Eisoptrofobia

PUBLICIDADE

Eisoptrofobia – Definição

Eisoptrofobia é um medo doentio de espelhos. Algumas pessoas temem espelhos devido a problemas de autoimagem. As pessoas também podem evitar espelhos porque distorcem a aparência de um objeto.

Essa fobia leva a mudanças no estilo de vida que permitem que as pessoas evitem espelhos.

“Eisoptrofobia” é derivado do grego “eis” (into) e “optikos” (visão, imagem). Outras palavras inglesas derivadas de “optikos” incluem “óptico” (relacionado à visão) e “óptico”, um técnico que projeta óculos de acordo com uma receita.

Eisoptrofobia – O que é

Você pode ter eisoptrofobia se tiver um medo intenso de espelhos.

Eisoptrofobia é uma fobia específica, o que significa que causa medo de uma situação particular.

O medo é tipicamente muito maior do que o risco real de perigo. Eisoptrofobia também pode ser chamada de espectrofobia ou catoptrofobia.

Eisoptrofobia é um medo anormal e persistente de espelhos. Os doentes experimentam ansiedade indevida, embora percebam que seu medo é irracional.

Como seu medo muitas vezes é baseado em superstições, eles podem se preocupar que quebrar um espelho trará má sorte ou que olhar para um espelho os colocará em contato com um mundo sobrenatural dentro do vidro.

Espelhos e outras superfícies reflexivas há muito são associados ao estranho ou ao bizarro. Por exemplo, na mitologia grega, Narciso se apaixonou por sua própria imagem refletida na água de uma fonte.

Ele pensou estar vendo a imagem de uma bela ninfa. Incapaz de abraçar ou evocar a imagem, ele definhou e acabou se transformando em uma flor.

Eisoptrofobia causa um medo persistente e avassalador de espelhos ou reflexos. Para algumas pessoas, até mesmo pensar em se olhar no espelho pode causar ansiedade.

Pessoas com eisoptrofobia sabem que isso não é razoável.

As pessoas com uma fobia específica geralmente têm muitas fobias.

Além da eisoptrofobia, eles também podem ter:

Atelofobia: Medo da imperfeição.
Cacofobia: Medo da feiúra.
Cromofobia: Medo de cores.
Koinonifobia: Medo de quartos.
Obesofobia: Medo de ganhar peso.
Sanguivorifobia: Medo de vampiros (de acordo com o folclore, eles não se refletem nos espelhos).
Tanatofobia: Medo da morte.

Fobia – O que é

Ter medo de coisas que fazem você se sentir inseguro ou desconfortável é comum. Muitas pessoas temem picadas de agulha, vôos e encontros com cobras. Essas coisas podem causar ansiedade.

Mas pensar neles não atrapalha a vida cotidiana.

As fobias são sentimentos intensos de medo. Pode ser um desafio tirar uma fobia de sua mente. Você pode sair do seu caminho para evitar situações que desencadeiam a fobia.

Esses esforços podem ultrapassar o pensamento racional e piorar com o tempo.

Espelhos são tipicamente uma parte da vida cotidiana. Eles nos ajudam a ver imagens de nós mesmos e podem nos proteger do perigo (por exemplo, espelhos em veículos).

Mas algumas pessoas temem imagens devido a problemas de autoimagem. As pessoas também podem evitar espelhos porque podem distorcer a aparência de um objeto. Se você tem eisoptrofobia, pensar em espelhos pode trazer intensa ansiedade. Isso às vezes pode levar a ataques de pânico.

Eisoptrofobia – Causa do medo de espelhos

Eisoptrofobia
Eisoptrofobia

Muitos profissionais de saúde concordam que a genética e seu ambiente podem aumentar seu risco:

Genética: Um histórico familiar de transtornos de humor significa que você pode carregar genes que causam fobias.
Ambiente: Se você tiver um trauma emocional relacionado a espelhos, é mais provável que desenvolva uma fobia deles. Algumas pessoas têm experiências ruins com espelhos por causa de filmes de terror ou atrações baseadas em espelhos em carnavais.

Crenças culturais também podem desempenhar um papel na eisoptrofobia. Muitas culturas acreditam que as almas de entes queridos falecidos viajam ou ficam presas em espelhos.

É por isso que os espelhos costumam ser cobertos ou afastados quando uma família está de luto.

