PUBLICIDADE
Episclerite – Definição
A episclerite é a inflamação da camada mais externa da esclera do globo ocular, resultando em um olho vermelho dolorido que é sensível à luz.
Inchaço e vermelhidão do tecido que cobre a parte branca do olho é chamado de episclerite. Essa condição geralmente se resolve sozinha. Pode causar desconforto, mas não causa dor nos olhos. A causa é muitas vezes desconhecida.
Episclerite – O que é
Episclerite é o nome médico para inflamação (inchaço), irritação e vermelhidão da episclera. Os vasos sanguíneos no olho ficam maiores, tornando-o vermelho ou rosa.
A episclerite geralmente afeta apenas um olho, mas pode afetar ambos.
Sua episclera é uma camada de tecido transparente que cobre a parte branca dos olhos (esclera). Está entre a esclera e o revestimento das pálpebras (a conjuntiva).
A episclerite é uma infecção geralmente benigna da camada superior da esclera ou da parte branca do olho. Esta condição oftalmológica geralmente parece muito pior do que realmente é, porque o branco do olho fica vermelho brilhante e pode ser bastante alarmante para pacientes que não estão familiarizados com esta infecção. Em muitos pacientes, a episclerite se resolve sozinha, enquanto em outros casos pode exigir a atenção de um oftalmologista. Existem várias técnicas que podem ser usadas para controlar a episclerite.
Os pacientes podem sentir coceira ou dor se tiverem episclerite, ou podem não notar a condição até que vejam o olho afetado em um espelho ou tenham notado a vermelhidão por um observador.
A inflamação leve pode desaparecer de forma independente dentro de duas semanas, mas a prescrição de esteróides às vezes pode diminuir a inflamação mais rapidamente, aumentando o conforto do paciente.
Reduzir a inflamação rapidamente também minimizará o número de comentários bem-intencionados sobre a vermelhidão no olho.
Esta condição aparece comumente em mulheres jovens, embora pessoas de todas as idades e sexos possam desenvolver episclerite. Não deve ser confundido com esclerite, uma condição muito mais séria que é frequentemente associada à patologia subjacente. A episclerite também é comumente recorrente, e um oftalmologista pode ter recomendações para reduzir a recorrência, dependendo da situação do paciente.
Na episclerite nodular, a condição está associada a outra doença e pode recorrer com frequência. Esta forma de inflamação é caracterizada pelo aparecimento de pequenos nódulos brancos dentro da área de inflamação que podem ser vistos durante um exame oftalmológico.
Pacientes com episclerite regular ou nodular podem encontrar algum conforto ao usar compressas quentes ou frias no olho se quiserem controlar a condição em casa, embora devam procurar atendimento médico se a inflamação persistir ou piorar.
Episclerite
As pessoas definitivamente devem criar o hábito de marcar uma consulta médica se notarem algo incomum nos olhos ou ao redor deles, ou se sentirem cansaço visual, visão turva e outros problemas de visão.
Os problemas oculares são mais fáceis de resolver quando detectados precocemente. Também é importante fazer exames de visão regulares nos quais a saúde ocular é avaliada por um oftalmologista que pode verificar sinais precoces de doenças degenerativas ou problemas de visão; às vezes, os olhos são o primeiro lugar onde aparecem os sintomas de problemas médicos graves, como doenças do tecido conjuntivo e diabetes.
Episclerite – Tipos
Episclerite
Existem dois tipos de episclerite. Uma é chamada de episclerite simples. Você pode ter uma área vermelha limitada no olho (setorial) ou uma área de vermelhidão pode cobrir a maior parte do olho (difusa).
A episclerite pode começar repentinamente, o que seu médico chamará de “início agudo”. Na episclerite simples, seu olho pode piorar em 12 horas e depois melhorar em dois a três dias.
Outro tipo é a episclerite nodular. Este tipo tem um caroço elevado (nódulo) de inflamação em sua episclera.
A episclerite nodular geralmente começa gradualmente, em vez de repentinamente.
Episclerite – Sinais e Sintomas
Episclerite
Sinais e sintomas de episclerite podem incluir:
Vermelhidão e irritação do branco dos olhos.
Inflamação (inchaço) dos seus olhos.
Lacrimejamento (lacrimejamento) dos olhos.
Desconforto ocular, mas não dor real.
Episclerite – Causa
Episclerite
Em muitos casos, a episclerite não tem causa conhecida (é idiopática). Em outros casos, a episclerite pode estar associada a distúrbios inflamatórios e do sistema imunológico.
Esses tipos de doenças incluem:
Artrite reumatoide: Este é um tipo de artrite em que seu sistema imunológico ataca o tecido que reveste as articulações. A artrite reumatóide afeta as articulações em ambos os lados do corpo.
Lúpus: Também conhecido como lúpus eritematoso sistêmico, o lúpus é uma doença autoimune que causa inchaço e dor em todo o corpo. Pode causar dor nas articulações, problemas de pele e problemas nos órgãos.
Doença inflamatória intestinal: Um grupo de distúrbios que causam dor e inchaço nos intestinos. Se durar muito tempo (é crônica), pode danificar o tecido.
Rosácea: Essa condição afeta principalmente a pele do rosto, causando vermelhidão difícil de eliminar. Também pode causar problemas nos olhos.
Doença de Behçet: Esta é uma condição crônica causada pela inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite).
Algumas infecções podem causar episclerite.
Esses incluem:
Doença de Lyme: Esta condição é causada por uma bactéria (singular de bactéria). É transmitida por uma picada de carrapato.
Sífilis: Esta é uma infecção sexualmente transmissível (DST) que pode prejudicar significativamente sua saúde.
Infecções por herpes.
Febre da arranhadura do gato, também chamada de doença da arranhadura do gato. Esta infecção é causada por uma bactéria na saliva do gato.
Às vezes, os profissionais de saúde observam outros fatores – como estresse, alergias e flutuações hormonais – quando uma pessoa tem episclerite. Mas eles não são necessariamente gatilhos de episclerite.
Episclerite – Tratamento
Seu médico pode prescrever colírios que contenham corticosteróides. Seu médico também pode sugerir o uso de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).
O uso de colírios ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode fazer com que a condição desapareça mais rapidamente.
Se você tiver um problema com seu sistema imunológico junto com episclerite, seu médico trabalhará com um reumatologista para garantir que você receba o tratamento necessário.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.encyclopedia.com/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.com/www.moorfields.nhs.uk/eyewiki.aao.org/www.verywellhealth.com/www.imperialhealth.org