PUBLICIDADE
Escorbuto – Definição
O escorbuto é uma doença que ocorre quando as pessoas não ingerem vitamina C suficiente (também chamada de ácido ascórbico) na dieta durante um período de semanas ou meses.
Os sinais de escorbuto incluem: cansaço, fraqueza muscular, dores articulares e musculares, erupção cutânea nas pernas e sangramento nas gengivas.
No passado, o escorbuto era comum entre marinheiros e outras pessoas privadas de frutas e vegetais frescos por longos períodos de tempo.
Alguns dos efeitos do escorbuto são: gengivas esponjosas, dentes soltos, vasos sanguíneos enfraquecidos que causam sangramento sob a pele e danos aos ossos e cartilagens, o que resulta em dores semelhantes às da artrite.
Escorbuto – O que é
O escorbuto é uma doença causada por uma falta significativa de vitamina C na dieta.
A definição médica de escorbuto é deficiência grave de vitamina C (ácido ascórbico).
A deficiência de vitamina C pode ocorrer devido a uma dieta pobre em vitamina C.
Não comer frutas e vegetais suficientes é a principal causa da doença.
Se não for tratado, o escorbuto pode causar sangramento nas gengivas, dentes soltos e sangramento sob a pele.
O tratamento para a doença inclui a ingestão de bastante vitamina C em sua dieta. Suplementos dietéticos também estão disponíveis.
A condição é um problema em países ao redor do mundo onde as pessoas estão desnutridas.
Escorbuto
O escorbuto foi uma das primeiras doenças de deficiência alimentar reconhecidas. Durante as viagens marítimas dos séculos XV a XVIII, muitos marinheiros sofreram de escorbuto.
O navegador português Vasco da Gama (ca 1460-1524) perdeu metade da sua tripulação devido à doença durante a viagem ao redor do Cabo da Boa Esperança, e o almirante britânico Sir Richard Hawkins (1532-1595) perdeu 10.000 marinheiros devido ao escorbuto.
Em 1747, o médico naval britânico James Lind conduziu experimentos para ver quais alimentos ou líquidos poderiam prevenir o escorbuto.
Ele descobriu que limões e laranjas permitiam que os marinheiros se recuperassem do escorbuto. Ambas as frutas cítricas são ricas fontes de vitamina C.
A vitamina C é necessária para vasos sanguíneos fortes, pele, gengivas e tecido conjuntivo saudáveis, formação de glóbulos vermelhos, cicatrização de feridas e absorção de ferro dos alimentos.
O escorbuto é menos prevalente hoje do que era na época de Vasco da Gama e Richard Hawkins, mas as pessoas que seguem dietas sem diversidade de alimentos podem desenvolver escorbuto ou condições semelhantes ao escorbuto.
Os bebés que dependem exclusivamente do leite de vaca processado para a nutrição e que não recebem suplementos de vitamina C correm risco de escorbuto. Os idosos, cujas dietas muitas vezes carecem de frutas cítricas ou vegetais que contenham vitamina C, representam outro grupo de risco.
Pessoas que seguem dietas que as limitam a poucas escolhas alimentares também podem ser suscetíveis ao desenvolvimento de escorbuto.
Escorbuto – Descrição
O escorbuto é muito raro em países onde frutas e vegetais frescos estão prontamente disponíveis e onde os alimentos processados têm adição de vitamina C.
A vitamina C é uma importante vitamina antioxidante envolvida no desenvolvimento dos tecidos conjuntivos, no metabolismo lipídico e vitamínico, na biossíntese de neurotransmissores, na função imunológica e na cicatrização de feridas. É encontrada em frutas, especialmente frutas cítricas como laranja, limão e toranja, e em vegetais de folhas verdes como brócolis e espinafre. Em adultos, pode levar vários meses de deficiência de vitamina C antes que os sintomas de escorbuto se desenvolvam.
Atualmente, a dose dietética recomendada (RDA) de vitamina C é de 50-60 mg/dia para adultos; 35 mg/dia para lactentes; 40-45 mg/dia para crianças de 1 a 14 anos; 70 mg/dia durante a gravidez; e 90-95 mg/dia durante a lactação. A necessidade de vitamina C do corpo aumenta quando uma pessoa está sob estresse, fuma ou toma certos medicamentos.
O que é vitamina C?
Escorbuto – Vitamina C
A vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente muito importante para o seu corpo. É responsável pelo desenvolvimento, crescimento e cura da pele, ossos e tecido conjuntivo. Além disso, você precisa de vitamina C para que os vasos sanguíneos funcionem adequadamente. A vitamina C ajuda a manter os dentes e as gengivas. Ajuda o corpo a absorver o ferro, necessário para produzir glóbulos vermelhos. A vitamina C também ajuda a curar queimaduras e outras feridas.
A vitamina C é um antioxidante, o que significa que protege as células contra os danos dos radicais livres.
Os radicais livres são subprodutos da atividade celular normal que participam de reações químicas dentro das células. Algumas dessas reações podem causar danos ao longo da vida.
Escorbuto – Causas e Sintomas
Escorbuto
A falta de vitamina C na dieta é a principal causa do escorbuto. Isto pode ocorrer em pessoas com dietas muito restritas, que estão sob estresse fisiológico extremo (por exemplo, durante uma infecção ou após uma lesão) e em alcoólatras crônicos.
