Lipoma

PUBLICIDADE

Lipoma – Definição

Lipoma é um tumor benigno comum que é composto de células de gordura bem diferenciadas.

Um lipoma é um pedaço de tecido adiposo que cresce logo abaixo da pele.

Os lipomas se movem facilmente quando você os toca e parecem emborrachados, não duros.

A maioria dos lipomas não é dolorosa e não causa problemas de saúde, por isso raramente precisam de tratamento.

Se um lipoma estiver incomodando você, seu médico pode removê-lo.

Lipoma – O que é

Lipomas são nódulos subcutâneos móveis indolores. É causada pelo crescimento de células de gordura em uma cápsula fibrosa. Geralmente estão abaixo da pele

Lipoma pode acometer qualquer parte do corpo. Essa bola de gordura é formada por células de gordura chamada de adipócitos que vão se multiplicando.

lipoma é um tumor benigno. São aglomerações de células adiposas. Eles podem ganhar um volume maior com o tempo.

Um lipoma é um pedaço de tecido redondo ou oval que cresce logo abaixo da pele. É feito de gordura, se move facilmente quando você o toca e geralmente não causa dor.

Os lipomas podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas costas, tronco (tronco), braços, ombros e pescoço.

Lipomas são tumores benignos de tecidos moles. Eles crescem lentamente e não são cancerígenos. A maioria dos lipomas não precisa de tratamento. Se um lipoma estiver incomodando você, seu médico pode removê-lo com um procedimento ambulatorial.

Lipoma – Sintomas


Lipoma

O sintoma mais incômodo é que o local ou o tamanho pode torná-los visíveis para os outros, causando problemas de desconforto ou de auto-estima.

Um lipoma é um tumor benigno ou nódulo encontrado logo abaixo da superfície da pele. Os sintomas do lipoma estão relacionados ao tamanho, localização e sensação do nódulo.

Eles geralmente são macios ao toque e geralmente bem pequenos. Esses tumores podem ser dolorosos, mas geralmente não são desconfortáveis.

Os lipomas são mais comumente localizados no pescoço, estômago, parte superior da coxa, braços e ombros.

Quando esse tipo de tumor de tecido mole é tocado, ele pode se mover e parecer uma pequena bola de massa.

A capacidade de mover o nódulo é uma das melhores maneiras de distinguir lipomas de outros tipos de tumores. Embora alguns possam crescer bastante, a grande maioria tem menos de 5 cm de largura.

Um dos sintomas mais raros do lipoma é a dor. A maioria dos nódulos não é dolorosa ao toque, mas pode ser se estiver pressionando um nervo ou for composta de muitos vasos sanguíneos.

causa de um lipoma é um crescimento excessivo de tecido adiposo entre os músculos e a pele. O nódulo não é cancerígeno, mas pode haver mais de um no corpo a qualquer momento.

A idade mais comum para uma pessoa apresentar esses tumores é entre 40 e 50 anos, embora possam aparecer em qualquer idade. Os tumores de tecidos moles são muito raros em crianças pequenas.

Embora a presença de excesso de tecido adiposo pareça ocorrer em famílias, a causa exata não é conhecida.

Aproximadamente um por cento da população experimentará um tumor de tecido adiposo em sua vida. Às vezes, esses tumores se desenvolvem após uma lesão no local ou devido a um problema cromossômico.

Muitos caroços crescem lentamente por anos antes de se tornarem perceptíveis. Alguns pesquisadores científicos acreditam que é possível que lipomas benignos se transformem em tumores cancerígenos, mas muito mais pesquisas são necessárias nessa área.

Embora os sintomas do lipoma possam ser preocupantes, esses tipos de tumores raramente são perigosos e podem ser facilmente removidos. Geralmente não é necessário remover o nódulo, a menos que se torne doloroso ou desagradável. Em casos raros, os tumores podem se desenvolver nos intestinos e causar um bloqueio intestinal que exigirá cuidados imediatos.

Qualquer tipo de nódulo ou massa no corpo deve ser verificado por um profissional médico qualificado. O diagnóstico geralmente é obtido por meio da análise dos sintomas do lipoma e de um ultrassom da área.

