PUBLICIDADE
Mialgia – Definição
Muitas coisas podem causar dor muscular (mialgia), incluindo lesões, infecções e doenças. A dor muscular pode ser de curta duração ou crônica. Dor muscular de início tardio ocorre após o exercício.
Você pode tomar medidas para prevenir e controlar a dor muscular e as condições que a causam.
A mialgia descreve dores em um músculo e ou grupo de músculos, que podem envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam músculos, ossos e órgãos. Lesões, traumas, uso excessivo, tensão, certas drogas e doenças podem causar mialgia.
A dor muscular, ou mialgia, é um sinal de lesão, infecção, doença ou outro problema de saúde. Você pode sentir uma dor profunda e constante ou dores agudas aleatórias.
Algumas pessoas têm dores musculares em todo o corpo, enquanto outras têm em áreas específicas. Todo mundo experimenta dores musculares de maneira diferente.
Mialgia – O que é
Mialgia se traduz em dor muscular. É justo dizer que a maioria das pessoas experimenta um ou dois casos da doença, pelo menos, na vida. Na maioria das vezes, a dor é causada por esforço ou uso excessivo de um músculo. Pode ocorrer em qualquer grupo muscular, em qualquer momento da vida. A mialgia que não é causada por tensão muscular pode estar presente em um grande número de doenças infecciosas, desde a gripe comum até doenças como a doença de Lyme. Algumas doenças autoimunes, como lúpus e fibromialgia, podem causar dores musculares significativas.
A dor muscular pode ser leve, ou pode ser grave se alguém tiver danificado um músculo. Quando a dor que não parece relacionada a uma doença está presente por mais de três dias, deve-se consultar um médico. Isso é particularmente importante se alguém notar vermelhidão ou inchaço ao redor da área dolorida ou se tiver entrado em contato recentemente com um carrapato. Se alguém recebeu uma picada de carrapato, é muito importante que o carrapato seja testado para descartar a doença de Lyme. Isso pode causar danos progressivos ao corpo, mas no início pode ser facilmente tratado com antibióticos. Além disso, qualquer mialgia acompanhada de febre por mais de dois dias justifica a consulta a um médico.
A dor muscular que envolve dor extrema e inibição dos movimentos no pescoço, acompanhada de febre, pode ser muito grave. Se não for possível tocar o queixo no peito, isso pode indicar dor causada por meningite.
Esta condição requer atenção médica imediata. Os pais que têm filhos reclamando de dor no pescoço e febre devem orientar seus filhos a tentar o alongamento do queixo ao peito antes de chamar o médico, mas mesmo que a criança consiga fazer isso, um pediatra ainda deve ser contatado.
Mialgia
A mialgia por uso excessivo de um músculo geralmente é tratada com compressas quentes e frias alternadas no músculo afetado. A massagem também pode ser benéfica.
O tratamento também pode incluir tomar ibuprofeno, aspirina ou paracetamol. O ibuprofeno e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteróides são preferidos porque podem reduzir o inchaço. No entanto, a dor muscular é a maneira do corpo de comunicar que o resto do músculo é necessário. Se a medicação resolver completamente a dor, é possível sentir ainda mais dor, continuando a usar o músculo ou músculos afetados.
O exercício suave regular pode ser útil para aqueles que sofrem de mialgia devido a estilos de vida inativos. Além disso, o alongamento antes de exercícios extenuantes pode ajudar a reduzir o risco de dores musculares.
É normal, ao iniciar um regime de exercícios, sentir alguma dor após o exercício. Os músculos que não foram usados com frequência ficarão doloridos no início. Se a dor for extrema, isso pode significar lesão de um músculo.
Aqueles que têm mialgia como resultado de doenças autoimunes podem encontrar alguma redução na dor com exercícios de alongamento suaves.
Muitos com lúpus e fibromialgia acham que especialmente o Hatha yoga, também chamado de yoga suave, pode ajudar a reduzir a dor muscular. Para aqueles que têm dificuldades de movimento, outro regime de exercícios útil é a cadeira de ioga, que elimina as posturas em pé.
