Paroníquia

PUBLICIDADE

Paroníquia – Definição

paroníquia (branco) é um inchaço inflamado das dobras ungueais.É uma condição que geralmente é causada por infecção por Staphylococcus aureus.

paroníquia que ocorre principalmente naqueles que habitualmente se envolvem em trabalho molhado; está associada à infecção secundária por Candida albicans.

Paroníquia (infecção nas unhas) geralmente resulta de bactérias. As bactérias entram na pele através de cortes na cutícula e na prega ungueal (a pele ao redor da unha).

A maioria das infecções nas unhas melhora com antibióticos. A paroníquia geralmente não causa sérios problemas de saúde. Em alguns casos, a infecção dura muito tempo ou volta após o tratamento.

Paroníquia é uma infecção da pele logo ao lado de uma unha (da dobra ungueal). A dobra unha infectada parece inchado, inflamado e pode ser concurso.

Também pode haver uma pequena coleção de pus no inchaço. A unha em si pode ser infectado ou danificado se uma infecção das unhas vezes é deixada sem tratamento.

paroníquia consiste na inflamação crônica das pregas periungueal laterais e proximais. (infecção da pele que fica ao redor das unhas dos dedos das mãos ou dos pés).

Paroníquia – O que é

paroníquia é uma infecção que ocorre nas dobras das unhas dos dedos dos pés ou das mãos. Essas dobras ungueais são os sulcos que cercam a lateral da unha e, quando a paroníquia ataca, pode fazer com que um cume da pele fique vermelho ou inflamado e dolorido. O termo é frequentemente usado para descrever fungos nas unhas, mas a condição pode ser causada por fungos ou ter uma infecção bacteriana presente, tornando a condição um pouco confusa de entender. Na maioria das vezes, a inflamação e a dor são causadas por infecções causadas por leveduras da pele, como a candida.

A maioria das pessoas terá essa condição em algum momento de suas vidas. Em crianças pequenas, a causa geralmente é chupar o dedo ou roer as unhas. As pessoas que trabalham com as mãos em ambientes úmidos, como aquelas que lavam a louça com frequência, também podem ser um pouco mais propensas à condição. Outra causa comum é a lesão de uma unha.

Se você cortar uma unha muito perto ou começar a ter uma unha encravada, poderá desenvolver a condição, especialmente nos dedos dos pés.

Desde que pareça não haver pus ao redor das dobras da pele e a condição não seja extremamente dolorosa, você pode ignorar a paroníquia, pois às vezes pode resolver por conta própria.

Se a pele ficar mais inchada, se começar a descamação da pele ou quando houver pus ou unhas encravadas, você deve consultar um médico.

Pessoas com má circulação e diabetes nunca devem ignorar coisas como paroníquia por causa do risco adicional de infecção nas extremidades inferiores.

Mais comumente, os tratamentos para esta condição são a aplicação de cremes antifúngicos ou cremes antibióticos. Algumas pessoas não respondem a loções ou cremes e podem precisar de medicamentos orais.

O tratamento geralmente depende da gravidade e da causa subjacente. Os médicos também recomendam que, se você precisar de medicação para tratar a paroníquia, termine a medicação mesmo que a condição melhore em alguns dias. Casos graves podem exigir drenagem de pus, geralmente feita em consultório médico.

Se você tiver um caso ativo, não roa as unhas. Tente evitar fazer trabalhos molhados como lavar pratos. Certifique-se de limitar os banhos a alguns minutos e secar bem os pés ou as mãos depois.

Infecções fúngicas e bacterianas podem ser contagiosas e você deve evitar fazer pedicure ou manicure se tiver essa condição. Para as crianças que parecem ter isso com frequência, especialmente devido a sucção de dedo ou roer unhas, pode ajudar a desencorajar esses comportamentos. Se possível, mantenha as mãos ou os pés (como algumas crianças mastigam os dedos dos pés) cobertos.

Paroníquia – Tipos


Paroníquia

Existem dois tipos de paroníquia.

Ambos os tipos têm sinais e sintomas semelhantes:

Paroníquia aguda: Os sintomas da paroníquia aguda aparecem ao longo de horas ou alguns dias. A infecção ocorre apenas na prega ungueal e não se estende mais profundamente dentro do dedo da mão ou do pé. Os sintomas desaparecem com o tratamento e duram menos de seis semanas.
Paroníquia crônica: os sintomas se desenvolvem mais lentamente do que a paroníquia aguda e geralmente duram seis semanas ou mais. Vários dedos das mãos ou pés podem ser infectados ao mesmo tempo. Um fungo nas unhas (geralmente de um tipo de fungo chamado candida) pode ocorrer junto com a infecção bacteriana. Candida é um dos vários tipos de fungos que causam infecções fúngicas nas unhas dos pés.

Paroníquia – Sintomas


Paroníquia

Os sintomas da paroníquia geralmente se desenvolvem ao longo de várias horas ou dias. Às vezes, eles demoram mais para se desenvolver. Os sintomas aparecem onde a unha encontra a pele (dobra ungueal e cutícula).

As laterais da unha também podem ser afetadas.

Os sintomas da paroníquia incluem:

Dor, inchaço e sensibilidade ao redor da unha.
Pele vermelha e quente ao toque.
Pus que se acumula sob a pele. Um abscesso branco a amarelo, cheio de pus, pode se formar. Se um abscesso se formar, pode exigir antibióticos e/ou drenagem.

