Mamografia

PUBLICIDADE

Mamografia –.Definição

mamografia é o estudo da mama por meio de raio-x. O teste real é chamado de mamografia.

Existem dois tipos de mamografias. Uma mamografia de rastreamento é solicitada para mulheres que não têm problemas com os seios.

Consiste em duas radiografias de cada mama. Uma mamografia diagnóstica é para avaliação de novas anormalidades ou de pacientes com uma mamografia com anormalidade anterior que requer acompanhamento (ou seja, uma mulher com câncer de mama tratada com mastectomia).

Raios x adicionais de outros ângulos ou vistas especiais de certas áreas são obtidos.

As mamografias são uma ferramenta essencial de triagem e diagnóstico do câncer de mama. Usando raios-X de baixa dose, eles podem mostrar áreas ou tecidos anormais (geralmente não cancerosos ou benignos) em sua mama e podem ajudar a detectar o câncer antes que você apresente sintomas.

Mamografia – O que é

Uma das palavras mais terríveis da língua inglesa é o câncer. Um grande número de pessoas morrem de câncer todos os anos.

Mais e mais cientistas estão encontrando maneiras melhores e melhores de tratar e eliminar o câncer. Uma cura geral não foi encontrada, no entanto, e o risco de câncer permanece alto e muito prevalente em um grande número de pessoas.

Uma das principais causas de morte entre as mulheres é o câncer de mama.

Os métodos usuais de tratar e eliminar esse tipo de câncer incluem radiação e quimioterapia. Os métodos radicais de lidar com esse tipo de câncer incluem a mastectomia, a remoção de um tumor e a mastectomia, a remoção do seio completamente.

Os profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes que pratiquem vigilância, a fim de evitar completamente ou diminuir os efeitos do câncer.

A inspeção do corpo através de raios-X e outras ferramentas de diagnóstico é a principal maneira de médicos e enfermeiros descobrirem tumores antes que seja tarde demais.

Essa inspeção dos seios de uma mulher, em busca de casos de câncer de mama, é chamada de mamografia.

Os profissionais de saúde irão administrar uma mamografia a uma mulher que esteja com queixa de dor ou anormalidade mamária, ou mesmo a mulheres que não apresentem nenhum desses sintomas.

A chave é a prevenção, e a mamografia é uma arma importante na luta contra o câncer.


Mamogramas são realizados para detectar a
presença de câncer de mama

Usando um raio-X de baixa dose, a máquina de mamografia leva um instantâneo do interior dos seios de uma mulher.

Usando uma radiografia de baixa dose, a máquina de mamografia tira um instantâneo do interior dos seios de uma mulher.

A máquina em si é uma caixa retangular que é usada para nada além de produzir a mamografia. A máquina é apenas uma parte do dispositivo; a outra parte é uma unidade que segura e comprime os seios para que imagens em diferentes ângulos possam ser tomadas.

Médicos e enfermeiros examinam esses instantâneos, procurando por sinais de anormalidades, como caroços, que podem ser tumores.

Os resultados de uma mamografia geralmente estão disponíveis rapidamente, facilitando a ansiedade daqueles submetidos ao procedimento.

Organizações nacionais de saúde de vários países pedem às mulheres que façam uma mamografia todos os anos a partir dos 40 anos.

Essa mamografia é capaz de detectar os sinais de câncer de mama dois anos antes que um profissional de saúde possa encontrar esses sinais usando apenas inspeção manual.

Se um tumor for detectado cedo o suficiente em sua vida, ele pode ser tratado e erradicado com muito mais facilidade do que se for deixado desimpedido.

mamografia é uma ferramenta muito útil para os profissionais de saúde na luta contra o câncer de mama. A mamografia, no entanto, não é totalmente infalível.

Em casos raros, uma mamografia não encontrará evidências de câncer de mama, mesmo quando existir; em casos ainda mais raros, a mamografia sinalizará evidência de câncer de mama quando não houver nenhum.

Na grande maioria dos casos, no entanto, os resultados de uma mamografia podem ser usados para projetar uma imagem precisa do estado de saúde dos seios de uma mulher.

