Nefrose

PUBLICIDADE

Nefrose – Definição

nefrose é uma das várias formas de doença renal (nefropatia).

Em um sentido antigo e amplo do termo, é qualquer nefropatia, mas no uso corrente o termo é geralmente restrito a um sentido mais restrito de nefropatia sem inflamação ou neoplasia, no sentido em que se distingue de nefrite, que envolve inflamação.

Também é definido como qualquer doença puramente degenerativa dos túbulos renais.

nefrose é caracterizada por um conjunto de sinais chamado síndrome nefrótica.

nefrose pode ser um distúrbio primário ou pode ser secundária a outro distúrbio.

Complicações nefróticas de outro transtorno podem coexistir com complicações nefríticas.

Em outras palavras, a nefrose e a nefrite podem ser fisiopatologicamente contraditórias, mas isso não significa que elas não possam ocorrer simultaneamente.

Nefrose – O que é

Nefrose é um termo médico para doença renal.

Às vezes chamada de síndrome nefrótica, a nefrose tem inúmeras causas possíveis.

nefrose é tipicamente diagnosticada pelos resultados de um teste de urina e, embora o tratamento varie com a causa, muitas vezes requer tratamento ao longo da vida, com a esperança de prevenir a insuficiência renal permanente.

nefrose pode afetar todos os grupos etários.

Os sintomas geralmente não são externos, mas incluem altos níveis de proteína na urina, baixos níveis de proteína no sangue, colesterol alto e edema, ou inchaço.

Alguns sintomas externos podem incluir dificuldade ou diminuição da micção, e em crianças, acidentes freqüentes e dificuldade com o uso do vaso sanitário podem indicar doença ou distúrbio renal.

Inchaço dos tornozelos, dedos ou face de retenção de líquidos também são sintomas externos de doença renal.

nefrose pode ser determinada pelos resultados dos testes de urina de rotina.

Outros testes são geralmente realizados após a análise de urina para ajudar a determinar a causa.

Em muitos casos, a condição é secundária a uma doença que afeta os principais órgãos do corpo. Diabetes, lúpus e alguns tipos de câncer podem causar doença renal, ou pode ser uma condição hereditária.

Em alguns casos, a nefrose é o resultado de infecção ou uso de drogas.


Rim

O tratamento inclui o controle da doença, tratando quaisquer condições médicas subjacentes que possam causar a doença. Medicamentos comumente prescritos incluem diuréticos para reduzir o inchaço, antibióticos para tratar infecções e medicamentos para reduzir a produção de proteína.

As alterações dietéticas também são geralmente prescritas para pacientes diagnosticados com nefrose.

Outros medicamentos podem ser necessários dependendo das causas subjacentes e outras condições que podem ser afetadas pela doença.

nefrose pode ser uma doença complicada que acarreta riscos e complicações para outros órgãos, como o coração.

Evitar que a doença renal progrida é o melhor caminho para o tratamento, mas alguns pacientes com doença renal acabarão por perder sua função renal. Diálise ou transplante pode ser o resultado final.

Pacientes com doença renal não devem tomar certos medicamentos, mesmo nos estágios iniciais. Se você suspeitar de complicações nos rins, deve consultar o seu médico.

Nefrose – Rins

Os rins são um par de órgãos em forma de feijão localizados no abdômen logo acima da cintura. Sua principal função é filtrar os resíduos e o excesso de água do sangue.

As unidades de filtragem no rim são chamadas de glomérulos (glom-ER-you-li). A nefrose é uma doença renal causada por um defeito nos glomérulos.

Quando os glomérulos estão danificados, o mecanismo de filtragem não funciona adequadamente. Em vez de manter as proteínas no sangue, enquanto permite que o excesso de água e os resíduos passem pelo filtro para os túbulos coletores, onde se transformam em urina, os filtros glomérulos vazam. Isso permite que as proteínas saiam da corrente sanguínea com a água e os resíduos e sejam excretadas na urina. A perda de grandes quantidades de proteína do sangue permite que o fluido vaze da corrente sanguínea para os tecidos do corpo. A retenção de líquidos dá ao corpo, principalmente rosto e pernas, uma aparência inchada e inchada.

Síndrome Nefrótica


Síndrome Nefrótica

síndrome nefrótica é uma condição na qual os rins liberam uma quantidade excessiva de proteína (proteinúria) na urina (xixi).