Os bebês podem desenvolver escorbuto se forem desmamados do leite materno e substituídos por leite de vaca sem suplemento adicional de vitamina C.
Bebês cujas mães tomaram doses extremamente altas de vitamina C durante a gravidez podem desenvolver escorbuto infantil. Em crianças, a deficiência pode causar inchaço doloroso nas pernas, juntamente com febre, diarreia e vômitos.
Em adultos, os primeiros sinais de escorbuto incluem: sensação de fraqueza, cansaço e dores.
O aparecimento de pequenas bolhas vermelhas de sangue em manchas arroxeadas maiores na pele das pernas é um sintoma comum.
A cicatrização de feridas pode ser retardada e as cicatrizes que cicatrizaram podem começar a desmoronar. As gengivas incham e sangram facilmente, eventualmente levando a dentes soltos.
Dores musculares e articulares também podem ocorrer.
O principal sintoma do escorbuto é o sangramento (hemorragia). O sangramento na pele aparece como manchas ou hematomas. As feridas cicatrizam lentamente. As gengivas ficam inchadas e ocorre gengivite, o que significa inflamação.
Escorbuto – Sintomas
Os sintomas do escorbuto podem começar a se desenvolver após alguns meses sem ingestão suficiente de vitamina C em sua dieta. Os primeiros sintomas podem incluir fraqueza geral, fadiga, irritabilidade e dores nas articulações.
Se não for tratado, sintomas mais graves podem começar a se desenvolver.
Isso pode incluir:
Anemia.
Gengivas inchadas e sangrando que podem ficar roxas e esponjosas.
Dentes soltos que podem cair.
Sangramento sob a pele (hemorragias na pele). Você pode desenvolver uma “erupção cutânea com escorbuto” que aparece como manchas vermelhas ou azuis na pele.
Pele facilmente machucada.
Pele áspera e escamosa.
Pernas inchadas.
Abertura de feridas já cicatrizadas e de novas feridas que não cicatrizam.
Cabelo seco e quebradiço que se enrola como um saca-rolhas.
Em bebês e crianças, os sintomas do escorbuto podem incluir:
Irritabilidade.
Dor quando eles se movem.
Sem apetite.
Falha em ganhar peso.
Anemia.
Escorbuto – Causa
Escorbuto
Uma grave falta de vitamina C na dieta por pelo menos três meses pode causar escorbuto. As razões para esta deficiência incluem não comer frutas e vegetais frescos em quantidade suficiente. Além disso, cozinhar destrói parte da vitamina C encontrada nos alimentos.
Certas condições aumentam as necessidades de vitamina C do seu corpo.
Você precisa de mais vitamina C e corre o risco de deficiência se não ingerir o suficiente enquanto enfrenta as seguintes condições:
Gravidez.
Amamentação (amamentação no peito).
Distúrbios que causam febre alta.
Glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo).
Diarréia crônica.
Cirurgia recente.
Queimaduras.
Uso de tabaco.
Escorbuto – Tratamento
Para tratar o escorbuto, as pessoas tomam suplementos de vitamina C (pílulas de vitamina) e comem alimentos ricos em vitamina C. Além de frutas cítricas como laranja e toranja, boas fontes de vitamina C incluem brócolis, morango, melão e outras frutas e vegetais.
O tratamento do escorbuto é essencial para evitar maiores complicações. A condição é facilmente tratável com o consumo de mais vitamina C.
Você deve tentar manter uma dieta nutritiva que inclua uma a duas vezes a quantidade diária recomendada de vitamina C. Você pode fazer isso adicionando frutas e vegetais frescos a cada refeição.
O tratamento para adultos geralmente é de 300-1.000 mg de ácido ascórbico por dia. Os bebês devem ser tratados com 50 mg de ácido ascórbico até quatro vezes ao dia.
Escorbuto – Diagnóstico
O escorbuto é frequentemente diagnosticado com base nos sintomas presentes.
Um histórico alimentar mostrando pouca ou nenhuma ingestão de frutas ou vegetais frescos pode ajudar a diagnosticar a deficiência de vitamina C.
Um exame de sangue também pode ser usado para verificar o nível de ácido ascórbico no corpo.
Escorbuto – Prognóstico
O tratamento com vitamina C geralmente é bem-sucedido se a deficiência for reconhecida precocemente. Se não for tratada, a condição pode causar a morte.
Escorbuto – Prevenção
Comer alimentos ricos em vitamina C todos os dias previne o escorbuto. Um suplemento contendo a RDA de vitamina C também prevenirá uma deficiência.
Os bebês que estão sendo desmamados do leite materno para o leite de vaca precisam de um suplemento contendo vitamina C.
As melhores fontes do nutriente são frutas e vegetais frescos.
Boas fontes de vitamina C incluem:
Frutas cítricas.
Tomates.
Batatas.
Brócolis.
Morangos.
Pimentões.
Fale com seu médico antes de tomar um suplemento dietético de vitamina C.
Fonte: www.nih.gov/www.gale.com/www.nhs.uk/www.worldcat.org/ahdictionary.com/students.aiu.edu/my.clevelandclinic.org/www.oxfordreference.com/bestxplorer.com.ng/www.elsevier.es