PUBLICIDADE
O nosso intestino promove toda a absorção dos nutrientes.
A intolerância alimentar é uma reação do organismo como consequência da dificuldade de digerir um alimento.
Gases, enjoos, cólicas, diarreias são os principais sintomas relacionados com a intolerância alimentar.
A intolerância ocorre pela falta de alguma enzima responsável pela digestão do alimento.
Intolerância a Lactose
O organismo não consegue digerir a lactose devido a falta ou diminuição na produção da enzima lactase que ajuda na digestão.
Ao ingerir o leite a pessoa apresentará os seguintes sintomas: desconforto gástrico, distensão abdominal e diarreia.
Tratamento
Exclusão do alimento com acompanhamento nutricional e reposição da lactase. O nutricionista irá avaliar e indicar a alimentação correta.
Intolerância ao Glúten
Doença hereditária que provoca inflamações na parede do intestino, causando má absorção dos nutrientes.
Entre os sintomas estão: diarreia, distensão abdominal, desnutrição, dor abdominal, perda de peso.
Tratamento
A exclusão dos alimentos que possuem o glúten.
Exemplos: trigo, aveia, cevada, centeio.
Acompanhamento nutricional adequado.
Em ambos os casos as pessoas devem observar rótulos de produtos e acompanhamento médico.
Intolerância alimentar (também conhecida como sensibilidade alimentar) pode ser o resultado de uma reação adversa de seu organismo a certos alimentos. Geralmente, os alimentos que incluímos regularmente em nossa dieta, ou os alimentos que desejamos, podem originar o problema.
Os sintomas de intolerância alimentar advêm de vários fatoresuma deficiência de enzima, a exemplo, da intolerância a lactose; sensibilidade a certos agentes químicos, por exemplo, aminas no chocolate e no vinho tinto podem causar enxaquecas; ou uma resposta imune IgG, conforme indicação de resultados de testes. Pesquisas mostram que a intolerância alimentar pode estar associada a anticorpos IgG elevados pelo sistema imunológico ao ingerirmos certos alimentos.
Em circunstâncias normais, esses anticorpos formam complexos com proteínas dos alimentos. Esses complexos são eliminados por nosso sistema imunológico sem causar sintomas. Se os sistemas imunológico ou digestivo estiverem comprometidos, esses complexos podem se depositar no corpo, causando inflamação resultando em uma vasta gama de sintomas, como fadiga, síndrome do intestino irritável (SII), inchaço, enxaqueca ou obesidade.
Assim, nosso organismo percebe o alimento como sendo um alimento “problemático”. Os sintomas podem durar por muitos dias e são geralmente intermitentes, dificultando a identificação dos alimentos que seu corpo não tolera. A intolerância alimentar não deve ser confundida com a alergia alimentar.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.intoleranciaalimentar.com.br