PUBLICIDADE
Frequência urinária – Definição
Frequência urinária é a necessidade de urinar muitas vezes durante o dia, à noite (noctúria), ou ambos, mas em volumes normais ou abaixo do normal.
A frequência pode ser acompanhada por uma sensação de necessidade urgente de urinar (urgência urinária). A frequência urinária é diferenciada da poliúria, que é a produção de urina> 3 L/dia.
Frequência urinária é definida como ao número de vezes que você vai ao banheiro para urinar em um dia. Se você precisa ir ao banheiro com muita frequência, mais de oito vezes ao dia, bebendo aproximadamente 2 litros de líquido, pode ter um problema de frequência.
Isso pode ser causado por uma bexiga hiperativa. A bexiga pode contrair mesmo quando não precisa; por exemplo, se a sua bexiga contiver apenas uma pequena quantidade de urina ou se estiver hipersensível.
Isso significa que você sente a necessidade de ir ao banheiro com mais frequência.
Frequência é frequentemente associada com urgência e incontinência de urgência. Você pode encontrar informações sobre as opções de tratamento disponíveis se estiver indo ao banheiro com muita frequência.
Frequência urinária – Visão Geral
Micção frequente, ou frequência urinária é a necessidade de urinar mais frequentemente do que o habitual.
Os diuréticos são medicamentos que aumentam a frequência urinária.
Noctúria é a necessidade de micção frequente à noite.
A causa mais comum de frequência urinária para mulheres e crianças é uma infecção do trato urinário.
A causa mais comum de frequência urinária em homens idosos é uma próstata aumentada.
A micção frequente está fortemente associada a frequentes incidentes de urgência urinária, que é a necessidade súbita de urinar. Frequentemente, embora não necessariamente, está associado à incontinência urinária e à poliúria (grande volume total de urina). No entanto, em outros casos, a frequência urinária envolve apenas volumes normais de urina em geral.
O número normal de vezes varia de acordo com a idade da pessoa. Entre as crianças pequenas, urinar 8 a 14 vezes por dia é típico. Isso diminui para 6 a 12 vezes por dia para crianças mais velhas e para 4 a 6 vezes por dia entre adolescentes.
Frequência urinária – O que é
Frequência urinária é um termo que significa micção frequente.
Pode ocorrer em muitos tipos de pessoas (homens, mulheres, idosos, crianças, etc.) e pode resultar de várias condições.
A única coisa que não é considerada frequência urinária é se uma pessoa bebe uma grande quantidade de líquidos e, em seguida, tem micção extra; isso seria normal. Em vez disso, a frequência tende a significar uma micção anormalmente frequente, não relacionada ao consumo de um grande volume de líquidos.
Algumas condições que afetam a bexiga podem causar frequência urinária. É um sintoma comum de coisas como infecções da bexiga ou de condições em que a bexiga está de alguma forma irritada ou sobrecarregada.
A bexiga hiperativa pode ser um exemplo disso. Gravidez é outra. A cirurgia ou lesão na pelve pode danificar a bexiga e resultar em micção frequente temporária ou mais duradoura.
Nos homens, a frequência urinária pode ser causada se houver um aumento benigno da próstata, chamado hiperplasia benigna da próstata. Alternativamente, a condição pode ser induzida por cirurgia na próstata ou em qualquer uma das estruturas que compõem o trato urinário. Qualquer um dos sexos pode ter essa condição como resultado de certas doenças, como diabetes, insuficiência cardíaca congestiva e infecções ou doença dos rins.
Outros potenciais fatores causais da frequência urinária incluem envelhecimento, esclerose múltipla e estado psicológico. Alternativamente, a condição pode ser simplesmente um efeito colateral de outros comportamentos. Existem muitos medicamentos que resultam em frequência urinária, incluindo coisas como diuréticos e lítio, que é frequentemente usado no tratamento do transtorno bipolar.
Dado o vasto número de causas potenciais de frequência urinária, pode ser difícil se auto-diagnosticar. Às vezes a causa é óbvia. As mulheres grávidas, por exemplo, podem esperar ter maior frequência de necessidade na primeira parte da gravidez e, no terceiro trimestre, o peso do bebê na bexiga pode causar necessidade de “ir” com bastante frequência.
Tomar medicamentos que são diuréticos irá induzir este sintoma, e aqueles sobre esses medicamentos devem saber antecipadamente para esperar isso.
