PUBLICIDADE
Fadiga Ocular – Definição
A fadiga ocular é uma condição comum que ocorre quando os olhos ficam cansados devido ao uso intenso, como dirigir longas distâncias ou olhar para telas de computador e outros dispositivos digitais.
A fadiga ocular pode ser irritante. Mas geralmente não é grave e desaparece quando você descansa os olhos ou toma outras providências para reduzir o desconforto ocular. Em alguns casos, sinais e sintomas de fadiga ocular podem indicar uma condição ocular subjacente que requer tratamento.
A fadiga ocular é comumente causada pelo uso prolongado de computadores, dispositivos digitais, telefones, leitura ou condução de longas distâncias ou assistir TV. É uma condição desconfortável, mas não grave.
A fadiga ocular pode ser controlada limitando as atividades que causam fadiga ocular e fazendo mudanças no estilo de vida.
Fadiga Ocular – O que é
A fadiga ocular é uma condição comum causada pelo uso intenso dos olhos, como ler ou dirigir longas distâncias. Nos últimos anos, a principal causa comum é o uso prolongado de computadores ou outros dispositivos digitais, como celulares ou iPads. Esse tipo de fadiga ocular é chamada de fadiga ocular digital.
A fadiga ocular pode causar desconforto, mas geralmente não é uma condição séria. Muitas medidas podem ser tomadas para reduzir ou prevenir a fadiga ocular.
A fadiga ocular é uma dor geral ou vermelhidão do olho causada pelo estresse de qualquer uma de várias fontes diferentes ou de múltiplas fontes.
Com o tempo, pode causar vários sintomas diferentes, incluindo sensação de ardor nos olhos, visão turva e até dores de cabeça.
Felizmente, várias medidas podem ser tomadas para ajudar a reduzir a fadiga ocular.
Os sintomas da fadiga ocular variam muito de pessoa para pessoa, embora a maioria tenha alguma dor nos olhos.
Além da visão embaçada, dores de cabeça nos olhos cansados são frequentemente uma queixa comum, embora no início a pessoa que está tendo as dores de cabeça possa não perceber o que está causando essas dores de cabeça.
Outros sintomas da fadiga ocular podem não ser imediatamente atribuídos aos olhos. Estes incluem sentimentos de irritação e estresse mental.
A causa da fadiga ocular é o uso excessivo dos olhos, sem lhes dar um período suficiente de relaxamento entre esses usos prolongados.
Para ajudar a combater isso, muitos sugerem fazer uma pausa a cada hora por pelo menos 10 minutos. Isso pode ajudar a reduzir os incidentes e fornecer horas mais produtivas a longo prazo.
Aqueles que sofrem deste tipo de condição ocular podem achar que trabalhar com ela e forçar os olhos a se manterem focados é uma tarefa difícil que, em última análise, não é bem-sucedida.
Má iluminação também pode contribuir para a condição.
Os sintomas da fadiga ocular podem incluir vermelhidão do olho
A situação mais comum na qual a fadiga ocular se desenvolve no mundo moderno é quando se trabalha com computadores.
A fadiga ocular do monitor se desenvolve a partir de uma tela de computador por muito tempo.
Várias coisas podem ajudar a reduzir isso, como ter o contraste do monitor em um nível decente. Imagens de alto contraste significam que os olhos não terão que trabalhar tão duro.
A outra solução é instalar uma tela sobre o monitor que ajudará a reduzir o brilho e a luz ultravioleta prejudicial, que não pode ser vista, mas ainda pode causar tensão nos olhos.
Qualquer pessoa que tenha esse problema regularmente também deve tentar entender se existem outros fatores que contribuem, como olhos secos. Nesses casos, existem muitos remédios que podem ajudar a restaurar um pouco de umidade nos olhos. Embora isso não seja uma correção para a causa raiz do problema, ele pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da fadiga ocular.
Aqueles que acham que tais soluções não ajudam, devem procurar o conselho de um profissional médico.
Enquanto a maioria considera a fadiga ocular uma pequena irritação, outros acreditam que ela pode causar problemas significativos a longo prazo. Além disso, uma tensão incomumente dolorosa pode significar que há outros problemas que precisam ser resolvidos. Apenas um oftalmologista treinado pode dizer com certeza.
