PUBLICIDADE
Plumbismo – Definição
Plumbismo é envenenamento por chumbo.
Plumbismo é uma condição tóxica aguda produzida pela ingestão, inalação ou absorção cutânea de chumbo ou compostos de chumbo, resultando em vários sintomas relacionados à dose, incluindo anemia, náusea, fraqueza muscular, confusão, cegueira e coma.
Plumbismo – O que é
Plumbismo é outra palavra para envenenamento por chumbo e pode ocorrer em adultos e crianças.
As crianças são vítimas mais prováveis, porque pequenas quantidades de chumbo podem facilmente atingir níveis tóxicos no corpo, mas os adultos também podem sofrer desse tipo de envenenamento.
Os sintomas podem variar com base na quantidade de chumbo presente no sangue.
A menos que tenha ocorrido a ingestão conhecida de chumbo ou exposição ao chumbo, os sintomas podem não indicar automaticamente o plumbismo e podem levar um longo tempo para progredir, danificando o corpo silenciosamente.
Crianças muito pequenas que apresentam os aspectos mais graves dessa doença podem ser propensas a diagnósticos equivocados.
Em particular, o modo como os sintomas podem ocorrer rapidamente em crianças pequenas e o tipo de sintomas que ocorrem são frequentemente confundidos com meningite.
Tais sintomas incluem náuseas/vômitos extremos, redução da capacidade cognitiva, possíveis convulsões, incapacidade de andar em linha reta e outros. Estes parecem problemas com o cérebro, que na verdade são porque o inchaço do cérebro tem ocorrido devido à exposição ao chumbo.
Crianças que são um pouco mais velhas podem ter sintomas semelhantes quando recebem plumbismo, mas podem ser mais graduais.
As convulsões não são tão incomuns, e as crianças podem ter uma diferença marcante na capacidade cognitiva e começar a aparecer como se fossem retardadas.
Às vezes, mudanças severas de comportamento ocorrem, ou uma criança com um caso de plumbismo ignorado e estendido pode subitamente ser reprovada na escola.
Em ambos os grupos, a anemia está freqüentemente presente, o que pode ser um método de diagnóstico, e em crianças mais velhas, isso poderia se traduzir em menor imunidade e contração mais freqüente de doenças.
A anemia também pode causar fadiga ou exaustão e tornar a pele um pouco pálida.
Adultos com intoxicação por chumbo raramente têm inchaço do cérebro, mas eles ainda podem ter problemas significativos no estômago ou problemas com o trato digestivo e mudanças no humor ou estado mental.
Dores de cabeça são bastante comuns também. Algumas pessoas notam um gosto amargo na boca e outras o chamam de gosto metálico.
Há tratamento para o plumbismo, uma vez diagnosticado, e pode reverter os danos e levar embora esta doença, a menos que os níveis de chumbo sejam extremamente altos.
O tratamento é feito através de um processo chamado quelação, no qual uma substância química é induzida no corpo que se liga às moléculas de chumbo e as remove.
Algumas pessoas precisam de tratamento mais agressivo e podem precisar de vários produtos químicos para ajudar a remover o chumbo.
Muitas vezes a maioria dos sintomas de envenenamento por chumbo são removidos com o tratamento, mas, novamente, às vezes, o dano que ocorre a partir do inchaço do cérebro é permanente.
A coisa mais importante a se lembrar sobre o plumbismo é que ele é causado pela exposição a um risco ambiental, o chumbo e que, muitas vezes, essa doença é evitável com as devidas precauções.
Estes incluem não morar em casas que foram fabricadas antes da década de 1970, a menos que a remoção de chumbo tenha sido realizada.
No mínimo não é necessário morar em casas que tenham qualquer tipo de lascar ou deteriorar tinta ou água de tubos de chumbo.
Quando não é possível se mudar para uma casa que seria livre de chumbo, as pessoas devem ter seus filhos ou eles mesmos testados periodicamente para garantir que o plumbismo não seja mostrado.
O chumbo também foi encontrado em vários produtos, como maquiagem, brinquedos infantis e móveis antigos.
A pesquisa de empresas e seus padrões no cumprimento das leis de segurança pode ajudar as pessoas a determinar quais produtos usar e que provavelmente serão mais seguros.
Plumbismo – Exposição ao chumbo
Chumbo
A exposição ao chumbo é perigosa porque este metal pesado é uma toxina que pode causar graves problemas de saúde e morte em altos níveis de exposição.
Os seres humanos têm trabalhado com o chumbo há séculos e, ao mesmo tempo, se envenenam com o chumbo devido à falta de compreensão sobre os riscos da exposição ao chumbo.
