PUBLICIDADE
Ecocardiograma – Definição
A ecocardiografia, também chamada de ecocardiograma ou ultrassonografia cardíaca, é um teste que realiza “imagens em movimento” do coração com ondas sonoras. Você não precisa ficar no hospital.
Um ecocardiograma é um teste de diagnóstico não invasivo que usa ondas de ultrassom para produzir uma imagem em movimento do coração. Este teste também é chamado de eco cardíaco, Doppler cardíaco ou ultrassom do coração.
Não é uma cirurgia e não dói.
Ecocardiograma – Objetivo
Um ecocardiograma é usado para avaliar a saúde do coração.
Este teste permite ver se o coração está anormalmente aumentado, rastrear as contrações cardíacas, avaliar danos ao músculo cardíaco por ataque cardíaco, examinar o funcionamento das válvulas entre as câmaras cardíacas, avaliar a força de bombeamento do coração e rastrear o fluxo de sangue através do coração e artérias circundantes.
Um ecocardiograma pode ser solicitado quando o paciente tem dor no peito, sons cardíacos anormais (sopros cardíacos), batimentos cardíacos anormais ou qualquer suspeita de que o fluxo sanguíneo no coração é anormal.
O teste também é usado para avaliar danos após um ataque cardíaco, para avaliar certos efeitos da doença arterial coronariana, para avaliar a resposta do coração a medicamentos ou tratamento, ou quando se acredita que uma doença sistêmica (por exemplo, lúpus eritematoso sistêmico, doenças pulmonares) função cardíaca afetada.
Às vezes, um ecocardiograma é feito antes e depois do exercício para avaliar os efeitos do estresse na função cardíaca.
Ecocardiograma – Teste
O ecocardiograma, ou eco, é um teste indolor que usa ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) para criar imagens em movimento do seu coração.
As imagens mostram o tamanho e a forma do seu coração. Eles também mostram o quão bem as câmaras e válvulas do seu coração estão funcionando.
Eco também pode identificar áreas do músculo cardíaco que não estão se contraindo bem por causa do fluxo sanguíneo deficiente ou lesão de um ataque cardíaco anterior.
Um tipo de eco chamado ultrassom Doppler mostra como o sangue flui pelas câmaras e válvulas do seu coração.
O eco pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, o acúmulo de líquido no pericárdio (o saco ao redor do coração) e problemas com a aorta.
A aorta é a principal artéria que transporta sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.
Os médicos também usam ecocardiograma, ou eco para detectar problemas cardíacos em bebês e crianças.
Ecocardiograma – O que é
Ecocardiograma
Um ecocardiograma é um teste médico diagnóstico que utiliza ondas sonoras, semelhantes ao ultrassom, para gerar imagens do coração.
Tipicamente, o ecocardiograma permite que o médico veja o quão bem o coração está batendo.
Além disso, este procedimento pode mostrar com que eficácia o coração está bombeando sangue.
Um ecocardiograma geralmente é realizado se o médico suspeitar de irregularidades na válvula cardíaca ou se a capacidade de bombeamento do coração estiver em questão.
Nenhuma preparação pré-teste é necessária para o procedimento do ecocardiograma.
Normalmente, o ecocardiograma é realizado no consultório do médico ou no hospital. O paciente ficará deitado na mesa de exames enquanto o técnico se prepara para o teste.
O técnico de ecocardiograma aplicará eletrodos, ou adesivos, em vários locais que ajudarão na detecção de anormalidades cardíacas. Normalmente, durante o procedimento, as luzes da sala ficarão desligadas ou esmaecidas, para que o técnico possa ter uma visão otimizada do monitor. O paciente pode ouvir um som whooshing que é característico do fluxo sanguíneo cardíaco.
Geralmente, o procedimento leva cerca de uma hora. Isso depende, no entanto, da condição do paciente. Às vezes, o técnico pode solicitar que o paciente respire de uma determinada maneira, ou solicitar que ele se posicione do seu lado para obter resultados mais completos. O procedimento geralmente é indolor, mas o paciente pode sentir uma pressão leve a moderada quando o transdutor pressiona a região do tórax.
A aplicação de pressão firme no peito produz imagens mais agudas e mais agudas do sistema cardiovascular.
Se o médico julgar que o ecocardiograma é normal, o paciente pode não precisar de avaliação adicional.
No caso de anormalidades serem descobertas, o paciente pode ser encaminhado a um cardiologista.
Um cardiologista é um médico especializado em doenças e condições do coração. Às vezes, os exames de acompanhamento podem incluir um exame do coração ou um angiograma cardíaco.
Esse procedimento minimamente invasivo usa um cateter que é inserido em uma artéria para determinar se um vaso está bloqueado.
O angiograma pode ajudar os médicos a encontrar causas para problemas de fluxo de sangue e pode ajudá-los a identificar aneurismas.
Normalmente, o ultrassom cardíaco pode revelar um tamanho normal do coração e também pode ajudar o médico a determinar se o coração está bombeando adequadamente. Além disso, danos ao músculo cardíaco e anomalias valvares podem ser revelados.
Um teste de ecocardiograma é considerado um procedimento médico seguro e é freqüentemente realizado em recém-nascidos se houver suspeita de defeitos cardíacos.
Como não há radiação emitida pelo mecanismo de ultrassonografia, a ultrassonografia cardíaca é o exame médico de diagnóstico de escolha em pediatria.
Quem precisa de ecocardiografia?
Ecocardiograma
O seu médico pode recomendar ecocardiografia (eco) se tiver sinais ou sintomas de problemas cardíacos.
Por exemplo, falta de ar e inchaço nas pernas são possíveis sinais de insuficiência cardíaca.
