PUBLICIDADE
Disgeusia – Definição
Disgeusia é uma disfunção, distúrbio ou condição em que a percepção, distorção ou deficiência do paladar de uma pessoa é alterada.Pessoas com essa condição descrevem todos os alimentos como sendo doces, azedos, amargos ou metálicos..
O sabor e seu papel no prazer da comida é algo que muitos de nós tomamos como certo. No entanto, um distúrbio do paladar pode ter um efeito negativo em nossa qualidade de vida e nutrição.
Também pode indicar um problema subjacente.
A disgeusia tem sido definida de várias maneiras como um gosto oral desagradável ou uma sensação de gosto alterada.
A hipogeusia é definida como uma redução em todas as 4 modalidades de sabor, ou seja, doce, salgado, azedo e amargo. A geusia ocorre quando nenhuma dessas 4 modalidades de sabor pode ser percebida.
Um gosto espontâneo na boca, continuamente alterado, geralmente metálico, geralmente está relacionado a drogas e foi denominado “fantogeusia”.
A disgeusia grave de longa duração pode ser clinicamente significativa, pois pode levar os indivíduos a perderem o interesse pelos alimentos e sua ingestão dietética alterada pode resultar em deficiências nutricionais com exacerbação de qualquer doença pré-existente.
A disgeusia é uma distorção do paladar. É também muitas vezes associada com Ageusia, que é a falta total de sabor, e Hipogeusia, que é a diminuição da sensibilidade sabor.
Disgeusia – O que é
A disgeusia é um distúrbio médico que causa um gosto anormal na boca.
Embora qualquer pessoa possa sentir um gosto estranho na boca de vez em quando, essa condição causa uma mudança no sabor que é persistente e desagradável.
Aqueles com o transtorno geralmente descrevem a alteração do paladar como metálica ou desagradável. Algumas pessoas o descrevem como salgado, rançoso ou simplesmente ruim.
A maioria das pessoas está ciente de que suas papilas gustativas lhes permitem saborear os alimentos. No entanto, são as células das papilas gustativas as responsáveis por coletar informações sobre o paladar e enviá-las ao cérebro. Curiosamente, a maior parte da percepção humana do paladar e do sabor resulta das células nervosas relacionadas ao olfato, e as pessoas com disgeusia às vezes também notam mudanças no olfato.
As células gustativas são responsáveis por identificar se os alimentos têm gosto azedo ou doce, salgado ou amargo, mas as sutilezas da percepção do sabor são frequentemente influenciadas pelo olfato.
Disgeusia
Na maioria dos casos, os sintomas de disgeusia duram apenas temporariamente.
Doenças como resfriados, gripe e infecções nos seios da face são causas bastante comuns, mas temporárias.
Fumar, boca seca e deficiências nutricionais são outras causas.
Problemas dentários, papilas gustativas danificadas, enxaqueca e certos medicamentos também podem causar isso.
A gravidez é outra causa comum de disgeusia, pois as alterações hormonais podem levar ao distúrbio; na gravidez, a condição costuma causar um gosto amargo ou metálico.
Além disso, pessoas com tumores cerebrais, depressão e lesões na cabeça também podem sofrer desse distúrbio do paladar.
Para diagnosticar a disgeusia, os profissionais médicos geralmente realizam um exame e solicitam o histórico médico do paciente. Eles também fazem perguntas sobre os sintomas do paciente, incluindo há quanto tempo eles são perceptíveis, o tipo de alteração do paladar que o paciente notou e detalhes de quaisquer condições ou possíveis causas que o paciente possa notar. Em alguns casos, os médicos podem recomendar testes dos sentidos do paladar e do olfato; isso pode incluir a degustação de produtos químicos destinados a produzir certos sabores.
Os médicos também podem pedir aos pacientes que arranhem e cheiram cartões especiais para testar o olfato.
O tratamento depende da causa do distúrbio.
Por exemplo, se uma pessoa está resfriada ou gripada, ela pode simplesmente esperar que seu paladar volte ao normal após a doença.
Caso contrário, os médicos podem optar por tratar a doença subjacente que está causando a alteração no paladar. Se fumar é o culpado, parar de fumar pode ajudar. Em alguns casos, as células nervosas de uma pessoa podem ter sido danificadas além do reparo; se isso ocorrer, a condição não é tratável.
Disgeusia – Etiologia
A disgeusia está mais associada a doenças médicas do que a idade.
Grande parte da literatura médica sobre disgeusia tem se concentrado em pacientes com câncer, visto que o câncer é um suposto fator de risco para disgeusia.
No câncer, a disguesia está mais associada à quimioterapia e à radiação; ainda assim, há considerável variabilidade intra-individual quanto à intensidade do impacto.
