PUBLICIDADE
Macrocitose – Definição
Macrocitose é a presença de macrócitos no sangue.
A macrocitose é uma característica de certas anemias (conhecidas como anemias macrocíticas), incluindo aquelas devidas à deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico.
Macrocítico vem de palavras gregas que significam “célula grande”. Uma classe macrocítica de anemia é uma anemia (definida como sangue com concentração insuficiente de hemoglobina) na qual os eritrócitos (“glóbulos vermelhos” ou hemácias) são maiores que seu volume normal.
Macrocitose – O que é
Macrocitose é uma palavra que descreve glóbulos vermelhos anormalmente grandes. Não é uma condição ou diagnóstico. Em vez disso, você pode descobrir que tem glóbulos vermelhos aumentados ao receber os resultados de um hemograma completo.
Muitas vezes ocorre junto com a anemia, uma condição na qual não há glóbulos vermelhos saudáveis suficientes para transportar oxigênio para todos os tecidos ou as células existentes não são tão eficientes.
Um hemograma completo é um exame de sangue de rotina usado pelos provedores para monitorar sua saúde, examinando suas células sanguíneas.
Os médicos usam uma unidade chamada femtolitros para medir o tamanho das células sanguíneas. Normalmente, os glóbulos vermelhos têm entre 80–100 femtolitros (fL).
Os médicos consideram os glóbulos vermelhos maiores que 100 fL como macrocíticos.
Um hemograma completo inclui um valor chamado volume corpuscular médio (VCM), o tamanho médio dos glóbulos vermelhos. Você tem macrocitose se for adulto com volume corpuscular médio (VCM) acima do considerado normal – 100 femtolitros (fL).
A macrocitose geralmente não é sinal de algo sério. Às vezes, porém, os glóbulos vermelhos aumentados não possuem os nutrientes essenciais de que necessitam para realizar seu trabalho – transportar oxigênio por todo o corpo. Isto é o que acontece com a anemia macrocítica. A anemia macrocítica pode causar sérios problemas de saúde sem tratamento.
A macrocitose pode ser um sinal de anemia macrocítica, uma condição relacionada à deficiência de vitaminas. Freqüentemente, a macrocitose não é sinal de algo sério.
Aproximadamente 2% a 4% das pessoas têm macrocitose. Mais da metade das pessoas com macrocitose (60%) também apresentam anemia.
A macrocitose sem anemia é mais comum em bebês, idosos e pessoas grávidas. Geralmente não requer tratamento.
Macrocitose – Tipos
Os médicos classificam a macrocitose em duas grandes categorias:
Macrocitose megaloblástica: Esta é a forma mais comum. Ocorre quando uma pessoa não consegue produzir DNA devido a uma deficiência de vitamina B12 ou folato.
Macrocitose não megaloblástica: Isso pode acontecer quando há um problema no fígado, baço ou medula óssea.
Ambos os tipos podem ocorrer junto com a anemia. Um dos mais comuns é o megaloblástico.
Macrocitose – Sintomas
Macrocitose
Freqüentemente, o único sinal de macrocitose é um valor alto do volume corpuscular médio (VCM) em um hemograma completo, o que significa que você tem glóbulos vermelhos aumentados.
Quando os sintomas aparecem, eles estão relacionados ao que está causando o aumento dos glóbulos vermelhos.
Por exemplo, com anemia macrocítica, você pode apresentar sintomas comuns de anemia, como fraqueza ou pele pálida. Se a causa for uma deficiência nutricional, você poderá sentir sintomas como diarreia ou problemas de memória ou equilíbrio.
Os sintomas são tão variados quanto as causas.
A anemia se desenvolve gradualmente, de modo que uma pessoa pode não notar nenhum sintoma até que seja grave.
Quando os sintomas aparecem, eles podem incluir:
Fraqueza
Palidez
Exaustão
Vermelhidão ou inchaço da língua (glossite)
Diarréia
Baixo apetite
Depressão
Confusão
Infertilidade
A anemia macrocítica é apenas um tipo de anemia. Todos os tipos de anemia apresentam sintomas semelhantes, por isso o médico utiliza exames de sangue para diagnosticar a anemia específica de uma pessoa.
No entanto, diferentes tipos de anemia também apresentam sintomas únicos, por isso, às vezes, o médico pode identificar o tipo apenas com base nos sintomas.
Quando as pessoas desenvolvem anemia macrocítica devido à deficiência de vitamina B12, podem apresentar outros sintomas.
Estes incluem:
Fraqueza, dor, dormência ou formigamento nas mãos ou pés
Instabilidade ao caminhar
Perda de memória
Estes sintomas podem desaparecer após o tratamento, mas podem tornar-se permanentes se não forem tratados.
Macrocitose – Causa
Macrocitose
Problemas com a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea (onde as células sanguíneas são produzidas) e problemas estruturais com os glóbulos vermelhos podem levar à macrocitose.
Você pode ter um MCV alto porque tem muitos glóbulos vermelhos imaturos (reticulócitos) no sangue. Os reticulócitos são maiores que os glóbulos vermelhos totalmente maduros.
As causas da macrocitose incluem:
Deficiências nutricionais: Seu corpo precisa de nutrientes, como vitamina B12 e ácido fólico (vitamina B9), para produzir glóbulos vermelhos saudáveis. Seus glóbulos vermelhos podem não se desenvolver normalmente se você não consumir esses nutrientes em quantidade suficiente ou se uma condição impedir seu corpo de absorvê-los. Deficiências de vitamina B12 e folato causam anemia macrocítica.
Medicamentos: Vários medicamentos podem levar à macrocitose. Os tipos mais comuns incluem um medicamento para a doença falciforme chamado hidroxiureia, vários medicamentos quimioterápicos para tratamento do câncer e terapia antirretroviral (TARV) para tratamento do HIV.
Transtorno por uso de álcool: Beber muito álcool pode impedir que seu corpo absorva os nutrientes necessários para produzir glóbulos vermelhos saudáveis.
Doença hepática: A macrocitose pode ser um sinal de doença hepática. Freqüentemente – mas nem sempre – a doença hepática está relacionada ao consumo excessivo de álcool.
Anemia hemolítica: Na anemia hemolítica, uma condição subjacente faz com que os glóbulos vermelhos morram cedo demais. Quando isso acontece, seu corpo pode liberar reticulócitos na corrente sanguínea para compensar. Esses glóbulos vermelhos imaturos não estão totalmente formados o suficiente para transportar oxigênio com sucesso como os glóbulos vermelhos maduros.
Perda grave de sangue: Seu corpo pode liberar reticulócitos na corrente sanguínea se você perder grandes volumes de sangue. Tal como acontece com a anemia hemolítica, seu corpo pode liberar células sanguíneas imaturas precocemente para compensar as células sanguíneas perdidas.
Síndrome mielodisplásica: Este tipo de câncer impede que a medula óssea produza glóbulos vermelhos saudáveis.
Hipotireoidismo: Pessoas com essa condição podem apresentar macrocitose, com ou sem anemia.
Às vezes, a macrocitose não tem uma causa clara. Este é especialmente o caso se você tiver macrocitose, mas não tiver anemia.
Macrocitose – Diagnóstico
Macrocitose é uma descrição de glóbulos vermelhos aumentados, não um diagnóstico oficial. Seus glóbulos vermelhos são maiores que o normal se o resultado do volume corpuscular médio (VCM) em um hemograma completo for superior a 100 fL.
Às vezes, os profissionais de saúde podem determinar as causas prováveis com base na gravidade da sua macrocitose. Por exemplo, um MCV extremamente alto (de 110 a 115 fL) geralmente sinaliza uma forma grave de anemia macrocítica chamada anemia megaloblástica.
Os médicos usam os sintomas, o histórico médico e os exames de sangue de uma pessoa para diagnosticar a anemia macrocítica.
Os testes que podem ajudar a diagnosticar a anemia macrocítica incluem:
Hemoglobina: Um hemograma completo padrão (CBC) mede a hemoglobina. Se estiver abaixo de 12 gramas por decilitro (g/dL), pode indicar anemia.
Índices de glóbulos vermelhos: Essas medições fazem parte do hemograma completo. Um volume corpuscular médio superior a 100 fL significa que os glóbulos vermelhos são grandes e macrocíticos.
Esfregaço de sangue: envolve observar as células sanguíneas ao microscópio para ver se são macrocíticas ou megaloblásticas. Também mostra se as células são cancerosas.
Contagem de reticulócitos: Este é o número de glóbulos vermelhos imaturos.
Macrocitose – Tratamento
Você pode não precisar de tratamento, especialmente se não tiver sintomas de anemia e os resultados dos seus testes não mostrarem nenhuma anormalidade. Caso contrário, o tratamento depende da causa dos glóbulos vermelhos grandes.
Se a sua macrocitose estiver relacionada a uma deficiência nutricional, pode ser necessário mudar sua dieta ou tomar suplementos. Se o problema estiver relacionado a um medicamento, seu médico poderá ajustar a dosagem ou prescrever um tipo diferente de medicamento. Você pode precisar de uma transfusão de sangue se tiver anemia grave juntamente com macrocitose.
Siga o plano de tratamento do seu médico com base na causa da macrocitose.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.bionity.com/my.clevelandclinic.org/www.medicalnewstoday.com/www.healthgrades.com/www.verywellhealth.com/redcliffelabs.com