Embora o chumbo tenha sido reconhecido como perigoso há algum tempo, foi apenas no século XX que a questão foi totalmente compreendida e as pessoas começaram a tomar medidas para reduzir a exposição do chumbo à segurança.
Um dos problemas mais sérios associados à exposição ao chumbo é o dano neurológico.
O chumbo pode levar as pessoas a sofrer convulsões, falta de controle muscular e inúmeros outros problemas neurológicos, e os danos podem ser cumulativos, o que significa que, uma vez que o chumbo começa a se acumular no corpo, o paciente experimentará problemas mais sérios.
O chumbo também é duro para o fígado e para os rins, pois esses órgãos tentam processar a toxina e removê-la do corpo, e o metal pode levar a anormalidades reprodutivas e a condições cardíacas severas.
Para as crianças, a exposição ao chumbo é especialmente perigosa, porque seus corpos ainda estão se desenvolvendo e o metal pode causar sérios problemas de desenvolvimento.
O início do envenenamento por chumbo pode ser lento, então os pais podem não perceber o que está acontecendo até que uma criança tenha acumulado danos significativos como resultado da exposição ao chumbo.
Adultos e animais de estimação também estão em risco.
As pessoas podem ser expostas para liderar de várias maneiras.
Muitos adultos experimentam exposição ocupacional causada pelas indústrias em que trabalham, inalando pó de chumbo ou consumindo chumbo por acidente em locais de trabalho mal controlados.
As crianças podem receber envenenamento por chumbo de brinquedos com tinta à base de chumbo, ou morando em casas com tinta à base de chumbo. A tinta pode lascar ou descamar, contribuindo com poeira para o ar, e também pode ser encontrada no ar e no solo ao redor de uma casa.
O chumbo também é encontrado em canos velhos, jóias e uma grande variedade de outros materiais rotineiramente manuseados e usados pelas pessoas.
As pessoas devem tentar minimizar a exposição ao chumbo, tanto quanto possível, trabalhando em ambientes seguros e eliminando tintas antigas, produtos químicos e outras fontes potenciais de toxinas de forma responsável.
Testes para os níveis de chumbo estão disponíveis em muitos hospitais e clínicas, para pessoas que estão preocupadas com a exposição.
Em níveis baixos, remover a fonte da exposição e suplementar a dieta com ferro e cálcio pode ajudar a reduzir os sintomas.
Altos níveis de exposição ao chumbo exigirão um tratamento mais agressivo, como a terapia de quelação, na qual o chumbo é removido do sangue com o uso de uma substância química que se liga a ele.
Exposição ao chumbo – Sintomas
O chumbo é uma toxina que é especialmente perigosa se ingerida ou inalada.
Envenenamento por chumbo é a condição que pode ocorrer se altos níveis de chumbo se acumulam no corpo.
Os sintomas de intoxicação por chumbo podem ser imediatos se uma dose grande e única de chumbo for ingerida ou inalada, mas geralmente o envenenamento por chumbo ocorre lentamente ao longo do tempo como resultado da exposição repetida a pequenas quantidades de chumbo.
Os sintomas do envenenamento por chumbo são vastos e são sintomáticos de outras condições também. Um exame de sangue pode determinar se há altos níveis de chumbo no corpo de uma pessoa.
Os sintomas de intoxicação por chumbo incluem irritabilidade, dificuldade em dormir, dores de cabeça, sensações reduzidas, perda de habilidades de desenvolvimento em crianças pequenas, perda de apetite e energia e anemia.
Em doses elevadas, o envenenamento por chumbo pode causar dor abdominal, vômitos, fraqueza muscular e convulsões.
O envenenamento por chumbo é um risco muito maior para as crianças do que para os adultos.
O cérebro e o sistema nervoso de uma criança ainda estão se desenvolvendo e, portanto, correm o risco de sofrer danos ao desenvolvimento causados pelo chumbo.
O chumbo é encontrado em vários lugares, alguns bem conhecidos como tinta à base de chumbo, e outros não são fontes tão bem conhecidas.
Embora uma das principais fontes de chumbo seja a tinta à base de chumbo e foi proibida nos Estados Unidos em 1976, ela ainda pode existir em lares mais antigos e até mesmo em brinquedos pintados.
No entanto, o chumbo também existe no solo, canos de encanamento mais antigos soldados com chumbo, baterias de armazenamento e até mesmo conjuntos de pintura e artesanato feitos para crianças.
Além dos sintomas de envenenamento por chumbo, existem certos riscos associados ao envenenamento por chumbo em crianças. Redução do QI, problemas auditivos, comportamentais e de atenção, assim como crescimento retardado e danos nos rins, podem ser o resultado do aumento dos níveis de chumbo.
Um simples exame de sangue pode ser feito para determinar se uma pessoa tem altos níveis de chumbo no corpo e um médico fornecerá informações adicionais com base nos resultados.
