Disgrafia

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Disgrafia – Definição

Disgrafia é uma deficiência da capacidade de caligrafia que é caracterizada principalmente pela escrita muito pobre ou muitas vezes ilegível, que leva um tempo excepcionalmente longo e um grande esforço para completar.

disgrafia é uma condição neurológica e diferença de aprendizagem em que alguém tem dificuldade em escrever para sua faixa etária.

Isso pode variar de problemas com o ato físico de escrever a problemas com a tradução de pensamentos em palavras escritas.

A disgrafia é gerenciável com intervenções que podem ajudá-lo a aprender novas estratégias de escrita.

Nota: Quando presente em crianças, a disgrafia é classificada como uma dificuldade de aprendizagem. Quando ocorre como uma condição adquirida em adultos, é tipicamente o resultado de danos ao cérebro (como de um derrame ou trauma).

O que significa a palavra Disgrafia?

disgrafia é uma condição que causa problemas com a expressão escrita.

O termo vem das palavras gregas dys (debilitado) e graphia (fazendo letras à mão).

A disgrafia é um problema baseado no cérebro. Não é o resultado de uma criança ser preguiçosa.

Disgrafia – O que é

disgrafia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta principalmente a capacidade de escrita. Muitas vezes é descoberto na primeira infância durante as primeiras lições de leitura e escrita.

Pessoas com disgrafia geralmente sofrem com a falta de habilidades motoras e podem encontrar outras tarefas relacionadas ao motor também. Em alguns casos adultos, a condição resultou de lesões na cabeça traumáticas.

Alguns dos principais sinais de disgrafia incluem confusão entre letras maiúsculas e minúsculas, espaçamento muito grande ou muito apertado entre as letras e as palavras, e escrever letras para trás ou confundir letras semelhantes, como “b” e “d”. condição pode ter excelentes habilidades verbais e de leitura, mas não pode colocar palavras no papel sem concentração séria.

Crianças e adultos com a condição geralmente exibem ortografia muito fraca e, às vezes, não têm compreensão da pontuação. Sua caligrafia normalmente varia de ruim a ilegível, e geralmente piora se eles estão com pressa ou não se concentrando cuidadosamente em escrever.

disgrafia pode ser extremamente frustrante de lidar, pois os problemas motores raramente têm relação com a inteligência ou a compreensão.


A disgrafia afeta principalmente a habilidade de caligrafia

Existem vários métodos para lidar com disgrafia, dentro e fora da sala de aula. Embora as pessoas que sofrem dessa condição devam praticar continuamente suas habilidades para ajudar a melhorar a legibilidade, certas concessões devem ser feitas para essa deficiência. Se você é um professor com um aluno disgráfico, considere dar a eles tempo extra para concluir tarefas escritas ou permitir que eles ditem suas respostas.

Algumas pessoas com essa condição são capazes de digitar muito melhor do que podem escrever à mão, então você pode permitir que os alunos usem um computador para tarefas ou redações de tempo limitado.

disgrafia pode ser um sintoma de outras condições, e as crianças que exibem os sinais devem ser monitoradas quanto a outros problemas. Segundo alguns especialistas, a condição pode ser um indicador de Transtorno do Déficit de Atenção ou deficiências associadas à hiperatividade.

Enquanto as pessoas disgraficas geralmente têm problemas em colocar letras ou palavras em sequência, elas também podem ter um problema maior de concentração.

Se uma criança apresentar sintomas compatíveis com Transtorno do Déficit de Atenção, além de problemas de disfunção, você poderá consultar um médico ou terapeuta.

Como a ciência entende mais sobre o cérebro humano, fica claro que o aprendizado é feito de várias maneiras, únicas para cada indivíduo.

O infeliz problema da educação em massa é que os alunos precisam se adequar a uma tática de aprendizado específica para terem sucesso na escola.

É importante compreender e educar as crianças para saber que uma pessoa não é “estúpida” ou “retardada” se sofre de dificuldades de aprendizagem.

Eles podem ser tão capazes de inteligência e compreensão quanto qualquer outra pessoa; mas deve encontrar seu próprio caminho para comunicar seus pensamentos.

A escrita é um processo complexo que envolve muitas habilidades e funções cerebrais, incluindo:

Habilidades motoras finas.
Percepção espacial (capacidade de perceber o espaço ao seu redor).
Memória de trabalho (capacidade de reter e manipular informações em sua mente).
Codificação ortográfica (capacidade de formar, armazenar e recordar letras, números e símbolos).
Processamento de linguagem.
Conceituação.
Organização.

Por causa disso, a disgrafia é um termo genérico para diagnosticar problemas com a escrita e pode ser difícil de diagnosticar.

disgrafia geralmente aparece quando as crianças estão aprendendo a escrever. Isso é chamado de disgrafia do desenvolvimento.

As pessoas também podem desenvolver disgrafia repentinamente após algum tipo de traumatismo craniano ou cerebral. Isso é chamado de disgrafia adquirida.

disgrafia é considerada um “distúrbio de aprendizagem específico” – mais especificamente, um “distúrbio de aprendizagem específico na expressão escrita”.

