Moscas Volantes

PUBLICIDADE

Moscas Volantes – Definição

As moscas volantes são manchas escuras ou fios vistos no campo de visão de uma pessoa, causados pelo encolhimento natural do fluido semelhante a gel no olho (vítreo) que ocorre com a idade..

As moscas volantes podem indicar uma doença ocular grave ou podem ser um efeito colateral inofensivo do envelhecimento.

As moscas volantes aparecem em seu campo de visão como pequenas formas, enquanto os flashes podem parecer relâmpagos ou flashes de câmeras.

As moscas volantes são muito comuns e normalmente não requerem tratamento. Se você tem muitas moscas volantes e flashes, pode ser um sinal de uma doença ocular grave, como descolamento de retina.

Moscas Volantes – O que são

Há momentos em que você está olhando para o céu ou para uma parede em branco e percebe pequenas formas flutuando à sua frente. Eles não são muito claros – quase como pequenos pedaços de poeira presos na lente de uma câmera. Você tenta afastá-los, mas eles ainda estão lá. Quando você olha para outro lugar, essas formas se movem com você.

Quando isso acontece, você está experimentando moscas volantes. As moscas volantes são partes solidificadas de uma substância semelhante a um gel no meio do olho, chamada de humor vítreo ou vítreo.

À medida que você envelhece, o vítreo começa a encolher dentro do olho, criando essas pequenas partículas. As moscas volantes vagam lentamente pelo vítreo. À medida que se movem, eles passam na frente de sua mácula (o centro da retina), o que permite que você os veja.

As moscas volantes são muito comuns e, para muitas pessoas, fazem parte do processo natural de envelhecimento. Na maioria dos casos, você não precisa tratar moscas volantes.

Eles podem ser irritantes no começo, mas com o tempo você não notará mais que eles estão lá. Às vezes, isso é confundido com eles indo embora completamente.

As moscas volantes podem ficar menos pronunciadas, mas são permanentes e ficam no olho.

Às vezes, eles podem ser um sinal de uma condição ocular mais grave chamada descolamento de retina. Nessa condição, o encolhimento e afastamento do vítreo (chamado descolamento do vítreo posterior) causa o descolamento da retina. Isso pode causar sérios problemas de visão. As lágrimas retinianas são outra condição que pode ser causada pelo encolhimento do vítreo. É importante lembrar que, à medida que o vítreo encolhe com o tempo, ele pode criar moscas volantes. Se de repente você tiver mais moscas volantes do que o normal ou estiver experimentando flashes (explosões de luz em seu campo de visão), entre em contato com seu oftalmologista imediatamente.

Em síntese: As moscas volantes parecem pequenas manchas, pontos, círculos, linhas ou teias de aranha em seu campo de visão. Embora pareçam estar diante de seus olhos, eles estão flutuando por dentro.

As moscas volantes são pequenos aglomerados de gel ou células dentro do vítreo que preenchem o olho. O que você vê são as sombras que esses aglomerados projetam em sua retina.

Essas manchas ou manchas transparentes se movem quando você move os olhos. Quando você olha diretamente para eles, eles parecem se afastar. Enquanto você descansa os olhos, eles parecem flutuar por conta própria.

gel vítreo é uma estrutura com aspecto de gelatina que preenche toda a cavidade posterior do globo ocular.

A sua característica fundamental é a transparência

O gel vítreo está em contato com toda a superfície da retina.

O gel vítreo consiste em 99% de água e 1% de elementos sólidos, como fibras colagénio, ác. Hialurónico e proteoglicanos.

Moscas Volantes – Descrição

Para uma pessoa, as moscas volantes parecem pontos pretos ou cinzas, fios ou, ocasionalmente, bolhas vistas no campo de visão dessa pessoa. As moscas volantes geralmente se movem à medida que o olho se move e são mais perceptíveis quando o indivíduo olha com um olho de cada vez para um fundo claro e simples, como o céu azul, um pedaço de papel branco ou uma parede branca. Às vezes, as moscas volantes são acompanhadas por flashes de luz, especialmente nas bordas do campo de visão. Esses flashes continuam mesmo quando os olhos estão fechados.

