PUBLICIDADE
Orquite – Definição
A orquite é uma inflamação do testículo, acompanhada de inchaço, dor, febre e sensação de peso na área afetada.
A condição geralmente é causada pela infecção que se espalha pelos canais deferentes, mas pode se desenvolver na caxumba.
Orquite – O que é
A orquite é uma inflamação de um ou ambos os testículos. Também pode envolver inchaço, dores pesadas e infecções frequentes.
A orquite faz com que um ou ambos os testículos inchem e fiquem doloridos. Infecções virais como a caxumba são a causa mais comum.
Outras causas incluem doenças sexualmente transmissíveis como clamídia e infecções bacterianas como infecções do trato urinário.
Os sintomas de orquite geralmente melhoram com o tempo com atendimento domiciliar. A condição raramente afeta a fertilidade, embora os testículos possam encolher.
A orquite é a segunda manifestação mais comum da caxumba no adulto.
A caxumba viral é a causa mais comum de orquite. As infecções bacterianas associadas ao distúrbio são tuberculose, sífilis, gonorréia e clamídia. Uma lesão mecânica na região da virilha também pode causar orquite.
Quinze a vinte e cinco por cento dos homens após a puberdade com caxumba desenvolvem orquite.
Orquite epididimária (inflamação de ambos os testículos e parte do ducto espermático) é o tipo bacteriano mais comum de orquite.
Essa forma da doença ocorre com mais frequência em homens sexualmente ativos com quinze anos ou mais e em homens com mais de 45 anos com próstata aumentada.
Orquite – Sintomas
Orquite
A orquite causa dor testicular leve a grave e inchaço. A condição geralmente começa em um testículo. Mas pode se espalhar para o outro testículo ou afetar o escroto.
Os sintomas de orquite são semelhantes aos de torção testicular.
Estas podem incluir:
Hematospermia (sangue nas sémen )
Hematúria (sangue na urina )
Severa dor
Visível inchaço de um testículo ou testículos e muitas vezes os linfonodos inguinais do lado afetado.
Qualquer pessoa que tenha testículos, em qualquer idade, pode ter orquite.
Outros sintomas de orquite incluem:
Fadiga.
Febre e calafrios.
Dores de cabeça.
Dor muscular.
Náusea.
Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia).
Orquite – Diagnóstico
Na maioria dos casos, a orquite pode ser diagnosticada por um urologista, clínico geral ou médico de emergência.
O diagnóstico geralmente é baseado nos resultados de um exame físico e no histórico do paciente.
Outros testes podem incluir urinálise e cultura de urina, triagem para clamídia e gonorreia, ultrassonografia ou exames de sangue.
Orquite – Causas
Orquite
Orquite pode estar relacionado com infecção de epididimite que se espalhou para os testículos, às vezes causadas pela doença sexualmente transmissível clamídia e gonorreia.
Também tem sido relatada em casos de homens infectados com brucelose.
Isquêmica orquite pode resultar de danos aos vasos sanguíneos do cordão espermático durante herniorrafia inguinal, e pode no pior caso levar à atrofia testicular.
A orquite se desenvolve devido a uma infecção viral ou bacteriana.
A maioria dos casos de orquite ocorre devido a infecções do trato urinário ou doenças sexualmente transmissíveis (DST), como clamídia, gonorréia ou sífilis. Ter epididimite pode causar orquite.
Outras infecções virais que causam orquite incluem:
Varicela.
Citomegalovírus.
Doença mão-pé-boca (vírus coxsackie).
Rubéola.
Outras infecções bacterianas que causam orquite incluem:
Infecções por E. coli, Staphylococcus (staph) e Streptococcus (strep).
Infecções da próstata (prostatite).
Infecções do trato urinário.
Orquite – Tratamento
A elevação e sustentação do escroto e a aplicação de compressas frias na região da virilha proporcionam algum alívio da
. Medicamentos para dor, como codeína e meperidina, podem ser administrados.
Apenas os sintomas da orquite viral por caxumba são tratados. Os antibióticos são usados para aliviar a orquite de origem bacteriana.
A orquite sexualmente transmissível (especialmente quando resultante de clamídia ou gonorréia) costuma ser tratada com o antibiótico Ceftriaxona em conjunto com azitromicina ou doxiciclina.
Orquite
Na maioria dos casos, onde é causada por orquite epididimite, o tratamento é um antibiótico oral, tais como cefalexina ou ciprofloxacina até infecção desaparecer.
Em ambos anti-inflamatórios tais como o naproxeno ou ibuprofeno são recomendados para aliviar a dor. Medicamentos para a dor, por vezes, mais fortes são frequentemente prescritos por médicos experientes sala de emergência.
Orquite é a inflamação dos testículos. Ela pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral.
Os dois testículos podem ser afetados pela orquite ao mesmo tempo. No entanto, na maioria dos homens, os sintomas aparecem em apenas um dos testículos.
Orquite – Prevenção
Manter as inoculações contra caxumba atualizadas e praticar sexo seguro diligentemente são as melhores maneiras de prevenir a ocorrência de orquite.
Para os homens envolvidos em esportes de contato ou outras atividades físicas potencialmente prejudiciais, o uso de um copo protetor sobre os órgãos genitais ajudará a proteger contra lesões mecânicas que podem levar à orquite.
Orquite – Riscos
A causa mais comum da orquite é a caxumba. A caxumba é uma doença viral infantil que atualmente é rara nos Estados Unidos devido a programas de imunização eficazes. Estima-se que 33% dos homens que contraem caxumba na adolescência desenvolvem orquite. A orquite viral relacionada à caxumba desenvolve-se entre quatro e 10 dias depois que as glândulas salivares incham (um sintoma da caxumba).
Uma infecção bacteriana também pode causar orquite. Infecções do trato urinário e infecções sexualmente transmissíveis (DST), como gonorreia, clamídia e um quadro relacionado chamado epididimite também podem resultar em orquite.
Epididimite é a inflamação do epidídimo. O epidídimo é o tubo no qual os espermatozoides são armazenados e que liga os testículos aos canais deferentes.
As pessoas que se envolvem em comportamento sexual de alto risco podem ter maior risco de desenvolver orquite.
O comportamento sexual de alto risco inclui:
Relações sexuais sem preservativo
História de DST
Relações sexuais com parceiro que tem uma doença sexualmente transmissível
Anomalias congênitas do trato urinário também podem aumentar o risco de orquite. Isso significa que a pessoa nasce com problemas estruturais na bexiga ou uretra.
Epididimite – O que é
Epididimite
Na parte de trás dos testículos, há um tubo enrolado chamado epidídimo. Este tubo armazena e transporta o esperma e está ligado ao ducto ejaculatório por outro tubo chamado ducto deferente.
A epididimite é quando este tubo fica dolorido, inchado e inflamado.
Existem dois tipos de epididimite. A epididimite aguda surge repentinamente e a dor e a inflamação se desenvolvem rapidamente. Esse tipo de epididimite dura menos de 6 semanas.
A epididimite crônica se desenvolve lentamente e tem uma dor mais branda. É um problema de longo prazo que dura mais de 6 semanas. Homens de qualquer idade podem ser afetados pela doença.
Se os testículos também ficarem inflamados e doloridos, isso é conhecido como epididimo-orquite.
Fonte: www.emedicine.com/www.gale.com/www.oxfordreference.com/en.wikipedia.org/pt.healthline.com/my.clevelandclinic.org/www.medicalnewstoday.com