PUBLICIDADE
Síndrome de Noonan – Definição
A síndrome de Noonan é uma condição que geralmente envolve um problema cardíaco encontrado no nascimento, baixa estatura, pescoço largo ou alado, pectus excavatum e pectus carinatum (deformidades no peito), bem como uma série de atrasos no desenvolvimento. Ocasionalmente, manchas café com leite (um achado na pele) e outras características de neurofibromatose podem estar presentes.
A síndrome de Noonan é tipicamente uma doença herdada geneticamente com manifestações fenotípicas heterogêneas que podem mudar com a idade. As características mais consistentes são olhos arregalados, orelhas baixas, baixa estatura e estenose pulmonar.
Síndrome de Noonan – O que é
A síndrome de Noonan é uma doença genética que pode afetar muitas partes do corpo do seu filho. Embora os sintomas variem amplamente, na maioria das vezes incluem características faciais incomuns, baixa estatura e problemas cardíacos. A detecção e o tratamento precoces podem aliviar os sintomas e prevenir complicações.
Os sintomas geralmente incluem características faciais incomuns, como testa alta e olhos arregalados, orelhas inseridas mais baixas e pescoço mais curto.
Muitas crianças nascidas com síndrome de Noonan também apresentam baixa estatura (baixa estatura em comparação com crianças da mesma idade), problemas oculares, baixo tônus muscular e doenças cardíacas congênitas (desde o nascimento).
Embora a síndrome de Noonan não tenha cura, seu médico pode recomendar orientações para manter seu filho o mais saudável possível.
Seu médico também trabalhará em estreita colaboração com você para ajudar a prevenir complicações ou detectá-las precocemente, para que seu filho possa levar uma vida plena e ativa.
Qualquer pessoa pode nascer com síndrome de Noonan. Cerca de 50% das pessoas com síndrome de Noonan têm pais com a doença. Na maioria dos casos, uma pessoa com síndrome de Noonan tem 50% de chance de transmitir a doença ao filho.
Síndrome de Noonan – Descrição
Síndrome de Noonan
Descrita pela primeira vez pela pediatra e cardiologista Jacqueline Noonan em 1963, a síndrome de Noonan inclui inúmeras características específicas. No entanto, normalmente não há dois indivíduos afetados que tenham exatamente a mesma combinação dessas características. Em 2001, ainda não havia uma lista definida de critérios para diagnosticar a doença e não existiam testes genéticos moleculares para confirmar o diagnóstico. Portanto, atribuir as características de um indivíduo à síndrome de Noonan baseia-se em uma revisão cuidadosa da história médica e familiar, em um exame físico detalhado e no estudo de outros diagnósticos possíveis.
Existem três grupos principais de síndrome de Noonan.
O tipo clássico é a síndrome de Noonan, tipo 1 (NS1). Isso também é conhecido como síndrome de Noonan, síndrome de Turner masculina, síndrome de pseudo-Turner feminina, fenótipo de Turner com cariótipo normal e síndrome de Pterygium colli. A NS1 foi chamada de síndrome de Turner Masculino porque muitas características se sobrepõem entre a NS1 e a síndrome de Turner.
A diferença marcante entre as duas condições é que a síndrome de Turner é causada por uma anomalia cromossômica e afeta apenas mulheres. Em contraste, homens e mulheres são igualmente afetados pela síndrome de Noonan.
Indivíduos com NS1 podem frequentemente apresentar um defeito cardíaco, estenose pulmonar, encontrado no nascimento. Uma anormalidade da parede torácica é comum, geralmente com pectus carinatum na porção superior (perto do pescoço) e pectus excavatum abaixo dela, criando uma aparência de “escudo”. Atrasos no desenvolvimento às vezes fazem parte da doença.
Características faciais como testa alta, olhos grandes, orelhas baixas e pescoço curto são comuns. Crianças pequenas com NS1 geralmente apresentam características faciais muito óbvias e podem ter uma expressão facial “sem graça”, semelhante a condições causadas por fraqueza muscular. No entanto, as características faciais podem mudar com o tempo, e os adultos com síndrome de Noonan geralmente apresentam características faciais mais sutis.
Isso torna o rosto uma pista menos óbvia da doença em indivíduos mais velhos. Outras características associadas na NS1 são genitália menor em homens, bem como criptorquidia.
Alguns indivíduos com a doença desenvolvem trombocitopenia ou baixo número de plaquetas sanguíneas, bem como outros problemas com a coagulação sanguínea normal (coagulação).
Outro tipo de doença é a síndrome de Noonan, tipo 2 (NS2). Isto envolve as mesmas características do Tipo 1, mas o padrão de herança é proposto como recessivo, em vez do padrão dominante mais comumente visto.
O tipo final da síndrome é a síndrome da neurofibromatose-Noonan, também conhecida como síndrome da neurofibromatose de Noonan, e a neurofibromatose com fenótipo de Noonan. Neste, os indivíduos geralmente apresentam algumas características tanto da neurofibromatose quanto da NS1. Foi proposto que isto pode ser simplesmente uma ocorrência casual de duas condições.