Não há dor associada a moscas volantes ou flashes de luz. Normalmente, as moscas volantes aparecem em apenas um olho de cada vez.

Moscas Volantes – Como são


Moscas Volantes

Existem muitas maneiras de descrever as moscas volantes. Algumas pessoas veem aranhas, medusas, amebas ou nuvens. A maneira como você pensa que um flutuador se parece é guiada de alguma forma por sua própria criatividade.

Se você tiver moscas volantes, poderá ver:

Linhas onduladas.
Pontos.
Formas de aranha.
Fios semelhantes a fios.
Pequenas formas sombreadas.
Manchas pretas ou muito escuras.

Não há uma maneira de ver moscas volantes e sua descrição de moscas volantes pode soar completamente diferente de outra pessoa.

Quais partes do olho são afetadas por moscas volantes?

Quando você tem moscas volantes, elas podem parecer estar na frente do olho ou bem na superfície.

Você pode esfregar os olhos ou remover as lentes de contato para tentar se livrar das partículas semelhantes a poeira. No entanto, as moscas volantes estão localizadas dentro do olho.

Pense no seu olho como uma bola. Para obter sua forma redonda, seu olho é preenchido com um fluido semelhante a um gel chamado vítreo.

O vítreo está no meio do olho com as outras estruturas que permitem ver o mundo localizado ao seu redor.

Movendo-se da frente do olho para trás, você tem várias camadas, incluindo:

A córnea.
O pupílo.
A íris.
As lentes.
A retina.
O nervo óptico.

Ao falar sobre moscas volantes e seu impacto no olho, é importante saber sobre a retina. Localizada na parte de trás do olho, a retina transforma a luz que entra no olho em sinais elétricos.

Esses sinais vão para o cérebro onde se transformam em imagens. Quando você tem moscas volantes no vítreo, elas estão pairando na frente da retina. Isso projeta sombras e formas na retina, que você vê como parte da coisa que está olhando.

Moscas Volantes – Causas e Sintomas


Moscas Volantes

Entre a lente transparente do olho e a retina sensível à luz na parte posterior do olho está o vítreo. Esse material preenche cerca de 80% do globo ocular e tem consistência semelhante à da clara de um ovo cru.

Conforme a pessoa envelhece, o vítreo começa a se liquefazer e encolher. Este é um processo normal de envelhecimento e a liquefação do vítreo não causa perda de visão.

A retina tem milhões de minúsculas fibras microscópicas emaranhadas no vítreo. À medida que o vítreo encolhe, essas fibras se soltam e algumas delas formam pequenos aglomerados no vítreo.

As moscas volantes que uma pessoa vê no campo de visão são sombras na retina feitas por esses aglomerados ou fios de fibras. Às vezes, quando o vítreo puxa essas fibras microscópicas da retina, a retina é estimulada e a pessoa vê flashes de luz que não vêm do ambiente. Esses flashes de luz são o resultado da estimulação do nervo óptico.

O processo de encolhimento do vítreo para longe da retina é chamado de descolamento vítreo posterior (PVD). Descolamento vítreo posterior são comuns e normalmente o único efeito que eles têm na visão é criar moscas volantes irritantes e flashes de luz ocasionais. No entanto, em algumas pessoas, à medida que o vítreo se afasta, ele cria um buraco ou rasgo na retina.

O fluido do vítreo pode infiltrar-se entre a retina e as células abaixo da retina. Quando a retina é separada das células abaixo dela, diz-se que a retina está descolada e parte da visão é perdida.

O sintoma de um descolamento de retina é a percepção de uma cortina preta que cobre uma parte do campo de visão. O descolamento de retina é uma emergência médica que pode levar à cegueira e requer atenção médica imediata. Na maioria das vezes, as lágrimas retinianas também criam uma chuva de novas moscas volantes.

Qualquer pessoa que tenha mais do que algumas moscas volantes deve consultar um oftalmologista imediatamente para um exame oftalmológico completo.

As moscas volantes também podem ser causadas por um golpe na cabeça.

