Foliculite

PUBLICIDADE

Foliculite – Definição

foliculite é a inflamação ou infecção de um ou mais folículos pilosos (aberturas na pele que envolvem o cabelo).

Uma condição comum da pele, a foliculite ocorre quando um folículo piloso fica infectado ou inflamado. Esta condição pode parecer acne, muitas vezes começando como pequenas protuberâncias vermelhas.

Você pode ter foliculite no rosto, braços, costas e pernas. Casos leves podem ser tratados em casa, enquanto outros casos são tratados por um dermatologista.

Foliculite – Descrição

foliculite pode afetar mulheres e homens em qualquer idade. Pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas é mais provável que ocorra no couro cabeludo, rosto ou partes dos braços, axilas ou pernas geralmente não cobertas por roupas.

Pequenos caroços semelhantes a bolhas branco-amareladas (pústulas) cercados por anéis vermelhos estreitos geralmente estão presentes tanto na foliculite bacteriana quanto na foliculite fúngica.

O cabelo pode crescer através ou ao lado das pústulas, que às vezes exsudam pus manchado de sangue.

foliculite pode causar furúnculos e, em casos raros, infecções graves da pele. As bactérias da foliculite podem entrar na corrente sanguínea e viajar para outras partes do corpo.

Foliculite – O que é

foliculite é uma condição comum da pele que geralmente é causada por um folículo piloso infectado ou inflamado. Pode parecer semelhante à acne e ser desconfortável ou com coceira.

foliculite geralmente tem um impacto psicossocial por causa de sua aparência.

Existem muitos tipos diferentes de foliculite – cada um único com base na causa, no organismo infeccioso e no seu impacto na pele.

foliculite pode ocorrer como resultado de atividades diárias como fazer a barba, entrar em uma banheira de hidromassagem e suor excessivo devido a exercícios ou trabalho ao ar livre.

Você pode ter foliculite em qualquer parte do corpo que tenha pelos.

Lugares comuns incluem o seu:

Face.
Braços.
Parte superior das costas.
Pernas mais baixas.

Você tem pelos em quase todo o corpo. Alguns pelos são tão finos que você nem percebe que estão ali, enquanto outros são muito proeminentes. Seu cabelo tem um propósito maior do que a aparência – ele age como um isolante, mantendo você aquecido. Faz parte do sistema de proteção do seu corpo. O local onde um fio de cabelo individual entra em sua pele é chamado de folículo.

O folículo mantém o cabelo fino no lugar e abriga as glândulas sebáceas.

Infelizmente, os folículos podem acumular bactérias e outros materiais do mundo exterior que podem causar inflamação ou infecção. Quando algo está inflamado, está inchado.

Um folículo piloso inchado ficará inchado e fará uma protuberância na pele.

Se você tiver um folículo piloso infectado, poderá experimentar:

Vermelhidão.
Irritação.
Coceira.
Protuberâncias na pele.

O que são foliculite, furúnculos e carbúnculos?

Foliculite, furúnculos e carbúnculos são tipos de infecções de um ou mais folículos pilosos. Um folículo piloso é a base ou raiz de um cabelo. As infecções podem ocorrer em qualquer parte da pele onde haja pelos.

Eles acontecem com mais frequência onde pode haver fricção e suor. Isso inclui a nuca, rosto, axilas, cintura, virilha, coxas ou nádegas.

Foliculite: Este é o tipo mais superficial de inflamação dos folículos pilosos. Isso pode aparecer no pescoço, seios, nádegas, costas, peito e rosto.

Carbúnculo:. Este é um grupo de folículos capilares infectados com pus. Um carbúnculo é maior e mais profundo que um furúnculo. Os carbúnculos são freqüentemente encontrados na parte de trás do pescoço ou na coxa.

Foliculite – Tipos

Foliculite
Foliculite

Na verdade, existem muitos tipos diferentes de foliculite. Pense na foliculite como um termo geral – é a família sob a qual vive cada um desses tipos específicos de condições de pele.

Cada tipo de foliculite pode ter sua própria aparência, sintomas e causa. Muitas vezes, o que causa a condição é um dos maiores fatores que diferenciam cada tipo de foliculite.

