Prostatite

PUBLICIDADE

Prostatite – Definição

Prostatite é uma inflamação da próstata. A prostatite aguda geralmente é resultado de infecção no trato urinário ou infecção transmitida pelo sangue; em muitos casos, a infecção se espalha pela uretra e é contraída por transmissão sexual.

Os sintomas incluem febre, dor lombar e dificuldade ou dor ao urinar; a glândula está sensível e inchada.

A infecção, causada por uma variedade de bactérias patogênicas e certos protozoários, é tratada com um antibiótico apropriado. A cura geralmente é completa, mas a condição pode se tornar crônica se o organismo infectante persistir.

A irritação contínua da próstata que não é causada por bactérias é chamada de prostatite crônica não bacteriana.

Prostatite – O que é

prostatite é um grupo de condições que inclui prostatite bacteriana aguda e crônica e síndrome da dor pélvica crônica. Pode causar infecção, inflamação e dor na próstata.

Homens com prostatite inflamatória assintomática não apresentam sintomas. A prostatite aguda (repentina) é uma emergência médica.

prostatite refere-se a quatro condições diferentes que afetam a próstata. Dois tipos de prostatite estão associados a infecções do trato urinário. Outros tipos não são.

Homens com prostatite podem apresentar infecção, inflamação e/ou dor. Homens adultos de qualquer idade podem ter prostatite.

Muitos homens que são informados de que têm prostatite são diagnosticados incorretamente e, na verdade, apresentam uma condição diferente. Há muitas informações desatualizadas sobre a prostatite.

prostatite é a inflamação da próstata e, às vezes, da área ao seu redor, causando dor. Existem vários tipos de prostatite, cada um com uma série de sintomas.

Alguns homens com a doença sentirão dores intensas e sintomas que têm um impacto significativo na sua qualidade de vida. Em alguns casos, os pacientes não apresentam nenhum sintoma.

Prostatite crônica/síndrome da dor pélvica crônica/prostatite não bacteriana/prostatodinia é a prostatite mais comum e sua causa exata é desconhecida.

Os sintomas podem incluir; dor nos órgãos genitais e na região pélvica, dificuldade ou dor ao urinar e, às vezes, dor durante ou após a ejaculação. Em muitos casos, o tratamento não é eficaz, mas a doença pode “desaparecer” após vários anos.

A causa da doença é desconhecida, mas o seguinte pode ser relevante:

Infecção por um organismo que ainda não foi identificado
Uma reação imunológica a um antígeno persistente de um organismo ou de um constituinte urinário
Disfunção do sistema nervoso simpático pélvico
Cistite intersticial
Cistos e cálculos prostáticos
Problemas mecânicos que causam retenção de líquido prostático

prostatite bacteriana aguda é o tipo menos comum de prostatite, mas o mais fácil de reconhecer e tratar. É uma infecção grave do trato urinário. Os sintomas incluem dor ao urinar; incapacidade de esvaziar a bexiga, dor na parte inferior das costas, abdômen ou região pélvica e febre.

prostatite bacteriana crônica é semelhante à prostatite bacteriana aguda, mas os sintomas se desenvolvem gradualmente e são menos graves e são caracterizados por infecções recorrentes do trato urinário.

A inflamação da próstata pode afetar qualquer faixa etária, mas é mais comum em homens jovens e de meia-idade.

próstata faz parte do sistema reprodutor masculino. Ele fica abaixo da bexiga, na frente do reto. A uretra (tubo que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo) passa pelo centro da glândula.

Prostatite – Próstata

Prostatite
Próstata Normal

Prostatite
Prostatite

próstata é uma pequena glândula em forma de noz que faz parte do sistema reprodutor masculino. Situa-se sob a bexiga e na frente do reto. A próstata é cercada por músculos e nervos. A uretra (o tubo que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo) passa pela próstata.

A próstata ajuda a produzir fluido para o sêmen. O sêmen protege e energiza os espermatozoides enquanto eles viajam para o óvulo feminino.

Prostatite – Tipos

Os tipos de prostatite incluem:

Prostatite bacteriana aguda (categoria 1): Uma ITU causa uma infecção na próstata. Os sintomas incluem febre e calafrios. Você pode sentir dor ao urinar com frequência ou ter dificuldade para urinar. A prostatite bacteriana aguda requer tratamento médico imediato.
Prostatite bacteriana crônica (categoria 2): As bactérias ficam presas na próstata, causando ITUs recorrentes que são difíceis de tratar.
Síndrome da dor pélvica crônica, ou CPPS (categoria 3): Síndrome da dor pélvica crônica é o tipo de prostatite mais comum. A inflamação da próstata ocorre em aproximadamente 1 em cada 3 homens. Como o nome indica, esse tipo causa dor crônica na pelve, no períneo (a área entre o escroto e o reto) e nos órgãos genitais.
Prostatite inflamatória assintomática (categoria 4): Esta condição causa inflamação da próstata, mas não apresenta sintomas. Você pode descobrir que tem essa condição depois de fazer exames para descobrir a causa de outros problemas. Por exemplo, uma análise de sêmen para infertilidade pode detectar prostatite inflamatória assintomática. Este tipo não precisa de tratamento.

prostatite é benigna (não cancerosa). Não aumenta o risco de câncer de próstata. No entanto, a inflamação causada pela prostatite às vezes aumenta o nível de antígenos específicos da próstata (PSA) no sangue – assim como o câncer de próstata. Outros testes podem ajudar a determinar o que está causando níveis elevados de PSA.

