PUBLICIDADE
Pterígio – Definição
Um pterígio é um crescimento carnoso benigno da conjuntiva. A conjuntiva é a camada superficial externa da parte branca do olho.
O pterígio cresce sobre a córnea, que é a estrutura transparente na frente do olho.
O pterígio é um supercrescimento triangular da córnea, geralmente o lado interno, por conjuntiva espessa e degenerativa.
A córnea é uma camada transparente de tecido, contínua com o esclerótico, que forma a parte anterior do olho dos vertebrados, sobre a íris e o cristalino. A córnea refrata a luz que entra no olho na lente, auxiliando assim no foco das imagens na retina.
O pterígio geralmente se desenvolve no canto interno do olho, próximo ao nariz, e pode ocorrer em um ou nos dois olhos.
Pterígio – O que é
O pterígio é um crescimento elevado, carnudo e de forma triangular na conjuntiva do olho. A exposição prolongada à luz ultravioleta é a principal causa. Seus olhos podem ficar vermelhos, inchados e irritados em casos leves. Se o pterígio crescer, sua visão pode ser bloqueada ou turva. Os tratamentos incluem colírios para aliviar os sintomas e pomadas para cirurgia se sua visão for afetada.
Sua conjuntiva é a membrana transparente que cobre o branco do olho. A conjuntiva normalmente termina na parte clara do olho, a córnea. Também alinha o interior das pálpebras.
Pterígio vem das palavras gregas pteryx, que significa “asa” e pterígio, que significa “barbatana”. O pterígio é um espessamento em forma de asa ou triangular de uma área de tecido conjuntivo.
Cresce em qualquer canto do olho, mas geralmente mais frequentemente no canto mais próximo do nariz. Ele se espalha para fora, às vezes na córnea do olho.
O pterígio pode afetar um ou ambos os olhos, mas geralmente não ao mesmo tempo. Quando afeta os dois olhos ao mesmo tempo, é chamado de pterígio bilateral.
Pterígio – Conjuntiva
Pterígio
Um pterígio é um crescimento carnoso benigno da conjuntiva. A conjuntiva é a camada superficial externa da parte branca do olho. O pterígio cresce sobre a córnea, que é a estrutura transparente na frente do olho.
O pterígio geralmente se desenvolve no canto interno do olho, próximo ao nariz, e pode ocorrer em um ou nos dois olhos.
Um pterígio é um crescimento de tecido triangular rosado na córnea do olho. Geralmente começa na córnea perto do nariz. Pode crescer lentamente, mas raramente cresce tanto que cobre a pupila e prejudica a visão.
Muitas vezes, ambos os olhos estão envolvidos. A causa não é clara. Parece estar parcialmente relacionado à exposição prolongada à luz ultravioleta e poeira. Fatores genéticos também parecem estar envolvidos.
É um crescimento benigno. Outras condições que podem parecer semelhantes incluem pinguécula, tumor ou degeneração marginal da córnea de Terrien.
A prevenção pode incluir o uso de óculos escuros e chapéu se estiver em uma área com luz solar forte. Entre aqueles com a doença, um lubrificante para os olhos pode ajudar com os sintomas.
A remoção cirúrgica normalmente só é recomendada se a capacidade de ver for afetada. Após a cirurgia, um pterígio pode recorrer em cerca de metade dos casos. A frequência da condição varia de 1% a 33% em várias regiões do mundo. Ocorre mais comumente entre homens do que mulheres e em pessoas que vivem mais perto do equador. A condição se torna mais comum com a idade.
A condição foi descrita desde pelo menos 1000 aC.
Pterígio – Sintomas
Pterígio
Os sintomas do pterígio incluem vermelhidão persistente, inflamação, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, olhos secos e coceira. Em casos avançados, o pterígio pode afetar a visão, pois invade a córnea com o potencial de obscurecer o centro óptico da córnea e induzir astigmatismo e cicatrização da córnea. Muitos pacientes se queixam da aparência cosmética do olho, seja com alguns dos sintomas acima ou como sua queixa principal. O uso de lentes de contato padrão pode se tornar desconfortável ou mesmo impossível, embora a modelagem personalizada possa melhorar o ajuste até certo ponto.
Às vezes, você não terá sintomas antes do aparecimento do pterígio. Quando os sintomas se desenvolvem, eles variam de leve a grave.
Os primeiros sinais e sintomas incluem:
Um crescimento rosa ligeiramente elevado em seu olho.
Olhos vermelhos, irritados ou inchados.
Olhos secos, coceira nos olhos ou ardor nos olhos.
A sensação de que você tem areia ou cascalho está em seus olhos.
Olhos lacrimejantes.
Sinais e sintomas tardios incluem:
Aumento do tamanho e extensão da lesão.
Uma aparência desagradável do seu olho devido ao tamanho da lesão.
Visão turva ou visão dupla (se o pterígio crescer na córnea).
