Hemiparesia

PUBLICIDADE

Hemiparesia – Definição

hemiparesia, ou paresia unilateral, é uma fraqueza de um lado inteiro do corpo (hemi significa “metade”).

A hemiplegia é, na sua forma mais grave, paralisia completa de metade do corpo.

Hemiparesia e hemiplegia podem ser causadas por diferentes condições médicas, incluindo causas congênitas, trauma, tumores ou derrame.

Hemiparesia – Significado

Para simplificar, dividimos as partes da palavra e, em seguida, estabelecemos o significado da palavra.

“Hemi” significa “metade” e “plegia” significa “paralisia ou derrame”.

Quando combinada, a hemiplegia significa que metade do seu corpo está paralisado devido a um derrame.

Portanto, a hemiparesia ocorre quando metade do seu corpo está enfraquecido ou sofreu perda parcial do movimento.

Aqui está a principal diferença entre hemiplegia e hemiparesia:

Hemiplegia = paralisia em metade do corpo
Hemiparesia = fraqueza em metade do corpo
hemiparesia é uma forma menos grave de hemiplegia.

Hemiparesia – O que é

hemiparesia é uma condição caracterizada por fraqueza em um dos lados do corpo.

Está relacionado à hemiplagia, na qual um lado do corpo está realmente paralisado, em vez de simplesmente enfraquecido.

Há uma variedade de razões para as pessoas desenvolverem hemiparesia, com a condição geralmente ocorrendo como uma complicação secundária de outro problema médico. As opções de tratamento variam, dependendo do motivo pelo qual o paciente desenvolveu hemiparesia.

A fraqueza muscular característica da hemiparesia pode ser causada por lesões na medula espinhal que danificam os nervos que inervam esses músculos, levando à fraqueza.

Danos ao cérebro também podem levar à fraqueza muscular.

Acidente vascular cerebral é uma das razões clássicas para as pessoas desenvolverem hemiparesia e, às vezes, a fraqueza muscular é um dos principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) que leva os pacientes ao hospital.

Danos ao cérebro devido a lesões na cabeça, tumores cancerosos no cérebro ou doenças também podem levar ao desenvolvimento de fraqueza muscular.

fraqueza muscular aparecerá no lado do corpo que corresponde à área do cérebro que foi danificada.

Danos na medula espinhal podem incluir danos causados por trauma, como no caso de um acidente de carro, queda ou ferida sofrida durante uma briga.

Condições como a esclerose múltipla e alguns tipos de câncer também podem causar lesões na medula espinhal que interferem na função dos nervos.

Quando um paciente apresenta hemiparesia, o primeiro passo é determinar as origens da fraqueza muscular. Os estudos de imagens médicas podem ser usados para isolar a localização do dano, e o paciente também será tipicamente entrevistado para coletar um histórico médico com a finalidade de identificar fatores de risco óbvios. Se um paciente disser que tem esclerose múltipla, por exemplo, o médico provavelmente atribuirá a hemiparesia a essa condição e poderá realizar testes para confirmar.

O tratamento pode incluir o tratamento da condição subjacente com o objetivo de resolver a hemiparesia ou interromper seu progresso. A fisioterapia também é uma parte importante do tratamento.

A terapia ajuda os pacientes a recuperar o controle de seus músculos e a desenvolver mais força muscular.

Um fisioterapeuta também pode fornecer ao paciente dicas e truques adaptativos que ajudarão o paciente a navegar em um mundo projetado para pessoas com força muscular total em ambos os lados do corpo.

Dispositivos de apoio, como aparelhos ortodônticos, andadores e cadeiras de rodas, também podem ser usados para ajudar pacientes que apresentam dificuldade para andar em decorrência de hemiparesia.

Hemiparesia – Sintomas


Hemiparesia

hemiparesia pode afetar seus braços, pernas, mãos e rosto, e pode dificultar o cuidado com as atividades cotidianas.

