PUBLICIDADE
Hidrocele Testicular – Definição
Uma hidrocele é definida como o acúmulo patológico de líquido seroso na pelve e na virilha devido a várias etiologias, como doenças ou trauma.
Apresenta manifestações clínicas distintas, principalmente desconforto e sofrimento psicossocial.
Hidrocele Testicular – Visão geral
Uma hidrocele é um tipo de inchaço no escroto que ocorre quando o fluido se acumula na fina camada que envolve um testículo.
A hidrocele é comum em recém-nascidos e geralmente desaparece sem tratamento até os 1 anos de idade.
Os meninos mais velhos e os homens adultos podem desenvolver uma hidrocele devido à inflamação ou lesão dentro do escroto.
A hidrocele geralmente não é dolorosa ou prejudicial e pode não precisar de qualquer tratamento. Mas se você tiver inchaço no escroto, consulte seu médico para descartar outras causas.
Hidrocele Testicular – O que é
Hidrocele testicular é uma condição médica na qual o fluido preenche a túnica vaginal, um saco que envolve um testículo e causa inchaço no escroto.
A hidrocele, que é o saco cheio de líquido, é comumente encontrada em recém-nascidos e pode ocorrer em crianças mais velhas ou adultos também.
Nos recém-nascidos, ocorre quando o saco ao redor dos testículos não fecha completamente durante o desenvolvimento do bebê no útero.
Em crianças mais velhas e adultos, pode ocorrer por uma variedade de razões, como quando há uma inflamação, infecção ou lesão no escroto.
Hidrocele testicular não é doloroso e geralmente desaparece por conta própria.
Quando no útero, os testículos de um bebê descem de seu abdome até o escroto. O saco ao redor dos testículos geralmente se fecha, e qualquer líquido que permaneça eventualmente é absorvido, mas às vezes o saco não fecha completamente. Quando isso não acontece, o fluido é capaz de fluir para dentro e para fora, resultando em uma hidrocele.
Um saco que não fecha todo o caminho é chamado de hidrocele comunicante; desde que o fluido flui para dentro e para fora, inchaço de diferentes tamanhos pode ocorrer.
Quando o saco não fechado está presente ao nascimento, mas desaparece sozinho, a condição é conhecida como hidrocele não comunicante.
O principal sintoma associado à hidrocele testicular é o inchaço em um ou ambos os testículos.
A hidrocele é normalmente indolor, suave e pode mudar de tamanho.
Para adultos, o inchaço pode causar desconforto devido a uma sensação de peso no escroto. Embora a hidrocele testicular seja geralmente inofensiva, às vezes ela pode exigir atenção médica, especialmente se o inchaço não desaparecer sozinho.
Para diagnosticar a hidrocele testicular, o médico geralmente realiza um exame físico, e ele também pode usar um ultrassom para confirmar seu diagnóstico.
Durante o exame físico, ele será capaz de determinar o que está causando a condição. Além disso, ele será capaz de dizer se o inchaço não é uma hidrocele, mas na verdade uma hérnia inguinal, que é uma condição médica na qual uma parte do intestino delgado se projeta através da parede abdominal inferior.
A hidrocele testicular geralmente não requer tratamento. Em recém-nascidos, o saco deve fechar por conta própria dentro de um ano. Para adultos, a hidrocele deve se resolver também.
Se a condição causar muito desconforto, ficar muito grande e causar desfiguração ou não cicatrizar por conta própria, as opções de tratamento incluem aspiração por agulha ou cirurgia.
Hidrocele Testicular – Causas
Hidrocele Testicular
Causas comuns de inchaço dos testículos incluem hidrocele, varicocele, cistos testiculares, torção testicular e, em alguns casos, câncer testicular. Cada uma dessas condições é conhecida por causar inchaço testicular, embora nem todos os indivíduos sintam dor associada à inflamação.
Na maioria dos casos, os testículos inchados serão aumentados ou possuirão um nódulo perceptível, ambos os quais podem ser detectados com o auto-exame testicular caseiro.
Hidrocele é um acúmulo de líquido nos testículos e é uma das causas mais comuns de inchaço dos testículos. Há um par de membranas que abrangem o testículo, e quando o fluido fica preso entre essas membranas, os resultados da hidrocele.
O inchaço do escroto associado à hidrocele é tipicamente indolor e desaparece espontaneamente. Se a condição persistir, a drenagem dos testículos ou a cirurgia são opções viáveis.
Quando o sangue na veia espermática é bloqueado, as veias varicosas podem se desenvolver ao redor dos testículos. Essa condição é chamada de varicocele e também é bastante comum; estudos indicam que aproximadamente 15% de todos os homens terão varicocele.
No tratamento do inchaço dos testículos para varicocele, a cirurgia pode ser realizada, mas essa medida só é realizada quando a fertilidade do paciente está em risco. Na maioria dos casos, a varicocele não é grave e irá se dissipar com o tempo.
