PUBLICIDADE
Disidrose – Definição
Disidrose, é um tipo de dermatite, que é caracterizada por bolhas e coceira nas palmas das mãos e dos pés.
Disidrose é uma condição da pele em que as bolhas desenvolvem nas solas dos seus pés e/ou as palmas das suas mãos.
As bolhas são normalmente pruriginosa e pode ser enchido com fluido.
As bolhas duram normalmente durante cerca de duas a quatro semanas e podem ser relacionadas com alergias sazonais ou stress.
Quadro clínico de etiologia variada associado a vesículas intraepidérmicas claras nas palmas das mãos e solas dos pés, frequentemente associadas à hiperidrose.
As vesículas clinicamente visíveis são a expressão de uma dermatite espongiótica subjacente na área da pele da virilha, Eczema disidrótico.
Disidrose – O que é
Disidrose ou eczema disidrótico é uma condição comum da pele que causa bolhas e coceira na pele.
Os profissionais de saúde não têm certeza do que causa o eczema disidrótico. Os gatilhos podem incluir alergias, estresse e mãos e pés frequentemente úmidos ou suados.
Tratamentos eficazes incluem tratamentos caseiros, terapias e medicamentos prescritos.
Outros nomes para eczema disidrótico incluem: disidrose, eczema palmoplantar agudo, dermatite vesiculobolhosa e pompholyx.
A disidrose, que às vezes é chamada de eczema disidrótico, é uma condição que afeta a pele das mãos ou dos pés. Bolhas cheias de líquido, conhecidas como vesículas, podem se desenvolver nas laterais dos dedos e nas palmas das mãos. Essas vesículas estão associadas a coceira intensa e também podem afetar os dedos e as solas dos pés. À medida que as vesículas cicatrizam, a pele seca, racha, lasca e descasca. A condição tende a se repetir e pode ser tratada com pomadas esteróides, compressas úmidas, luz ultravioleta e terapia de redução de estresse.
As mulheres são cerca de duas vezes mais propensas a desenvolver disidrose do que os homens, e a doença é mais freqüentemente encontrada em adultos com menos de 40 anos. Quando a condição afeta as mãos, pode ser chamada de cheiropompholyx, e quando os pés estão envolvidos, podopompholyx. Embora a disidrose não tenha causa conhecida, está associada a um tipo de eczema conhecido como dermatite atópica.
Cerca de metade das pessoas que têm disidrose também sofrem de dermatite atópica. Ambas as doenças de pele causam coceira e ambas podem levar à complicação da infecção da pele, exigindo tratamento com antibióticos.
Em algumas pessoas, os episódios de disidrose podem ser desencadeados pelo contato com substâncias específicas, como cobalto e níquel, ou ingredientes de produtos de higiene pessoal, como xampu.
Ocasionalmente, uma infecção fúngica em outra parte do corpo pode causar uma reação que leva ao desenvolvimento de disidrose nas mãos. O estresse pode piorar a condição, assim como os extremos de temperatura. Às vezes, as vesículas podem aumentar e se juntar para formar grandes bolhas conhecidas como bolhas. Com o tempo, as unhas podem tornar-se espessas e sem caroço ou sulcadas.
O principal tipo de tratamento para a disidrose consiste em pomadas esteróides aplicadas diretamente na pele afetada e medicamentos anti-histamínicos para aliviar a coceira.
Nos casos em que bolhas se desenvolveram, um especialista em dermatologia pode recomendar a aplicação de compressas úmidas e bolhas grandes podem ser drenadas com uma seringa.
Também pode ser necessário tomar antibióticos para evitar que a infecção ocorra.
A terapia com luz ultravioleta pode ser útil para pessoas cuja disidrose não responde aos tratamentos iniciais, e as técnicas de redução do estresse podem ser benéficas.
Embora em casos menos graves a condição possa se resolver por si só, em muitos casos ela vem e vai por um longo período de tempo. Embora a doença possa ocorrer em pessoas mais velhas, é menos comum em anos posteriores e, após a meia-idade, o número de episódios pode começar a diminuir.
Disidrose – Causa
A causa exata é desconhecida da Disidrose.
Especialistas acreditam que a condição pode estar relacionada com alergias sazonais, como a febre do feno, por isso bolhas podem entrar em erupção com mais frequência durante a temporada de alergia da primavera.
Pode estar associada a uma doença de pele semelhante chamada dermatite atópica (eczema), bem como a condições alérgicas, como febre do feno. As erupções podem ser sazonais em pessoas com alergias nasais.
Disidrose – Sintomas
Disidrose nos pés
Se você tiver eczema disidrótico, você vai notar as bolhas se formando em seus dedos, pés, mãos ou pés. As bolhas podem ser mais comuns nas bordas dessas áreas e, provavelmente, vai estar cheio de fluido.