Fadiga Ocular ou Cansaço Ocular
Fadiga ocular pode ser um sintoma da prescrição errada em óculos
A fadiga ocular ou cansaço ocular, geralmente é resultado do uso excessivo dos olhos, o que leva a ardor, coceira, vermelhidão e visão turva.
Normalmente, a fadiga ocular é temporária e raramente é grave, especialmente se você souber o que está sobrecarregando os seus olhos.
A tensão do olho é geralmente atribuída à leitura em luz muito baixa ou muito intensa, tipo de má qualidade ou impressão, ou olhando para um computador ou tela de televisão por períodos prolongados de tempo.
Embora comum, fadiga ocular deve ser investigada.
Embora a maioria dos casos de fadiga ocular seja comum e possa ser tratada com facilidade, é importante acompanhar a frequência com que ela ocorre.
Em algumas condições médicas, a fadiga ocular ou a tensão podem ser um sintoma de um problema muito mais significativo.
Fale com o seu oftalmologista ou optometrista se sentir fadiga ocular em combinação com olhos secos, áreas de visão vazias no olho, visão dupla ou quaisquer alterações na sua capacidade de ver de perto ou de longe.
A falta de capacidade de concentração ou os longos tempos de ajuste ao se concentrar em objetos a diferentes distâncias são motivos para ter sua visão verificada.
Fadiga Ocular – Causa
Dor e irritação são frequentemente sintomas de fadiga ocular
O cansaço visual é causado pelo foco intenso dos olhos durante uma tarefa.
As causas podem incluir:
Dirigindo
Leitura
Uso de computador e celular
Períodos prolongados de trabalho detalhado (costura, escrita)
A tensão ocular é basicamente olhos cansados. Às vezes também é chamado de fadiga ocular. Fazer essas tarefas ou tarefas com pouca luz pode intensificar o cansaço visual.
Pessoas com problemas oculares anteriores, como visão não corrigida ou desequilíbrio muscular, correm maior risco de fadiga ocular. Estresse e fadiga também podem contribuir para a fadiga ocular.
A fadiga ocular digital tem várias causas distintas. Pesquisadores descobriram que quando as pessoas usam computadores ou outras telas digitais, elas piscam menos. Isso leva a olhos secos, o que pode contribuir para a fadiga ocular. Os dispositivos digitais também podem causar fadiga ocular devido ao brilho ou quando há pouco contraste entre o texto e o fundo.
A distância inadequada da tela e a iluminação fraca também podem causar fadiga ocular.
Fadiga Ocular – Sintomas
Os sintomas comuns de fadiga ocular incluem:
Olhos marejados
Olhos secos
Visão embaçada
Sensibilidade à luz
Dor de cabeça
Dor no pescoço e ombro
Dificuldade de concentração
Olhos ardentes
Coceira nos olhos
Difícil manter os olhos abertos
Fadiga Ocular – Diagnóstico
A fadiga ocular é diagnosticada durante uma visita ao consultório do oftalmologista.
Durante esta visita, seu médico discutirá os seguintes tópicos:
Quais sintomas você está sentindo
Quando esses sintomas ocorrem e quais tarefas você pode estar fazendo quando eles acontecem
O médico também pode fazer um exame físico para procurar desequilíbrio muscular, erros de refração não corrigidos (miopia ou hipermetropia) e outros problemas com o próprio olho.
Na maioria das vezes, a fadiga ocular desaparece por conta própria. Nesses casos, você não precisa consultar seu médico. A fadiga ocular geralmente é tratável com algumas mudanças simples no estilo de vida e consciência das tarefas que irritam os olhos. No entanto, se a fadiga ocular for grave ou de longo prazo, você deve procurar atendimento médico para descartar quaisquer condições mais graves.
Fadiga Ocular – Tratamento
A fadiga ocular geralmente é tratada com mudanças no estilo de vida. Isso pode incluir o uso de óculos para certas atividades, como leitura. Fazer pausas na leitura, escrita e direção também pode ajudar a reduzir o cansaço visual.
Outras dicas para reduzir a fadiga ocular incluem:
Use colírios lubrificantes.
Ajuste sua iluminação com base em sua atividade.
Use um umidificador.
Parar de fumar.
Dicas para reduzir o cansaço visual digital incluem seguir a regra 20-20-20. Esta regra diz para fazer uma pausa de 20 segundos para ver algo a 6 metros de você a cada 20 minutos.
Outras dicas incluem:
Escolha telas que inclinam e giram
Limpe regularmente a tela, pois manchas podem reduzir o contraste
Use um filtro de brilho
Reduza o brilho na tela por meio de iluminação adequada
Use uma cadeira ajustável
Fadiga Ocular – Prevenção
A fadiga ocular pode ser evitada identificando a causa do problema e encontrando maneiras de corrigi-lo. Fazer pausas, aumentar a quantidade de piscadas e outras dicas podem ajudar a proteger seus olhos do cansaço.
Mais algumas dicas e hábitos de trabalho para ajudar a prevenir o cansaço visual incluem:
Usar lágrimas artificiais quando seus olhos começarem a ficar secos
Aplicar um pano quente e úmido nos olhos cansados
Usar um umidificador mesmo quando seus olhos não estiverem secos
Quais são os diferentes sintomas de tensão ocular?
Dor e irritação são frequentemente sintomas de fadiga ocular
Os sintomas mais comuns da tensão ocular incluem dor e irritação, além de visão embaçada e sensibilidade à luz.
Espasmos é outro dos sintomas mais comuns de tensão ocular. Os olhos também podem parecer pesados e parecerem vermelhos e inchados.
Nos dias de hoje, muitos casos de cansaço visual são induzidos ao olhar para um monitor de computador todos os dias. Esses casos geralmente exibem mais sintomas, como dificuldade para ler texto em uma página impressa depois de ler em um computador e continuar vendo imagens mesmo depois de desviar o olhar do monitor.
Os sintomas da tensão ocular tendem a se desenvolver como resultado de olhar repetidamente para um determinado objeto por longos períodos de tempo, como um quadro-negro ou um livro-texto.
No mundo de hoje, a tensão ocorre frequentemente de estar na mesa do computador por muito tempo.
O distúrbio ocular associado ao computador tornou-se tão comum que a condição tem seu próprio nome: Síndrome de Visão por Computador (Computer Vision Syndrome – CVS).
Os sintomas podem ser resolvidos com uma pausa do computador. Os sintomas de CVS também costumam ser acompanhados por dor de garganta, dor de cabeça e fadiga – todos resultados previsíveis de fixação intensa em um teclado e monitor por longos períodos de tempo.
Olhar por muito tempo na tela do computador pode causar fadiga ocular
Os sintomas da tensão ocular também podem ocorrer como resultado de pouca visão. Visão embaçada e dor nos olhos são sintomas comuns associados a esses casos. Felizmente, uma ida ao optometrista geralmente pode resolver esse problema. Os optometristas podem realizar testes de visão e avaliar quais óculos de grau ou lentes de contato são necessários para corrigir a visão.
Há também a opção de cirurgia ocular corretiva, como a cirurgia LASIK, que oferece uma solução permanente e sem óculos para a visão ruim.
Os sintomas da tensão ocular geralmente são inofensivos. Com a tensão ocular crônica, no entanto, há um risco adicional de desenvolver problemas de atenção.
Alguém que regularmente experimenta espasmos de olhos, dores de cabeça e outros desconfortos de se concentrar em objetos por muito tempo pode achar difícil focalizar; sem ser capaz de se concentrar, um indivíduo pode achar que prestar atenção, ler ou aprender é doloroso e difícil.
Em alguns casos, os sintomas da tensão ocular resultam de um problema com os músculos do olho. Esse pode ser o caso se alguém já tiver óculos e se fizer intervalos e descansar os olhos não aliviar os sintomas.
Às vezes, problemas com os músculos oculares podem ser resolvidos com terapia. Em outros casos, eles devem ser resolvidos por cirurgia corretiva.
É comum que pessoas que sofrem de fadiga ocular também experimentem dores nas costas e no pescoço. Isso vem de sentar em uma mesa por longos períodos de tempo, debruçado enquanto olha para um objeto em particular. Fazer pausas frequentes no trabalho e desenvolver uma postura melhor pode ajudar a aliviar o cansaço visual e a dor nas costas.
Fonte: www.eyescience.com/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.healthdirect.gov.au/my.clevelandclinic.org/www.healthline.com/www.specsavers.com.au/www.familyhealthcare.org