PUBLICIDADE
Doença de Kienböck – Definição
A doença de Kienböck é a necrose do osso semilunar do punho causada pela interrupção de seu suprimento sanguíneo. Geralmente segue estresse crônico ou lesão no pulso.
A doença de Kienböck ocorre mais comumente na mão dominante de homens de 20 a 45 anos, geralmente em trabalhadores que realizam trabalhos manuais pesados.
No geral, a doença de Kienböck é relativamente rara. Sua causa é desconhecida.
O semilunar pode eventualmente entrar em colapso e causar rotação fixa do escafóide e subsequente degeneração das articulações do carpo.
Doença de Kienböck – O que é
A doença de Kienböck é a quebra de um pequeno osso em forma de meia-lua no pulso (o semilunar). O colapso acontece lentamente, piorando com o tempo.
A doença de Kienböck às vezes pode levar à artrite do pulso.
Nem todos com a doença de Kienböck apresentam sintomas, por isso, às vezes, a doença é descoberta enquanto um profissional de saúde examina seu pulso por um motivo diferente.
A doença de Kienböck, que causa dor, rigidez e fraqueza no pulso, pode dificultar as atividades diárias. Nos estágios finais, você pode ter artrite. Isso pode acontecer rapidamente – dentro de vários meses – ou pode levar anos. Tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos podem ajudar a reduzir a dor e recuperar ou manter o movimento do pulso.
A doença de Kienböck afeta o semilunar é um dos oito ossos do carpo em seu pulso. Está localizado perto do centro. Juntamente com outros dois ossos que compõem o antebraço (o rádio e a ulna), o semilunar ajuda o pulso a se mover.
Em resumo:
A doença de Kienböck é uma condição em que o suprimento de sangue para um dos pequenos ossos do pulso, o semilunar, é interrompido. O semilunar é um osso do carpo.
O osso é um tecido vivo que requer um suprimento regular de sangue para nutrição. Se o suprimento de sangue para um osso parar, o osso ou partes do osso podem morrer. Isso é chamado de osteonecrose.
Uma perda de suprimento de sangue para o semilunar faz com que o osso perca seu suporte estrutural e ele entrará em colapso, causando dor e rigidez no pulso. Com o tempo, essas alterações podem levar à artrite dos ossos circundantes no pulso.
Doença de Kienböck – Estágios
Doença de Kienböck
Seu médico pode lhe dizer o estágio da doença de Kienböck. O estágio 1 é o menos grave e o estágio 4 é o mais grave.
Os exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada ajudam a determinar o estágio, descartando fraturas e detectando o fluxo sanguíneo.
Estágio 1: No estágio 1, você pode sentir dor semelhante a uma entorse no pulso. Embora a causa possa não ser clara, é provável que o suprimento de sangue para o semilunar tenha diminuído ou parado.
Estágio 2: No estágio 2, seu semilunar começa a endurecer devido à falta de fluxo sanguíneo. O processo de endurecimento é chamado de esclerose e significa que seu osso está morrendo.
Estágio 3: No estágio 3, seu semilunar endurecido começará a quebrar. Isso pode fazer com que os outros ossos do pulso se movam. Você sentirá mais dor, lutará para segurar as coisas com tanta força e sua amplitude de movimento será limitada.
Estágio 4: No estágio 4, as partes externas dos ossos perto do semilunar também enfraquecerão. Seu pulso pode ficar artrítico.
Pode levar vários meses ou vários anos entre o estágio 1 e o estágio 4.
Doença de Kienböck – Causa
Embora a causa exata da doença de Kienböck seja desconhecida, vários fatores podem contribuir para a quebra do osso semilunar, incluindo:
Menos fluxo sanguíneo para o semilunar: Os especialistas acham que esse é o fator mais provável. Seu osso pode morrer se não receber sangue nutritivo. A morte de um osso é chamada de osteonecrose.
Trauma no seu semilunar: Pode ter sido danificado em um acidente de carro, por exemplo.
Ossos irregulares do antebraço: Se os ossos da ulna e do rádio no antebraço não tiverem o mesmo comprimento, isso pode causar problemas no pulso.
Forma semilunar irregular: Você pode ter nascido com um semilunar com a forma errada.
Doença de Kienböck – Sintomas
Doença de Kienböck
Nem todos com a doença de Kienböck apresentam sintomas.
Os sintomas comumente relatados incluem:
Dor no pulso semelhante a um pulso torcido. Um pulso torcido pode ser uma dor surda que vai e vem ou uma dor aguda que é mais consistente.
Dor diretamente sobre o osso semilunar (mais ou menos no centro do pulso).
Inchaço do pulso.
Rigidez do pulso.
Fraqueza do seu pulso.
Sons de rangidos, estalos ou rangidos quando você move o pulso (crepitação).
Incapacidade de mover o pulso como antes (diminuição da amplitude de movimento).
Menos força quando você vai agarrar algo.
Doença de Kienböck – Diagnóstico
Doença de Kienböck
O diagnóstico da doença de Kienbock geralmente pode ser feito revisando seu histórico, realizando um exame físico e fazendo radiografias. Nos estágios iniciais da doença, as radiografias podem ser normais e outros exames são necessários para confirmar o diagnóstico. Provavelmente, o teste mais confiável para avaliar o suprimento de sangue do semilunar é a ressonância magnética (MRI). A tomografia computadorizada e a cintilografia óssea também podem ser usadas.
Esta é uma doença de progressão lenta, e os pacientes costumam ter a condição por meses ou até anos antes de procurarem tratamento. Pode ser difícil diagnosticar em seus estágios iniciais
Você se encontrará com seu médico e relatará seus sintomas. Seja o mais específico possível sobre o tipo e a localização de sua dor e há quanto tempo você a está sentindo.
Seu médico pode solicitar exames, incluindo:
Raio X
MRI.
tomografia computadorizada.
Varredura óssea.
Doença de Kienböck – Tratamento
Doença de Kienböck
As opções de tratamento dependem da gravidade e estágio da doença. Em estágios muito iniciais, o tratamento pode ser tão simples quanto observação, mudanças de atividade e/ou imobilização.
Para estágios mais avançados, a cirurgia é geralmente considerada. A cirurgia pode ser feita para alterar as forças no semilunar e na articulação do punho ou para melhorar a vascularização do semilunar.
Quando o semilunar está gravemente fraturado, colapsado ou artrítico, podem ser necessários tratamentos de resgate, como o semilunar e a remoção de outros ossos do pulso.
A terapia manual não altera o curso da doença; no entanto, pode ajudar a minimizar a perda de movimento da doença. O tratamento é projetado para aliviar a dor e restaurar a função.
Seu cirurgião de mão irá aconselhá-lo sobre as melhores opções de tratamento e explicar os riscos, benefícios e efeitos colaterais de vários tratamentos para a doença de Kienbock.
Embora não haja uma cura única para a doença de Kienböck, o tratamento pode ajudar:
Restaure o fluxo sanguíneo para o seu semilunar.
Diminuir sua dor.
Melhore o movimento do seu pulso.
Evite que a doença de Kienböck piore.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.assh.org/www.msdmanuals.com/my.clevelandclinic.org/orthoinfo.aaos.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/henrybackemd.com/orthoinfo.aaos.org