A causa das fobias simples, incluindo a eisoptrofobia, é provavelmente uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Em alguns casos, as experiências passadas com espelhos ou reflexos são as culpadas.

Isso envolve uma área do cérebro chamada amígdala. Ele atua como um gravador de eventos em sua vida e suas reações a eles. Se você tiver uma experiência assustadora, isso o lembrará de seus sentimentos ao se deparar com um evento semelhante.

No entanto, muitas pessoas não conseguem se lembrar de um evento específico que explicaria a fobia. A genética pode desempenhar um papel neste caso.

Muitas pessoas com fobias simples têm um parente de primeiro grau com a mesma fobia. Isso sugere que traços herdados, como personalidade, podem estar envolvidos. Então, novamente, muitas de nossas atitudes e comportamentos são aprendidos, conscientemente ou não, de nossas famílias. Portanto, muitas vezes é difícil dizer se os medos são realmente herdados ou transmitidos de alguma outra forma.

Eisoptrofobia – Sintomas

Eisoptrofobia
Eisoptrofobia

Ver um espelho pode causar uma combinação de comportamentos negativos e respostas físicas.

Comportamentos negativos:

Você pode sair do seu caminho para evitar espelhos:

Removendo espelhos de sua casa.
Não comprar itens, como kits de maquiagem, que tenham espelhos.
Desistir da carteira de motorista porque os espelhos de segurança o incomodam.
Evitando passeios públicos devido ao medo de encontrar um espelho.

Respostas físicas:

Os sintomas físicos podem incluir:

Arrepios.
Tonturas e vertigens.
Sudorese excessiva (hiperidrose).
Palpitações cardíacas.
Náusea.
Falta de ar (dispneia).
Tremendo ou tremendo.
Dor de estômago ou indigestão (dispepsia).

Eisoptrofobia – Tratamentos

Eisoptrofobia
Eisoptrofobia

Muitas pessoas encontram alívio simplesmente sabendo que sua fobia é um distúrbio real. Não é algum tipo de falha ou fraqueza de caráter e eles não podem “simplesmente superar isso”.

E é possível controlá-lo com o tratamento. Em geral, os médicos recomendam o tratamento de fobias quando elas se tornam perturbadoras.

Isso inclui interferir em sua capacidade de funcionar normalmente e ter relacionamentos normais de trabalho, escola, sociais e pessoais.

Os tratamentos de eisoptrofobia mais eficazes são as abordagens de psicoterapia – ou terapia de conversação, incluindo:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ensina você a identificar e mudar pensamentos, sentimentos e comportamentos negativos. Um terapeuta ajuda você a aprender e abraçar novas crenças sobre seu medo.

No processo, você aumentará a confiança em sua capacidade de enfrentá-lo. A TCC é mais eficaz em combinação com a terapia de exposição.

Terapia de exposição, que leva você a situações controladas que o expõem a espelhos. O estímulo começa com uma exposição leve, possivelmente apenas pensando em espelhos.

Um terapeuta ajuda você a usar estratégias de redução de ansiedade para lidar com a exposição. As exposições tornam-se gradualmente mais intensas.

O objetivo é saber que você pode dominar seu medo durante essas exposições. A terapia de dessensibilização é outro nome para essa abordagem.

A psicoterapia é o tratamento preferido para fobias simples. Geralmente proporciona alívio a longo prazo da ansiedade e angústia. No entanto, os medicamentos às vezes são úteis. Os médicos geralmente os reservam para fobias relacionadas a situações temporárias, como medo de voar.

Mas eles podem ter um papel em ajudar as pessoas a começar a terapia de fala ou quando outros transtornos de humor estão presentes.

Eisoptrofobia pode afetar sua vida. Isso pode interferir na sua higiene pessoal. Pode até fazer com que você perca sinais de doença se não conseguir ver seu reflexo.

Outras complicações possíveis de fobias simples incluem:

Depressão, ansiedade e, às vezes, até levando à ideação suicida
Isolamento social, solidão e problemas no trabalho, na escola e nas relações sociais
Abuso de substâncias com álcool ou drogas em um esforço para se automedicar e lidar com a fobia.

Fonte: www.rxlist.com/my.clevelandclinic.org/www.yourdictionary.com/grandiloquent.en-academic.com/www.healthgrades.com/psychtimes.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …