PUBLICIDADE
Definição
A pelagra é uma doença que ocorre quando uma pessoa não obtém niacina suficiente (uma das vitaminas do complexo B) ou triptofano (um aminoácido).
O nome pelagra vem do italiano “pelle”, pele + “agra”, áspero = pele áspera, referindo-se aos problemas de pele na pelagra.
A pelagra
A pelagra é uma doença caracterizada por diarreia, dermatite e demência. Se não tratada, a morte é o resultado habitual. Ocorre como resultado da deficiência de niacina (vitamina B-3).
A niacina é necessária para a maioria dos processos celulares. Como o triptofano na dieta pode ser convertido em niacina no corpo, ambos precisam ser deficientes para desenvolver a pelagra.
Pelagra – Deficiência
A pelagra (deficiência de vitamina B) é uma complicação rara que normalmente se manifesta tardiamente no curso da doença e deve ser tratada com baixas doses de suplementos de niacina.
Pelagra – Distúrbio nutricional
Pelagra, distúrbio nutricional causado por uma deficiência dietética de niacina (também chamada ácido nicotínico) ou uma falha do organismo em absorver essa vitamina ou o aminoácido triptofano, que é convertido em niacina no organismo.
A pelagra é caracterizada por lesões cutâneas e por distúrbios gastrointestinais e neurológicos.
Os chamados quatro Ds clássicos da pelagra são: dermatite, diarreia, demência e morte.
O que é Pelagra?
A pelagra é uma doença que aparece quando as pessoas estão nos estágios finais da deficiência de niacina ou triptofano.
Os médicos reconhecem a pelagra pelos quatro Ds: demência, dermatite, diarréia e morte.
Além desses sintomas bem conhecidos, a pelagra também pode causar vários problemas de saúde associados. Se a condição não for tratada, o paciente morrerá em quatro a cinco anos.
Essa extrema deficiência nutricional foi registrada em populações humanas desde pelo menos o século XVIII.
Em muitas sociedades, é mais comum entre pessoas que são pobres, com acesso limitado à nutrição, juntamente com alcoólatras crônicos, anoréxicos e pessoas com doença mental grave que podem se recusar a comer.
Certos distúrbios do trato digestivo também podem levar à pelagra, pois os pacientes com essas condições podem não ser capazes de absorver os nutrientes de que necessitam.
Historicamente, a pelagra também é vista em comunidades onde as pessoas dependem muito de milho para nutrição, porque o milho não tem niacina disponível a menos que seja tratado com cal em um processo conhecido como nixtamalização.
Um surto notável de pelagra ocorreu no Sul dos Estados Unidos no início do século 20, estimulando pesquisadores a descobrir o que estava causando a erupção de problemas médicos e mortes no sul.
Esses pesquisadores eventualmente identificaram a questão como uma deficiência nutricional e desenvolveram tratamentos para tratar da pelagra.
Preocupações sobre a pelagra e outras deficiências nutricionais também levaram alguns governos a exigir a suplementação de certos alimentos com vitaminas e minerais necessários, para garantir que as populações tenham acesso a todos os componentes de uma dieta saudável.
Pacientes com essa condição começam com uma deficiência nutricional simples. À medida que a deficiência se torna mais grave, uma erupção fotossensível aparece na pele e o paciente pode começar a sentir problemas digestivos. Os próximos sintomas a emergir são neurológicos, com pacientes com problemas de equilíbrio e, eventualmente, desenvolvendo demência. Se a pelagra persistir, o paciente eventualmente morrerá como resultado da deficiência de triptofano ou niacina.
O tratamento da pelagra é com o ácido nicotínico, acompanhado de modificações dietéticas para garantir que o paciente receba a nutrição de que ele precisa no futuro.
Muitos alimentos fornecem fontes de triptofano e niacina, incluindo aves, carnes de órgãos, trigo, fermento e amendoim, e as pessoas que comem uma dieta equilibrada geralmente podem evitar o desenvolvimento dessa deficiência nutricional, juntamente com muitos outros. A suplementação dietética também pode ser usada para pessoas que têm acesso limitado a alimentos frescos que são ricos em vitaminas e minerais necessários.
Pelagra – Doença
Pelagra é uma doença que afeta seu sistema digestivo, pele e nervos, resultando em dermatite, diarréia e distúrbios mentais.
A causa mais comum da pelagra é não ter niacina suficiente (pelagra primária).
Outras causas de pelagra estão associadas a distúrbios digestivos que reduzem a absorção de niacina em seu corpo.
A niacina também é conhecida como ácido nicotínico ou vitamina B3.
Tanto o alcoolismo quanto o não consumo suficiente de verduras, frutos do mar, carne e ovos geralmente causam a pelagra primária.
A pelagra secundária ocorre quando a niacina suficiente é consumida, mas não absorvida e usada pelo corpo.
Pelagra secundária é frequentemente causada por doenças gastrointestinais que impedem a absorção de niacina. Como o triptofano é necessário para produzir niacina, baixos níveis de triptofano também podem levar à pelagra.
Tratamento da pelagra
Pelagra
Pelagra primária é tratada com mudanças na dieta e um suplemento de niacina ou nicotinamida. Também pode ser necessário administrar por via intravenosa. A nicotinamida é outra forma de vitamina B-3.
Com o tratamento precoce, muitas pessoas recuperam-se completamente e começam a sentir-se melhor dentro de alguns dias após o início do tratamento. A melhora da pele pode levar vários meses. No entanto, se não for tratada, a pelagra primária geralmente causa a morte após quatro ou cinco anos.
O tratamento da pelagra secundária geralmente se concentra no tratamento da causa subjacente. No entanto, alguns casos de pelagra secundária também respondem bem à ingestão de niacina ou nicotinamida por via oral ou intravenosa.
Ao recuperar-se da pelagra primária ou secundária, é importante manter as erupções hidratadas e protegidas com protetor solar.
Fonte: medlineplus.gov/www.dermnetnz.org/www.wisegeek.org/www.medicinenet.com/www.healthline.com/www.healthgrades.com/www.sciencedirect.com