Hidrocele Testicular
Hidrocele Testicular – Testículo
Cistos testiculares, ou espermatocele, são pequenos sacos contendo fluido que se desenvolvem nos pequenos tubos de conexão na parte de trás dos testículos.
A espermatocele também contém um acúmulo de espermatozoides, mas a condição é relativamente indolor e nada crítica. Se os cistos são tão grandes que são perceptíveis através do escroto, um paciente pode ter os cistos drenados ou submetidos à cirurgia.
Duas causas mais raras, mas não inéditas, de inchaço dos testículos são a torção testicular e o câncer testicular. No caso de torção testicular, o cordão espermático fica torcido e o sangue não consegue mais fluir com sucesso para o testículo. Esta é uma condição séria, já que a falta de sangue pode matar o testículo, forçando a remoção cirúrgica e a possibilidade de infertilidade. Os sintomas de inchaço dos testículos em pacientes com torção testicular incluem dor associada ao inchaço, náusea, febre e desmaio.
Um sinal precoce de câncer testicular é o inchaço dos testículos. O inchaço geralmente é acompanhado por uma certa quantidade de dor, embora isso nem sempre seja o caso.
Nódulos pequenos e endurecidos também podem se desenvolver nos testículos. Embora esse tipo de inchaço raramente seja motivo para alarme, os profissionais médicos incentivam os homens com esses sintomas a procurar imediatamente um médico para confirmar ou rejeitar um diagnóstico de câncer.
O que é uma massa testicular?
Anatomia do Testículo
Um crescimento anormal em um testículo é conhecido como massa testicular.
Um testículo é uma glândula reprodutiva nos machos e a maioria tem duas dessas glândulas contidas no escroto ou no saco escrotal. Às vezes, um homem será capaz de sentir a massa ou pode ser descoberto durante uma rotina física.
Massas testiculares podem ser benignas ou malignas. Por essa razão, toda massa deve ser diligentemente examinada por um profissional médico para descobrir sua natureza.
Um nódulo ou massa testicular pode ser causado por acúmulo de fluido. Às vezes, o fluido é composto principalmente de espermatozoides mortos. Esse tipo de massa é chamado de espermatocele. Freqüentemente, o excesso de líquido claro se acumula e forma um cisto ao redor do testículo e esse tipo de crescimento é conhecido como hidrocele. Geralmente, tanto a espermatocele quanto a hidrocele são consideradas como tumores benignos ou não cancerosos.
Uma massa também pode ser causada por uma varicocele. Este tipo de massa é formado devido a um aumento das veias no escroto.
Outro tipo de massa testicular pode se desenvolver devido a um acúmulo de sangue nas áreas ao redor do testículo. Essas massas, conhecidas como hematoceles, são comumente vistas após uma lesão na área.
Outras causas comuns de massa testicular incluem epididimite e hérnia inguinal.
A epididimite ocorre quando o epidídimo se torna inflamado, freqüentemente devido à infecção. Esta é a estrutura que transporta espermatozoides.
Além disso, uma hérnia inguinal também pode causar um crescimento anormal. Esse tipo de hérnia é, na verdade, feito de intestino delgado que penetra em áreas fracas da virilha e forma uma massa em um testículo ou escroto.
Uma das causas mais graves de uma massa testicular é um tumor maligno. Embora qualquer homem possa ter câncer testicular, geralmente é mais comum em homens mais jovens.
Um tumor de testículo pode ser biopsiado para confirmar que é maligno. Assim que a malignidade for descoberta, um plano de tratamento será colocado em prática. Isso pode incluir cirurgia para remover o testículo e, se necessário, quimioterapia ou radiação.
Os sintomas de uma massa testicular podem ser os mesmos, quer a massa seja um tumor maligno ou benigno. Para alguns homens, a massa pode ser visivelmente visível.
Também pode haver dor e uma sensação pesada no escroto. Às vezes, pode haver uma quantidade significativa de inchaço e sensibilidade também. Em certos casos, um indivíduo pode ter uma massa testicular e não apresentar sintomas.
Um exame médico completo será realizado em um homem com massa testicular. A maioria dos médicos pedirá um exame de imagem, como uma tomografia computadorizada, para visualizar o interior do testículo.
Uma massa preenchida com fluido pode não necessitar de tratamento ou procedimento de drenagem simples. Massas maiores que são particularmente problemáticas podem precisar ser removidas por cirurgia.
Idealmente, um homem deve realizar exames auto-testiculares mensalmente para aumentar a possibilidade de detectar um crescimento anormal o mais cedo possível.
Fonte: airamericansamoa.com/www.mayoclinic.org/my.clevelandclinic.org/www.childrenshospital.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.chop.edu/www.saintlukeskc.org/support.wix.com