Mamografia – Objetivo


Mamografia

objetivo da mamografia de rastreamento é a detecção do câncer de mama. Um teste de triagem, por definição, é usado para pacientes sem quaisquer sinais ou sintomas, a fim de detectar a doença o mais cedo possível. Muitos estudos mostraram que fazer mamografias regulares aumenta as chances de uma mulher encontrar câncer de mama em um estágio inicial, quando é mais provável que seja curável. Estima-se que uma mamografia pode encontrar um câncer até dois anos antes de poder ser sentido.

Recomenda-se mamografias anuais para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

As mamografias de rastreamento geralmente não são recomendadas para mulheres com menos de 40 anos que não apresentam fatores de risco especiais e um exame físico normal das mamas. Abaixo dos 40 anos, as mamas tendem a ser “radiográficamente densas”, o que significa que é difícil ver muitos detalhes. Em 2003, uma nova técnica que introduz contraste radiográfico em mamografias digitais provou ser útil para melhorar a visibilidade do câncer de mama em mulheres mais jovens.

As mamografias de rastreamento podem detectar cânceres em seus estágios iniciais e reduzir muito a mortalidade, principalmente entre as mulheres de 40 a 69 anos. diagnosticados em estágios mais precoces do que as mulheres que fizeram mamografias com menos frequência.

Algumas mulheres correm maior risco de desenvolver câncer de mama, como aquelas com dois ou mais parentes que têm a doença.

Os especialistas afirmaram que mulheres com risco aumentado podem se beneficiar de mamografias de rastreamento precoces e intervalos mais frequentes para rastreamento.

mamografia diagnóstica é usada para avaliar um problema existente, como um nódulo, secreção do mamilo ou sensibilidade incomum em uma área.

A causa do problema pode ser definitivamente diagnosticada a partir deste estudo, mas muitas vezes é necessária uma investigação mais aprofundada usando outros métodos.

Este exame também é usado para avaliar os achados da mamografia de rastreamento.

Mamografia – Preparação

A compressão ou aperto da mama para uma mamografia é uma preocupação para algumas mulheres, mas necessária para renderizar uma imagem de qualidade.

As mulheres não devem passar desodorante, pó ou loção na parte superior do corpo no dia da mamografia.

As partículas desses produtos podem atingir a mama ou o suporte do filme e podem parecer anormalidades no filme de mamografia.

Mamografia – Riscos

O risco de exposição à radiação de uma mamografia é considerado praticamente inexistente.

Os especialistas são unânimes em afirmar que qualquer risco insignificante é superado em muito pelos benefícios potenciais da mamografia.

Alguns tipos de câncer de mama não aparecem nas mamografias ou “se escondem” no tecido mamário denso. Um estudo normal (ou negativo) não é uma garantia de que uma mulher está livre de câncer.

As mamografias detectam cerca de 85% a 90% dos cânceres de mama.

Leituras “falsas positivas” também são possíveis, e 5% a 10% dos resultados de mamografia indicam a necessidade de testes adicionais, a maioria dos quais confirma que não há câncer.

Mamografia – Resultados normais

Um relatório de mamografia descreve detalhes sobre a aparência de raio-x das mamas.

Ele também classifica a mamografia de acordo com categorias padronizadas, como parte do Sistema de Relatórios e Dados de Imagens de Mama (BIRADS) criado pelo American College of Radiology (ACR).

Uma mamografia normal pode ser classificada como BIRADS 1 ou negativa, o que significa que nenhuma anormalidade foi observada. Uma mamografia normal também pode ser classificada como BIRADS 2 ou achados benignos. Isso significa que uma ou mais anormalidades foram encontradas, mas são claramente benignas (não cancerígenas) ou variações do normal. Alguns tipos de calcificação, gânglios linfáticos ou implantes na mama podem gerar uma classificação BIRADS 2. Uma classificação BIRADS 0 indica que a mamografia está incompleta e requer uma avaliação mais aprofundada.

