PUBLICIDADE
Doença de Scheuermann – Definição
A doença de Scheuermann, também conhecida como cifose de Scheuermann, é uma condição que resulta em uma maior postura de arredondamento da coluna, meio das costas.
A doença de Scheuermann (cifose do adolescente) é um distúrbio do crescimento da coluna vertebral, surgindo na adolescência, em que três ou mais vértebras, geralmente na coluna torácica, tornam-se em forma de cunha, resultando em dor nas costas e curvatura exagerada para fora da coluna (cifose).
A cifose refere-se a uma curvatura da coluna que leva a uma postura “corcunda” ou curvada.
A cifose geralmente ocorre durante períodos de crescimento acelerado. Se a frente da coluna não crescer tão rapidamente quanto a parte de trás da coluna, as vértebras se tornam em forma de cunha.
Essa mudança na forma faz com que o meio da coluna se curve anormalmente para a frente, levando a uma postura arredondada ou curvada.
Doença de Scheuermann – O que é
A doença de Scheuermann é um distúrbio da coluna que faz com que a parte superior da coluna se torne arredondada ao longo do tempo.
Isso leva a defeitos posturais que não podem ser corrigidos, tentando endireitar-se, pois a coluna do paciente está realmente dobrada.
A condição de ter uma coluna dobrada é conhecida como cifose, razão pela qual a doença de Scheuermann é às vezes conhecida como cifose de Scheuermann.
A cifose pode ser causada por uma série de outros fatores, incluindo outros distúrbios degenerativos da coluna, bem como trauma na coluna vertebral.
A doença de Scheuermann é também chamada de Doença de Calvino ou Osteocondrose Juvenil da Espinha.
As causas da doença de Scheuermann não são bem compreendidas.
Pesquisas sugerem que pode haver um componente genético, embora vários genes suspeitos inicialmente identificados como possíveis culpados tenham sido inocentados.
A condição também pode estar relacionada a problemas mecânicos e traumáticos, como a má postura crônica que deforma a forma da coluna vertebral. Essa condição aparece principalmente entre os meninos, fornecendo evidências de apoio para as teorias de que há um forte componente genético, mesmo que a doença não seja inteiramente genética.
Em pacientes com a doença de Scheuermann, os ossos da parte superior da coluna crescem mais lentamente na frente do que nas costas, criando uma forma semelhante a uma cunha. Com o tempo, a série de cunhas faz com que uma curva distinta apareça na coluna. Alguns pacientes sentem dor, especialmente no ápice da curva, enquanto outros são relativamente livres de dor.
A curva força uma mudança de postura que pode deixar o paciente desconfortável, além de limitar a liberdade de movimento e potencialmente causar problemas sociais.
Se a doença de Scheuermann for diagnosticada precocemente, o paciente pode se beneficiar de órtese e fisioterapia.
Às vezes, isso é suficiente para endireitar gradualmente a coluna e permitir que ela se desenvolva normalmente, para que o paciente possa desfrutar de uma coluna reta.
Isso é feito sob a supervisão de um médico para evitar causar estresse ou tensão que poderia prejudicar a coluna.
Em outros casos, a cifose pode progredir muito para que essas medidas funcionem. Nestes casos, a cirurgia da coluna vertebral será necessária para corrigir a cifose.
A cirurgia é recomendada como último recurso devido aos riscos de cirurgia da coluna vertebral.
Outra condição, distúrbio de disco juvenil ou Scheuermann lombar, é algumas vezes confundida com a doença de Scheuermann original. Nessa condição, as pessoas experimentam um início juvenil de dor nas costas na coluna inferior ou na madeira. Essa condição é muito diferente e as abordagens de tratamento também são diferentes.
Cifose de Scheuermann (doença de Scheuermann): Curvatura anormal da coluna vertebral
Cifose de Scheuermann (doença de Scheuermann)
Uma coluna normal e saudável deve ter curvas. Quando você olha de lado, você deve ver essas curvas. No entanto, muita curvatura na coluna torácica (meio das costas) pode ser problemática.
Essa é uma condição chamada cifose.
Um tipo particular de cifose é a cifose de Scheuermann, também conhecida como doença de Scheuermann.
Um radiologista dinamarquês descobriu a doença de Scheuermann no início da década de 1920, e a condição recebeu o nome dele.
A cifose de Scheuermann é caracterizada por vértebras em forma de cunha que fazem com que a coluna torácica se curve demais para a frente.
A cifose de Scheuermann se desenvolve ao longo do tempo durante os períodos de crescimento ósseo (como a puberdade).
Ocorre quando a frente da coluna não cresce tão rápido quanto a parte de trás da coluna e faz com que as vértebras saudáveis, de formato retangular, se tornem triangulares e se encaixem.
Isso faz com que a coluna torácica se curve mais do que o normal. Os pacientes ficam curvados para a frente com uma postura curvada.