Lipoma – Causa

Os profissionais de saúde não têm certeza do que causa o crescimento dos lipomas. Eles são herdados (transmitidos pelas famílias).

É mais provável que você desenvolva um lipoma se alguém da sua família tiver um.

Algumas condições causam a formação de vários lipomas no corpo.

As condições causadoras de lipoma incluem:

Doença de Dercum: Este distúrbio raro faz com que lipomas dolorosos cresçam, mais frequentemente nos braços, pernas e tronco. Também é chamada de adipose dolorosa ou síndrome de Anders.
Síndrome de Gardner: Uma forma de um distúrbio chamado polipose adenomatosa familiar (PAF), a síndrome de Gardner causa lipomas e uma série de problemas de saúde.
Lipomatose múltipla hereditária: Também chamada de lipomatose múltipla familiar, esse distúrbio é hereditário (transmitido pelas famílias).
Doença de Madelung: Esta condição ocorre com mais frequência em homens que bebem álcool excessivamente. Também chamada de lipomatose simétrica múltipla, a doença de Madelung faz com que os lipomas cresçam ao redor do pescoço e ombros.

Lipoma – Diagnóstico

diagnóstico de lipoma deve ser avaliado pela dermatologista para o tratamento cirúrgico correto.

Tem pessoas que apresentam somente um lipoma e também pessoas que apresentam múltiplos lipomas que é uma doença chamada de lipomatose múltipla. Geralmente é um problema genético.


Lipoma

Os profissionais geralmente diagnosticam um lipoma durante um exame físico. Seu médico tocará o lipoma e perguntará se está dolorido ou sensível.

Você pode precisar de uma biópsia para confirmar que o lipoma não é câncer. Durante este procedimento, seu médico remove uma amostra do lipoma e a envia para um laboratório para teste.

Muitas vezes, estes podem ser confundidos com um cisto. Para ver uma imagem clara desse nódulo, seu médico pode solicitar um exame de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (TC). Esses estudos de imagem ajudam seu médico a determinar se é um lipoma ou um cisto.

Também pode ajudar a identificar a localização do lipoma e quão profundo é se tem vasos sanguíneos e se está pressionando os nervos ou outros tecidos.

Lipoma – Tratamento

O tratamento é através de cirurgia. É um procedimento simples, porém todo cirurgia pode apresentar riscos, como reações, inflamações, cicatrizes entre outros.

A cirurgia geralmente é somente estética pois esse problema não irá prejudicar a saúde.

lipoma após a extração pode voltar. O tratamento pode não ser definitivo.


Lipoma

Nenhum tratamento é geralmente necessário para um lipoma. No entanto, se o lipoma incomoda, é doloroso ou está crescendo, o seu médico pode recomendar que seja removido.

Os tratamentos de Lipomas incluem:

Remoção cirúrgica: A maioria dos lipomas são removidos cirurgicamente cortando-los. Recorrências após a remoção são incomuns. Os possíveis efeitos secundários são cicatrizes e hematomas. Uma técnica conhecida como extração excisão mínimo pode resultar em menos cicatrizes.
Injeções de esteróides.
 Este tratamento reduz o lipoma, mas geralmente não o elimina. O uso de injeções antes da remoção cirúrgica está a ser estudado.
Lipoaspiração.
 Este tratamento usa uma agulha e uma grande seringa para remover o lipoma.

Lipomas pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Os lipomas são:

Situado a apenas sob a pele: Elas ocorrem geralmente no pescoço, ombros, costas, abdômen, braços e coxas.
Macia e pastosa ao toque:
 Eles também mover-se facilmente com a pressão do dedo ligeiro.
Geralmente pequena: 
Lipomas são tipicamente menos do que 5 cm de diâmetro, mas podem crescer.
Às vezes doloroso: 
Lipomas pode ser doloroso se eles crescem e imprensa sobre nervos próximos ou se eles contêm muitos vasos sanguíneos.

Menos frequentemente, alguns lipomas pode ser mais profunda e maior do que lipomas típicos.