A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue rico em oxigênio para atender às necessidades do seu corpo. Echo pode mostrar o quão bem seu coração está bombeando sangue.
O ecocardiografia (eco) também pode ajudar seu médico a encontrar a causa de sons cardíacos anormais, como sopros cardíacos. Sopros cardíacos são sons extra ou incomuns ouvidos durante o batimento cardíaco.
Alguns sopros cardíacos são inofensivos, enquanto outros são sinais de problemas cardíacos.
Seu médico também pode usar o eco para aprender sobre:
O tamanho do seu coração: Um coração aumentado pode ser o resultado de pressão alta, válvulas cardíacas com vazamentos ou insuficiência cardíaca.
O eco também pode detectar o aumento da espessura dos ventrículos (as câmaras inferiores do coração): Aumento da espessura pode ser devido à pressão alta, doença cardíaca valvular ou defeitos cardíacos congênitos.
Músculos do coração que são fracos e não estão bombeando bem: Danos causados por um ataque cardíaco podem causar áreas fracas do músculo cardíaco. Enfraquecimento também pode significar que a área não está recebendo suprimento de sangue suficiente, um sinal de doença coronariana.
Problemas nas válvulas cardíacas: O Eco pode mostrar se alguma de suas válvulas cardíacas não abre normalmente ou fecha firmemente.
Problemas com a estrutura do seu coração: O eco pode detectar defeitos cardíacos congênitos, como buracos no coração. Os defeitos cardíacos congênitos são problemas estruturais presentes no nascimento. Bebês e crianças podem ter eco para detectar esses defeitos cardíacos.
Coágulos sanguíneos ou tumores: Se você teve um acidente vascular cerebral, você pode ter eco para verificar se há coágulos sanguíneos ou tumores que poderiam ter causado o derrame.
Seu médico também pode recomendar eco para ver o quão bem seu coração responde a certos tratamentos cardíacos, como aqueles usados para insuficiência cardíaca.
Ecocardiograma – Exame
Ecocardiograma
O ecocardiograma é um exame comum, indolor e não invasivo.
Os ecocardiogramas podem ser feitos em um hospital, consultório médico ou clínica de imagem independente.
O equipamento de ecocardiograma é portátil, por isso pode ser usado em salas de emergência e à beira do leito de pacientes que estão muito doentes para serem movidos. O procedimento geralmente leva cerca de 45 minutos para ser realizado.
Existem quatro tipos diferentes de ecocardiogramas. O mais comum é o ecocardiograma transtorácico (ETT).
Para um ecocardiograma transtorácico (ETT), o paciente remove roupas e joias da parte superior do corpo e se deita de costas ou do lado esquerdo. Um técnico espalha um gel condutor no peito. Um dispositivo chamado transdutor é então movido pelo tórax.
O transdutor gera ondas de ultrassom que não podem ser ouvidas pelo ouvido humano. Essas ondas sonoras repercutem ou ecoam nos tecidos e no sangue no tórax em diferentes taxas.
Um computador processa essas ondas sonoras ecoantes e cria uma imagem do coração enquanto ele se move. A imagem é visível em um monitor e é armazenada digitalmente ou em fita de vídeo para análise posterior.
O técnico pode mover o transdutor para vários locais diferentes para obter imagens do coração de diferentes ângulos. Às vezes, o paciente pode ser solicitado a mudar de posição ou permanecer muito quieto.
Um ecocardiograma Doppler é feito para visualizar o fluxo sanguíneo através do coração e suas principais artérias.
O procedimento para um ecocardiograma Doppler é semelhante ao de um ecocardiograma transtorácico (ETT), apenas um tipo diferente de transdutor é usado.
Quando as ondas de ultrassom atingem as células sanguíneas em movimento, as ondas produzem certos sons.
O transdutor Doppler capta esses sons e usa essas informações para mostrar a direção e a velocidade do sangue que flui pelo coração.
Ecocardiogramas Doppler podem ser usados para identificar bloqueios nos vasos sanguíneos.
Um ecocardiograma transtorácico (ETT) e um ecocardiograma Doppler são frequentemente realizados na mesma sessão de diagnóstico.
Um ecocardiograma de esforço ou exercício é feito da mesma forma que um ecocardiograma transtorácico (ETT), mas é feito após o paciente ter se exercitado em uma esteira ou bicicleta ergométrica.
Isso ajuda o cardiologista a diagnosticar certos defeitos, como bombeamento insuficiente, que só se tornam aparentes quando o coração está estressado. Se o paciente estiver muito doente para se exercitar, podem ser administrados medicamentos para estimular o coração a bombear mais rápido. Às vezes, um ecocardiograma é feito antes e depois do exercício para comparação.
Se um ecocardiograma transtorácico (ETT) não produzir uma boa visão da parte do coração que é de interesse do cardiologista, um ecocardiograma transesofágico (ETE) pode ser feito. Para um ETE, o paciente recebe um sedativo e a parte de trás da boca é anestesiada com um anestésico tópico. O paciente então engole um endoscópio, que é um tubo fino e flexível que possui um transdutor conectado a uma extremidade. Isso coloca o transdutor no esôfago, muito mais próximo do coração. Um ETE é especialmente útil quando a aorta está sendo avaliada.
Durante um ecocardiograma transtorácico (ETT), o nível de oxigênio do paciente é monitorado e oxigênio suplementar pode ser administrado.
Este procedimento leva mais tempo do que outros tipos de ecocardiogramas.
Fonte: www.nhlbi.nih.gov/www.heart.org/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/myheart.net/www.heart.org/www.acc.org/www.americanheart.org/www.ardms.org/www.asecho.org