Doença de Scheuermann – Causa
As causas exatas da cifose de Scheuermann ainda são desconhecidas; no entanto, os pesquisadores acreditam que tem algo a ver com o crescimento ósseo interrompido ou uma anormalidade na forma como as vértebras se desenvolvem e crescem. Esta condição parece ocorrer em famílias.
Altura e peso também podem ser fatores contribuintes.
Doença de Scheuermann demonstrando postura
arredondada e pico angular ao flexão
A doença de Scheuermann tem uma tendência familiar e não há predileção clara de gênero. Sua causa é desconhecida, mas parece ser multifatorial.
Os fatores incluem osteoporose juvenil, má absorção, infecção, distúrbios endócrinos e fatores biomecânicos, incluindo um esterno encurtado.
Doença de Scheuermann – Sintomas
A doença de Scheuermann geralmente causa dor dentro e ao redor da coluna torácica.
Também pode levar a um aumento da cifose torácica ou média/superior das costas (curvatura). Isso pode levar a alguma restrição na amplitude de movimento, especialmente na extensão (inclinação para trás).
A dor pode ser agravada pela atividade, incluindo esportes que exigem muita torção, flexão ou arqueamento para trás, como ginástica, críquete ou eventos esportivos.
Como a doença de Scheuermann ocorre durante os períodos de crescimento ósseo, geralmente aparece pela primeira vez na adolescência, na puberdade.
Os pais geralmente levam seus filhos ao médico com queixa de má postura ou desleixo, às vezes com ocorrências esporádicas de fadiga e dor leve na região torácica da coluna.
Em casos graves, os pacientes podem apresentar outros sintomas, incluindo:
Dor
Uma curva rígida da coluna que piora quando se inclina para a frente e se corrige apenas parcialmente quando em pé
Escoliose coexistente
Dor no peito ou dificuldade para respirar causada pela diminuição da capacidade pulmonar; apenas em raras circunstâncias
Doença de Scheuermann – Diagnóstico e Tratamento
Se você acha que seu filho tem a doença de Scheuermann, os especialistas começam revisando o histórico médico e os resultados dos testes e realizando um exame físico.
Um diagnóstico é dado se:
Três vértebras seguidas mostram uma cunha de 5 graus ou mais.
O ângulo da curvatura da coluna (cifose) é de 50 graus ou mais.
Os testes usados para diagnosticar a doença de Scheuermann podem incluir:
Raio-X: Raios-X tirados do lado ajudam a mostrar se alguma vértebra está presa.
Ressonância magnética: as ressonâncias magnéticas mostram imagens detalhadas das vértebras afetadas, bem como dos tecidos circundantes e da medula espinhal.
Tomografia computadorizada: Se necessário, uma tomografia computadorizada pode oferecer uma visão mais detalhada das vértebras.
Seu filho pode receber tratamento para a doença de Scheuermann para aliviar a dor, corrigir a curvatura anormal da coluna ou evitar que a curvatura se agrave.
O tratamento da cifose varia dependendo de:
A idade do seu filho.
A gravidade da curvatura (cifose).
As preferências de você e seu filho.
Cifose de Scheuermann
A cifose de Scheuermann é caracterizada por vértebras em forma de cunha
que fazem com que a coluna torácica se curve muito para frente
Cifose refere-se à curva natural da coluna torácica, que normalmente tem uma curva para a frente de 20 a 40 graus.
Na verdade, a curva da coluna torácica é chamada de cifótica devido à sua forma, que é uma curva “C” regular com a abertura do C na frente.
A coluna torácica é composta pelas 12 vértebras intermediárias da coluna.
Essas vértebras se conectam às costelas e formam parte da parede posterior do tórax (a área das costelas entre o pescoço e o diafragma).
Embora a coluna torácica deva ser curva, se a curva da coluna torácica de uma pessoa for maior que 40 a 45 graus, ela é considerada anormal ou uma deformidade da coluna vertebral. Às vezes, essa deformidade é descrita como “postura de costas redondas” ou “corcunda”.
Existem muitas causas de cifose excessiva, incluindo problemas com a postura, como curvar-se.
Os problemas mais graves incluem: fraturas das vértebras curadas, artrite reumatoide, osteoporose ou cifose de Scheuermann.
A cifose de Scheuermann é um tipo “desenvolvimental” de cifose, o que significa que ocorre durante o crescimento. Cunha das vértebras faz com que esta condição.
As vértebras são normalmente retangulares e empilhadas umas em cima das outras, como blocos de construção com uma almofada macia entre cada uma. Se eles se aproximam em uma forma triangular, como acontece com a cifose de Scheuermann, ela faz com que a coluna se curve mais do que o normal.
Esta doença se desenvolve em adolescentes enquanto os ossos ainda estão crescendo.
Os homens são duas vezes mais propensos a desenvolver esse tipo de cifose do que as mulheres.
Fonte: physioworks.com.au/www.umms.org/www.oxfordreference.com/www.emoryhealthcare.org/www.wisegeek.org/radiopaedia.org/www.rch.org.au/www.spineuniverse.com/www.gillettechildrens.org