Megalofobia

PUBLICIDADE

Megalofobia – Definição

Megalofobia é um transtorno de ansiedade caracterizado por medo intenso ou fobia de objetos ou estruturas grandes.

Pode causar sentimentos de pânico, falta de ar e um forte desejo de evitar situações que envolvam objetos grandes.

Os gatilhos comuns incluem edifícios altos, grandes estátuas ou paisagens extensas.

Megalofobia – O que é

Megalofobia é um tipo de transtorno de ansiedade em que a pessoa sente medo intenso de objetos grandes.

Uma pessoa com megalofobia experimenta intenso medo e ansiedade quando pensa ou está perto de objetos grandes, como grandes edifícios, estátuas, animais e veículos. Freqüentemente, evitam situações ou locais que contenham objetos grandes. Portanto, um dos sinais mais comuns de megalofobia é sentir-se nervoso e assustado depois de ver, pensar ou falar sobre coisas grandes.

Como outras fobias específicas, a megalofobia é altamente tratável com uma terapia psicológica chamada terapia de exposição.

Como outras fobias, a megalofobia pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. Fobias específicas, como a megalofobia, têm maior probabilidade de se desenvolver em crianças e de se tornarem aparentes em adolescentes e adultos jovens. As mulheres são mais propensas a desenvolver fobias específicas.

As fobias podem parecer confusas e pode haver alguma sobreposição com outras fobias. Por exemplo, você pode ter medo de animais grandes e ter uma fobia específica de um determinado animal.

Depois que uma fobia específica é diagnosticada, o terapeuta pode adaptar as opções de tratamento mais eficazes, como tratamento de primeira linha, como terapia de exposição ou medicamentos, para essa área.

De que tipo de objetos grandes as pessoas com megalofobia têm medo?

Megalofobia
Megalofobia

Os seguintes objetos podem fazer com que pessoas com megalofobia sintam medo e ansiedade intensos:

Edifícios altos, como arranha-céus.
Grandes estátuas e monumentos.
Recursos naturais grandes ou vastos, como montanhas, vulcões, lagos e oceanos.
Grandes barcos, navios e barcaças.
Veículos de grande porte, como trens e ônibus.
Espaços grandes ou vastos, como o interior de um estádio.
Animais grandes, como elefantes e baleias.

Como existem muitos tipos de fobias, pode ser um pouco difícil diagnosticá-las. Pessoas que têm megalofobia geralmente temem mais de um tipo de objeto grande.

Existem outras fobias que se caracterizam pelo medo de algo grande, mas seu tamanho não é o aspecto principal do medo. Por exemplo, se você tem um medo intenso do oceano (que é um grande “objeto”) especificamente, você pode ter talassofobia, o medo do oceano, e não megalofobia. Se você estiver sentindo medo intenso, é importante consultar seu médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Megalofobia – Causa

Os pesquisadores não têm certeza do que exatamente causa a megalofobia.

Eles acreditam que ter uma experiência negativa ou traumática envolvendo um objeto grande pode contribuir para que uma pessoa desenvolva megalofobia.

Megalofobia
Megalofobia

Qualquer objeto grande pode desencadear megalofobia. E sim, grande é uma palavra subjetiva, mas não há nenhum requisito de tamanho específico necessário para causar uma reação.

Exemplos comuns de coisas que podem desencadear a megalofobia incluem:

Montanhas
Animais grandes
Arranha-céus
Aviões
Navios
Grandes estátuas
Turbinas eólicas

Megalofobia – Sintomas

Megalofobia
Megalofobia

Pessoas com fobias muitas vezes fazem de tudo para evitar situações que envolvam aquilo de que têm medo.

Se uma pessoa com megalofobia não consegue evitar objetos grandes e está perto de objetos grandes, ela pode apresentar os seguintes sintomas:

Sinta medo e ansiedade intensos.
Experimente um batimento cardíaco acelerado.
Tem falta de ar.
Sinta-se tonto e com vertigens.
Sentir náuseas.
Sinta um forte desejo de escapar da situação.

Megalofobia – Diagnóstico

Megalofobia
Megalofobia

megalofobia é diagnosticada através de uma série completa de perguntas sobre a história, experiências e sintomas da pessoa. Normalmente, você precisa ter experimentado medo e ansiedade persistentes de objetos grandes por pelo menos seis meses para ser diagnosticado com megalofobia.

Seu médico provavelmente usará os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), uma publicação da Associação Americana de Psiquiatria, para diagnosticar megalofobia.

Seu médico também descartará quaisquer outras condições de saúde física ou mental que possam estar causando seus sintomas.

Em geral, as fobias têm pelo menos quatro critérios de diagnóstico, incluindo:

Medo intenso e irracional: O medo do objeto ou situação é persistente e desproporcional a um nível apropriado de medo.
Ansiedade antecipatória: um indivíduo que tem fobia tende a insistir ou temer situações ou experiências futuras que envolvam o objeto ou situação de que tem medo.
Evitação: Muitas pessoas que têm fobia evitarão ativamente o objeto ou situação temida. Alguns vão a extremos para evitar aquilo de que têm medo.
A fobia interfere nas atividades do dia a dia: O medo que o indivíduo vivencia tem que limitar de alguma forma o seu dia a dia para que seja diagnosticado como fobia.

Megalofobia – Tratamento

megalofobia geralmente pode ser tratada com tratamento psicológico (psicoterapia), como terapia de exposição e/ou terapia cognitivo-comportamental. Não é muito comum, mas às vezes as pessoas precisam de medicamentos que aliviem temporariamente os sintomas de medo e ansiedade, a fim de lidar com o medo enquanto participam da terapia.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de tratamento eficaz e bem estudada. Na terapia cognitivo-comportamental, você aprenderá estratégias para mudar a forma como seu cérebro reage ao que quer que desencadeie seu medo.

Um terapeuta trabalhará com você para entender por que você tem medo de objetos grandes e cultivar uma percepção mais racional deles.

Outro componente da terapia cognitivo-comportamental é a terapia de exposição, onde são mostradas imagens de objetos grandes. A terapia de exposição visa familiarizá-lo com o que você teme, expondo-o a eles em um ambiente controlado.

Isso pode ser especialmente útil se você evita objetos grandes em sua vida cotidiana.

Fonte: drlogy.com/my.clevelandclinic.org/ro.co/www.betterhelp.com/psychcentral.com/www.hopequre.com/i.ytimg.com/www.depositphotos.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …