C, a testa começar a inchar ou se houver confusão, visão dupla, rigidez no pescoço ou falta de ar. Esses sintomas podem indicar uma infecção mais grave.

Existem inúmeros tratamentos de venda livre para esta condição, incluindo sprays nasais e descongestionantes. Embora os sprays nasais possam fornecer alívio quase imediato da congestão, o usuário corre o risco de dependência e abuso. Os descongestionantes são eficazes na redução do inchaço da membrana mucosa, o que pode melhorar a drenagem do seio.

Os efeitos colaterais dos descongestionantes orais podem incluir insônia, nervosismo e aumento da frequência cardíaca.


Um resfriado comum pode levar a sinusite aguda

Alguns remédios naturais usados para tratar a sinusite incluem echinacea e astrágalo, que são reforços imunológicos naturais. Rábano é comumente usado para limpar os seios nasais e pode ser ingerido com alimentos ou comido puro. O condimento também proporcionará alívio instantâneo, mas não deve ser tomado se o paciente estiver sofrendo de úlceras ou outros problemas digestivos. Ervas e óleos essenciais que contêm mentol também podem ser usados para tratar essa condição naturalmente. Estes incluem óleo essencial de hortelã-pimenta e eucalipto.

Sinusite – Descrição

Os seios são bolsas de ar emparelhadas localizadas dentro dos ossos da face.

Há:

Os seios frontais, localizados acima dos olhos, na região central de cada sobrancelha
Os seios maxilares, localizados dentro das maçãs do rosto, logo a cada lado do nariz
Os seios etmoidais, localizados entre os olhos, logo atrás da ponte do nariz
Os seios esfenoidais, localizados logo atrás dos seios etmoidais e atrás dos olhos.

Os seios estão conectados com o nariz. Eles são revestidos com o mesmo tipo de pele encontrado em outras partes do trato respiratório. Esta pele tem minúsculos pelos que se projetam dela chamados cílios.

Os cílios batem constantemente para ajudar a mover o muco produzido nos seios nasais para o trato respiratório.

Os cílios batendo varrendo o muco ao longo do trato respiratório ajudam a limpar o trato respiratório de quaisquer detritos ou organismos que possam estar presentes.

Quando o revestimento dos seios da face está inchado, o inchaço interfere no fluxo normal do muco. O muco preso pode então preencher os seios da face, causando uma sensação desconfortável de pressão e proporcionando um excelente ambiente para o crescimento de bactérias causadoras de infecções.

Sinusite – Tipos

Os médicos classificam a sinusite de três maneiras:

sinusite aguda geralmente se desenvolve após uma pessoa ter resfriado, com sintomas que duram menos de 3 semanas.
sinusite crônica pode durar de 3 a 8 semanas ou mais; geralmente ocorre em pessoas com alergias ou asma.
sinusite recorrente consiste em vários episódios agudos de sinusite em 1 ano.

Sinusite Aguda

A sinusite aguda é uma forma de sinusite que geralmente começa com uma infecção no trato respiratório superior ou algum tipo de invasão no sistema por fungos. Felizmente, esse tipo de sinusite costuma ser mais fácil de tratar do que outros tipos, como a sinusite crônica. Frequentemente, medicamentos de venda livre são úteis com essa condição quando ela é detectada nos estágios iniciais.

Embora não seja incomum que a sinusite aguda comece no trato respiratório, o impacto nos seios da face é muito semelhante a outras formas da doença. A inflamação das passagens nasais é comum e pode dificultar a respiração pelo nariz. Como a condição pode ser desencadeada por bactérias ou uma infecção viral, determinar o subgrupo exato de sinusite aguda às vezes é difícil. No entanto, uma regra geral é que, se a condição persistir por menos de sete dias, provavelmente foi viral. Qualquer intervalo de tempo superior a sete dias indica que uma infecção bacteriana é provavelmente a origem.


