Fotodermatite

PUBLICIDADE

Fotodermatite – Definição

fotodermatose é uma doença de pele desencadeada pela radiação solar ou agravada por ela.

fotodermatite, ou às vezes chamada pelo termo não científico envenenamento solar, é uma reação da pele aos raios ultravioleta do sol, ou fotoalergia.

Pode ser causada por um medicamento que torna a pele mais sensível, um produto para a pele (por exemplo, protetor solar contendo PABA (ácido paraminobenzóico), certas fragrâncias), condições autoimunes como lúpus eritematoso sistêmico ou deficiência de vitaminas. Os médicos podem determinar a presença do distúrbio por meio de um teste fotográfico.

fitofotodermatite ocorre quando certos produtos químicos vegetais causam inflamação da pele após a exposição à luz solar.

fitofotodermatite recebe o nome dos termos gregos “phyto”, que significa planta, “foto”, que significa luz e “dermatite”, que se refere à inflamação da pele.

Existe uma sensibilidade exagerada das células da pele à luz ultravioleta, causando uma reação exacerbada pela simples fotossensibilização (reação excessiva da pele aos ultravioletas) ou uma doença de pele por si só.

Os sintomas: eles variam de uma simples queimadura solar a bolhas gigantes cheias de líquido, através de vários botões. As sensações de cozinhar ou a coceira variam de acordo com as causas.

Fotodermatite – O que é

Fotossensibilidade é o termo usado para descrever a sensibilidade aos raios ultravioleta (UV) da luz solar e outras fontes de luz, como luz fluorescente interna.

fotossensibilidade pode causar erupções cutâneas, febre, fadiga, dor nas articulações e outros sintomas em pessoas com lúpus cutâneo (pele) e sistêmico.

O excesso de exposição aos raios UV é um gatilho comum para o aumento da atividade da doença (flare) tanto do lúpus cutâneo quanto do lúpus sistêmico.

A erupção solar, mais conhecida como fotodermatite, é uma reação alérgica à luz, que provoca a erupção cutânea. A erupção é tipicamente avermelhada, espessa e pode ser extremamente irritante.

Embora uma erupção solar pareça muito semelhante a uma queimadura solar, a causa principal é diferente, e erupções frequentes podem ser motivo de preocupação, pois podem indicar a presença de um problema médico que aumentou a sensibilidade do corpo à luz.

Pessoas de pele clara estão em maior risco de desenvolver fotodermatite, mas pessoas de todas as cores da pele podem experimentá-lo. Pode ser causada por alguns medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, juntamente com a exposição a produtos químicos, certos alimentos e algumas condições médicas, como o lúpus.

As pessoas desenvolvem uma erupção solar porque sua pele ficou extremamente sensível à luz e, como resultado, pode levar apenas alguns minutos de exposição para que uma erupção se desenvolva.

Se a erupção ocorrer repetidamente, pode engrossar a pele ao redor do local, e às vezes levar ao câncer de pele.


Fotodermatite

O tratamento para a condição é semelhante ao usado para queimaduras solares. Compressas frias podem ajudar com a sensação de coceira e queimação, assim como banhos mornos calmantes com aveia, bicarbonato de sódio ou amido de milho. Aplicações tópicas de loção de calamina, aloe vera ou hidrocortisona também podem ajudar a aliviar os sintomas, e os anti-histamínicos podem reduzir a coceira e o inchaço.

Se a erupção se romper, recomenda-se uma consulta ao médico, pois o paciente pode precisar de antibióticos para prevenir infecções.

Para evitar a erupção do sol, as pessoas devem usar protetor solar, chapéus e óculos de sol ao ar livre. Proteger os olhos durante um período de fotossensibilidade é especialmente importante, pois a exposição ao sol pode causar danos aos olhos durante um período prolongado de tempo. Roupas soltas devem ser usadas para cobrir o corpo e manter a temperatura amena.

Em síntese: a fotossensibilidade é uma condição na qual a pele se torna muito sensível à luz solar ou outras formas de luz ultravioleta e pode queimar facilmente.

fotossensibilidade geralmente causa erupções cutâneas ou queimaduras solares, especialmente em áreas da pele expostas à luz ultravioleta. As áreas afetadas podem ser dolorosas e podem coçar, formar bolhas ou descascar. A fotossensibilidade pode ser causada por certos medicamentos, como antibióticos e drogas anticancerígenas, radioterapia, exposição a certos produtos químicos e algumas condições médicas, como lúpus e xeroderma pigmentoso.

