Ofíase

PUBLICIDADE

Ofíase – Definição

Ofíase é uma forma de alopecia areata na qual a perda de cabelo ocorre em bandas ao longo da margem do couro cabeludo, parcialmente ou completamente circundando a cabeça, envolvendo as regiões temporais e occipitais do couro cabeludo.

Alopecia areata é uma doença autoimune que ataca os folículos pilosos do corpo, causando queda de cabelo.

Alopecia areata é uma condição que faz com que o cabelo de uma pessoa caia. (Alopecia é o termo médico para queda de cabelo; existem vários tipos de alopecia, incluindo alopecia areata.)

Ofíase é uma forma de perda de cabelo que ocorre em uma faixa ao longo dos lados e na parte de trás da cabeça. Faz parte de uma família maior de perda de cabelo autoimune chamada alopecia areata.

Ofíase – O que é

Ofíase é um padrão de calvície que normalmente aparece em uma faixa na área da parte superior das orelhas para baixo.

Seu nome vem da palavra grega ophis, que significa cobra, e é uma referência à forma como o padrão de perda de cabelo envolve a cabeça de uma maneira semelhante ao réptil.

Esta condição é um dos tipos de Alopecia areata, uma condição em que o cabelo é perdido em áreas específicas do corpo e particularmente na cabeça.

Geralmente começa em um ponto e se espalha lentamente ao longo do tempo.

Acredita-se que a causa primária da condição seja a interrupção do ciclo do folículo piloso.

Os estágios desse ciclo são anágeno, catágeno e telógeno.

Ofíase começa quando os folículos são danificados durante o período anágeno ou de crescimento. Isso pode fazer com que o corpo se mova através do catágeno, ou período de regressão, período e descanso, telógeno, muito rapidamente. Sem tempo adequado para se regenerar, o próximo ciclo anágeno produzirá muito pouco ou nenhum pêlo nas áreas com folículos danificados.

Embora a Ofíase se desenvolva mais comumente em jovens, sabe-se que ela aparece em qualquer idade. A condição parece afetar homens e mulheres com igual frequência. Tende a ser uma doença rara em geral.


Ofíase é um padrão de perda de cabelo

Ofíase é geralmente uma das formas mais difíceis de alopecia areata para tratar. Embora existam muitos casos de alopecia em que o cabelo eventualmente cresce novamente, as chances de recrudescimento entre os pacientes com doença são muito menores. Isto é principalmente porque os medicamentos, que geralmente são administrados através de xampus e géis, tendem a ter uma eficácia retardada nesta parte específica do corpo.

Além da perda de cabelo real, existem alguns outros sintomas da ofidismo. Normalmente, o único outro sinal é o aparecimento de recortes ou outras formações anormais nas unhas das mãos.

Isto é devido a uma perda de queratina similar àquela experimentada no cabelo.


Ofíase é geralmente uma das formas mais difíceis de
alopecia areata para tratar

A condição é uma doença auto-imune. Pacientes que têm esse tipo de calvície, muitas vezes, também sofrem de alergias, hipotireoidismo, asma e outros problemas associados ao sistema imunológico.

A maioria dos indivíduos que desenvolvem não terá qualquer outra condição da pele.

Há outra condição semelhante chamada Ofíase inversus, na qual o mesmo padrão de perda de cabelo se apresenta na formação oposta na cabeça, acima das orelhas. Também é conhecido como sisaipho (nova forma de apresentação da alopecia areata), que é opiasis soletrado para trás. Indivíduos com essa condição normalmente têm uma faixa de cabelo ao redor da área abaixo das orelhas.

Ofíase – Descrição


Ofíase

ofíase é um subtipo de alopecia areata que se caracteriza por um padrão simétrico de perda de cabelo em faixa nas regiões occipital, temporal e parietal do couro cabeludo. A área calva pode circundar o couro cabeludo. O termo alopecia significa queda de cabelo.

alopecia areata, também chamada de alopecia autoimune, é uma doença inflamatória crônica que afeta o folículo piloso, causando perda de cabelo irregular e não cicatricial no couro cabeludo.

alopecia areata é uma doença autoimune mediada por células T que resulta na destruição dos folículos pilosos.

Na alopecia areata, uma ou mais manchas calvas redondas aparecem repentinamente, mais frequentemente no couro cabeludo.

Ophiasis recebe o nome de “ophis”, a palavra grega para cobra – referindo-se à sua distribuição semelhante à de uma cobra, particularmente acima das orelhas, nos aspectos laterais do couro cabeludo.

ofíase tem um prognóstico pior do que outras formas de alopecia areata e muitas vezes é refratária aos tratamentos convencionais, como corticosteroides tópicos ou intralesionais, minoxidil ou imunoterapia tópica.

Ofíase – Alopecia Areata


Ofíase – Alopecia Areata

alopecia por ofíase é uma forma específica e mais rara de alopecia areata grave. Normalmente, os folículos pilosos são protegidos de certas respostas imunes, como a inflamação. No entanto, em casos de alopecia areata e outras formas de perda de cabelo autoimune, acredita-se que os folículos percam esse privilégio imunológico e se tornem suscetíveis ao ataque do sistema imunológico.

alopecia areata é uma doença inflamatória crônica que afeta os folículos pilosos, causando perda de cabelo sem cicatrizes no couro cabeludo.

A alopecia areata geralmente causa manchas calvas redondas no couro cabeludo, mas também pode afetar outros pelos do corpo, como barba, sobrancelhas, cílios, pelos pubianos ou qualquer outra área com pelos.

Freqüentemente, a alopecia areata desaparece e o crescimento do cabelo volta ao normal.

Mas formas mais raras e graves da doença podem se desenvolver, incluindo:

Alopecia persistente e irregular: Um caso persistente e contínuo de alopecia areata que não se resolve, mas não progride para formas mais graves da doença.
Alopecia Areata difusa: Em vez das manchas redondas de perda de cabelo, a alopecia areata difusa ocorre como perda de cabelo generalizada em todo o couro cabeludo.
Alopecia Areata Totalis: Uma forma mais grave de alopecia areata que progride para a perda completa de cabelo em todo o couro cabeludo.
Alopecia Universalis: Uma forma mais grave de alopecia areata que causa queda de cabelo em todo o corpo.
Ophiasis Alopecia: Uma forma rara de alopecia areata que causa uma faixa de perda de cabelo na parte de trás da cabeça.

A alopecia areata é uma condição que pode afetar homens, mulheres e crianças, mas parece acontecer com mais frequência em crianças. Algumas pessoas com alopecia areata têm histórico familiar de alopecia e, embora não seja totalmente compreendido, parece haver suscetibilidade genética e componentes hereditários a essa doença autoimune. Embora mais pesquisas sejam necessárias, há algumas evidências de que altos níveis de estresse podem contribuir para o aparecimento e agravamento dessa condição.

Ofíase – Causas e Sintomas da Alopecia areata


Ofíase

Alopecia areata é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico de uma pessoa ataca o corpo, neste caso, os folículos pilosos. Quando isso acontece, o cabelo da pessoa começa a cair, geralmente em tufos do tamanho e formato de uma moeda. A extensão da perda de cabelo varia; em alguns casos, é apenas em alguns pontos. Em outros, a queda de cabelo pode ser maior. Em raras ocasiões, a pessoa perde todo o cabelo da cabeça (alopecia areata totalis) ou do corpo inteiro (alopecia areata universalis).

Acredita-se que a composição genética da pessoa pode desencadear a reação autoimune da alopecia areata, juntamente com um vírus ou uma substância com a qual a pessoa entra em contato.

Alopecia areata é uma doença imprevisível. Em algumas pessoas, o cabelo volta a crescer, mas cai novamente mais tarde. Em outros, o cabelo volta a crescer e permanece. Cada caso é único.

Mesmo que alguém perca todo o cabelo, há uma chance de que ele volte a crescer.

Ofíase – Diagnóstico

Além de revisar seu histórico médico e fazer perguntas sobre seu estilo de vida e hábitos, os médicos geralmente solicitam exames de sangue para verificar problemas autoimunes, problemas de tireoide ou deficiências nutricionais. Além disso, eles examinarão as áreas de derramamento ou perda, às vezes usando ferramentas de ampliação.

Em casos de alopecia areata, eles podem examinar uma área careca em busca de “cabelos de ponto de exclamação”, que são cabelos curtos, mais grossos no topo e afunilados à medida que se aproximam do couro cabeludo.

Seu médico também pode fazer uma pequena biópsia do couro cabeludo para análise posterior.

Ofíase – Tratamento da Alopecia areata


Ofíase – Alopecia areata

Ofíase (alopecia areata) não tem cura; no entanto, pode ser tratado e o cabelo pode voltar a crescer.

Em muitos casos, a alopecia é tratada com medicamentos usados para outras condições.

As opções de tratamento para alopecia areata incluem:

Corticosteróides: medicamentos anti-inflamatórios prescritos para doenças autoimunes. Os corticosteróides podem ser administrados como uma injeção no couro cabeludo ou em outras áreas, por via oral (como uma pílula) ou aplicados topicamente (esfregados na pele) como pomada, creme ou espuma. A resposta à terapia pode ser gradual.
Rogaine ® (minoxidil): este medicamento tópico já é utilizado como tratamento para calvície. Geralmente, leva cerca de 12 semanas de tratamento com Rogaine antes que o cabelo comece a crescer.

Outros medicamentos usados para a alopecia com vários graus de eficácia incluem medicamentos usados para tratar a psoríase e sensibilizadores tópicos (medicamentos que são aplicados na pele e causam uma reação alérgica que pode causar o crescimento do cabelo).

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/vegamour.com/healthjade.net/www.medscape.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.