A sinusite aguda pode ser tratada com antibióticos

Existem vários sintomas básicos associados à presença de sinusite aguda. Dores de cabeça e sensação de plenitude ou congestão nas passagens nasais ou no trato respiratório superior são comuns.

Uma sensação de mal-estar geral também pode estar presente, combinando fadiga com uma sensação geralmente dolorida no peito e na área da garganta.

Embora a gravidade dos sintomas varie de uma pessoa para outra, todos tendem a estar presentes em algum momento durante o progresso da infecção.

Em termos do tipo certo de tratamento de sinusite a ser utilizado em casos de sinusite aguda, o uso de alguns medicamentos de venda livre pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas.

É provável que o ibuprofeno e o acetaminofeno ajudem a atenuar as dores de cabeça e parte do desconforto geral. Irrigar as passagens nasais com uma solução salina é um dos vários remédios para sinusite consagrados pelo tempo.

Muitas pessoas que preferem experimentar um remédio caseiro antes de ir ao médico preparam sua própria solução salina usando uma mistura de sal de mesa e água morna.

Embora essa solução caseira possa trazer algum alívio para os sintomas, ainda há uma boa chance de o indivíduo precisar de algo mais forte para ajudar a controlar a condição.

Os antibióticos são normalmente uma das primeiras soluções que um profissional de saúde empregará para ajudar a iniciar a cura da sinusite aguda. Se os antibióticos não funcionarem, é provável que o uso de corticosteróides seja necessário. Estes podem ser usados sozinhos ou em conjunto com antibióticos, com base na gravidade da condição.

Sinusite – Causas e Sintomas


Sinusite

sinusite geralmente ocorre devido a uma infecção, embora o inchaço das alergias possa imitar os sintomas de pressão, dor e congestão, e as alergias podem preparar o terreno para uma infecção bacteriana.

As bactérias são a causa mais comum de infecção sinusal. O Streptococcus pneumoniae causa cerca de 33% de todos os casos, enquanto o Haemophilus influenzae causa cerca de 25% de todos os casos.

sinusite em crianças pode ser causada por Moraxella catarrhalis (20%). Em pessoas com sistema imunológico enfraquecido (incluindo pacientes com diabetes, síndrome de imunodeficiência adquirida ou AIDS e pacientes que tomam medicamentos que diminuem sua resistência imunológica, como câncer e pacientes transplantados), a sinusite pode ser causada por fungos como Aspergillus, Candida, ou Mucorales.

sinusite aguda geralmente segue algum tipo de infecção do trato respiratório superior ou resfriado. Em vez de acabar, o frio parece se prolongar, com congestão constante ou até piora.

A drenagem do nariz geralmente muda de uma cor clara para um verde-amarelado mais espesso. O indivíduo pode desenvolver febre. Pode ocorrer dor de cabeça e dor nos seios da face afetados, bem como sensação de pressão que pode piorar quando o paciente se inclina. Pode haver dor na mandíbula ou nos dentes. Algumas crianças, em particular, têm dores de estômago devido à drenagem infectada que desce pela parte de trás da garganta e é engolida. Alguns pacientes desenvolvem tosse.

sinusite crônica ocorre quando o problema existe há pelo menos três meses. Raramente há febre com sinusite crônica. A dor e a pressão nos seios da face são frequentes, assim como a congestão nasal.

Devido ao inchaço nos seios da face, eles podem não ser capazes de drenar pelo nariz. A drenagem, portanto, pinga constantemente na parte de trás da garganta, resultando em dor de garganta contínua e mau hálito.

Sinusite – Diagnóstico

O diagnóstico às vezes é complicado, porque os sintomas muitas vezes se assemelham aos de um resfriado simples. No entanto, a sinusite deve ser fortemente suspeitada quando um resfriado dura mais de uma semana.

Os médicos têm diferentes níveis de confiança em certos exames básicos comumente realizados no consultório. Por exemplo, bater nos seios da face pode causar dor em pacientes com sinusite, mas pode não causar.