Mamografia – Resultados anormais

Muitas mamografias são consideradas limítrofes ou indeterminadas em seus achados. BIRADS 3 significa que uma anormalidade está presente e provavelmente (mas não definitivamente) benigna.

Sugere-se mamografia de seguimento em um curto intervalo de seis meses. Isso ajuda a garantir que a anormalidade não esteja mudando ou seja “estável”.

Esta estabilidade na anormalidade indica que um câncer provavelmente não está presente. Se a anormalidade for cancerígena, provavelmente crescerá e mudará no tempo entre as mamografias.

Algumas mulheres ficam desconfortáveis ou ansiosas com a espera e podem querer consultar o médico sobre a realização de uma biópsia. BIRADS 4 significa suspeita de câncer.

Uma biópsia é geralmente recomendada neste caso. BIRADS 5 significa que uma anormalidade é altamente sugestiva de câncer. A área suspeita deve ser biopsiada.

Frequentemente, as mamografias de rastreamento são acompanhadas por imagens adicionais. As razões são numerosas; eles não podem significar que o radiologista suspeite de uma lesão cancerígena, apenas que ele ou ela não pode fazer um diagnóstico claro a partir das visualizações da mamografia de rastreamento. Os métodos de imagem mais comuns são visualizações adicionais na mamografia, às vezes chamadas de visualizações de ampliação, e ultrassom. Nos últimos anos, alguns pacientes receberam ressonância magnética (MRI) da mama.

Uma nova técnica chamada mamografia de subtração digital aprimorada com contraste de dupla energia é relatada para encontrar cânceres que podem passar despercebidos pela mamografia convencional.

Pode ser solicitado no futuro como um estudo de acompanhamento.

Mamografia – Radiografia


Mamografia

Mamografia é uma imagem médica especializada que usa um sistema de raios-X de baixa dose para ver o interior dos seios.

Um exame de mamografia, chamado de mamografia, ajuda na detecção precoce e diagnóstico de doenças da mama em mulheres.

Um raio-x (radiografia) é um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas.

Imagem com raios-x envolve expor uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo.

Raios-X são a forma mais antiga e mais frequentemente usada de imagens médicas.

Uma radiografia de mamografia usa baixa radiação para produzir imagens da estrutura interna da mama e revelar possíveis tumores.

As figuras em preto e branco criadas baseiam-se na densidade das estruturas internas gravadas.

Uma máquina de raio-x de mamografia consiste em um tubo de raio-x e uma pá de compressão para uniformemente apertar o peito na placa de gravação abaixo do seio.

As radiografias de mamografia são realizadas por técnicos de raios X, levam cerca de 30 minutos e as imagens são revistas por um radiologista.

Durante uma mamografia, radiografias de baixa radiação são direcionadas precisamente para o tecido de um seio. Estas radiografias são absorvidas diferencialmente pelos vários tipos de tecido na mama ou perto dela.

O osso do ombro absorverá a maior parte da radiação e parecerá mais denso ou mais branco na imagem gravada, e o músculo, a gordura e quaisquer tumores existentes serão menos densos ou acinzentados.

Uma imagem em preto e branco do que está dentro da mama resulta das diferentes densidades e é gravada em um filme de raio X ou como uma imagem digital.

Todas as imagens serão cuidadosamente examinadas por um radiologista ou um médico especialmente treinado para avaliar radiografias, e um resumo será enviado ao médico de referência do paciente.


As radiografias de mamografia são realizadas por um técnico de
mamografia que inspeciona as imagens para garantir que elas saiam claras

máquina de raio x de mamografia parece uma torre. No topo, que aponta diretamente para baixo, está o tubo de raios X, onde os raios X são gerados e focalizados no seio.

Abaixo do tubo de raios X há uma pá de compressão ajustável verticalmente. Debaixo da pá há outra placa verticalmente ajustável que registra a imagem. Os seios são colocados um de cada vez no prato de gravação, e a pá de compressão é abaixada para apertar e espalhar o tecido mamário.

