PUBLICIDADE
Olho Seco – Definição
O olho seco é uma síndrome na qual os olhos ficam com coceira, dor e irritação porque o olho produz poucas lágrimas ou as lágrimas evaporam da superfície do olho muito rapidamente.
O olho seco é diferente de uma alergia ocular, que pode causar sintomas semelhantes, mas é o resultado de uma reação alérgica do olho a algo no ambiente.
A síndrome de olho seco é uma insuficiência crônica de lubricação e humectação no olho.
Suas conseqüências se estendem desde uma ligeira mas contínua irritação até a inflamação ocular dos tecidos do pólo anterior do olho. É particularmente molesto para os usuários de lentes de contato
A síndrome do olho seco resulta da produção insuficiente de lágrimas ou da evaporação excessiva das lágrimas e está associada a sintomas como superfície seca do olho, desconforto, deficiência visual e dor.
Também leva a um aumento da osmolaridade do filme lacrimal e inflamação da superfície ocular. A prevalência da síndrome do olho seco é estimada em 5-30% em pessoas com mais de 50 anos.
Olho Seco – O que é
A doença do olho seco afeta as camadas de lágrimas que cobrem sua córnea. Acontece quando você não tem lágrimas suficientes ou quando suas lágrimas evaporam muito rapidamente.
Os sintomas incluem queimação, coceira e sensação de areia no olho. Você pode precisar tentar vários tratamentos diferentes, incluindo colírios e procedimentos, para encontrar uma solução que funcione para você.
O olho seco é uma condição que afeta o filme lacrimal, as três camadas de lágrimas que cobrem e protegem a superfície dos olhos.
Você precisa de um filme lacrimal suave e estável para ajudá-lo a ver com clareza e conforto. Interrupções no filme lacrimal podem causar sintomas desconfortáveis, como queimação, coceira, lacrimejamento ou visão turva.
Muitos fatores diferentes podem impedir que o filme lacrimal funcione como deveria e levar ao olho seco. É por isso que os profissionais de saúde consideram o olho seco uma doença multifatorial.
Suas causas e fatores de risco são numerosos e complexos. Portanto, pode demorar um pouco para chegar à raiz do problema e descobrir o que está causando seus sintomas. Se você tem olho seco, é importante estabelecer cuidados com um oftalmologista ou optometrista para controlar sua condição.
Olho Seco – Tipos de doença
Olho Seco
Apenas pelo nome, você pode pensar que a doença do olho seco significa simplesmente que seus olhos não produzem lágrimas suficientes. Na verdade, isso é apenas parte da história.
Existem vários tipos de doença do olho seco:
Olho seco com deficiência aquosa: é quando seus olhos não produzem lágrimas suficientes. Sua glândula lacrimal (no canto superior externo de cada olho) produz suas lágrimas aquosas. Essas lágrimas constituem a camada intermediária e aquosa do filme lacrimal. Algumas condições autoimunes podem causar inflamação na glândula lacrimal e impedi-la de produzir lágrimas aquosas suficientes.
Olho seco evaporativo: é quando suas lágrimas evaporam muito rapidamente. A causa mais comum é a disfunção da glândula meibomiana. Isso significa que as glândulas das pálpebras que produzem a camada externa e oleosa do filme lacrimal não funcionam adequadamente. Como resultado, a camada oleosa é instável e não pode proteger a camada aquosa de secar.
Olho seco misto: algumas pessoas apresentam deficiência lacrimal aquosa e instabilidade lacrimal. Isso significa que seus olhos não produzem lágrimas suficientes, além de que seu filme lacrimal é instável. Ambos os problemas levam a sintomas de olho seco.
Olho Seco – Descrição
Olho Seco
A lágrima é composta por um filme formado por três camadas produzidas por três tipos diferentes de células. A camada mais externa que faz interface com o ar é produzida pelas glândulas meibomianas.
Esta camada contém lipídios (óleos). Sua principal função é evitar que as lágrimas evaporem muito rapidamente. A camada do meio é a camada aquosa. É principalmente água, alguns sais e algumas proteínas.
Essa camada é produzida pelas glândulas lacrimais e compõe cerca de 90% do volume da lágrima. A principal função da camada aquosa é manter os olhos limpos e remover quaisquer partículas estranhas que possam entrar na superfície do olho. A camada mais interna é chamada de camada de mucina. É produzido pelas células caliciformes da conjuntiva (a parte branca do olho). A função da camada de mucina é ajudar as lágrimas a se espalharem uniformemente pelo olho.
O olho seco pode se desenvolver se houver defeitos na produção de qualquer uma dessas três camadas. Geralmente ambos os olhos são afetados.