Embora traços minúsculos de chumbo sejam encontrados na maioria das pessoas, níveis elevados são motivo de preocupação para os médicos. Se forem descobertos níveis de chumbo acima do normal, torna-se necessário determinar e eliminar a (s) fonte (s) de chumbo. Uma vez que a fonte de chumbo é eliminada, os níveis de chumbo do corpo são normalmente reduzidos ao normal ao longo do tempo.
No entanto, qualquer dano de desenvolvimento resultante da exposição a longo prazo pode ser permanente.
Se você tiver motivos para acreditar que você ou seu filho foi exposto ao chumbo, entre em contato com um médico para realizar um exame de sangue. Você pode reduzir a exposição ao chumbo, desenvolvendo a consciência de suas fontes. Se você suspeitar que sua casa contém tinta à base de chumbo, procure orientação profissional para redução.
Exposição ao chumbo – Causa
O envenenamento por chumbo ocorre quando o chumbo é ingerido. Respirar poeira que contém chumbo também pode causar isso. Você não pode cheirar ou provar chumbo e não é visível a olho nu.
O chumbo costumava ser comum em tintas residenciais e gasolina. Esses produtos não são mais produzidos com chumbo. No entanto, o chumbo ainda está presente em todos os lugares.
É especialmente encontrado em casas mais antigas.
Fontes comuns de chumbo incluem:
Pintura de casa feita antes de 1978
Bbrinquedos e utensílios domésticos pintados antes de 1976
Brinquedos feitos e pintados fora dos Estados Unidos
Balas, pesos de cortina e chumbadas de pesca feitas de chumbo
Canos e torneiras de pia, que podem contaminar a água potável
Solo poluído por escapamento de carro ou pintura de casa lascada
Conjuntos de pintura e materiais de arte
Jóias, cerâmica e figuras principais
Baterias de armazenamento
Delineadores kohl ou kajal
Alguns medicamentos étnicos tradicionais
Exposição ao chumbo – Diagnóstico
Exposição ao chumbo
O envenenamento por chumbo é diagnosticado com um teste de chumbo no sangue. Este teste é realizado em uma amostra de sangue padrão.
O chumbo é comum no ambiente. Nenhuma quantidade de chumbo no sangue é segura. Sabe-se que níveis tão baixos quanto 5 microgramas por decilitro podem estar associados a problemas de saúde em crianças.
Testes adicionais podem incluir exames de sangue para verificar a quantidade de células que armazenam ferro no sangue, raios-X e possivelmente uma biópsia da medula óssea.
Exposição ao chumbo – Tratamento
A primeira etapa do tratamento é localizar e remover a fonte do chumbo. Mantenha as crianças afastadas da fonte. Se não puder ser removido, deve ser selado.
Ligue para o departamento de saúde local para obter informações sobre como remover o chumbo. Eles também podem ajudá-lo a reduzir a probabilidade de exposição ao chumbo.
Em casos mais graves, um procedimento conhecido como terapia de quelação pode ser usado. Este tratamento se liga ao chumbo que se acumulou em seu corpo. O chumbo é então excretado na urina.
Os quelantes químicos usados com mais frequência incluem EDTA (Ácido etilenodiamino tetra-acético) e DMSA (Ácido dimercaptosuccínico). O EDTA tem efeitos colaterais que incluem disfunção renal, e o DMSA geralmente pode causar náusea, desconforto abdominal e reações alérgicas, entre outros.
Mesmo com tratamento, pode ser difícil reverter os efeitos da exposição crônica.
Exposição ao chumbo – Prevenção
Exposição ao chumbo
Passos simples podem ajudá-lo a prevenir o envenenamento por chumbo.
Esses incluem:
Evite ou jogue fora brinquedos pintados e enlatados de países estrangeiros.
Mantenha sua casa livre de poeira.
Use apenas água fria para preparar alimentos e bebidas.
Certifique-se de que todos lavem as mãos antes de comer.
Teste sua água para chumbo. Se os níveis de chumbo estiverem altos, use um dispositivo de filtragem ou beba água engarrafada.
Limpe torneiras e arejadores regularmente.
Lave os brinquedos e garrafas das crianças regularmente.
Ensine seus filhos a lavar as mãos depois de brincar.
Certifique-se de que qualquer empreiteiro que trabalhe em sua casa seja certificado em controle de chumbo.
Use tinta sem chumbo em sua casa.
Leve as crianças pequenas para a triagem do nível de chumbo no sangue no consultório do pediatra. Isso geralmente é feito por volta de 1 a 2 anos de idade.
Evite áreas onde tinta à base de chumbo possa ter sido usada.
Fonte: Colégio São Francisco