PUBLICIDADE
Laparotomia – Definição
Uma laparotomia é uma incisão cirúrgica (corte) na cavidade abdominal, para diagnóstico ou preparação para cirurgia..
Esta operação é realizada para examinar os órgãos abdominais e ajudar no diagnóstico de qualquer problema, incluindo dor abdominal.
Em muitos casos, o problema – uma vez identificado – pode ser corrigido durante a laparotomia.
Em outros casos, uma segunda operação é necessária. Outro nome para laparotomia é a exploração abdominal.
Um cirurgião pode realizar laparotomia para examinar os órgãos internos e para diagnosticar e tratar certas condições.
Laparotomia – O que é
Uma laparotomia é literalmente uma “incisão no abdômen ”, geralmente pelo flanco.
Este procedimento cirúrgico pode ser realizado por diagnóstico ou terapia, dependendo da situação do paciente, e é tipicamente feito por um cirurgião geral.
Quando as laparotomias são realizadas, o paciente recebe anestesia geral, pois o procedimento é bastante invasivo.
Em uma laparotomia diagnóstica, também conhecida como laparotomia exploratória, o cirurgião abre o paciente para ver o que está acontecendo dentro do corpo.
Uma laparotomia exploratória é um procedimento cirúrgico realizado para fins de diagnóstico
Este tipo de cirurgia exploratória pode ser usado para procurar uma causa para um problema médico, para aprender mais sobre anormalidades vistas em estudos de imagens médicas, e para tratamento de problemas como ferimentos por arma de fogo e hemorragia, nos quais o abdômen precisa ser aberto.
Em alguns casos, o cirurgião geral pode trabalhar com um especialista, como um oncologista, para que as anormalidades vistas no curso da laparotomia possam ser atendidas prontamente.
O cirurgião faz uma incisão para acessar a cavidade
abdominal durante uma laparotomia
Em uma laparotomia terapêutica, a incisão é feita para obter acesso ao abdômen com o propósito de um procedimento médico.
Em alguns casos, pode ser possível realizar um procedimento laparoscópico, no qual os instrumentos são inseridos através de pequenas incisões na pele e o interior do abdômen é visto com uma câmera.
Esta opção é muito menos invasiva, mas pode ser um fator limitante para o cirurgião, e pode haver situações em que uma laparoscopia está programado, mas um cirurgião acaba precisando realizar uma laparotomia para ver mais claramente ou para remover o tecido doente.
Antes de uma laparotomia, o paciente será entrevistado e os testes serão realizados para confirmar se ele é um bom candidato para a cirurgia.
O cirurgião se encontrará com o paciente para falar sobre o motivo do procedimento e possíveis complicações que possam surgir, e o paciente também se encontrará com o anestesiologista que administrará a anestesia.
Após o término do procedimento, o paciente será levado para uma área de recuperação e monitorado.
O tempo de recuperação de uma laparotomia pode ser extenso, porque a incisão pode ser muito grande. O controle da dor é muito importante, especialmente nos primeiros dias, e o paciente pode precisar descansar para evitar a incisão. Geralmente são feitos ajustes temporários na dieta do paciente, e ele ou ela é monitorado de perto quanto a sinais de infecção e outras complicações.
Investigação cirúrgica de dor abdominal
É importante manter o local da incisão de uma laparotomia limpa,
a fim de reduzir as chances de infecção
Uma razão comum para uma laparotomia é investigar a dor abdominal, mas o procedimento pode ser necessário para uma ampla gama de indicações. Os órgãos abdominais incluem o trato digestivo (como estômago, fígado e intestinos) e os órgãos de excreção (como os rins e a bexiga).
O cirurgião pode precisar operar para descobrir a causa exata da sua reclamação. Por exemplo, eles podem precisar identificar a causa do sangramento interno no trato digestivo ou descobrir onde seu intestino pode estar perfurado (explosão), antes que o tratamento possa começar.
Laparotomia – Procedimento
Laparotomia
Uma laparotomia é realizada sob anestesia geral. O cirurgião faz um único corte através da pele e do músculo do abdômen, para que os órgãos subjacentes possam ser vistos claramente.
Os órgãos expostos são então cuidadosamente examinados.
Uma vez diagnosticado, o problema pode ser corrigido no local (por exemplo, um intestino perfurado pode ser reparado).
Em outros casos, uma segunda operação pode ser necessária.
Uma vez que a laparotomia está completa, o músculo da parede abdominal e a pele sobrejacente são suturados (costurados) fechados.
Laparotomia – Tipos
Laparotomia
Existem diferentes tipos de incisões para laparotomia:
Linha média: esta incisão percorre o meio do abdômen. É a incisão padrão da Fonte Confiável para laparotomia. Se as pessoas precisarem apenas de cirurgia para a parte superior do abdômen, a incisão não percorrerá todo o comprimento do abdômen.
Paramediana: Uma incisão paramediana é um corte vertical que corre para um lado da linha média. Ele permite que um cirurgião acesse os rins e as glândulas supra-renais.
Transversal: Uma incisão transversal é um corte horizontal. Os cirurgiões podem optar por usar essa abordagem porque ela pode causar menos danos aos nervos que suprem o músculo abdominal e cicatriza bem.
Pfannenstiel: Os cirurgiões podem usar uma incisão Pfannenstiel para acessar a região pélvica, como no caso de uma cesariana de emergência.
Subcostal: Uma incisão subcostal é um corte diagonal em um lado do abdome superior. Um cirurgião pode usar uma incisão subcostal para acessar a vesícula biliar ou o fígado no lado direito ou o baço no lado esquerdo.
Rooftop (chevron): Se o cirurgião fizer uma incisão subcostal em cada lado do corpo, as incisões podem se encontrar no meio para fazer uma incisão, laminectomia, para remove a lâmina (telhado).
Fonte: www.betterhealth.vic.gov.au/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/www.irishhealth.com/myhealth.ucsd.edu/dictionary.cambridge.org/www.medicalnewstoday.com/i.ytimg.com