PUBLICIDADE
Endoftalmite – Definição
Endoftalmite refere-se a inflamação grave e infecção dos fluidos dentro do olho. Esta condição, embora não seja comum, pode ameaçar sua visão, então você precisa obter ajuda médica imediata.
Endoftalmite fúngica exógena representa uma complicação rara após trauma ocular penetrante de ceratite previamente não resolvida ou infecções iatrogênicas, após cirurgia intraocular, como cirurgia de catarata.
O termo “endoftalmite” é referido a uma das infecções oculares mais marcantes devido à infecção da cavidade ocular e estruturas adjacentes por fungos e bactérias.
Ligue para o seu médico se tiver dor após uma cirurgia ocular ou uma lesão ocular que piora e não melhora.
Endoftalmite – O que é
Endoftalmite é o nome médico para uma infecção que afeta o interior do olho. Na endoftalmite, uma infecção bacteriana ou fúngica desencadeia inflamação, uma resposta do sistema imunológico.
A endoftalmite afeta o humor aquoso e o humor vítreo. O humor aquoso é um fluido normalmente claro encontrado entre a lente e a córnea na frente do olho. O humor vítreo, um gel transparente, fica entre a lente e a retina na parte de trás do olho.
Endoftalmite é uma condição médica séria que precisa de tratamento imediato. Pode se espalhar e causar perda de visão. Panoftalmite é o nome de uma infecção que se espalha para todas as partes do globo ocular e se estende até a órbita.
Um oftalmologista pode dizer que você tem endoftalmite bacteriana ou endoftalmite fúngica.
Eles também podem nomear o tipo de endoftalmite, indicando como você contraiu a infecção.
Por exemplo:
Endoftalmite exógena: Isso acontece quando algo entra em seu olho. Você pode desenvolver endoftalmite exógena se tiver uma lesão ocular.
Endoftalmite endógena: você pode desenvolver esse tipo de endoftalmite porque tem uma infecção fúngica ou bacteriana em outra parte do corpo que se espalha para o olho através do sangue. A endoftalmite endógena é menos comum que a endoftalmite exógena.
Endoftalmite – Tipos
Tipos de Endoftalmite:
Exógeno
Pós-operatório agudo
pós-operatório crônico
Traumático
Filtragem Associada à Bleb
Após Injeções Intravítreas
Úlcera da córnea
Endógeno: Coriorretinite endógena bacteriana ou fúngica +/- vitrite
Endoftalmite – Sintomas
Endoftalmite
Endoftalmite faz com que o branco do olho fique inflamado. Pode haver uma secreção branca ou amarela na pálpebra ou dentro dela, e a córnea pode apresentar uma opacidade branca.
Também pode haver uma camada de glóbulos brancos (hipópio) presente na câmara anterior do olho entre a íris e a córnea.
A endoftalmite geralmente é um problema muito sério e o exame imediato por um oftalmologista é essencial para fazer um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento.
Os sinais e sintomas de endoftalmite podem incluir:
Olhos vermelhos.
Dor ocular significativa.
Perda de visão.
Sensibilidade à luz brilhante (fotofobia).
Pálpebras inchadas.
Olhos lacrimejantes (epífora).
Endoftalmite – Causa
Endoftalmite
Casos agudos de endoftalmite são causados por bactérias gram-positivas (ou menos frequentemente gram-negativas) e são mais frequentemente observadas dentro de 6 semanas após a cirurgia ou trauma ocular.
Os casos crônicos que ocorrem fora da janela de 6 semanas geralmente estão relacionados a uma cirurgia anterior e são comumente causados por infecções lentamente progressivas, como Propionibacterium acnes ou fungos.
Finalmente, infecções sistêmicas podem se espalhar para o olho causando endoftalmite endógena. Isso geralmente está associado a infecções sistêmicas fúngicas ou bacterianas gram-negativas. Pacientes debilitados, septicêmicos (bactérias na corrente sanguínea) e com sistema imunológico enfraquecido são particularmente suscetíveis, especialmente após procedimentos cirúrgicos.
Existem muitas causas de endoftalmite. Por exemplo, qualquer trauma ocular, como um galho de árvore atingindo seu olho ou uma cirurgia ocular, pode levar à endoftalmite exógena. Da mesma forma, muitas infecções no corpo podem levar à endoftalmite endógena, mas isso geralmente ocorre em pessoas gravemente doentes.
Endoftalmite – Fatores de risco
Perda de gel vítreo (também conhecido como humor vítreo), ruptura da cápsula posterior, fechamento deficiente da ferida e cirurgia prolongada são fatores de risco para o desenvolvimento de endoftalmite.
A incidência após trauma penetrante é de 4 a 13% e pode chegar a 30% após lesões em ambientes rurais.
Os fatores de risco para endoftalmite após trauma incluem:
Corpo estranho intraocular retido (com material estranho permanecendo em seu olho após uma lesão)
Cirurgia atrasada (mais de 24 horas) para reparar uma laceração de espessura total
Ambiente rural (contaminação do solo)
Danos ao cristalino durante trauma
Endoftalmite – Diagnóstico
Um oftalmologista perguntará sobre seu histórico de saúde e seus sinais e sintomas atuais. Eles farão um exame oftalmológico completo.
Eles coletarão uma amostra de fluido ou descarga de seu olho para testar em um laboratório. Eles também podem querer testar amostras de seu sangue e urina.
Em alguns casos, um provedor pode solicitar um ultrassom do olho (ultrassom ocular).
Endoftalmite – Tratamento
Endoftalmite
Um oftalmologista pode tratar a endoftalmite com remédios. Eles podem prescrever medicamentos antibióticos ou antifúngicos ou corticosteróides. Você pode receber colírios ou injeções.
Se a doença afetar gravemente sua visão, seu médico pode sugerir uma cirurgia chamada vitrectomia.
Este procedimento remove o material infeccioso do olho e permite que o cirurgião injete antibióticos ou medicamentos antifúngicos dentro do olho.
Seu médico pode sugerir que você use um tapa-olho por um tempo após a cirurgia.
Em casos agudos, o tratamento da endoftalmite é uma emergência e deve ser realizado o mais rápido possível. O procedimento realizado dependerá da sua visão. Se sua visão for muito ruim, você precisará passar por uma cirurgia de emergência chamada vitrectomia para remover os detritos infecciosos do olho e injetar antibióticos ou agentes antifúngicos diretamente dentro do olho.
Os casos com melhor visão podem exigir apenas uma injeção de antibióticos ou agentes antifúngicos no consultório. Em casos raros, apenas colírios antibióticos são necessários.
O prognóstico depende da causa, duração e tipo de organismo que causou a infecção. Os resultados geralmente são menos favoráveis para casos traumáticos envolvendo organismos gram negativos.
Alguns casos envolvendo infecções bacterianas gram-positivas após a cirurgia de catarata se saem melhor. Olhos com endoftalmite geralmente requerem exames frequentes para obter os melhores resultados.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.encyclopedia.com/my.clevelandclinic.org/eyewiki.aao.org/www.asrs.org/clinicaroisman.com.br/wp.com