PUBLICIDADE
Gripe Asiática – Definição
Conhecida como gripe asiática, foi identificada pela primeira vez na China, atingindo Hong Kong em abril, Estados Unidos em junho e Europa em setembro/outubro.
Essa pandemia começou na China no final de 1956 ou início de 1957 e, no verão de 1957, começou a se espalhar pelo mundo. Em última análise, mataria cerca de 1 a 2 milhões de pessoas. Em outubro, estava em pleno andamento nos Estados Unidos. A primeira onda daquele outono afetou principalmente crianças em idade escolar, e algumas escolas foram fechadas. Mas poucas crianças morreram.
Uma segunda onda no início de 1958 foi mais mortal, afetando principalmente mulheres grávidas e idosos com doenças pré-existentes. As mortes estimadas nos EUA variaram de 70.000 a 116.000.
A imunidade a esta cepa de influenza A (H2N2) era rara em pessoas com menos de 65 anos de idade, e uma pandemia foi prevista.
Em preparação, a produção de vacinas começou no final de maio de 1957, e as autoridades de saúde aumentaram a vigilância para surtos de gripe.
Ao contrário do vírus que causou a pandemia de 1918, o vírus pandêmico de 1957 foi rapidamente identificado, devido aos avanços da tecnologia científica. A vacina estava disponível em oferta limitada até agosto de 1957.
O vírus chegou aos Estados Unidos em silêncio, com uma série de pequenos surtos no verão de 1957.
Quando as crianças voltaram à escola no outono, espalharam a doença nas salas de aula e a levaram para casa para suas famílias.
As taxas de infecção foram maiores entre crianças em idade escolar, adultos jovens e mulheres grávidas em outubro de 1957. A maioria das mortes relacionadas a influenza e pneumonia ocorreu entre setembro de 1957 e março de 1958. Os idosos tiveram as taxas mais altas de morte. Em dezembro de 1957, o pior parecia ter acabado.
No entanto, durante janeiro e fevereiro de 1958, houve outra onda de doença entre os idosos. Este é um exemplo da potencial “segunda onda” de infecções que podem se desenvolver durante uma pandemia.
A doença infecta um grupo de pessoas primeiro, as infecções parecem diminuir e as infecções aumentam em uma parte diferente da população.
O H2N2 é um subtipo da espécie do vírus Influenza A (às vezes chamado de vírus da gripe aviária).
O H2N2 sofreu mutações em várias cepas, incluindo a cepa da gripe asiática (agora extinta na natureza), H3N2 e várias cepas encontradas em aves. Também é suspeito de causar uma pandemia humana em 1889
Gripe Asiática – O que é
A gripe asiática é uma doença respiratória viral causada pela cepa H2N2 da influenza tipo A.
A gripe asiática H2N2 é o resultado da gripe aviária – isto é, uma gripe normalmente encontrada em aves – cruzada com um vírus da gripe humana.
A gripe asiática resulta em sintomas semelhantes a muitas outras cepas da gripe, incluindo febre, dores no corpo, calafrios, tosse, fraqueza e perda de apetite.
A gripe asiática foi responsável por uma pandemia de gripe de categoria 2, de 1956 a 1958, o que significa que se tratava de uma disseminação mundial do vírus com uma proporção de casos fatais entre 0,1 e 0,5%.
O H2N2 foi extinto na natureza por volta de 1968.
A gripe é uma doença causada por muitos subtipos que podem mudar, sofrer mutação e se cruzar com outras cepas.
Ocasionalmente, uma gripe aviária ou animal pode recombinar seu material genético, atravessar a barreira de espécies animais-humanas e começar a infectar a população humana.
A gripe asiática H2N2 foi o resultado de um cruzamento entre um vírus encontrado em patos selvagens e um vírus da gripe humana.
A gripe asiática causa muitos dos sintomas comumente relatados em um vírus da gripe. A gripe é uma doença respiratória, portanto, uma tosse seca, dor de garganta e dificuldade respiratória são amplamente relatadas entre os que sofrem de gripe.
A Influenza (vírus influenza A do subtipo H2N2) geralmente resulta em febre alta e dores no corpo ou calafrios. Um indivíduo pode não ter apetite e, posteriormente, perder peso. A recuperação do H2N2 pode levar muitas semanas; complicações incluem pneumonia, convulsões, insuficiência cardíaca e morte.