Frequência urinária
Em outros casos, não está claro por que a condição está ocorrendo, especialmente se o início é repentino.
Sintomas como dor durante a micção ou presença de sangue na urina podem indicar infecção ou outras doenças. Dado que a frequência urinária pode sugerir distúrbios renais, aumento da próstata, diabetes ou uma variedade de infecções, é muito importante consultar um médico se esta condição surgir. Com exames e testes, os médicos podem determinar a causa do problema e podem sugerir medidas para aliviá-lo ou curá-lo completamente. Além disso, um médico pode sugerir tratamento para quaisquer condições médicas subjacentes que sejam muito graves e que precisem de cuidados imediatos.
Frequência normal de micção – O que é
Tal como acontece com muitas coisas na vida, todos são diferentes. Isso também se aplica à frequência urinária normal. Para a maioria das pessoas, o número normal de vezes para urinar por dia é entre 6 – 7 em um período de 24 horas. Entre 4 e 10 vezes ao dia também pode ser normal se a pessoa estiver saudável e satisfeita com o número de vezes que vai ao banheiro.
A frequência urinária normal também depende de quanto líquido você bebe em um dia e dos tipos de líquido que você bebe. Se você estiver tomando medicamentos para pressão alta, por exemplo, ela pode aumentar devido à forma como alguns medicamentos funcionam; por exemplo medicamentos denominados “Diuréticos”. O quão saudável e ativo você é pode ter influência e, até certo ponto, sua idade, por exemplo, a frequência normal de micção em crianças pode ser diferente da de um adulto.
Frequência urinária – Tratamento
Frequência urinária
Existem muitos tratamentos para a micção frequente em adultos, com o melhor tratamento dependendo da causa da condição.
Algumas pessoas se beneficiam de mudanças em sua dieta, estilo de vida ou atitude.
Outros acham que medicamentos de prescrição são necessários para ajudar a aliviar o desejo de urinar e tornar suas vidas mais fáceis.
Em casos extremos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
Mudanças de estilo de vida
Os urologistas costumam sugerir que o exercício regular e uma dieta rica em fibras podem ajudar a manter uma digestão saudável. Além disso, evitar álcool e cafeína, ambos diuréticos, pode reduzir o desejo de ir.
Se fatores comuns forem descartados, a necessidade de urinar com frequência pode ser um indicador de um problema médico.
Muitas condições podem ser responsáveis por este problema, o que não é incomum, especialmente em adultos mais velhos. Preocupar-se com estas possibilidades, muitas vezes, tornar a situação pior, no entanto, é melhor consultar com um profissional médico.
Tratar infecções do trato urinário
Infecções do trato urinário são muitas vezes o culpado quando um paciente saudável relata um aumento na micção.
Essas infecções geralmente são causadas por bactérias, e vários antibióticos diferentes podem ser usados para tratá-las. Muitas vezes, a infecção desaparece dentro de alguns dias de tratamento e o desejo de urinar deve diminuir.
Algumas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa e pessoas que usam cateteres, são propensas a infecções do trato urinário recorrentes ou persistentes e podem necessitar de tratamento antibiótico a longo prazo.
Tratamento para uma bexiga hiperativa
Quando as infecções do trato urinário são descartadas, a razão mais comum para a micção freqüente é uma condição chamada bexiga hiperativa. Neste caso, os nervos ou músculos que controlam a bexiga reagem exageradamente à presença de pequenas quantidades de urina.
Embora as causas dessa condição ainda não sejam totalmente compreendidas, ela pode ser aliviada por um dos vários medicamentos prescritos:
Os anticolinérgicos bloqueiam os mensageiros químicos que causam a contração da bexiga.
Algumas formas de antidepressivos fazem com que os músculos da bexiga relaxem.
O estrogênio pode melhorar a função do nervo e ajudar algumas mulheres.
O hormônio sintético desmopressina faz com que o corpo produza menos urina.
Injeções de toxina botulínica, mais conhecidas como Botox®, também têm sido usadas para relaxar os músculos da bexiga.
Compulsão Comportamental
A micção frequente também pode ser causada por uma compulsão comportamental. Em outras palavras, uma pessoa inadvertidamente “treina” consigo mesma para urinar com mais frequência do que os processos corporais naturais exigem.
