PUBLICIDADE
Herpangina – Definição
Herpangina é uma infecção viral aguda, predominantemente em crianças, que causa febre de início súbito associada a ulceração aguda do palato mole e região tonsilar. Geralmente dura de 2 a 5 dias.
A herpangina é uma doença causada por um vírus, caracterizada por pequenos inchaços ou úlceras que aparecem na boca, geralmente na parte de trás da garganta ou no céu da boca.
A criança muitas vezes tem febre alta com a doença.
A herpangina é uma faringite febril grave caracterizada por vesículas (faringite vesicular) ou nódulos (faringite linfonodular), principalmente no palato mole.
Herpangina – O que é
A herpangina é uma doença viral que causa febre alta e bolhas na boca e na garganta.
A doença é contagiosa e se espalha rapidamente entre crianças em creches e ambientes escolares onde as crianças estão próximas umas das outras. A herpangina é semelhante à doença da mão, pé e boca.
A infecção causa febre alta e feridas na boca que podem ser dolorosas. A herpangina está intimamente relacionada à doença da mão, pé e boca.
A herpangina é uma infecção causada pelo vírus coxsackie A, e é frequentemente caracterizada pelo aparecimento súbito de febre alta, dor ao engolir, dor de garganta e a presença de pequenas vesículas que eventualmente irrompem para formar úlceras esbranquiçadas na boca.
As úlceras vistas na herpangina são freqüentemente localizadas no palato mole ou no céu da boca, amígdalas e úvula.
A infecção freqüentemente ocorre durante os meses de verão, afetando principalmente crianças entre três e dez anos de idade, com menor incidência em adultos e adolescentes.
Existem outros vírus que também podem causar herpangina, mas não tão frequentemente quanto o vírus coxsackie A. Estes incluem o enterovírus, o vírus coxsackie B, o adenovírus, o ecovírus e o vírus herpes simplex ( HSV ).
As cepas mais comuns do vírus coxsackie A, causando herpangina em crianças, são do tipo 1 a 10, 22, 12 e 16.
O vírus causador da herpangina está presente nas fezes e nos fluidos respiratórios das crianças afetadas.
Herpangina é um vírus que cria feridas pequenas, brancas e
semelhantes a bolhas dentro da boca e da garganta de uma criança
A transmissão deste vírus para outras crianças é principalmente através da via fecal-oral, o que significa colocar objetos contaminados com fezes infectadas na boca e através de gotículas espalhadas por espirros e tosse.
Uma vez que o vírus coxsackie A entra no corpo humano, ele pode permanecer no interior para incubar por quatro a 14 dias. A doença geralmente aparece dentro de quatro a seis dias depois de pegar o vírus.
Os sintomas associados à infecção são dor nas costas, dor de cabeça, fraqueza, perda de apetite, vômito, baba e dor abdominal. Algumas crianças infectadas podem não apresentar sintomas, mas podem disseminar a infecção para outras pessoas.
O tratamento para a herpangina geralmente inclui repouso, ingestão de muitos líquidos e dieta adequada. Medicamentos geralmente são dados para febre e alívio da dor.
A herpangina é principalmente uma infecção viral leve, onde as crianças infectadas geralmente se recuperam dentro de uma semana sem complicações.
Há casos raros, no entanto, onde as manifestações da infecção são mais graves.
As crianças afetadas nestes casos apresentam alguns problemas neurológicos e meningite ou inflamação do cérebro.
Mortes associadas a esta infecção viral também foram relatadas em algumas crianças entre as idades de seis a 11 meses de idade.
Medidas preventivas são principalmente recomendadas por especialistas em saúde para limitar a propagação do vírus na comunidade.
A prática regular de lavagem adequada das mãos é um hábito necessário para as crianças se desenvolverem, a fim de evitar infecções por este e outros vírus e organismos prejudiciais.
A consciência da ocorrência da doença no bairro é uma forma de diagnosticar a doença precocemente e reduzir sua disseminação.
Herpangina – Causa
Herpangina
Coxsackievirus e enterovírus altamente contagiosos causam herpangina.
Esses vírus incluem:
Coxsackievírus A e B.
Ecovírus.