Os sintomas causados por hemiparesia podem incluir:

Fraqueza
Dificuldade para andar
Perda de equilíbrio
Fadiga muscular
Dificuldade com coordenação
Incapacidade de agarrar objetos

A localização em seu cérebro onde o derrame aconteceu determina onde você experimentará fraqueza em seu corpo. A hemiparesia do lado direito indica lesão no lado esquerdo do cérebro da pessoa, enquanto a hemiparesia do lado esquerdo envolve lesão no lado direito do cérebro.

Hemiparesia – Causas


Hemiparesia

Enquanto acidente vascular cerebral é a causa mais comum de hemiparesia, danos cerebrais devido a trauma ou lesões na cabeça e tumores cerebrais causados por câncer também podem explicar a fraqueza muscular.

Certas doenças, como paralisia cerebral, esclerose múltipla e alguns tipos de câncer podem causar hemiparesia.

Hemiparesia – Fraqueza unilateral/ Muscular

Hemiparesia ou fraqueza unilateral afeta cerca de 8 dos 10 sobreviventes de derrame, causando fraqueza ou incapacidade de mover um lado do corpo.

Fraqueza unilateral pode afetar seus braços, mãos, pernas e músculos faciais. Se você tem fraqueza unilateral, pode ter dificuldade em realizar atividades cotidianas, como comer, vestir-se e usar o banheiro.

Tratamentos de reabilitação, exercícios em casa e dispositivos auxiliares podem ajudar na sua mobilidade e recuperação.

Fraqueza unilateral nos braços, mãos, rosto, peito, pernas ou pés pode causar:

Perda de equilíbrio
Dificuldade para andar
Capacidade prejudicada para agarrar objetos
Diminuição na precisão do movimento
Fadiga muscular
Falta de coordenação

A localização no cérebro em que ocorreu o derrame determinará em que parte do corpo você terá fraqueza. A lesão no lado esquerdo do cérebro, que controla a linguagem e a fala, pode resultar em fraqueza no lado direito. A fraqueza do lado esquerdo resulta de uma lesão no lado direito do cérebro, que controla nossa comunicação não verbal e certos tipos de comportamento.

Hemiparesia – Tratamento

É possível aumentar ou recuperar sua força e movimento no lado afetado por meio da reabilitação. Um fisiatra, fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional pode ajudá-lo a superar a hemiparesia e melhorar a mobilidade.

Os tratamentos incluem:

Terapia induzida por restrição modificada: Obriga você a usar a parte enfraquecida do seu corpo. A prática regular pode melhorar a função nervosa.
Estimulação elétrica: O procedimento consiste em colocar pequenas almofadas elétricas nos músculos enfraquecidos da parte do corpo afetada. Uma carga elétrica ajuda os músculos a se contraírem. Muitos dispositivos de estimulação elétrica são cobertos pelo seguro e podem ser usados em casa.
Estimulação cortical: Um minúsculo eletrodo é colocado na dura-máter, a dura membrana que cobre o cérebro. O eletrodo envia uma corrente elétrica ao seu cérebro enquanto você passa por exercícios de reabilitação.
Imagens mentais: Imaginar o movimento da parte afetada do corpo ativa áreas do cérebro e músculos como se você estivesse fazendo uma atividade. Os nervos do cérebro envolvidos na visualização e no movimento físico se sobrepõem, tornando essa uma atividade eficaz quando combinada com outras terapias para fraqueza unilateral.
Dispositivos de assistência: Suspensórios, bengalas, andadores e cadeiras de rodas podem aumentar a força e o movimento. Uma órtese tornozelo-pé pode ajudar a controlar o tornozelo e o pé. Um fisioterapeuta pode recomendar o dispositivo apropriado. A prática repetida e a atividade regular ajudarão a aumentar o controle e a flexibilidade e a restabelecer os circuitos nervosos. Você pode aprender atividades para fazer em casa que ajudarão a continuar a recuperação após a internação. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar esses exercícios.

Fonte: www.stroke.org/www.disabled-world.com/www.gallivanlawfirm.com/www.wisegeek.org/www.flintrehab.com/strokefoundation.org.au/chasa.org/www.northwell.edu

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.