Se esta é a causa, a terapia cognitivo-comportamental pode ser a resposta: a pessoa pode reciclar sua bexiga para ser menos ativa. Em casos raros, a compulsão pode ser tão severa que se qualifica como comportamento neurótico. Se um profissional médico suspeitar disso, ele poderá encaminhar o paciente a um terapeuta ou psicólogo comportamental.
Tratar uma próstata alargada
Em homens com mais de 40 anos, o controle reduzido da bexiga ou a incontinência podem indicar um aumento da próstata. Embora essa condição possa ter muitas causas, o inchaço da próstata pode ser um sinal de câncer de próstata, uma das formas mais letais de câncer. Por esse motivo, mudanças nos hábitos de micção não devem ser desmarcadas em homens dessa faixa etária.
O tratamento para um aumento da próstata depende da causa e do grau de aumento, mas os medicamentos para encolher a glândula ou relaxar o colo da bexiga podem ser usados. Em alguns casos, a cirurgia para remover o tecido da próstata ou aliviar a pressão na uretra, que passa pela glândula, pode ser usada.
Outras condições médicas
Diabetes, doença de Parkinson, esclerose múltipla e outras condições médicas também podem criar uma necessidade frequente de urinar. Geralmente é necessário tratar a causa subjacente, se possível, para aliviar os sintomas urinários.
Além disso, as mulheres grávidas descobrem que a micção frequente é uma complicação comum da gravidez, causada pela pressão do feto na bexiga. Uma vez que a criança nasce, a necessidade de urinar muitas vezes geralmente desaparece.
Remédios Cirúrgicos
Existem opções cirúrgicas disponíveis para pacientes que não são ajudados por terapias menos invasivas, como medicamentos ou mudanças no estilo de vida. Um é o estimulador do nervo sacral, um dispositivo regulador artificial implantado no paciente para ajudar a regular os músculos da bexiga. Outro procedimento é chamado de citoplastia de aumento.
A colocação de um estimulador de nervo sacral é semelhante ao processo de inserção de um marcapasso coronariano, e serve a uma função semelhante.
O pequeno dispositivo é colocado no abdome do paciente e conectado aos nervos sacrais, as células nervosas localizadas sob o cóccix que controlam a excreção.
Este estimulador ajuda a regular as respostas nervosas à bexiga que podem ter sido comprometidas devido à idade, lesão ou condições médicas.
Citoplastia de aumento envolve a remoção de um pequeno pedaço de tecido do intestino, que é então usado para aumentar a bexiga. Com mais espaço para coletar urina, o desejo de ir geralmente ocorre com menos frequência. Após a cirurgia, muitos pacientes precisam usar um cateter para urinar, no entanto.
O cateterismo urinário está ligado a um risco aumentado de infecções da bexiga e dos rins e, por isso, pode ser ainda mais inconveniente do que o problema inicial.
Como resultado, esse tipo de cirurgia tende a ser usado apenas como último recurso.
Quais são as causas de micção frequente em mulheres?
Micção frequente ocorre quando a bexiga enche ou se sente cheio mais rápido que o normal. Geralmente, urinar mais de oito vezes por dia é considerado de alta frequência.
A micção frequente em mulheres pode ser causada por uma variedade de fatores, desde uma simples hiperidratação até condições médicas graves.
Prestar atenção a qualquer sintoma que ocorra ao lado da micção frequente em mulheres pode ajudá-las a buscar o tratamento correto para o problema.
Uma das causas mais comuns de micção frequente em mulheres é uma infecção do trato urinário, ou UTI. Isso ocorre quando as bactérias são empurradas através da uretra e chegam à bexiga, causando inflamação, sensação de urgência urinária e aumento da frequência. Infecções do trato urinário são geralmente fáceis de tratar com antibióticos, mas requerem atenção médica. Sem tratamento, a infecção do trato urinário pode se espalhar para os rins, causando uma infecção grave que pode ser mais difícil de tratar.
Algumas mulheres que experimentam episódios recorrentes de micção frequente e outros sintomas de infecção do trato urinário, mas com teste negativo para uma infecção da bexiga, podem ter uma condição conhecida como cistite intersticial. Esta condição pouco compreendida é o resultado de uma bexiga facilmente irritável, que pode se tornar inflamada devido a escolhas alimentares.
A cistite é muito difícil de diagnosticar, e as curas nem sempre são eficazes. A maioria dos meios de tratamento inclui restrições alimentares, incluindo o corte de álcool, cafeína, frutas cítricas, açúcar e chocolate.