Um procedimento chamado “transiluminação sinusal” pode ou não ser útil. Usando uma lanterna pressionada contra a pele da bochecha, o praticante observará a boca aberta do paciente.

Quando os seios da face estão cheios de ar (em condições normais), a luz se projeta através do seio e fica visível no céu da boca como uma área iluminada e avermelhada. Quando os seios estão cheios de muco, a luz será interrompida. Embora esse teste simples possa ser útil, certamente não é uma maneira perfeita de diagnosticar ou descartar o diagnóstico de sinusite.

Imagens de raios-X e tomografias computadorizadas dos seios são úteis para sinusite aguda e crônica.

Pessoas com sinusite crônica também devem ser verificadas quanto a alergias e podem precisar de um procedimento chamado endoscopia nasal, no qual um tubo de fibra ótica muito fino e iluminado é colocado no nariz para que o médico veja se algum tipo de obstrução anatômica está causando a doença. Por exemplo, o septo (a cartilagem que separa as duas cavidades nasais uma da outra) pode estar ligeiramente deslocado (um desvio de septo). Essa condição pode resultar em obstrução crônica, preparando a pessoa para o desenvolvimento de uma infecção.

Sinusite – Tratamento


Sinusite

Medicamentos antibióticos são usados para tratar a sinusite aguda. Antibióticos adequados incluem sulfas, amoxicilina e uma variedade de cefalosporinas.

Esses medicamentos geralmente são administrados por cerca de duas semanas, mas podem ser administrados por períodos ainda mais longos.

Descongestionantes ou o uso a curto prazo de sprays descongestionantes nasais podem ser úteis. O acetaminofeno (Tylenol) e o ibuprofeno (Motrin, Advil) podem diminuir a dor e a dor de cabeça associadas à sinusite.

Além disso, usar um umidificador pode evitar que o muco nas passagens nasais seque desconfortavelmente e pode ajudar a aliviar qualquer dor de garganta ou tosse.

sinusite crônica geralmente é tratada inicialmente com antibióticos. Sprays nasais esteróides podem ser usados para diminuir o inchaço nas passagens nasais.

Se for encontrada uma razão anatômica para sinusite crônica, pode ser necessário corrigi-la com cirurgia. Se for necessário um procedimento cirúrgico, as amostras geralmente são coletadas ao mesmo tempo para permitir a identificação de qualquer organismo presente que possa estar causando infecção.

sinusite fúngica requer cirurgia para limpar os seios da face. Em seguida, um curso relativamente longo de um medicamento antifúngico muito forte chamado anfotericina B é administrado por meio de uma agulha na veia (por via intravenosa).

Sinusite – Prognóstico

O prognóstico para infecções sinusais geralmente é excelente, embora alguns indivíduos possam achar que são particularmente propensos a contrair tais infecções após um resfriado.

sinusite fúngica, no entanto, tem uma taxa de mortalidade relativamente alta.

Sinusite – Prevenção

A prevenção envolve os padrões usuais de boa higiene para reduzir o número de resfriados que um indivíduo pega. Evitar a exposição à fumaça do cigarro, identificar e tratar alergias e evitar mergulhos profundos em piscinas pode ajudar a prevenir infecções sinusais. Durante o inverno, é uma boa ideia usar um umidificador.

Os umidificadores devem ser limpos de forma adequada e frequente com alvejante ou produto de limpeza comparável para evitar o mofo que pode ser aerossolizado e exacerbar as alergias existentes.

Passagens nasais secas podem rachar, permitindo a entrada de bactérias. Quando as alergias são diagnosticadas, vários sprays nasais estão disponíveis para auxiliar na prevenção da inflamação nas passagens nasais, permitindo assim o fluxo normal do muco.

Fonte: www.entnet.org/www.oxfordreference.com/www.nhs.uk/www.thehealthboard.com/www.aaaai.org/www.entnet.org/www.jcaai.org/www.niad.nih.gov/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.