Isso ocorre porque essas condições têm duas localizações genéticas distintas, sem sobreposição aparente.
Síndrome de Noonan – Causa
A síndrome de Noonan ocorre com mais frequência devido a alterações (mutações) em certos genes que ajudam os tecidos do corpo a crescer e se desenvolver.
Esses genes mutados produzem proteínas que permanecem ativas por mais tempo do que deveriam. Eles interferem no crescimento e divisão celular adequados.
A síndrome de Noonan pode ser:
Herdado: um dos pais passa a condição para um filho.
Mutação espontânea: desenvolve-se sem qualquer histórico familiar.
Os testes genéticos podem encontrar uma anormalidade em quase 80% das pessoas com síndrome de Noonan. De resto, os investigadores não sabem a causa exata.
Síndrome de Noonan – Sintomas
Síndrome de Noonan
Ocasionalmente, podem ocorrer problemas de alimentação em bebês com síndrome de Noonan, devido a um reflexo de sucção deficiente. A baixa estatura na idade adulta é comum, embora o comprimento ao nascer seja normalmente normal. Atrasos no desenvolvimento podem tornar-se aparentes porque os indivíduos demoram mais para atingir marcos, como sentar e andar.
Problemas comportamentais podem ser mais comuns, mas muitas vezes não são significativos o suficiente para receber atenção médica. Os defeitos cardíacos são comuns, sendo a estenose pulmonar o defeito mais comum. Às vezes, há fraqueza muscular, assim como aumento da flexibilidade das articulações.
Complicações neurológicas menos comuns podem incluir schwannomas ou crescimentos (comuns na neurofibromatose) da medula espinhal e do cérebro. Esses schwannomas também podem ocorrer no músculo.
Muitas características faciais são encontradas na síndrome de Noonan, geralmente envolvendo os olhos. Os olhos podem estar arregalados, podem parecer semicerrados devido às pálpebras caídas e os cantos podem virar para baixo. Alguns outros achados, como nistagmo e estrabismo, podem ocorrer. Curiosamente, a maioria das pessoas com síndrome de Noonan tem lindos olhos azuis claros ou verdes. Freqüentemente, as orelhas são inseridas baixas (abaixo do nível dos olhos) e a parte superior da cartilagem da orelha está mais dobrada do que o normal. Pode ocorrer perda auditiva, na maioria das vezes devido a infecções de ouvido frequentes. Uma testa muito alta e larga é muito comum.
O rosto de um indivíduo pode assumir uma forma triangular invertida. Conforme mencionado anteriormente, as características faciais podem mudar com o tempo.
Uma criança pode parecer mais marcante do que um adulto, pois as características podem gradualmente tornar-se menos óbvias. Às vezes, estudar fotografias da infância dos pais presumivelmente “não afetados” de um indivíduo pode revelar pistas. Os pais podem ter características mais óbvias da doença nas fotografias de sua infância.
A partir de 2001, anormalidades da parede torácica, como tórax em escudo, pectus carinatum e pectus excavatum, ocorrem em 90-95% das pessoas com NS1.
Acredita-se que isso ocorra devido ao fechamento precoce das suturas abaixo dessas áreas. Além disso, mamilos bem espaçados não são incomuns. Pode ocorrer escoliose (curvatura da coluna), juntamente com outras anomalias da coluna.
Anormalidades linfáticas podem ser comuns, muitas vezes devido a drenagem anormal ou bloqueio nos gânglios linfáticos. Isso pode causar linfedema ou inchaço nos membros.
O linfedema pode ocorrer atrás do pescoço (geralmente no período pré-natal) e acredita-se que esta seja a causa do pescoço largo/alado da doença.
Acredita-se que o linfedema pré-natal também obstrua a formação adequada das orelhas, olhos e mamilos, causando as anormalidades mencionadas em todos os três.
Indivíduos com síndrome de Noonan podem ter problemas de coagulação, demonstrados por sangramento anormal ou hematomas leves a graves.
A doença de von Willebrand e anormalidades nos níveis dos fatores V, VIII, XI, XII e proteína C (todas as proteínas envolvidas na coagulação do sangue) são comuns, isoladamente ou em combinação.
Estes problemas podem diminuir à medida que a pessoa envelhece, embora as proteínas de coagulação mencionadas ainda possam estar presentes em quantidades anormais.
Raramente ocorrem algumas formas de leucemia e outros tipos de câncer.
Os problemas renais costumam ser leves, mas podem ocorrer. O achado mais comum é um alargamento da cavidade pélvica (em forma de taça) do rim. Nos homens, às vezes são observados tamanhos menores do órgão sexual masculino e criptorquidia. A criptorquidia pode levar à formação inadequada de espermatozoides nesses homens, embora a função sexual seja normalmente normal.