Um lipoma é um tumor não canceroso que ocorre logo abaixo da pele, geralmente no pescoço, ombros, braços ou pernas.

Os lipomas são considerados benignos e só causam problemas de saúde se crescerem o suficiente para pressionar os nervos ou vasos sanguíneos próximos. Como os tumores geralmente são inofensivos, a maioria das pessoas não procura tratamento com lipoma. Um lipoma incomumente grande, desconfortável ou doloroso, no entanto, pode precisar ser erradicado por meio de um procedimento de tratamento comum, como lipoaspiração, injeções de esteroides ou remoção cirúrgica.

Uma pessoa que acredita ter um lipoma deve consultar um médico para descartar condições cancerígenas e receber informações sobre o tratamento mais adequado.

A maioria dos lipomas é relativamente pequena, com menos de cerca de 10 cm de diâmetro. Os tumores gordurosos são macios e esponjosos ao toque e podem ser movidos sob a pele.

A maioria das pessoas que procura tratamento com lipoma o faz por razões estéticas, embora um lipoma também possa ser removido porque comprime os nervos ou vasos sanguíneos ou fica irritado devido ao atrito da roupa.

Um indivíduo que percebe um nódulo sob a pele pode visitar seu médico para determinar que tipo de tratamento deve ser administrado.

Os médicos geralmente realizam exames físicos e removem amostras de tecido para realizar biópsias. Se os resultados laboratoriais mostrarem que um nódulo não é cancerígeno, o médico poderá explicar as opções de tratamento mais comuns. A lipoaspiração é uma escolha popular para remover tumores médios ou grandes sem deixar uma grande cicatriz.

Um procedimento de lipoaspiração geralmente é realizado por um cirurgião plástico licenciado, que insere uma seringa oca no lipoma, conecta-a a um aspirador e suga o tecido adiposo.

A lipoaspiração é geralmente eficaz na remoção da maior parte do tumor, embora o tecido restante possa se transformar em outro lipoma.

As injeções de esteróides são uma forma comum de tratamento de lipoma para tumores menores.

Uma solução diluída de esteróide é injetada diretamente no centro de um lipoma para promover a atrofia do tecido adiposo, resultando em encolhimento.

As injeções de esteróides são frequentemente repetidas mensalmente até que um lipoma seja quase imperceptível. Tal como acontece com a lipoaspiração, no entanto, o tecido remanescente pode produzir novos lipomas.

O tratamento de lipoma mais eficaz e mais comum envolve a remoção cirúrgica de um tumor inteiro. Um cirurgião habilidoso fará uma incisão na pele, cortará um lipoma da pele saudável e do tecido muscular e suturará a abertura. A cirurgia costuma ser muito eficaz na extração de todo o tecido do lipoma, e novos tumores geralmente não aparecem.

Como podem resultar cicatrizes significativas, os pacientes podem não querer optar pela cirurgia se um lipoma estiver no pescoço ou próximo ao rosto.

Lipoma – Tipos


Lipoma

Todos os lipomas são feitos de gordura.

Alguns lipomas também contêm vasos sanguíneos ou outros tecidos.

Existem vários tipos de lipomas, incluindo:

Angiolipoma: Este tipo contém gordura e vasos sanguíneos. Os angiolipomas costumam ser dolorosos.
Convencional: O tipo mais comum, um lipoma convencional contém células de gordura branca. As células de gordura branca armazenam energia.
Fibrolipoma: tecido adiposo e fibroso compõem esse tipo de lipoma.
Hibernoma: Este tipo de lipoma contém gordura marrom. A maioria dos outros lipomas contém gordura branca. As células de gordura marrom geram calor e ajudam a regular a temperatura corporal.
Mielolipoma: Esses lipomas contêm gordura e tecidos que produzem células sanguíneas.
Célula fusiforme: As células de gordura nesses lipomas são mais longas do que largas.
Pleomórficos: Esses lipomas possuem células de gordura de vários tamanhos e formas.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.oxfordreference.com/www.mayoclinic.org/my.clevelandclinic.org/www.oasisdermatology.com/www.healthline.com/onewelbeck.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.