Olho Seco – Causas e Sintomas
Olho Seco
À medida que as pessoas envelhecem, elas naturalmente produzem menos lágrimas. O olho seco pode se desenvolver porque um volume normal de lágrimas se forma, mas elas evaporam muito rapidamente, porque o olho produz um volume inadequado de lágrimas ou porque um volume normal de lágrimas se espalha de maneira desigual sobre o olho, deixando manchas secas.
Os sintomas do olho seco tendem a ser semelhantes, independentemente da causa.
Esses incluem:
Olhos ardendo ou salgando
Coceira nos olhos
Uma sensação de que um material estranho está no olho
Muco ou crosta ao redor dos olhos, especialmente ao acordar
Fadiga ocular após curtos períodos de leitura ou trabalho no computador
Dificuldade em usar lentes de contato confortavelmente
Sensibilidade excessiva à luz
Estranhamente, as pessoas que têm olho seco podem ter lacrimejamento excessivo. Isso ocorre porque existem dois mecanismos de controle da produção lacrimal. Uma produz lágrimas de uma forma lenta, constante e automática da qual as pessoas não estão conscientes. O outro produz lágrimas em resposta à irritação nos olhos ou emoções. Estes são chamados de lágrimas reflexas.
Quando o olho está irritado porque está seco, a produção de lágrimas reflexas entra em ação para tentar remover a irritação. Se forem produzidas lágrimas reflexas suficientes, elas transbordam dos olhos.
As lágrimas reflexas são principalmente água e, por esse motivo, não ajudam a aliviar o olho seco.
As causas do olho seco acontece quando:
Seus olhos não produzem lágrimas suficientes.
Suas lágrimas evaporam rápido demais.
Ambos acontecem juntos.
Muitos fatores diferentes podem torná-lo mais propenso a desenvolver a doença do olho seco ou ter sintomas que pioram com o tempo.
Olho Seco – Tratamento
Olho Seco
A síndrome de olho seco é uma condição em desenvolvimento que não pode ser curada, mas a secura, comichão e irritação podem ser remetidos. O seu óptico pode prescrever-lhe lágrima artificial, gotas humidificantes que podem aliviar a sensação de secura e comichão.
Se você é um dos muitos usuários que experimentam uma escassa comodidade ao final do dia, ou têm moléstias durante o uso de computadores ou em ambientes com ar condicionado, então as lentes de contato macias Proclear Compatibles podem ajudar-lhe. Estão desenhadas para manter uma capa protetora de água ao redor da lente, assim as suas lentes estarão úmida e confortável todo o dia.
Existem quatro aspectos no tratamento da síndrome do olho seco. Primeiro, os fatores ambientais que agravam o olho seco devem ser eliminados ou minimizados.
Isso pode significar usar um umidificador em casa ou no trabalho, usar óculos em vez de lentes de contato, evitar a exposição à fumaça do cigarro e posicionar os monitores de computador abaixo do nível dos olhos.
Esse posicionamento do monitor faz com que a pálpebra cubra parte do olho e ajuda a retardar a evaporação.
O segundo aspecto do tratamento envolve a reposição das lágrimas.
Existem muitos tipos de lágrimas artificiais estéreis, mas elas se dividem em duas categorias principais: lágrimas artificiais com conservantes e lágrimas artificiais sem conservantes.
Lágrimas artificiais com conservantes são menos caras, mas podem ser usadas com menos frequência (geralmente até quatro vezes ao dia) do que lágrimas artificiais sem conservantes.
Algumas lágrimas sem conservantes podem ser usadas até uma vez por hora. Outras lágrimas artificiais contêm óleos que ajudam a retardar a evaporação. Lágrimas artificiais também estão disponíveis em forma de gel.
Nenhum tipo de lágrima artificial é melhor para todas as pessoas com olho seco. A seleção de uma lágrima artificial deve ser feita em consulta com um oftalmologista.
Olho Seco – Prognóstico
A maioria das pessoas que procura tratamento para sintomas de olho seco encontra alívio no tratamento.
O olho seco pode levar a alguma perda de acuidade visual (nitidez), mas raramente leva à cegueira.
Olho seco grave, prolongado e não tratado pode causar úlceras na córnea (a cobertura transparente do olho), mas essa complicação é rara.
Olho Seco – Prevenção
Muitas pessoas desenvolvem olho seco como parte natural do envelhecimento. Controlar os fatores ambientais que agravam o olho seco é o melhor método de prevenção.
Buscar tratamento imediato pode controlar sintomas desconfortáveis.
Fonte: www.dryeye.com/www.mayoclinic.com/www.agingeye.net/www.allaboutvision.com/www.aaopt.org/www.aao.org/www.eyecareamerica.org/www.nei.nih.gov/my.clevelandclinic.org