Uma radiografia de mamografia é normalmente realizada por um técnico de raio-x, e leva cerca de 30 minutos para a imagem de ambos os seios. A paciente será solicitada a remover a camisa e o sutiã, colocar um roupão, ficar diretamente em frente à máquina de raio-x de mamografia, colocar um seio na máquina e ficar o mais imóvel possível enquanto a mama estiver comprimida para a imagem.

A compressão da mama é necessária a fim de uniformizar a espessura da mama para proporcionar a melhor imagem possível, permitir doses menores de raios-x e ajudar a manter o tecido imóvel. Após o exame, o técnico normalmente se encontra com o radiologista por alguns minutos para se certificar de que todas as imagens estão claras e todo o seio foi capturado antes de dispensar o paciente.

Quais são os diferentes tipos de máquinas de mamografia?

Os dois tipos principais de máquinas de mamografia são máquinas de tela de cinema e máquinas digitais de campo total.

Ambos os tipos executam a mesma função e são usados da mesma maneira. A única diferença significativa entre os dois tipos de máquinas de mamografia é no estilo da imagem produzida.

Máquinas de mamografias de tela de cinema gravam as imagens no filme tradicional, enquanto a mamografia digital de campo total envia as imagens para um computador.

mamografia é uma radiografia da mama usada para rastrear o câncer de mama quando nenhum outro sintoma está presente, ou para diagnosticar o câncer de mama depois de encontrar um nódulo durante um exame físico de rotina.

Durante o procedimento, um técnico coloca os seios entre duas placas transparentes presas a uma câmera especial. As placas achatam os seios, e a câmera tira fotos de dois ângulos diferentes para fornecer uma visão completa do tecido mamário, rastreio de nódulos ou outras anormalidades. O procedimento é então repetido no outro seio.

Até meados dos anos 2000, as máquinas de mamografias de filmes eram as mais utilizadas e, portanto, o método mais pesquisado de mamografia.

Em 2009, a mamografia digital de campo completo estava disponível na maioria dos hospitais, geralmente como uma segunda opção, em vez de um substituto para a tecnologia de tela de cinema.

mamografia com tela de cinema geralmente tinha um custo menor, tornando-a uma opção mais atraente para aqueles sem plano de saúde.


Uma máquina de mamografia pressiona o peito entre duas
placas para capturar a melhor imagem

Ambos os tipos de máquinas de mamografia são eficazes na produção de imagens, mas uma máquina de mamografia digital de campo total oferece várias vantagens sobre a mamografia de tela de filme.

Eles tendem a tirar melhores fotos de seios densos, tornando-os a escolha recomendada para mulheres com menos de 50 anos ou aquelas com seios grandes. A imagem digital também é mais fácil de manipular, permitindo que os técnicos aumentem o zoom em determinadas áreas e aprimorem as imagens para obter leituras mais claras.

Máquinas de mamografia digital também têm uma taxa de recuperação menor, o que significa que as mulheres que têm esse tipo de teste não são obrigadas a retornar ao consultório para mamografias secundárias devido a achados insuficientes tantas vezes quanto possível, caso tenham feito mamografia com tela de cinema. Isso é benéfico porque as máquinas de mamografia emitem radiação enquanto estão em uso.

Embora a quantidade de radiação envolvida em uma mamografia seja insignificante e tipicamente não prejudicial, menos exposição à radiação significa menor risco de complicações potenciais.

Máquinas de mamografia de ambos os tipos podem ser usadas como ferramentas de triagem e ferramentas de diagnóstico. Quando usado para triagem, o procedimento normalmente leva cerca de 20 minutos do início ao fim. Quando usado para diagnóstico, no entanto, os procedimentos podem levar muito mais tempo porque os técnicos precisam tirar fotos de vários ângulos diferentes.

A maioria das mulheres experimenta desconforto leve durante o procedimento, embora algumas mulheres possam achá-lo doloroso.

Fonte: www.radiologyinfo.org/www.bccancer.bc.ca/www.wisegeek.org/www.cancer.org/www.cdc.gov/medlineplus.gov/www.cancer.gov/cancernet.nci.nih.gov/www.fda.gov

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.