A gripe asiática causou uma pandemia mundial em 1956, quando o vírus saltou de patos para humanos e então começou a transmissão de humano para humano.
Originou-se na província de Guizhou, na China, e viajou para Cingapura e Hong Kong.
A partir daí, o vírus da gripe asiática se espalhou para o resto do mundo. Embora a doença tenha infectado humanos em todo o mundo, ela permaneceu como uma pandemia relativamente leve e foi classificada como Categoria 2 na Tabela do Índice de Gravidade Pandêmica dos Centros de Controle de Doenças dos EUA.
Vacina para a gripe asiática foi introduzida em 1957
Uma vacina para H2N2 foi introduzida em 1957, e a pandemia diminuiu.
Houve uma segunda onda em 1958, e o H2N2 passou a fazer parte da onda regular da gripe sazonal.
Em 1968, a gripe asiática H2N2 desapareceu da população humana e acredita-se que tenha sido extinta na natureza. Frascos de gripe H2N2 permanecem em laboratórios em todo o mundo.
Gripe Asiática (Pandemia de Influenza de 1957)
Vírus da Gripe Asiática
A pandemia de gripe de 1957 (a “gripe asiática“) foi uma das famosas pandemias de gripe da história. mutação em patos selvagens combinando com uma cepa humana pré-existente. Uma vacina para o H2N2 foi introduzida em 1957 e a pandemia diminuiu. Houve uma segunda onda em 1958, e o H2N2 passou a fazer parte da onda regular de gripe sazonal.
Em 1968, a gripe asiática H2N2 desapareceu da população humana e acredita-se que tenha sido extinta na natureza. Frascos de influenza H2N2 permanecem em laboratórios em todo o mundo.
As proteínas e anticorpos da Hemaglutinina H2N2 (HA) da gripe pandêmica de 1957 foram as principais ferramentas de pesquisa para essa pandemia de gripe.
Gripe Asiática – Sintomas
A gripe asiática resulta em sintomas semelhantes a muitas outras cepas de influenza, incluindo febre, dores no corpo, calafrios, tosse, fraqueza e perda de apetite.
A gripe asiática causa muitos dos sintomas comumente relatados em um vírus influenza. A gripe é uma doença respiratória, portanto, tosse seca, dor de garganta e dificuldade para respirar são amplamente relatadas entre os que sofrem de gripe. A gripe geralmente resulta em febre alta e dores no corpo ou calafrios. Um indivíduo pode não ter apetite e, posteriormente, perder peso. A recuperação do H2N2 pode levar várias semanas; as complicações incluem pneumonia, convulsões, insuficiência cardíaca e morte.
Gripe Asiática – Origem
Vírus da Gripe Asiática
A “Gripe Asiática” foi um surto pandêmico de gripe aviária de categoria 2 que se originou na China no início de 1956 e durou até 1958.
Originou-se de uma mutação em patos selvagens combinada com uma cepa humana pré-existente.
O vírus foi identificado pela primeira vez em Guizhou. Ele se espalhou para Cingapura em fevereiro de 1957, chegou a Hong Kong em abril e aos Estados Unidos em junho.
O número de mortos nos EUA foi de aproximadamente 69.800. As estimativas da taxa de infecção mundial variam amplamente dependendo da fonte, variando de 1 milhão a 4 milhões.
A gripe asiática era da cepa H2N2 (uma notação que se refere à configuração das proteínas hemaglutinina e neuraminidase no vírus) do tipo A, e uma vacina contra influenza foi desenvolvida em 1957 para conter seu surto.
A cepa da Gripe Asiática posteriormente evoluiu por meio de mudança antigênica para H3N2, que causou uma pandemia mais branda de 1968 a 1969.
Ambas as cepas pandêmicas H2N2 e H3N2 continham segmentos de RNA do vírus da influenza aviária. Enquanto os vírus pandêmicos da gripe humana de 1957 (H2N2) e 1968 (H3N2) surgiram claramente através do rearranjo entre vírus humanos e aviários, o vírus influenza que causou a “gripe espanhola” em 1918 parece ser inteiramente derivado de uma fonte aviária.
Fonte: www.medicinenet.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.sinobiological.com/www.merriam-webster.com/www.moaf.org/www.bionity.com