A localização também pode desempenhar um papel – onde você experimenta essa condição em seu corpo pode mudar dependendo do tipo de foliculite que você tem.

Os tipos de foliculite incluem:

Foliculite por Staphylococcus aureus: A infecção do folículo piloso com a bactéria Staphylococcus aureus é uma das causas mais comuns de foliculite. Pequenas espinhas vermelhas ou brancas cheias de pus podem ser vistas na pele. A área afetada geralmente melhora (resolve) em alguns dias e pode ser tratada em casa. Em casos graves e persistentes, no entanto, a foliculite deve ser tratada pelo seu médico.
Foliculite por Pseudomonas aeruginosa (“banheira de hidromassagem”): Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria que se desenvolve em água aquecida e em movimento (banheiras de hidromassagem, banheiras de hidromassagem, toboáguas). Ele pode infectar o folículo piloso e causar uma erupção cutânea muito parecida com a causada pela espécie estafilocócica. Às vezes, a erupção é pruriginosa. A foliculite da banheira de hidromassagem ocorre um a dois dias após a exposição à fonte de água e geralmente desaparece sozinha em alguns dias. Raramente, algumas pessoas podem precisar de tratamento médico.
Foliculite Malassezia: Malassezia é uma família de fungos que normalmente pode ser encontrada na pele. Às vezes, quando Malassezia entra nos folículos pilosos, pode causar uma condição de coceira que se parece com uma erupção de acne. Geralmente ocorre na parte superior do tórax e nas costas. Esta forma de foliculite é agravada (agravada) pelo suor. Usar um xampu anticaspa todos os dias para lavar as áreas afetadas da pele costuma ser útil.
Pseudofoliculite da barba: Também chamada de “borbulhas”, a pseudofoliculite da barba geralmente ocorre na área da barba. Depois que os pelos da barba são cortados com uma navalha, as bordas aparadas com precisão podem voltar para a pele, causando irritação. A pseudofoliculite da barba é mais comum em pessoas com cabelos cacheados, principalmente homens negros. Evitar barbear ou usar aparadores pode ajudar. Se o problema persistir, você deve consultar um dermatologista, pois isso pode levar a cicatrizes.
Sycosis barbae: Sycosis barbae é uma forma grave e potencialmente cicatricial de foliculite relacionada ao barbear. Todo o folículo piloso está infectado, resultando em grandes pústulas vermelhas. O barbear deve ser evitado e você deve consultar um dermatologista para discutir as opções de tratamento.
Foliculite Gram-negativa: A foliculite Gram-negativa pode ocorrer após o uso prolongado de antibióticos para tratar a acne. Com o tempo, as bactérias resistentes crescem e se multiplicam. Isso pode fazer com que sua acne piore. Esta condição requer tratamento de um dermatologista ou outro profissional de saúde.
Furúnculos (furúnculos): Furúnculos, ou furúnculos, ocorrem quando o folículo piloso fica profundamente infectado. O furúnculo geralmente é vermelho, sensível e dolorido. Ele virá à tona após vários dias e pode deixar uma cicatriz para trás. Em certos casos, medicamentos orais ou procedimentos são necessários para resolver a lesão.
Carbúnculos: Um carbúnculo se forma quando vários furúnculos aparecem em um ponto. Os carbúnculos são geralmente maiores e são a combinação de vários folículos pilosos infectados. Tal como acontece com furúnculos, em certos casos, medicamentos orais ou procedimentos são necessários para resolver a lesão.
Foliculite eosinofílica: esta condição geralmente é observada em pacientes imunossuprimidos (o sistema imunológico não está funcionando totalmente). Há também uma forma que é vista em bebês. A foliculite eosinofílica não é infecciosa. É caracterizada por pústulas pruriginosas, mais frequentemente nos ombros, parte superior dos braços, pescoço e testa. Eles geralmente resolvem por conta própria, mas podem voltar (recorrer).

Foliculite – Causas e Sintomas

Foliculite
Foliculite

foliculite se desenvolve quando bactérias, como Staphylococcus ou um fungo, entram no corpo por meio de um corte, arranhão, incisão cirúrgica ou outra ruptura na pele perto de um folículo piloso.

