Otomicoses

PUBLICIDADE

Otomicoses – Definição

otomicose é uma infecção fúngica que afeta os ouvidos. Isso afeta principalmente pessoas que vivem em áreas quentes ou tropicais. Também afeta frequentemente pessoas que nadam com frequência, convivem com diabetes ou têm outras condições médicas e dermatológicas crônicas.

Existem várias opções de tratamento para otomicoses, se não tratadas elas podem se tornar crônicas.

Otomicoses – O que é

otomicose é uma infecção fúngica que afeta a porção externa da orelha.

Uma variedade de espécies de fungos pode causar essa infecção, resultando em sintomas como dor, vermelhidão e diminuição da audição.

O diagnóstico da doença tipicamente se baseia na observação dos sintomas clínicos e no estudo da alta produzida como resultado da infecção.

O tratamento da infecção é geralmente realizado com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais.

Um número de diferentes espécies de fungos pode causar otomicose. O agente etiológico mais comum é o Aspergillus, responsável por mais de 80% dos casos.

Candida, um tipo diferente de fungo, é a segunda causa mais comum.

Causas mais raras podem incluir Rhizopus, Actinomyces e Phycomycetes. Muitas dessas espécies de fungos são prevalentes no meio ambiente e causam apenas uma infecção do ouvido externo em pacientes de risco, como aqueles que têm sistemas imunológicos diminuídos ou que têm diabetes mellitus.

Os sintomas da otomicose podem incluir dor, vermelhidão do canal auditivo externo e coceira. A condição é frequentemente associada a uma descarga da orelha que pode ser espessa e amarela na natureza.

Outras vezes esta descarga pode ser branca ou preta. Muitos pacientes relatam ter a sensação de que a orelha está cheia e pode ter problemas de audição no lado afetado.


A otomicose é uma infecção fúngica que afeta o ouvido

diagnóstico de otomicose se baseia na compreensão dos sintomas clínicos do paciente, bem como em saber quais outras doenças o paciente afetado possui.

Pacientes com diabetes mellitus ou com sistema imunológico suprimido apresentam um risco maior de desenvolver essa condição em comparação com a população em geral.

Independentemente disso, os pacientes geralmente são diagnosticados erroneamente e recebem colírios de antibióticos porque seus médicos presumem que a infecção do ouvido externo é causada por bactérias em vez de fungos.

Quando os pacientes não melhoram com antibióticos, os fungos podem ser considerados como causa de infecção.

O diagnóstico pode ser confirmado tirando uma amostra da descarga da orelha e examinando-a ao microscópio quanto à presença de fungos.

tratamento da otomicose depende da prescrição de agentes antifúngicos.

O ouvido geralmente é limpo inicialmente depois que o diagnóstico é feito na esperança de remover o máximo possível do fungo.

Os pacientes recebem tipicamente gotas para os ouvidos antifúngicos contendo ingredientes ativos, como clotrimazol ou cetoconazol. Alguns médicos, alternativamente, fornecem gotas para os ouvidos contendo os ingredientes ativos timerosal ou violeta de genciana. Infecções por otomicose mais severas podem requerer agentes antifúngicos orais.


Alguns com otomicoses podem ter dificuldade de
ouvir fora do ouvido afetado

Embora a otomicose seja tipicamente tratada facilmente, alguns pacientes, particularmente idosos com diabetes mellitus, correm o risco de a infecção se espalhar pelo ouvido e entrar na base do crânio.

Outras invasões podem ser mortais, especialmente se os ossos do crânio forem afetados.

O tratamento dessa condição requer hospitalização e tratamento com medicações intravenosas.

Otomicose – Infecção

Otomicose é uma infecção fúngica do canal auditivo externo.

Otomicoses são infecções fúngicas superficiais subagudas ou crônicas do canal auditivo externo e aurícula. É a infecção fúngica mais freqüentemente encontrada em clínicas de ouvido, nariz e garganta.

otomicose é uma infecção fúngica no ouvido externo.

Uma infecção por otomicoses causa inflamação, pele seca e uma descarga fétida no canal auditivo.

As pessoas mais propensas a serem afetadas pela otomicose incluem aquelas que vivem em climas quentes e tropicais e aquelas que participam de esportes aquáticos.

otomicose é frequentemente tratada facilmente com medicamentos antifúngicos tópicos.

Otomicose – Causas


Otomicose

Um fungo causa otomicose.

Existem quase 60 espécies diferentes de fungos que podem ser responsáveis por esta infecção.

Os fungos comuns incluem Aspergillus e Candida. Às vezes as bactérias podem se combinar com os fungos e tornar a infecção mais complicada.

otomicose é mais comum em regiões tropicais e quentes porque os fungos podem crescer melhor nessas áreas. Esta infecção também é mais comum durante os meses de verão.

Os fungos precisam de umidade e calor para crescer.

Pessoas que nadam em águas contaminadas são mais propensas a ter otomicoses. Até nadar ou surfar em água limpa pode aumentar o risco. Além disso, pessoas que têm sistema imunológico enfraquecido, trauma ou lesões no ouvido, eczema ou outros problemas crônicos de pele correm um risco maior de contrair esse tipo de infecção.

Outros fatores de risco incluem:

Trauma no ouvido de aparelhos auditivos ou cotonetes
Condições crônicas da pele, como eczema
Ter diabetes mellitus
Participar de esportes aquáticos, incluindo natação ou surf
Nadar em água contaminada
Falta de cerúmen ou cera de ouvido, que suprime o crescimento de bactérias ou fungos e impede o ressecamento do canal auditivo

Otomicose – Sintomas


Otomicose

Os sintomas típicos da otomicose incluem:

Perda auditiva, que pode ser confundida com surdez
Uma sensação de plenitude no ouvido
Vermelhidão da orelha externa
Coceira, um sintoma mais comum de infecções fúngicas do que as bacterianas
Dor
Inflamação ou inchaço
Pele escamosa
Zumbido nos ouvidos
Descarga da orelha, que pode ser branca, amarela, cinza, preta ou verde

Esses sintomas geralmente ocorrem em um ouvido, mas é possível que ambos os ouvidos possam ser afetados ao mesmo tempo.

Otomicose – Diagnóstico

Os sintomas da otomicose devem sempre ser avaliados por um médico, a fim de obter o diagnóstico e o tratamento corretos.

O médico fará um histórico médico completo para determinar se algum fator de risco está presente. Eles farão um exame físico com um instrumento chamado otoscópio para olhar dentro do canal auditivo e do tímpano.

O médico também pode coletar uma amostra de células ou fluido do ouvido e examiná-los ao microscópio. Isso os ajudará a diferenciar entre uma infecção fúngica ou bacteriana.

Otomicose – Tratamento

A princípio, é provável que o médico limpe seu ouvido primeiro usando cotonetes e uma seringa. Isso pode precisar ser feito várias vezes.

Em seguida, você receberá gotas antifúngicas para os ouvidos para tomar regularmente. Você será informado com que rapidez esperar os resultados e quando voltar se não notar nenhuma melhora.

Finalmente, você receberá alguns conselhos sobre o que fazer para ajudar a melhorar a infecção, incluindo atividades a serem evitadas.

Fonte: www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/www.dictionary.com/www.aspergillus.org.uk/www.topdoctors.co.uk/truemedsblog.in

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.