Um grande número de moscas volantes que aparecem repentinamente sugere que um vaso sanguíneo se rompeu e as células sanguíneas entraram no vítreo. Outra causa de moscas volantes é a inflamação do olho (uveíte), uma condição que requer tratamento médico imediato. Algumas outras pessoas veem manchas em sua visão por meia hora ou mais antes de desenvolver uma enxaqueca.

Essas manchas podem aparecer em ambos os olhos simultaneamente. As moscas volantes da enxaqueca não estão relacionadas ao descolamento vítreo posterior.

Moscas Volantes – Causa

As moscas volantes podem ser causadas pelo processo normal de envelhecimento ou por outras condições e doenças que incluem:

Trauma ou dilaceração na retina
Medicamentos ou cirurgias oculares
Uma lesão ocular ou hemorragia
Inflamação ou infecção ocular
Sangramento no olho
tumor ocular
Retina rasgada
Retinopatia diabética

Moscas Volantes – Sintomas

As moscas volantes são normais à medida que envelhecemos. Eles são pequenos, mas podem afetar significativamente sua visão.

Podem apresentar-se das seguintes formas:

Cordas ou formas em sua visão que parecem estar flutuando
Pontos que são perceptíveis contra um fundo liso
Pontos, manchas ou pontos sombreados que se movem para fora do seu campo visual quando você tenta olhar para eles
Linhas ou formas semelhantes a teias de aranha
Anéis ou quaisquer outras formas irregulares

Moscas Volantes – Diagnóstico


Moscas Volantes

Seu oftalmologista geralmente diagnostica moscas volantes durante um exame oftalmológico. Seus olhos serão dilatados para que seu oftalmologista possa ter uma visão clara do interior do olho.

Isso permite que o oftalmologista veja as moscas volantes que você tem e verifique sua retina. Certificar-se de que sua retina não está danificada e que não há sinais de descolamento ou ruptura da retina é uma parte importante do seu exame oftalmológico.

Você pode precisar fazer exames oftalmológicos regulares se o seu oftalmologista encontrar moscas volantes. Esta é uma precaução e permite que seu oftalmologista acompanhe como seu vítreo está diminuindo com o tempo.

Ir a esses exames oftalmológicos regulares pode ajudar a evitar que um problema ocular mais sério aconteça no futuro.

Moscas Volantes – Tratamento


Moscas Volantes

As moscas volantes podem ser extremamente irritantes, mas muitas vezes são inofensivas. Muitos de nós os experimentaremos em algum momento de nossas vidas.

Casos raros de moscas volantes vítreas podem atrapalhar sua visão e, por fim, exigir cirurgia. A maioria não requer nenhum tratamento, pois pode se instalar fora do seu campo de visão.

As moscas volantes normalmente não são tratadas. Eventualmente, o olho se ajusta a eles e, com o tempo, a gravidade tende a puxar as moscas volantes para baixo do campo de visão.

Em casos de descolamento de retina ou em casos muito raros em que as moscas volantes são tão densas que interferem na visão, uma operação séria chamada vitrectomia pode ser realizada. Em uma vitrectomia, o vítreo do olho é removido, o que também remove as moscas volantes. O espaço ocupado pelo vítreo é então preenchido com fluido. Esta é uma operação muito delicada com potencial para complicações graves.

Esta operação raramente é realizada para remover moscas volantes porque os riscos geralmente superam os benefícios.

Moscas Volantes – Prognóstico


Moscas Volantes

prognóstico depende da causa das moscas volantes. Na maioria dos casos, as moscas volantes são irritantes, mas inofensivas, e eventualmente desaparecem ou se tornam menos intrusivas. No entanto, um grande número de novas moscas volantes muitas vezes precede um buraco, rasgo ou descolamento da retina. Um descolamento de retina e, às vezes, outros danos à retina, podem exigir cirurgia para preservar a visão. Dependendo da localização do dano na retina, pode haver perda permanente da visão.

Moscas Volantes – Prevenção

As moscas volantes não podem ser evitadas. Eles são considerados uma parte normal do envelhecimento.

Fonte: www.postgradmed.com/www.gale.com/www.mayoclinic.com/www.nei.nih.gov/my.clevelandclinic.org/www.aoa.org/www.aaopt.org/www.eyecareamerica.org/www.eyecontact.co.za/www.woolfeyelab.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.