A síndrome nefrótica geralmente resulta de um problema nos filtros dos rins (glomérulos). Os glomérulos são pequenos vasos sanguíneos nos rins.

Eles removem resíduos e excesso de fluidos do sangue e os enviam para a bexiga como urina. Produtos residuais comuns incluem resíduos de nitrogênio (ureia), resíduos musculares (creatinina) e ácidos.

Em rins saudáveis, os glomérulos filtram os resíduos. Eles permitem que seu sangue retenha as células e proteínas que seu corpo precisa para funcionar regularmente.

Os glomérulos danificados permitem que as proteínas do sangue vazem para o xixi, incluindo a albumina. Se você tem síndrome nefrótica, seus glomérulos danificados permitem que três ou mais gramas (g) de proteína vazem para o xixi durante 24 horas. É 20 vezes a quantidade de proteína que os glomérulos saudáveis permitem.

Nefrose – Causas

Crianças e adultos podem desenvolver nefrose. O que causa o defeito nos glomérulos que resulta em nefrose geralmente é desconhecido.

A nefrose pode se desenvolver como parte de outras doenças, no entanto, incluindo:

Hipertensão (pressão alta).
Diabetes, quando o corpo não consegue produzir quantidades suficientes do hormônio insulina para regular a quantidade de açúcar no sangue.
Lúpus eritematoso sistêmico, às vezes chamado apenas de lúpus, que é uma doença inflamatória crônica que pode afetar os rins e outros órgãos.
Amiloidose, uma condição na qual uma proteína chamada amiloide se acumula nos tecidos e órgãos.
Mieloma, um tumor derivado de células da medula óssea.

Glomerulonefrite, também chamada de doença de Bright, uma condição na qual os glomérulos ficam inflamados e com cicatrizes.

Além disso, o uso excessivo de alguns medicamentos, a exposição a certos produtos químicos (por exemplo, chumbo ou tetracloreto de carbono) e, em algumas pessoas, a exposição a certos alérgenos (hera venenosa, carvalho venenoso, picadas de insetos) podem afetar o funcionamento dos rins e levar a nefrose.

Nefrose – Diagnóstico

Para confirmar se você tem síndrome nefrótica, é provável que seu médico:

Avalie seus sintomas
Pegue seu histórico médico
Examinar você
Pedir-lhe para fazer uma série de testes de urina, geralmente durante um período de 24 horas
Colher uma amostra de sangue para testar

Algumas pessoas podem precisar de uma biópsia do rim para que a amostra possa ser examinada e testada.

Nefrose – Sintomas


Nefrose

Um dos sintomas mais comuns da síndrome nefrótica é a retenção de líquidos, que causa olhos inchados, abdômen inchado e tornozelos e pés inchados, além de ganho de peso.

Sinais e sintomas da síndrome nefrótica incluem:

Grave inchaço (edema), particularmente em torno de seus olhos e em seus tornozelos e pés
Urina espumosa, que pode ser causada pelo excesso de proteína na urina
Ganho de peso devido ao excesso de retenção de líquidos
Fadiga
Perda de apetite

síndrome nefrótica pode levar a doenças graves, como coágulos sanguíneos e insuficiência renal.

Se você suspeitar que tem sintomas de síndrome nefrótica, entre em contato com seu médico.

Nefrose – Tratamento


Nefrose

Como a nefrose é tratada depende de sua causa. Se for causada por outra doença, essa doença é tratada. Se a causa da nefrose não for conhecida, os sintomas podem ser tratados com medicamentos para reduzir a inflamação nos rins, diuréticos para reduzir o edema e antibióticos para interromper a infecção.

Uma dieta com baixo teor de gordura e sal pode ser recomendada e a ingestão de líquidos pode ser restrita.

As pessoas com nefrose geralmente se recuperam quando a doença que causa a nefrose é tratada. Pessoas com nefrose, no entanto, podem estar em risco aumentado para outras doenças renais.

Se os rins perderem a capacidade de funcionar, a diálise pode ser necessária.

Fonte: www.oxfordreference.com/www.niddk.nih.gov/www.luriechildrens.org/www.wisegeek.org/www.humanillnesses.com/www.mayoclinic.org/www.edubloxtutor.com/www.epainassist.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.