Se não for tratada, a unha pode começar a crescer de forma anormal e pode apresentar sulcos ou ondulações. Pode parecer amarelo ou verde e pode ser seco e quebradiço.

A unha pode se desprender do leito ungueal e cair.

Paroníquia – Causa


Paroníquia

Mais comumente, a paroníquia infecciosa resulta de uma infecção por estafilococos. A bactéria Staphylococcus aureus causa infecções por estafilococos. Outras bactérias (como Streptococcus pyogenes) também podem causar a infecção.

As bactérias entram na pele através de:

Cortes, pele quebrada ou cutículas.
Unhas encravadas (isso acontece com mais frequência com unhas encravadas).
Irritação por água ou produtos químicos.

Trauma no leito ungueal ou na área da cutícula. O trauma pode resultar de acidentes, roer unhas ou manicures ou pedicures frequentes.

Alguns medicamentos também podem causar paroníquia. Alguns desses medicamentos incluem retinóides, medicamentos anti-câncer, medicamentos para o HIV e alguns antibióticos.

Paroníquia – Diagnóstico


Paroníquia

Se a pessoa tem uma paroníquia aguda leve, ela normalmente pode fazer o diagnóstico sozinha, principalmente se há dor pulsante, inchaço e vermelhidão na área lesada ao redor de uma unha.

Se o paciente é diabético, ele pode ter vários dedos afetados, ou ter sintomas mais graves (pus, febre, dor intensa), e deve ser avaliado por um médico. Na maioria dos casos, o médico pode fazer o diagnóstico examinando a área afetada. Porém, se houver um acúmulo de pus (abscesso), ele pode colher uma amostra do pus para ser testado no laboratório e identificar bactérias e fungos.

Paroníquia – Prevenção

Para prevenir a paroníquia, faça o seguinte:

Mantenha suas mãos e pés secos e limpos,
Use luvas de borracha com forro de algodão hidrófilo se suas mãos estiverem habitualmente expostas à água ou substâncias químicas corrosivas,Seja cuidadoso ao cuidar/cortar suas unhas. Evite cortar ou empurrar as cutículas para trás,
Evite morder as unhas ou a pele ao redor delas.

Se você tem diabetes, mantenha seus níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa normal seguindo a dieta e tomando seus medicamentos.

Paroníquia – Tratamento


Paroníquia

Se você tem paroníquia, uma infecção na pele ao redor das unhas das mãos ou dos pés, a escolha do melhor tratamento geralmente depende da extensão da infecção e se a condição é aguda ou crônica.

Casos leves e agudos geralmente requerem apenas a imersão da área afetada em uma mistura de água morna e sabonete antibacteriano várias vezes ao dia. Se a infecção se espalhar para o tecido próximo, os antibióticos orais podem fazer parte do seu tratamento. Se um abscesso se formar, pode ser necessária intervenção cirúrgica para drená-lo. No caso de a condição se tornar crônica, pode ser necessário usar esteroides tópicos ou antifúngicos, e você também precisará determinar o que está desencadeando as infecções e tentar evitá-las.

Para casos leves de paroníquia, o tratamento inicial pode ser feito em casa e geralmente envolve a imersão do dedo da mão ou do pé infectado várias vezes ao dia até que a condição desapareça.

Isso pode ser feito usando uma mistura de metade de água e metade de sabão antibacteriano, ou podem ser usados pacotes de imersão feitos especialmente ou sal Epsom. Você deve mergulhar a área infectada por cerca de 15 minutos a cada sessão.

Um profissional de saúde pode precisar estar envolvido em seu tratamento de paroníquia aguda se um abscesso se formar ou se a infecção se espalhar para outras partes do dedo da mão ou do pé além do leito ungueal.

Infecções mais disseminadas dessa natureza podem exigir antibióticos orais, como clindamicina ou amoxicilina, para matá-los.

Um profissional de saúde também pode precisar realizar um procedimento cirúrgico para drenar um abscesso; isso geralmente envolve anestesiar a área e, em seguida, usar um bisturi para fazer uma incisão que permite a drenagem do pus. Depois que isso for concluído, ele geralmente o embalará e manterá a embalagem no lugar por um a dois dias, após os quais ele provavelmente fará com que você retome os banhos quentes para garantir que a infecção desapareça completamente e não retorne.

tratamento da paroníquia crônica é tipicamente diferente do tratamento agudo, pois as causas são diferentes, embora as duas condições possam inicialmente parecer iguais.

A exposição contínua a irritantes ou umidade geralmente é responsável por casos crônicos. Se os sintomas durarem mais de seis semanas, você pode precisar de tratamento com esteroides tópicos e cremes antifúngicos, embora antibióticos também possam ser necessários para infecções secundárias. Você também deve tentar encontrar e evitar a causa raiz do problema sempre que possível, ou ele pode simplesmente retornar.

Paroníquia – Prognóstico


Paroníquia

A duração de uma paroníquia depende de seu tipo. Com o tratamento adequado, uma paroníquia aguda cura-se normalmente dentro de 5 a 10 dias sem dano permanente para a unha.

Uma paroníquia micótica crônica pode precisar de várias semanas de     tratamento antifúngico. Até mesmo depois do tratamento adequado, uma paroníquia pode devolver-se se o paciente lesa a pele novamente ou esquece de manter as unhas secas.

Raramente, em casos muito severos, a paroníquia pode progredir para a osteomielite (infecção do osso) do dedo.

Fonte: cmilanez.wix.com/www.oxfordreference.com/www.thehealthboard.com/my.clevelandclinic.org/

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.