Não é tão comum ver um homem afetado ter um filho com síndrome de Noonan, e isso provavelmente se deve à criptorquidia. A puberdade pode ser atrasada em algumas mulheres com NS1, mas a fertilidade geralmente não é comprometida.
Por último, a ceratose folicular é comum na face e nas articulações. É um conjunto de marcas de nascença escuras que geralmente aparecem durante os primeiros meses de vida, geralmente ao longo das sobrancelhas, olhos, bochechas e couro cabeludo. Geralmente, progride até a puberdade e depois para. Às vezes pode deixar cicatrizes, o que pode impedir o crescimento de pelos nessas áreas. podem ocorrer manchas café-com-leite, não muito diferentes daquelas observadas na neurofibromatose.
Síndrome de Noonan – Diagnóstico
Síndrome de Noonan
Em 2001, não havia testes moleculares ou bioquímicos para a síndrome de Noonan, o que ajudaria a confirmar o diagnóstico. Portanto, é um diagnóstico clínico, baseado em achados e sintomas.
O desafio é que existem várias condições que imitam a síndrome de Noonan. Se uma mulher apresentar sintomas, um estudo cromossômico é crucial para determinar se ela tem síndrome de Turner, pois ela teria um cromossomo X ausente. Outras condições cromossômicas semelhantes incluem trissomia 8p (três cópias do braço pequeno do cromossomo 8) e mosaicismo trissomia 22 (linhagens celulares mistas, algumas com três cópias do cromossomo 22). Um cariótipo ajudaria a descartar isso.
Uma condição extremamente semelhante é a síndrome cardio-facio-cutânea (CFC), que apresenta características faciais semelhantes, baixa estatura, linfedema, atrasos no desenvolvimento, bem como defeitos cardíacos e achados cutâneos semelhantes. Tem sido debatido se CFC e NS1 são a mesma condição.
O argumento mais convincente de que se trata de duas condições distintas reside no fato de que todos os casos de CFC são esporádicos (o que significa que não há histórico familiar), enquanto a NS1 pode frequentemente ser observada com histórico familiar.
Outras condições semelhantes incluem a síndrome de Watson e múltiplos lentigos/LEOPARD, pois estão associadas a estenose pulmonar, olhos arregalados, deformidades torácicas e atrasos mentais.
Um estudo cuidadoso identificaria a síndrome de Noonan entre eles.
A maioria dos indivíduos é diagnosticada com NS1 na infância, porém alguns sinais podem se manifestar nos estágios finais da gravidez. Linfedema, higroma cístico e defeitos cardíacos às vezes podem ser observados em uma ultrassonografia pré-natal. Com tecnologia de alta resolução, ocasionalmente algumas características faciais também podem ser vistas.
Após tais achados, uma amniocentese normalmente seria oferecida (já que também haveria suspeita de síndrome de Turner) e um cariótipo normal aumentaria a suspeita de NS1.
Síndrome de Noonan – Tratamento
O tratamento é muito específico para cada sintoma, pois nem todos terão as mesmas necessidades. Para baixa estatura, alguns indivíduos responderam à terapia com hormônio do crescimento.
A causa exata da baixa estatura não está bem definida e atualmente estão sendo estudadas terapias. A fraqueza muscular e os atrasos precoces muitas vezes necessitam de um programa de intervenção precoce, que combina terapias físicas, de fala e ocupacionais. Os defeitos cardíacos precisam ser acompanhados de perto e o tratamento às vezes pode incluir betabloqueadores ou cirurgias, como a abertura da válvula pulmonar.
Para indivíduos com problemas de coagulação, a aspirina e os medicamentos que a contenham devem ser evitados, pois previnem a coagulação.
Tratamentos que utilizam vários fatores sanguíneos podem ser necessários para ajudar na coagulação adequada. A drenagem pode ser necessária para linfedema problemático, mas é rara.
A criptorquidia pode ser corrigida cirurgicamente e a reposição de testosterona deve ser considerada em homens com desenvolvimento sexual anormal.
Aparelhos nas costas podem ser necessários para escoliose e outros problemas esqueléticos. Infelizmente, medicamentos como cremes para ceratose folicular geralmente não ajudam.
Os atrasos no desenvolvimento devem ser avaliados precocemente e as aulas de educação especial podem ajudar com isso. Em resumo, estas diversas modalidades de tratamento requerem uma coordenação cuidadosa e muitos problemas duram a vida toda. Uma abordagem de equipe pode ser benéfica.
Síndrome de Noonan – Prognóstico
O prognóstico da síndrome de Noonan depende em grande parte da extensão dos vários problemas médicos, especialmente dos defeitos cardíacos.
Indivíduos com uma forma grave da doença podem ter uma vida útil mais curta do que aqueles com uma apresentação mais branda. Além disso, a presença de deficiência mental em 25% dos indivíduos afeta o prognóstico a longo prazo.
Fonte: www.noonansyndrome.org/www.ability.org.uk/www.familyvillage.wisc.edu/www.encyclopedia.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/my.clevelandclinic.org/www.icondata.com/www.gale.com/www.chop.edu