Coçar a área afetada pode prender fungos ou bactérias sob as unhas e espalhar a infecção para os folículos pilosos em outras partes do corpo.

As bactérias que causam a foliculite são contagiosas. Uma pessoa com foliculite pode infectar outras pessoas que moram na mesma casa.

Fatores que aumentam o risco de desenvolver foliculite incluem:

Dermatite
Diabetes
Condições de vida sujas e lotadas
Eczema
Exposição a temperaturas quentes e úmidas
Infecção no nariz ou outra doença recente
Roupas apertadas

Foliculite – Diagnóstico

O diagnóstico é baseado no histórico médico e nas observações do paciente. A análise laboratorial da substância drenada de uma pústula pode ser usada para distinguir a foliculite bacteriana da foliculite fúngica.

Foliculite – Tratamento

Foliculite
Pelo com Foliculite

foliculite bacteriana pode desaparecer sem tratamento, mas é provável que volte a ocorrer. Antibióticos tópicos sem receita, como bacitracina, micotracina ou neomicina, esfregados suavemente nas áreas afetadas três ou quatro vezes ao dia, podem eliminar um pequeno número de pústulas de foliculite bacteriana. Antibióticos orais, como eritromicina (eritocina), podem ser prescritos se a infecção for generalizada. A droga griseofulvina (Fulvicin) e medicamentos antifúngicos tópicos são usados para tratar a foliculite fúngica.

Um médico deve ser notificado se:

As pústulas se espalham após o início do tratamento ou reaparecem após o término do tratamento
A febre do paciente sobe acima de 37,8 ° C
O paciente desenvolve furúnculos ou tornozelos inchados
Vermelhidão, inchaço, calor ou dor indicam que a infecção se espalhou
Novos sintomas inexplicáveis aparecem

Foliculite – Diagnóstico

Foliculite
Foliculite

foliculite geralmente é diagnosticada durante um exame físico com seu médico. Isso pode ser feito durante uma consulta e, na maioria dos casos, você não precisa consultar um especialista em cuidados com a pele.

Seu médico de cuidados primários geralmente é capaz de diagnosticar a foliculite e fornecer um plano de tratamento. Em certos casos graves ou persistentes, recomenda-se uma consulta com um dermatologista.

Seu médico examinará seu histórico médico e perguntará sobre seus hábitos.

Algumas perguntas podem incluir:

Você tem suado mais do que o normal ultimamente ou feito atividades que o fazem suar muito?
Você já esteve em uma banheira de hidromassagem ou sauna?
Você se depila todos os dias?
Você está tomando algum medicamento atualmente, incluindo tratamentos para acne?

As respostas a essas perguntas geralmente confirmam o diagnóstico de foliculite e ajudam seu médico a determinar qual tipo pode ser.

Em alguns casos mais graves, seu médico pode encaminhá-lo a um dermatologista para exames adicionais para garantir que sua foliculite não seja outra condição médica. Um teste que pode ser feito é uma biópsia.

Este é um teste em que uma pequena amostra de sua pele é removida e depois levada para um laboratório onde é estudada.

Foliculite – Prognóstico

Se devidamente tratados, os sintomas da foliculite bacteriana geralmente desaparecem em cerca de duas semanas.

A foliculite fúngica deve desaparecer dentro de seis semanas.

Mas pode piorar se a condição for mal diagnosticada e tratada inadequadamente com cremes esteróides.

Foliculite – Prevenção

Quem tem tendência a desenvolver foliculite deve limpar a pele com sabonete antibacteriano duas vezes ao dia e antes de fazer a barba e não deve usar loções para pele oleosa.

Os homens não devem se barbear enquanto a área da barba estiver infectada. Quando começarem a se barbear novamente, devem usar uma lâmina nova a cada vez.

As mulheres que tiveram foliculite fúngica devem usar cremes depilatórios em vez de lâminas de barbear. A lavagem diária pode ajudar a prevenir a foliculite no couro cabeludo.

A propagação da infecção pode ser evitada não compartilhando toalhas ou panos.

Fonte: www.gale/www.oxfordreference.com/www.encyclopedia.com/www.nationwidechildrens.org/my.clevelandclinic.org/www.urmc.rochester.edu/www.aad.org/www.healthdirect.gov.au

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …