PUBLICIDADE
Definição
A discinesia biliar é um distúrbio de motilidade que afeta a vesícula biliar e o esfíncter de Oddi.
O distúrbio de motilidade da vesícula biliar é chamado de discinesia da vesícula biliar.
A queixa é caracterizada por dor espasmódica sobre a boca do estômago, sensibilidade nessa área, náusea e vômito. A náusea, acompanhada de dor de cabeça, vertigem e experiência de pontos cegos (escotomas), pode preceder os ataques de dor.
Discinesia Biliar – Vesícula Biliar
A discinesia biliar é uma condição que causa dor na vesícula biliar (no abdômen superior direito).
A vesícula biliar armazena a bile feita pelo fígado.
A bile é usada para ajudar a quebrar a gordura na comida que você come.
A vesícula biliar tem uma válvula chamada esfíncter que evita que a bile saia da vesícula biliar até que seja necessária.
A bile passa por um ducto e entra no intestino delgado. Se o esfíncter estiver com cicatrizes ou tiver espasmos, a bile não pode fluir para fora da vesícula biliar. A bile então flui de volta para a vesícula biliar e causa dor.
A discinesia biliar
A discinesia biliar é o termo para uma vesícula biliar de baixo funcionamento e é um distúrbio caracterizado pela incapacidade de certas partes do sistema biliar de facilitar o fluxo normal da bile.
Biliar vem da palavra bile.
A discinesia significa simplesmente uma desordem no funcionamento. A bile, que é crucial na digestão e desintoxicação do corpo, é produzida no fígado e depois transportada para a vesícula biliar para armazenamento e concentração.
Em condições normais, a ingestão de alimentos envia automaticamente sinais do cérebro para o sistema biliar, desencadeando contrações musculares na vesícula biliar e peristaltismo ou ação muscular nos ductos biliares. Através destes sinais, a bile concentrada é liberada em quantidades suficientes através do ducto biliar comum no duodeno. Idealmente, a bílis é suficiente para ajudar na decomposição do alimento ingerido e ajudar na assimilação de vitaminas e minerais por todo o corpo.
No entanto, no caso de discinesia biliar, há um distúrbio em algum lugar, seja na sinalização neural ou hormonal ou na capacidade de contração da vesícula biliar, resultando na redução da ejeção da bile da vesícula biliar.
A discinesia biliar também é chamada por nomes diferentes.
Algumas referências e literatura referem-se a ele como distúrbio funcional da vesícula biliar, espasmo da vesícula biliar ou doença biliar acalculosa.
É mais frequentemente um sintoma de uma doença como colecistite, cálculos biliares ou pancreatite, em vez de ser uma doença em si.
Há algumas opiniões de que uma vesícula biliar de baixo funcionamento é o começo da doença da vesícula biliar.
Discinesia biliar pode dar origem a lama biliar ou barro biliar na vesícula biliar, que por sua vez pode se formar em pedras. Em outras palavras, isso poderia ser simplesmente a progressão da doença da vesícula biliar. No entanto, a discinesia biliar nem sempre está em funcionamento. Também pode funcionar em excesso, causando um conjunto diferente de sintomas.
O que é Discinesia Biliar?
A discinesia biliar é um distúrbio da vesícula biliar.
A vesícula biliar armazena a bílis do fígado e a libera no intestino delgado, onde decompõe as gorduras ingeridas durante a refeição.
A bile viaja da vesícula biliar através do ducto biliar comum até o intestino delgado. Se a bile não for secretada da vesícula biliar ou não puder passar pelo ducto biliar comum, ela voltará à vesícula biliar, causando discinesia biliar.
Quando uma pessoa ingere uma refeição, um hormônio conhecido como colecistocinina é secretado pelas células do intestino delgado.
A colecistocinina liga-se a receptores distribuídos no músculo da vesícula biliar e isso faz com que a vesícula biliar se contraia. A bílis é esvaziada da vesícula biliar e viaja até o intestino delgado. Se um paciente sofre de discinesia biliar, a vesícula biliar não se contrai adequadamente.
Existem três músculos redondos no final do ducto biliar comum que são conhecidos como o esfíncter de Oddi.
Além de causar a contração da vesícula biliar, o hormônio colecistocinina se liga a receptores no esfíncter de Oddi e sinaliza a esses músculos que relaxem.
A bile pode fluir para o intestino delgado. Se os músculos do esfíncter de Oddi não funcionarem adequadamente, a bile não passará pelo ducto biliar comum. Ele permanecerá na vesícula biliar.
Discinesia biliar ocorre quando a bile fica estabelecida na vesícula biliar
A discinesia biliar é um distúrbio no qual a vesícula biliar de uma pessoa não segrega uma bile,
usada para decompor a gordura nos alimentos, no intestino delgado
Dor e cólicas abdominais são os principais sintomas da doença da vesícula biliar.
A discinesia biliar, que não envolve a formação de cálculos biliares, é por vezes referida como doença da vesícula biliar acalculosa. O médico precisará fazer um exame completo com testes de diagnóstico para descartar cálculos biliares antes que o tratamento possa começar.
O teste de diagnóstico envolve exames de sangue para avaliar a função hepática e os níveis de bilirrubina. Um ultrassom pode ser feito para descartar a presença de cálculos biliares. Se o paciente não tiver cálculos biliares, mais testes deverão ser feitos para fazer um diagnóstico.
Em muitos casos, o paciente será encaminhado para testes de medicina nuclear nos quais uma substância radioativa é injetada na corrente sanguínea. Esta substância radioativa será coletada na vesícula biliar. O médico poderá então rastrear o fluxo da substância e a taxa de secreção da vesícula biliar.
Uma vez que o paciente tenha sido diagnosticado com discinesia biliar, o tratamento mais comum é a remoção da vesícula biliar.
Remoção da vesícula biliar é um procedimento cirúrgico conhecido como colecistectomia laparoscópica. Esta cirurgia é feita como um procedimento ambulatorial, enquanto o paciente está sob anestesia geral. A maioria dos pacientes experimentará uma digestão normal e uma redução na dor abdominal após esta cirurgia.
Causas da discinesia biliar
Existem fatores de alto risco que aumentam a probabilidade de desenvolver doenças da vesícula biliar em geral.
Algumas delas incluem:
Idade – pessoas idosas são melhores candidatas para doença da vesícula biliar do que as mais jovens. No entanto, a hipercinesia é mais comum em crianças e adultos jovens.
Sexo – mulheres, especialmente aquelas que estão ou estiveram grávidas, tomando pílulas anticoncepcionais ou em seus anos de menopausa
Obesidade – pessoas com excesso de peso têm maior chance de ter vesícula biliar disfuncional.
Quais são os sintomas?
A discinesia biliar apresenta um complexo de sintomas semelhante aos da cólica biliar:
Episódios de dor no quadrante superior direito
Dor intensa que limita as atividades da vida diária
Náusea associada a episódios de dor
Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/gallbladderattack.com/www.wisegeek.org/www.drugs.com/www.surgery.wisc.edu/www.docdoc.com