Fotodermatite – Causas


Fotodermatite

Muitos medicamentos causam sensibilidade ao sol, incluindo:

Psoralenos, alcatrões de hulha, corantes fotoativos (eosina, laranja de acridina)
Almíscar ambreta, metilcumarina, óleo de limão (pode estar presente em fragrâncias)
PABA (encontrado em protetores solares)
Salicilanilida (encontrada em produtos de limpeza industriais)
Hexaclorofeno (encontrado em alguns sabonetes antibacterianos Rx)
Contato com a seiva de Giant Hogweed. A arruda comum (Ruta graveolins) é outra planta fototóxica comumente encontrada em jardins.
Antibióticos de tetraciclina
AINEs.
Antibiótico fluoroquinolona: Esparfloxacina em 2% dos casos.

A fotodermatite pode ter várias causas, incluindo:

Doenças, como lúpus ou eczema, que também tornam a pele sensível à luz
Fatores genéticos ou metabólicos (doenças ou condições hereditárias, como a pelagra, causada pela falta de niacina e vitamina B-3)
Doenças, como erupções de luz polimórficas, caracterizadas por sensibilidade à luz solar
Reações a produtos químicos e medicamentos

Em reação aos raios ultravioleta, certos produtos químicos e medicamentos podem causar queimaduras solares, uma reação semelhante ao eczema ou urticária.

A reação pode estar relacionada a uma alergia ou pode ser um efeito tóxico direto da substância.

Abaixo estão exemplos de substâncias ou circunstâncias que podem desencadear um ou outro tipo de reação:

Efeito tóxico direto:

Antibióticos, como tetraciclina e sulfonamidas
Antifúngicos, como griseofulvina
Derivados de alcatrão de hulha e psoralênicos, usados topicamente para psoríase
Retinóides, como tretinoína e medicamentos contendo ácido retinóico, usados para acne
Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)
Agentes quimioterápicos
Sulfoniluréias, medicamentos orais usados para diabetes
Medicamentos antimaláricos, como quinino e outros medicamentos, usados para tratar a malária
Diuréticos
Antidepressivos, como os tricíclicos, usados para depressão
Antipsicóticos, como fenotiazinas
Medicamentos anti-ansiedade, como benzodiazepínicos

Reações alérgicas:

Fragrâncias
Protetores solares com PABA
Produtos de limpeza industriais que contêm salicilanilida
Lavanda

Fotodermatite – Sintomas


Fotodermatite

Pode resultar em inchaço, sensação de queimação, erupção cutânea com coceira, às vezes semelhante a pequenas bolhas, e descamação da pele. Náuseas também podem ocorrer.

Os sinais de fotodermatite incluem:

Protuberâncias, bolhas ou áreas elevadas que coçam
Lesões que se assemelham a eczema
Hiperpigmentação (manchas escuras na pele)
Surtos em áreas da pele expostas à luz
Dor, vermelhidão e inchaço
Calafrios, dor de cabeça, febre e náusea
Os efeitos a longo prazo incluem espessamento e cicatrização da pele e aumento do risco de câncer de pele, se a causa for genética.

Fotodermatite – Prevenção

A prevenção inclui evitar a exposição ao sol:

Fique dentro de casa durante as horas mais claras do dia, do meio-dia às 15h.
Proteja-se: use mangas compridas, calças e um chapéu de abas largas sempre que for provável uma exposição severa. Lembre-se de que a cobertura de nuvens não oferece proteção contra os raios UV.[citação necessária] Evite produtos químicos que possam desencadear uma reação (no entanto, não pare de tomar a medicação sem consultar um médico).
Use protetor solar[1] de pelo menos fator 30 com alto nível de proteção UVA.
Se os sintomas forem graves, consulte um médico.

Fonte: www.cancer.gov/www.mountsinai.org/www.lupus.org/www.wisegeek.com/www.docteurclic.com/www.bionity.com/www.medicalnewstoday.com/www.msdmanuals.com/multimedia.elsevier.es

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.