Enterovírus 71
Herpangina – Sintomas
O sintoma mais comum é um acúmulo de bolhas ou úlceras no céu da boca e no fundo da garganta. As pessoas com herpangina também podem ter febre alta, perda de apetite, dor de garganta, dores de cabeça e dor no pescoço.
Os sintomas variam para cada pessoa diagnosticada com herpangina e variam em gravidade.
Os sintomas da herpangina incluem:
Febre.
Dor de cabeça.
Perda de apetite.
Dor de garganta.
Feridas ou bolhas (úlceras) na boca e garganta.
Herpangina – Diagnóstico
O diagnóstico é feito por um médico que avalia os sintomas e examina a boca, a garganta e a pele. Não são necessários exames especiais para o diagnóstico.
Os testes geralmente não são necessários, uma vez que as feridas que se formam como resultado do vírus são exclusivas das pessoas com herpangina e um exame físico é suficiente.
Os sintomas típicos com lesões na parte posterior da boca e garganta em uma criança no verão ou no outono farão o diagnóstico.
O vírus pode ser isolado de swabs nasofaríngeos e também de urina, fezes e sangue, por se tratar de uma infecção sistêmica. Os exames de sangue geralmente estão dentro dos limites normais.
A biópsia de uma úlcera não mostra patologia específica. A sorologia mostrará um título crescente de anticorpos IgM antivirais específicos, aparecendo pela primeira vez após 1 semana.
Os anticorpos IgM persistem por cerca de 6 meses e são substituídos por IgG específicos. No entanto, testes geralmente não seriam necessários em um caso não complicado de herpangina.
A herpangina pode ser diferenciada da doença mão-pé-boca, outra infecção por enterovírus, pela ausência de lesões cutâneas. A infecção primária do vírus herpes simplex da boca é geralmente mais extensa, incluindo as gengivas, é muito dolorosa e dura mais tempo.
Herpangina – Tratamento
O tratamento desta condição tem como objetivo tratar os sintomas.
Pessoas com herpangina devem ficar em casa e tomar bastantes líquidos.
Analgésicos simples, como paracetamol, são úteis para dores de cabeça, e beber líquidos quentes ou chupar pastilhas pode ajudar com a dor de garganta.
Não há uma medicação específica para tratar a virose pelo vírus Coxsackie A.
O tratamento alivia os sintomas da doença, pois os antibióticos ou medicamentos antivirais são ineficazes no tratamento da herpangina. A condição geralmente desaparece após uma semana.
O tratamento para herpangina inclui:
Paracetamol ou ibuprofeno para febre.
Beba muitos líquidos para evitar a desidratação.
Evite alimentos ou bebidas que possam irritar feridas na boca ou na garganta, como bebidas quentes, alimentos ácidos, condimentados ou salgados.
Use anestésicos tópicos para feridas na boca e na garganta.
Lave a boca do seu filho após as refeições com água salgada.
Enquanto seu filho estiver doente, certifique-se de que ele descanse em uma sala bem ventilada para reduzir o número de partículas de vírus contagiosas de aderir a superfícies, objetos e transferir para outros membros de sua família.
Herpangina – Prevenção
Boas práticas de higiene, incluindo lavar sempre as mãos e ficar em casa quando se está doente, são as melhores formas de prevenir esta infecção.
Você pode impedir a propagação de vírus como herpangina por:
Praticar uma boa higiene lavando regularmente as mãos com água e sabão. O vírus pode ser eliminado nas fezes.
Higienização e desinfecção de superfícies e objetos muito tocados.
Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, seguido imediatamente de lavar as mãos.
Ficar em casa se o seu filho se sentir mal.
Herpangina – Resumo
Herpangina
Herpangina é uma infecção viral.
O vírus que causa esta condição chama-se Coxsackievirus.
Essa condição afeta mais comumente crianças com menos de 10 anos de idade, embora possa afetar pessoas de todas as idades.
A herpangina faz aparecerem pequenos pontos, parecidos com bolhas e, mais tarde, úlceras no céu da boca e na parte de trás da garganta. Essa condição também provoca febre, dor de garganta, dor de cabeça e dor no pescoço.
A infecção normalmente melhora em 10 dias, sem tratamento específico.
Fonte: ada.com/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.org/www.stanfordchildrens.org/www.msdmanuals.com/www.urmc.rochester.edu/www.nicklauschildrens.org/www.sciencedirect.com