Prostatite – Causa

Prostatite
Prostatite

Diferentes tipos de prostatite têm causas diferentes. Os fatores de risco para a síndrome da dor pélvica crônica (SDPC), o tipo mais comum, não são claros.

Os potenciais contribuidores para a síndrome da dor pélvica crônica (SDPC) incluem:

Doenças autoimunes.
Espasmos musculares do assoalho pélvico.
Estresse.

As causas potenciais de formas bacterianas de prostatite incluem:

Infecções na bexiga ou pedras na bexiga.
Cirurgia ou biópsia que requer o uso de cateter urinário.
Pedras na próstata.
Retenção urinária (não esvaziar completamente a bexiga).
ITUs.

Prostatite – Sintomas

Os sintomas da prostatite variam dependendo do tipo e da causa. Pessoas com prostatite inflamatória assintomática não apresentam sintomas.

Homens com síndrome de dor pélvica crônica ou prostatite bacteriana crônica podem apresentar:

Dor no órgão sexual masculino, testículos ou períneo (área entre os testículos e o reto). A dor pode irradiar para a região lombar.
Vontade frequente de urinar.
Micção dolorosa (disúria).
Fluxo de urina fraco ou jato de urina que começa e para.
Ejaculação dolorosa ou dor durante a relação sexual.
Sangue no sêmen (hematospermia).
Disfunção erétil.

prostatite bacteriana aguda causa febre e calafrios.

Prostatite – Diagnóstico

Seu médico avaliará seus sintomas e realizará um exame físico.

Testes menos invasivos para prostatite podem incluir:

Exame retal digital: Seu médico insere um dedo enluvado e lubrificado no reto para verificar se há dor e inchaço na próstata. Este exame pode incluir massagem na próstata para coletar uma amostra de fluido seminal.
Urinálise: Uma verificação de urinálise e cultura de urina para bactérias e ITUs.
Exame de sangue: Um exame de sangue mede o PSA, uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados podem indicar prostatite, HBP ou câncer de próstata.

Testes mais invasivos para prostatite incluem:

Cistoscopia: A cistoscopia pode procurar outros problemas do trato urinário, mas não diagnostica prostatite. Seu médico usa um cistoscópio (um tubo iluminado do tamanho de um lápis com uma câmera ou lente de visualização na extremidade) para visualizar o interior da bexiga e da uretra.
Ultrassonografia transretal: Homens com prostatite bacteriana aguda ou prostatite bacteriana crônica que não melhora com antibióticos podem fazer uma ultrassonografia transretal. Uma fina sonda de ultrassom inserida no reto usa ondas sonoras para produzir imagens da próstata. Este teste pode mostrar anormalidades na próstata, abscessos ou cálculos.

Prostatite – Tratamento

Os antibióticos são frequentemente usados para tratar infecções da próstata.

Para prostatite aguda, você tomará antibióticos por 2 a 6 semanas.

Para prostatite crônica, você tomará antibióticos por pelo menos 2 a 6 semanas. Como a infecção pode voltar, pode ser necessário tomar medicamentos por até 12 semanas.

Muitas vezes, a infecção não desaparece, mesmo depois de tomar antibióticos por um longo período. Os seus sintomas podem voltar quando você interromper o medicamento.

Se a próstata inchada dificultar o esvaziamento da bexiga, pode ser necessário um tubo para esvaziá-la. O tubo pode ser inserido através do abdômen (cateter suprapúbico) ou através do órgão sexual masculino (cateter demorado).

Para cuidar da prostatite em casa:

Urine frequentemente e completamente.
Tome banhos quentes para aliviar a dor.
Tome amaciadores de fezes para tornar os movimentos intestinais mais confortáveis.
Evite substâncias que irritam a bexiga, como álcool, alimentos e bebidas com cafeína, sucos cítricos e alimentos quentes ou picantes.
Beba mais líquidos (64 a 128 onças ou 2 a 4 litros por dia) para urinar com frequência e ajudar a eliminar as bactérias da bexiga.

Seja examinado pelo seu médico depois de terminar o tratamento com antibióticos para ter certeza de que a infecção desapareceu.

Fonte: prostatematters.co.nz/www.gale.com/www.encyclopedia.com/my.clevelandclinic.org/medlineplus.gov/www.urologyhealth.org/www.painscale.com/urologyspecialist.com.au

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …