PUBLICIDADE
Líquen Escleroso – Definição
A esclerose líquen é uma doença inflamatória crônica da pele que causa desconforto e morbidade substanciais, mais comumente em mulheres adultas, mas também em homens e crianças.
Qualquer local da pele pode ser afetado (e, raramente, a mucosa oral), mas o líquen escleroso é mais comum na área anogenital, onde causa coceira intratável e dor.
Os sintomas da esclerose líquen são adelgaçamento da pele, manchas brancas na pele, coceira e/ou queimação, relações sexuais dolorosas e feridas ou lesões resultantes de coçar.
Se não for tratada, a esclerose líquen pode resultar em fusão da pele, atrofia e estreitamento do canal do órgão sexual feminino.
A progressão para cicatrizes destrutivas é comum.
Líquen Escleroso – O que é
O líquen escleroso é uma condição dermatológica que afeta principalmente mulheres após a menopausa, embora mulheres mais jovens, homens e até mesmo crianças possam desenvolver líquen escleroso.
Esta condição é geralmente benigna e, muitas vezes, desaparece por conta própria, mas em determinadas regiões do corpo, complicações podem se desenvolver.
É uma boa ideia procurar o conselho de um médico sobre quaisquer irregularidades na pele, para que o local possa ser examinado e diagnosticado.
No líquen escleroso, manchas brancas brilhantes se desenvolvem na pele e se espalham lentamente, tornando a área branca e brilhante brilhante. Então, a pele começa a afinar, enrugar e tornar-se escamosa ou escamosa.
O líquen escleroso é particularmente comum em torno da área genital, e também pode causar complicações nesta região do corpo, apertando a pele, potencialmente causando relações sexuais dolorosas.
O líquen escleroso também pode deixar cicatrizes inestéticas se não for tratado em um estágio inicial.
A causa desta condição não é conhecida. Alguns pesquisadores suspeitam que isso possa estar relacionado ao declínio dos hormônios sexuais ou a um mau funcionamento do sistema imunológico.
Muitos médicos prescrevem cremes tópicos com hormônios sexuais, drogas que atuam no sistema imunológico, ou esteroides para combater o líquen escleroso, todos com diferentes graus de sucesso.
O uso de medicamentos parece reduzir as cicatrizes, embora possa levar algum tempo e vários medicamentos para chegar ao melhor tratamento. Cirurgia também pode ser oferecida em alguns casos, dependendo do local do líquen escleroso.
Líquen Escleroso
O líquen escleroso é uma condição da pele que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Na maioria das vezes afeta a área genital – a vulva nas mulheres e a ponta do pênis (glande) e prepúcio nos homens – e também a pele ao redor do orifício na extremidade inferior do intestino.
O líquen escleroso pode causar coceira, dor e cicatrizes nas áreas afetadas, mas existem tratamentos disponíveis que podem aliviar os sintomas e prevenir e tratar cicatrizes.
Enquanto qualquer pessoa pode ter líquen escleroso em qualquer idade, as mulheres após a menopausa têm o maior risco. De fato, é cerca de 10 vezes mais comum em mulheres do que em homens. É possível, mas raro, que as crianças sejam afetadas.
Líquen Escleroso – Distúrbio
Líquen Escleroso
A esclerose líquen é um distúrbio no qual a pele fica cronicamente inflamada, geralmente nas seções genitais ou anais do corpo; no entanto, também pode ser encontrado na parte superior dos braços, seios ou tronco.
Embora possa afetar qualquer pessoa, é mais comum em mulheres na pós-menopausa. Nos homens, é incomum e nas crianças, raramente é visto em meninos não circuncidados.
Independentemente de a pessoa afetada ser um adulto ou uma criança, os sintomas da esclerose líquen são semelhantes. No início, a pessoa terá pequenas manchas brancas, brilhantes e bastante lisas. Então, as manchas se tornam manchas maiores e a pele fica mais fina e não é mais lisa. Devido à maneira como o líquen escleroso altera a espessura e a textura da pele, ela é propensa a rasgos, descoloração, bolhas e hematomas. Além disso, a pele pode ficar incrivelmente marcada, afetando o tamanho dos órgãos genitais das mulheres.
Dependendo da gravidade, uma pessoa com líquen escleroso pode não apresentar nenhum sintoma, enquanto outras podem sentir dor extrema e coceira incontrolável. Além disso, se a pessoa for afetada em áreas não genitais, como braços ou tronco, ela pode sentir apenas coceira. Outros problemas podem surgir da esclerose do líquen nas áreas genital ou anal, como a incapacidade de realizar relações sexuais, dor ao urinar ou constipação.
Os pesquisadores não têm certeza do que causa a esclerose líquen. Alguns acreditam que é resultado de um sistema imunológico hiperativo. Outros culpam os hormônios pelo distúrbio. Além disso, acredita-se que a genética desempenhe um papel importante para determinar se uma pessoa será afetada com esclerose líquen.
É importante ressaltar que não é contagioso e não pode ser transmitido pelo contato de uma pessoa para outra.
As pessoas afetadas pelo líquen escleroso podem tratá-lo. Geralmente, se o foco estiver nos braços ou no tronco, ele desaparecerá por conta própria. Alternativamente, se estiver nas áreas genital ou anal do corpo, precisa ser tratado. Se não for tratada, a esclerose de líquen nas áreas genital e anal pode levar ao câncer de pele. As opções de tratamento incluem cirurgia, cremes de cortisona, retinóides, géis de tacrolimus e tratamento com luz ultravioleta para as áreas não genitais do corpo.
As pessoas que foram diagnosticadas com líquen escleroso precisarão fazer check-up com seus médicos a cada seis meses a um ano. Fazer isso evitará uma recorrência. Além disso, o médico poderá verificar se o distúrbio não foi substituído por câncer de pele.
Líquen Escleroso – Sintomas
Líquen Escleroso
Os sintomas do líquen escleroso podem variar de leves a graves. Se você tiver um caso leve de líquen escleroso, pode não sentir nenhum sintoma. Nas mulheres, os sintomas geralmente afetam a vulva, o orifício na extremidade inferior do intestino e o períneo (a área entre o orifício na extremidade inferior do intestino e a vulva). A condição também pode afetar a pele em outras partes do corpo, como pescoço, seios, tronco, parte superior das costas, pulsos e boca.
O líquen escleroso aparece como lesões ou manchas de pele branca, fina e enrugada, às vezes com áreas que têm uma aparência arroxeada e machucada.
A pele também pode estar inflamada e vermelha ou ulcerada por arranhões.
A pele afetada pelo líquen escleroso pode romper-se facilmente e pode haver pequenas fissuras (rachaduras na pele). Quando grave, pode haver sangramento e bolhas.
Líquen Escleroso – Causa
Líquen Escleroso
Os profissionais de saúde não têm certeza do que causa o líquen escleroso. Os especialistas acreditam que o líquen escleroso se comporta como uma doença autoimune.
Distúrbios autoimunes fazem com que o sistema imunológico do corpo ataque células saudáveis.
Genética e alterações hormonais também podem determinar quem recebe o distúrbio. Em alguns casos, o líquen escleroso se desenvolve depois que alguém sofreu um trauma, como uma lesão ou abuso sexual.
O líquen escleroso não é uma infecção sexualmente transmissível (DST) e não é contagiosa.
Fonte: my.clevelandclinic.org/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.com/www.mydr.com.au/www.medindia.net/www.yalemedicine.org