Qual é a diferença entre Dislexia e Disgrafia?


Disgrafia

Dislexia e Disgrafia são distúrbios neurológicos que podem ter um impacto severo na educação de uma criança.

dislexia e a disgrafia são distúrbios de base neurológica, mas a dislexia é considerada uma incapacidade de leitura e compreensão, enquanto a disgrafia é considerada uma incapacidade de escrever.

Ambas as desordens tendem a aparecer durante a infância, embora certas circunstâncias possam retardar o diagnóstico ou mesmo causar o distúrbio a se desenvolver mais tarde na vida.

Os médicos usam uma variedade de meios para diagnosticar esses distúrbios, e geralmente o tratamento é baseado nas circunstâncias de cada indivíduo.

Embora o tratamento possa ajudar a controlar e prevenir o agravamento dos distúrbios, os efeitos dos distúrbios podem persistir ao longo da vida para algumas pessoas.

Embora a dislexia e a disgrafia sejam ambos distúrbios relacionados à neurologia, elas são caracterizadas por diferentes sintomas e desafios. A dislexia é categorizada pelas deficiências de leitura introduzidas, e geralmente faz com que o paciente tenha dificuldade em entender o conteúdo das frases, reconhecer palavras escritas e até mesmo rimar. A disgrafia, por outro lado, pode afetar as habilidades motoras do paciente, fazendo com que sua caligrafia seja “desleixada” ou mesmo ininteligível. Tanto a disgrafia quanto a dislexia são consideradas distúrbios de aprendizagem, mas nenhuma delas é considerada um distúrbio intelectual.

Enquanto dislexia e disgrafia tendem a aparecer durante a infância, existem circunstâncias e exceções individuais. Por exemplo, muitas crianças com dislexia não são diagnosticadas há anos, muitas vezes porque foram diagnosticadas erroneamente com outros tipos de dificuldades de aprendizagem ou mesmo problemas comportamentais.

Isso significa que uma criança pode se tornar adolescente ou até mesmo adulta antes de receber um diagnóstico preciso. Ao mesmo tempo, os adultos podem desenvolver disgrafia depois de experimentar algum tipo de trauma em suas vidas. Quando isso acontece, o distúrbio é frequentemente chamado de agrafia.

Geralmente, para diagnosticar qualquer uma dessas condições, os médicos usam uma combinação de exames médicos e neurológicos e perguntas sobre desempenho social, escolar e de desenvolvimento.

Como os distúrbios, especialmente a dislexia, podem ocorrer em famílias, os médicos geralmente também perguntam sobre qualquer histórico familiar. Além disso, ferramentas de avaliação apoiadas por pesquisa existem para diagnosticar dislexia e disgrafia. Mesmo assim, diagnosticar os distúrbios pode ser difícil e requer um médico experiente e paciência.

Uma vez que ambas as condições podem estar presentes com outros distúrbios relacionados, e às vezes juntos, o médico pode realizar testes adicionais.

Semelhante a outros distúrbios de aprendizagem, o tratamento para dislexia e disgrafia depende do indivíduo. Geralmente, as pessoas com dislexia se inscrevem em aulas especiais e recebem instruções corretivas.

Como os professores se especializam nos tipos de desafios que as deficiências de leitura apresentam, essas aulas podem ser extremamente benéficas. Além disso, esses professores geralmente têm mais tempo que os professores regulares para se dedicar às necessidades especiais dos alunos com dislexia.

Embora os problemas de leitura e compreensão associados à dislexia possam persistir por toda a vida, os tipos de instrução corretiva que os estudantes recebem podem ajudá-los a lidar e gerenciar melhor o transtorno.

Pessoas com disgrafia, no entanto, tendem a receber tratamento projetado para problemas neurológicos, como problemas de memória ou motor.

Eles também podem receber terapia ocupacional para ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a destreza e desenvolver a coordenação entre mãos e olhos. Para alguns, o tratamento ajuda a melhorar a caligrafia ou, pelo menos, impede seu agravamento. Para outros, a disgrafia persiste. Dependendo da gravidade do paciente e da receptividade ao tratamento, seu médico pode recomendar que ele substitua a escrita por digitação sempre que possível.

Disgrafia – Causas


Disgrafia

disgrafia é tão comum quanto outros distúrbios de aprendizagem.

Uma criança pode ter apenas disgrafia ou com outras dificuldades de aprendizagem, como:

Transtorno do desenvolvimento da coordenação (inclui caligrafia ruim)
Distúrbio da linguagem expressiva
Distúrbio de leitura
TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Disgrafia – Sinais

Pessoas com disgrafia podem ter várias dificuldades diferentes quando se trata de escrever e podem falar com mais facilidade e fluência do que escrevem.

Eles podem ter problemas com:

Formação e/ou legibilidade das letras.
Tamanho da letra e espaçamento.
Ortografia.
Coordenação motora fina.
Taxa ou velocidade de escrita.
Gramática.
Composição.

