Protração

PUBLICIDADE

Protração – Definição

Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente.

movimento de protração é o oposto do movimento de retração.

As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.

Protração significa projetar ou sobressair uma parte do corpo. Por exemplo, ao desferir um soco com os braços abduzidos, um músculo originário da parede torácica – chamado serrátil anterior – se contrai e arrasta a escápula para frente sobre a caixa torácica, causando protração da escápula. Da mesma forma, colocar a mandíbula ou o osso da mandíbula para fora é chamado de protração da mandíbula.

O oposto da protração é a retração, que se refere a trazer a escápula protraída ou a mandíbula de volta às suas posições originais.

A Protração é:

A ação de prolongar algo ou o estado de ser prolongado.
O estado ou condição de ser demorado
A ação de estender uma parte do corpo
Uma extensão de algo no tempo ou no espaço.

Protração – O que é

Protração é um termo anatômico usado para descrever a ação de desenhar as omoplatas anteriormente e ligeiramente separadas.

Essa protração escapular produz um impulso visível para frente dos ombros.

Enquanto o termo protração pode ser usado para descrever um movimento de empurrar para a frente de várias outras partes do corpo, como a cabeça em relação ao pescoço, mais comumente se refere à ação específica na cintura escapular.

O oposto da retração, que envolve trazer as omoplatas para trás e juntas, a protração é possibilitada por múltiplos grupos musculares na parte superior do corpo.

Destes, o mais significativo é o serrátil anterior.

O serrátil anterior está localizado logo abaixo dos peitorais e acima dos abdominais em ambos os lados da caixa torácica.

Originada ao longo do lado do tórax, das oito ou nove costelas superiores, envolve a lateral do corpo e se insere ao longo da borda medial ou interna da omoplata.

Tem uma aparência nervurada, enquanto suas fibras correm paralelas às costelas: horizontalmente e inclinando-se ligeiramente para cima quando se afastam da linha média do corpo.

Além de protrair as escápulas, o serrátil anterior auxilia na estabilização e rotação escapular, ajudando a virar as omoplatas para cima à medida que as atrai anteriormente.


Protração e retração escapular

Este músculo é altamente pronunciado em boxeadores, que o usam para protrair as escápulas enquanto dão um soco.

Neste caso, a protração também é uma ferramenta útil para a defesa: arredondar os ombros para dentro e puxá-los para a frente cria uma área de superfície menor do tronco para um oponente, um soco e, portanto, menos área para proteger com os braços.


O peitoral menor é usado na protração da escápula

Outro músculo usado na protração da omoplata é o peitoral menor. Muito menor que seu vizinho no peito, o peitoral maior, o peitoral menor é encontrado abaixo dele.

Em vez de suas fibras correrem horizontalmente, no entanto, o peitoral menor corre perpendicularmente ao peitoral maior, com suas fibras atravessando verticalmente a caixa torácica superior.

Anexando-se através de um tendão à parte superior interna da escápula, o peitoral menor é o principal responsável por pressionar o ombro, ou puxá-lo para baixo, mas também participa da protração inclinando a borda interna da escápula para trás enquanto o serrátil extrai a escápula para a frente.

Em muitos indivíduos, particularmente aqueles que se sentam em frente a um computador o dia inteiro, os músculos envolvidos na protração são tensos e superdesenvolvidos.

Esse desequilíbrio pode ser corrigido pelo fortalecimento dos músculos envolvidos na retração, aqueles encontrados entre as omoplatas na parte superior das costas, como os rombóides, bem como o alongamento dos transferidores. Isso ajudará a puxar os ombros para trás, onde eles pertencem ao alinhamento postural neutro.

Termos anatômicos de movimento:

As palavras usadas para descrever o movimento das partes do corpo são chamadas de termos anatômicos de movimento.

Esses termos são frequentemente encontrados em pares de palavras que têm significados opostos. Exemplos desses pares de palavras incluem medial/lateral, flexão/extensão, abdução/adução e protração/retração.

Essas palavras ajudam a descrever com precisão o movimento criado pelos músculos.

Fonte: www.ivyroses.com/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/www.thefreedictionary.com/www.collinsdictionary.com/www.cnrtl.fr/www.ivyroses.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.