Às vezes, grandes bolhas irão se formar, o que pode ser particularmente doloroso.
As bolhas geralmente acarretam muita coceira e pode descamar a sua pele. As áreas afetadas podem ficar rachada e dolorosa ao toque.
As bolhas podem durar até três semanas antes de começar a secar.
Uma vez que as as bolhas de disidrose seca, a pele pode aparecer escamosa. Como as bolhas secam, elas vão se transformar em fissuras da pele que podem ser dolorosas.
As bolhas associadas com disidrose ocorrem mais frequentemente nos lados dos dedos e as palmas. Às vezes, as solas dos pés também podem ser afetados. As bolhas são geralmente pequenas.
O eczema disidrótico causa sintomas que vêm e vão. Esses sintomas podem durar várias semanas de cada vez.
Os sintomas mais comuns do eczema disidrótico incluem:
Bolhas pequenas e firmes nas laterais das palmas das mãos, dedos e solas dos pés.
Bolhas dolorosas.
Coceira, pele escamosa ou em torno de suas bolhas.
Aumento do suor em torno de suas bolhas.
Pele seca e rachada que aparece quando as bolhas desaparecem.
A pele dos dedos, mãos e pés pode engrossar se você coçar com frequência. Bolhas grandes ou grandes áreas de bolhas podem ser infectadas.
Disidrose – Prevenção
Disidrose nas mãos
Como a causa da disidrose é geralmente desconhecida, não há maneira comprovada de prevenir essa condição. Você pode ajudar a prevenir a condição gerenciando o estresse e evitando a exposição a sais metálicos, como cobalto e níquel.
Boas práticas de cuidados com a pele também podem ajudar a proteger a pele.
Esses incluem:
Usar produtos de limpeza suaves e água morna para lavar as mãos e secar bem as mãos
Hidratar regularmente
Usando luvas
Disidrose – Diagnóstico
Disidrose nos pés
Na maioria dos casos, seu médico pode diagnosticar a disidrose com base em um exame físico. Nenhum teste de laboratório pode confirmar especificamente um diagnóstico de disidrose, mas seu médico pode sugerir testes para descartar outros problemas de pele que tenham sintomas semelhantes.
Por exemplo, uma raspagem de sua pele pode ser testada para o tipo de fungo que causa o pé de atleta.
Alergias e sensibilidades da pele podem ser reveladas pela exposição de manchas de sua pele a várias substâncias.
Disidrose – Tratamento
Disidrose nas mãos
Tratamento para disidrose na maioria das vezes inclui cremes ou pomadas que você esfrega sobre a pele afetada. Em casos graves, o médico pode sugerir comprimidos de corticosteróides, como a prednisona, ou injeções.
As formas terapêuticas da disidrose variam conforme a causa. Um problema é a dificuldade para se detectar com precisão a verdadeira causa da disidrose.
Algumas vezes, mesmo quando identificada a causa, sua eliminação é difícil ou até mesmo impossível, como no caso dos fatores emocionais. Dependendo da causa, o tratamento é medicamentoso.
É essencial a avaliação médica para realização do tratamento adequado.
Em muitos casos, o médico conseguirá diagnosticar o eczema disidrótico com um exame minucioso da pele.
Como os sintomas de eczema disidrótico podem ser semelhantes aos de outras doenças de pele, o médico pode decidir fazer outros exames. Esses exames podem incluir biópsia da pele, que consiste na remoção de uma pequena amostra de pele para exame em laboratório.
A biópsia pode anular outras causas possíveis para as bolhas como uma infecção fúngica.
Se o médico acreditar que os episódios de eczema disidrótico estiverem relacionados diretamente a alergias, poderão também ser realizados exames de alergia de pele.
Eczema Disidrótico
Disidrose nos dedos
O eczema disidrótico, também conhecido como disidrose ou ponfolix, é uma erupção aguda e recorrente que acomete as palmas, plantas ou faces laterais dos dedos. Caracteriza-se por lesões vesiculosas, numerosas, isoladas ou confluentes, que posteriormente secam, originando descamação. Pode haver prurido.
Apresenta-se como uma dermatose eczematosa com acúmulo de fluído formando vesículas. Pela espessura maior da pele nas regiões palmo-plantares, essas vesículas rompem-se com mais dificuldade. fazendo com que atinjam um tamanho maior. O prurido é um sintoma constante, ocorrendo sobretudo antes do rompimento das vesículas ou bolhas.
Sua etiologia não está bem elucidada.
A disidrose acomete principalmente adultos jovens. É mais comum em indivíduos de pele branca.
Fonte: www.healthline.com/www.mayoclinic.org/pt.healthline.com/www.asbai.org.br/my.clevelandclinic.org/www.stclair.org/www.altmeyers.org/www.delawareonline.com/www.sciencephoto.com