As formas específicas que a disgrafia pode apresentar incluem:

Dificuldades em escrever em linha reta.
Dificuldades em segurar e controlar uma ferramenta de escrita.
Escrevendo letras ao contrário.
Tendo problemas para lembrar como as letras são formadas.
Tendo problemas para saber quando usar letras maiúsculas ou minúsculas.
Lutando para formar frases escritas com gramática e pontuação corretas.
Omitir palavras das frases.
Ordenação incorreta das palavras nas frases.
Usar verbos e pronomes incorretamente.

Ter um desses sinais não significa que uma pessoa tenha disgrafia, mas se seu filho estiver tendo problemas para aprender as habilidades básicas de escrita apropriadas para sua idade, ele deve ser testado para ver se precisa de ajuda específica.

Disgrafia – Tratamento

disgrafia é um tipo de dificuldade de aprendizagem em que uma pessoa tem dificuldade em escrever, devido às fracas habilidades de processamento da informação, bem como às habilidades motoras deficientes.

Assim, a pessoa afetada tem dificuldade em expressar seus pensamentos por escrito e ele também exibe caligrafia ruim. Em geral, o tratamento da disgrafia envolve o uso de uma variedade de estratégias de aprendizado e de enfrentamento para melhorar essas habilidades. Diferentes estratégias funcionam para pessoas diferentes e, além disso, a medida do sucesso também varia.

Antes de discutir o tratamento da disgrafia, provavelmente é melhor entender um pouco mais sobre a própria incapacidade. A causa exata da disgrafia é desconhecida, e não há padrões claramente definidos para medir a condição. Isso significa que o diagnóstico ou a aceitação de que uma pessoa tem a deficiência pode variar dependendo de diretrizes específicas, como as descritas por sua escola.

Uma pessoa que simplesmente tem caligrafia ruim não tem necessariamente disgrafia. Muitas vezes, uma pessoa que tem disgrafia demonstra caligrafia ruim porque ele tem dificuldade em seqüenciar letras e palavras.

Por exemplo, ele pode inverter letras em uma palavra ou escrever palavras para trás, exibindo, assim, uma ortografia insatisfatória. Além disso, uma pessoa com disgrafia pode ter problemas para processar visualmente o que está escrevendo, exibindo, assim, caligrafia ruim.

Encontrar o tratamento correto para disgrafia pode ser um desafio para a vida toda, mas, por meio de instrução e prática, uma pessoa com essa condição tem uma chance de melhorar suas habilidades de raciocínio e escrita. Como o processo de desenvolvimento pelo qual uma pessoa passa muda à medida que ela cresce, algumas estratégias podem se aplicar mais a pessoas de uma certa idade do que outras. Por exemplo, uma criança que é nova na escrita pode se beneficiar do uso de papel com linhas levantadas para ajudá-lo a controlar o tamanho e o posicionamento de suas cartas.

Uma criança mais velha pode se beneficiar escrevendo trabalhos mais divertidos ou menos estressantes fora da escola, como manter um diário ou escrever listas.

Adolescentes e adultos podem fazer uso de tecnologias assistivas, como software ativado por voz.

Evidentemente, estes exemplos de tratamento de disgrafia não estão limitados àqueles nas faixas etárias em que são apresentados. Além disso, há também uma grande variedade de outras estratégias que uma pessoa com essa condição pode empregar para melhorar suas habilidades de raciocínio e escrita, como dedicar mais tempo para organizar ideias e anotá-las ou dividir grandes tarefas de redação em tarefas menores, empresas passo a passo. A digitação também é sempre uma alternativa ao manuscrito e, embora possa ser importante aprender o manuscrito, uma pessoa que lute com ele pode achar mais fácil escrever em um computador.

Disgrafia – Resumo


Disgrafia

A disgrafia é um distúrbio neurológico caracterizado por deficiências da escrita.

Especificamente, o distúrbio faz com que a escrita de uma pessoa seja distorcida ou incorreta.

Nas crianças, o distúrbio geralmente surge quando elas são introduzidos pela primeira vez na escrita. Elas fazem letras de tamanho inadequado e espaçadas, ou escrevem palavras erradas ou incorretas, apesar da instrução completa.

As crianças com o distúrbio podem ter outras dificuldades de aprendizagem; no entanto, eles geralmente não têm problemas sociais ou acadêmicos.

Casos de disgrafia em adultos geralmente ocorrem após algum trauma.

Além da má caligrafia, a disgrafia é caracterizada por ortografia incorreta ou ímpar, e produção de palavras que não são corretas (ou seja, usando “menino” para “criança”).

A causa do distúrbio é desconhecida, mas em adultos, geralmente está associada a danos no lobo parietal do cérebro.

Fonte: www.understood.org/ldastl.org/www.ldonline.org/www.wisegeek.org/daamerica.org/www.smartkidswithld.org/www.ninds.nih.gov/intermountainhealthcare.org/medlineplus.gov

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