Mialgia – Sintomas
Mialgia
Mialgia, ou dor muscular, é uma indicação de uma lesão ou doença muscular subjacente. Se a dor se originar de músculos sobrecarregados ou lesionados, a área ao redor do músculo ficará sensível ao toque.
Certas doenças também causam mialgia e produzem uma ampla gama de sintomas de mialgia. Os métodos de tratamento dependem da causa da mialgia.
Os sintomas de mialgia causados por tensão muscular manifestam-se rapidamente. Músculos danificados têm certos pontos-gatilho que emanam dor quando estimulados, geralmente por contato.
Pontos-gatilho ativos são áreas onde o músculo está inflamado e extremamente sensível. Os pontos-gatilho latentes são áreas onde o músculo rompido resulta em dor apenas se for usado de uma determinada maneira.
Esses sintomas desaparecem em uma semana se o músculo não estiver completamente rompido. Se a dor muscular persistir por mais de uma semana, pode ser uma indicação de uma lesão ou condição maior.
O alongamento antes de se envolver em atividades físicas pode evitar que essa forma de mialgia ocorra, garantindo que os músculos estejam soltos; períodos de descanso suficientes durante atividades físicas extenuantes também evitarão lesões causadas pelo uso excessivo. Se os sinais de mialgia já foram exibidos, o calor e a compressão podem proporcionar alívio.
Massagear a área dolorida com óleo de mostarda quente também ajudará a aliviar a tensão no músculo. Além disso, certos exercícios pliométricos podem reabilitar o músculo e minimizar a atrofia.
Uma pausa prolongada envolvendo o uso limitado do músculo pode ser necessária para garantir a cicatrização adequada.
Em situações em que os sintomas de mialgia estão presentes, apesar de nenhum trauma direto no músculo, um vírus ou outra doença subjacente pode ser a causa.
Ao contrário dos sintomas causados por lesões musculares, os causados por doenças são tipicamente mais generalizados; uma infecção muscular viral pode causar dor em vários grupos musculares em todo o corpo se não for tratada.
Doenças também causam outros sinais de mialgia. Os músculos podem ficar inflamados, resultando em dor de garganta, restrição de movimentos e dificuldade para respirar, dependendo da doença e de sua localização no corpo. Dores de cabeça e dores abdominais também são possíveis sintomas.
Finalmente, as pessoas que sofrem de mialgia podem sentir fadiga e aumento da irritabilidade.
Um período prolongado de sintomas de mialgia pode exigir intervenção médica imediata, especialmente se a dor residir ao redor do coração.
A mialgia pode interferir com a frequência cardíaca do doente e causar-lhe uma paragem cardíaca. Os remédios para mialgia causada por lesão muscular também fornecem alívio para mialgia causada por infecção.
Mialgia – Causas
Mialgia
A mialgia geralmente pode ser localizada em uma área do corpo ou em grupos de músculos.
As causas mais comuns de dor muscular são estresse, uso excessivo, lesões e tensão.
A dor muscular – especificamente a dor muscular sistêmica – pode ser causada por uma doença, infecção ou efeito colateral de certos medicamentos.
Causas comuns de mialgia incluem:
Síndrome da fadiga crônica
Fibromialgia
doença de Lyme
Lúpus
Síndrome dolorosa miofascial
Artrite reumatoide
Muitas outras doenças e condições causam dor nos músculos, como hipertireoidismo, gripe e distonia.
Mialgia – Tratamento
Para aliviar a dor muscular devido ao uso excessivo ou lesão, descanse a parte do corpo e tome paracetamol ou ibuprofeno. A aplicação de gelo nas primeiras 24 a 72 horas após uma lesão pode reduzir a dor e a inflamação. Depois disso, o calor pode ser mais reconfortante.
A dor muscular por uso excessivo e a fibromialgia respondem bem a massagens e exercícios de alongamento suaves.
Se a dor persistir por mais de três dias ou for forte e inexplicada ou se houver algum sinal de infecção, chame o médico para atendimento especializado e possivelmente medicamentos.
Fonte: chemocare.com/www.thehealthboard.com/www.cancer.gov/www.wisegeek.com/www.hopkinsmedicine.org/southernpainclinic.com/my.clevelandclinic.org/www.sepainandspinecare.com