Pterígio – Causa
Pterígio
A causa exata é desconhecida, mas está associada à exposição excessiva ao vento, luz solar ou areia. Portanto, é mais provável que ocorra em populações que habitam as áreas próximas ao equador, bem como locais ventosos. Além disso, a probabilidade de ocorrência de pterígios é duas vezes maior em homens do que em mulheres.
O pterígio é um crescimento excessivo do tecido conjuntivo.
Acredita-se que seja causado por:
Exposição prolongada à luz ultravioleta (UV) do sol (causa mais comum).
Irritação ocular devido ao tempo quente e seco, vento e poeira.
Pterígio – Diagnóstico
O pterígio (conjuntiva) pode ser diagnosticado sem necessidade de exame específico, porém a topografia corneana é um teste prático (técnica) conforme o quadro se agrava
Seu oftalmologista pode diagnosticar o pterígio com uma lâmpada de fenda. Uma lâmpada deslizante é um tipo de microscópio que focaliza uma linha estreita (uma “fenda”) de luz brilhante em seu olho.
Ajuda o seu oftalmologista a olhar para a frente e para dentro do seu olho. Um exame de lâmpada de fenda é uma parte normal de um exame oftalmológico.
Outros exames oftalmológicos que seu oftalmologista pode realizar incluem:
Teste de acuidade visual: Este teste verifica o quão bem você pode ver letras ou símbolos em um gráfico a 6 metros de distância.
Topografia da córnea: Este é um tipo de fotografia que usa um computador para criar um mapa 3D da superfície da sua córnea.
Seu oftalmologista também pode tirar fotos do seu olho para rastrear as mudanças no crescimento do pterígio ao longo do tempo. Seu oftalmologista pode solicitar outros exames para descartar outras condições, incluindo cânceres que afetam o olho.
Pterígio – Prevenção
Como está associado à exposição excessiva ao sol ou ao vento, o uso de óculos de proteção com protetores laterais e/ou chapéus de abas largas e o uso de lágrimas artificiais ao longo do dia podem ajudar a prevenir sua formação ou impedir seu crescimento.
Surfistas e outros atletas de esportes aquáticos devem usar proteção para os olhos que bloqueie 100% dos raios ultravioleta da água, como é frequentemente usado por atletas de esportes de neve.
Muitos daqueles que correm maior risco de pterígio devido à exposição ao sol no trabalho ou lazer não entendem a importância da proteção.
A proteção de seus olhos contra a radiação ultravioleta da luz solar é sempre importante.
Usar óculos de sol com proteção UV e um chapéu de abas largas pode ser benéfico na prevenção do início ou progressão de um pterígio.
Pterígio – Tratamento
Pterígio
O pterígio normalmente não requer cirurgia, a menos que cresça a ponto de causar problemas visuais. Alguns dos sintomas, como irritação, podem ser tratados com lágrimas artificiais.
A cirurgia também pode ser considerada para sintomas incontroláveis.
Se seus sintomas não causarem desconforto ou interferirem em sua visão, provavelmente você não precisará de tratamento.
Seu oftalmologista agendará visitas ao consultório para ver se o pterígio está crescendo ou causando problemas de visão.
Seu oftalmologista pode:
Recomende pomadas oftálmicas ou gotas lubrificantes (molhantes)/lágrimas artificiais ou gotas descongestionantes se o seu olho estiver desconfortável.
Prescreva colírios esteróides ou pomadas para reduzir a dor, vermelhidão, coceira e inchaço.
O tratamento depende da gravidade da condição.
As opções podem incluir:
Proteção contra radiação ultravioleta – se o pterígio for pequeno, indolor e não causar problemas de visão, pode ser aconselhado o uso de chapéu e óculos escuros ao ar livre. Proteger os olhos da radiação ultravioleta tende a interromper o crescimento do pterígio. Óculos de sol envolventes são recomendados, pois protegem os olhos contra a luz ultravioleta que entra pelas laterais do rosto.
Gotas ou pomadas – para tratar pequenas irritações ou para lubrificar e acalmar a córnea. Para inflamação grave, um oftalmologista pode prescrever um curto período de colírios esteróides. Esses medicamentos apenas aliviam os sintomas e não são uma cura.
Cirurgia – é o único tratamento que pode remover um pterígio. Seu optometrista ou médico pode encaminhá-lo a um cirurgião oftalmológico. É preferível remover o pterígio antes que ele cresça na córnea. Caso contrário, pode cicatrizar a córnea e causar problemas de visão permanentes. Um pterígio também pode ser removido por razões estéticas.
O optometrista verificará seu pterígio a cada 1-2 anos para garantir que ele não esteja aumentando de tamanho.
Fonte: www.pubmedcentral.nih.gov/emedicine.medscape.com/www.paramountbooks.com/www.jpgmonline.com/encyclopedia.pub/medlineplus.gov/eyewiki.aao.org/my.clevelandclinic.org