Micção frequente em mulheres é, por vezes, um dos primeiros sinais de gravidez. À medida que o útero se expande durante as primeiras semanas após a concepção, uma pressão adicional é colocada na bexiga.
Isso pode fazer com que a bexiga fique cheia o tempo todo, resultando em viagens constantes para o banheiro feminino. Esta condição pode diminuir um pouco mais tarde na gravidez, mas algumas mulheres continuam a ter problemas com micção frequente durante toda a gestação.
Alguns programas dietéticos e de suplementos podem contribuir para a micção frequente.
As mulheres que bebem uma quantidade elevada de líquidos podem sentir este sintoma quando o corpo processa todo o líquido.
Os diuréticos também fazem com que o corpo elimine o líquido a uma taxa muito mais alta do que o normal, levando ao aumento da necessidade de urinar.
Certos medicamentos destinados a tratar a hipertensão arterial podem ter um efeito diurético, assim como determinados alimentos e suplementos alimentares destinados a ajudar na perda de peso.
Causas potenciais mais perigosas para micção frequente em mulheres incluem diabetes e câncer de bexiga ou de ovário.
Estas condições são geralmente encontradas através de testes quando outros tratamentos não são eficazes. Uma história de diabetes ou câncer na família torna essas condições mais prováveis, mas ainda são bastante raras, mesmo com fatores de risco.
Quais são as causas de micção frequente na gravidez?
A necessidade de urinar frequentemente pode começar quase tão logo a mulher aprenda que está grávida.
Micção frequente na gravidez é geralmente causada por um aumento na quantidade de líquido no interior do corpo. Durante o terceiro trimestre, as mulheres geralmente têm um desejo crescente de urinar, porque, à medida que o bebê cresce, ele pode colocar muita pressão sobre a bexiga. O desejo de urinar durante a gravidez pode piorar em vez de melhorar à medida que a gravidez progride.
Há algumas coisas que uma mulher pode fazer para ajudar a diminuir sua frequência urinária, mas na maioria dos casos, a única coisa que cuida do problema é entregar o bebê.
Micção frequente na gravidez pode começar tão cedo quanto seis semanas e durar até que uma mulher oferece. Durante as primeiras semanas, o bebê não é grande o suficiente para pressionar a bexiga, então a necessidade de urinar não é resultado disso.
A causa da micção freqüente no início da gravidez é devido ao fato de que há mais sangue dentro do corpo de uma mulher, o que significa que há mais líquido em geral.
As mulheres grávidas também tendem a produzir grandes quantidades do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana), o que pode fazer com que a mulher precise urinar mais frequentemente.
Quando um bebê cresce dentro de uma mãe, ele frequentemente coloca
mais pressão sobre a bexiga da mãe, causando frequente micção
À medida que a gravidez avança, o útero começa a crescer e seu tamanho maior pode pressionar mais a bexiga. Além do tamanho aumentado do útero, o bebê cresce e começa a se movimentar.
Os fetos podem se posicionar de tal forma que exercem muita pressão sobre a bexiga de uma mulher, o que geralmente causa micção frequente na gravidez. Algumas mulheres podem achar que, no terceiro trimestre, precisam se levantar para urinar até dez vezes em uma noite. Isso pode dificultar o sono durante os últimos meses de gravidez.
Os médicos costumam sugerir que as mulheres grávidas evitem coisas como café, chá e refrigerante, que podem ter um leve efeito diurético.
Também é tipicamente considerado útil para as mulheres grávidas evitarem beber qualquer coisa nas últimas horas antes de dormir e que tentem esvaziar completamente suas bexigas antes de dormir.
Inclinar-se para a frente enquanto urina pode ajudar a garantir que a bexiga esvazie todo o fluido. Algumas mulheres têm sucesso com essas dicas, mas outras afirmam que nada ajuda a acabar com a micção frequente na gravidez. Se evitar líquidos diuréticos e bebidas antes de dormir não ajuda em sintomas frequentes de micção, a maioria das mulheres pode ter certeza de que elas só precisam sofrer com isso até o nascimento do bebê, quando os sintomas geralmente acabam.
Fonte: www.mayoclinic.org/www.sciencedirect.com/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.org/www.midmichigan.org/www.bladderandbowel.org/medlineplus.gov/www.chop.edu/www.bladderandbowel.org