Pacientes com câncer de cabeça e pescoço e aqueles expostos a inibidores da tirosina quinase ou regimes baseados em taxano estão em maior risco.
As causas comuns não malignas de disgeusia em doentes graves incluem infecções, deficiência de zinco, hipotireoidismo, síndrome de Cushing, doença hepática, sequelas de operações otorrinolaringológicas e medicamentos como psicotrópicos, opioides e anti-hipertensivos.
Disgeusia – Distúrbio do paladar
Disgeusia
O gosto nos avisa do perigo e é um estímulo para o apetite.
O distúrbio do paladar mais comum é a disgeusia, comumente definida como uma distorção qualitativa do paladar.
Embora a acuidade gustativa diminua com a idade, muitos pacientes com hipogeusia relacionada à idade não se incomodam subjetivamente com ela.
Em vez disso, os pacientes devem relatar mais frequentemente a disgeusia quando experimentam uma alteração abrupta resultando em um sabor excessivamente forte/fraco, como ocorre em muitas doenças progressivas freqüentemente encontradas por médicos de cuidados paliativos.
Entre os gravemente doentes, a disgeusia pode influenciar adversamente a nutrição e a qualidade de vida, bem como levar a aversões alimentares, cheiros distorcidos e perda do prazer alimentar.
Disgeusia – Sintomas
Disgeusia
A disgeusia da língua é um distúrbio do paladar que se manifesta como uma sensação desagradável persistente na boca.
Pessoas que experimentam uma alteração do paladar freqüentemente relatam ter uma percepção frequente de gosto sujo, rançoso, metálico ou salgado.
A condição foi atribuída a mudanças fisiológicas no corpo, certas doenças, deficiências de vitaminas, medicamentos prescritos e tratamento do câncer.
Aqui estão alguns sinais característicos:
Os alimentos que costumavam ter um gosto bom agora têm um gosto ruim e, às vezes, podre.
Alimentos que são caracteristicamente doces ou salgados não têm mais sabor doce ou salgado.
Todos os alimentos têm gosto metálico ou amargo.
Há um gosto na boca, mesmo que você não tenha comido nada.
Disgeusia – Causas
Disgeusia
Aqui estão algumas causas desse distúrbio do paladar que podem ajudar seu dentista ou médico a identificar a raiz do problema e, com sorte, fazer com que você volte a apreciar a comida.
Medicamento: Uma sensação metálica é talvez a qualidade gustativa mais comumente relatada e é frequentemente atribuída ao uso de medicamentos. Mais de 200 medicamentos são conhecidos por causar distúrbios do paladar, mas esse efeito colateral é frequentemente esquecido no desenvolvimento de medicamentos, afirma um artigo da Toxicological Sciences.
Tratamento do câncer: A disgeusia pode ocorrer como efeito colateral da quimioterapia e da radiação. É mais comum no tratamento do câncer de cabeça e pescoço, embora possa aparecer no tratamento de qualquer tipo de câncer. De acordo com a Society of Sensory Professionals (Sociedade de Profissionais sensoriais), o tratamento do câncer pode interferir na capacidade de saborear ou cheirar os alimentos temporária ou permanentemente. Os médicos devem abordar esses efeitos para prevenir a desnutrição e a perda de peso.
Diabetes: Outro exemplo de disfunção da língua é em pessoas com diabetes não diagnosticado, especialmente em casos de início na idade adulta ou diabetes mellitus tipo 2. Referida como “língua diabética” por um artigo no Journal of Family Medicine and Primary Care (Jornal de Medicina de Família e Atenção Básica), a disgeusia pode ser um sintoma inicial da doença. Os pesquisadores descobriram que a alteração do paladar não era constante ao longo do dia, portanto, poderia ser atribuída a flutuações nos níveis de açúcar no sangue e identificada como um sinal clínico precoce de diabetes.
Outras causas: O estudo anterior também reconheceu que outros problemas de saúde sistêmicos, como deficiência de zinco, boca seca e doenças auto-imunes, também podem causar alterações no paladar. Outras causas vão desde o envelhecimento e alterações fisiológicas, como gravidez e menopausa. Além disso, ferimentos na cabeça e certas cirurgias no ouvido, nariz e garganta podem causar distúrbios do paladar. Problemas dentários como higiene oral deficiente e a extração de um dente do siso também podem levar à disgeusia.
Fonte: www.enthealth.org/www.colgate.com/www.dictionary.com/scopeheal.com/www.wisegeek.org/www.verywellhealth.com/www.mypcnow.org/www.eaom.eu/www.cancercareontario.ca